Se você pretende chegar bem cedo em Machu Picchu para ver o sol nascer ou tentar visitar as ruínas antes das hordas de excursões que chegam por volta das 10 horas da manhã, dormir uma noite em Aguas Calientes é a solução.
Já comentamos rapidamente em outros posts sobre esse pit-stop e sobre toda a logística que envolve a compra das passagens de trem para Machu Picchu e a programação do seu roteiro pelo Valle Sagrado, mas ainda não falamos sobre a cidade de Aguas Calientes em si.
Aguas Calientes
Aguas Calientes, também chamada de Machu Picchu Village, é um pequeno vilarejo construído basicamente para abrigar os turistas que pretendem seguir seus passos rumo a Machu Picchu.
Leia também:
Sendo assim, não espere encontrar uma infraestrutura elabora. É tudo bem simples, mas atende bem às necessidades dos turistas que vão pernoitar por ali. As ruas que beiram a linha do trem e o rio Urubamba são cercadas de lojinhas de souvenirs e lanchonetes. A cidade também abriga algumas águas termais, que dão nome à cidade, mas que infelizmente não tivemos a oportunidade de conhecer.
Vale a pena passar um dia inteiro visitando Aguas Calientes?
Apesar de ter uma paisagem bem bonita e das águas termais, um dia inteiro na cidade será muito para a maioria das pessoas.
A opção que a maioria das pessoas faz é chegar lá já no final do dia, vindas de um passeio pelo Valle Sagrado.
Roteiro de viagem aprovado pelo Sundaycooks
Organizar uma viagem para o Peru pode parecer algo confuso, mas não se preocupe!
Nós testamos e aprovamos o pacote da Venturas para que você possa viajar mais tranquilo.
Uma vez na cidade, aproveite para caminhar tranquilamente e jantar junto com turistas de outros cantos do mundo que estão ali tão animados quando você para “o grande dia” 😛 Mas não se demore. Durma cedo, pois o dia seguinte começará de madrugada para quem quer ver o sol nascer entre as montanhas de Machu Picchu. Programa altamente recomendado!
Uma outra opção é cortar um pouco do passeio do Valle Sagrado e pegar o trem que chega no início da tarde em Aguas Calientes. Assim você tem tempo suficiente para conhecer a cidade e se preparar para a subida a Machu Picchu no dia seguinte.
Nós ficamos com a primeira opção e não nos arrependemos. Na verdade nos arrependemos apenas de não visitar Machu Picchu em dois dias seguidos. Mas isso é assunto para um próximo post.
Nosso trem, que partiu de Ollantaytambo, atrasou e acabamos chegando mais tarde do que o previsto em Aguas Calientes. Exaustos de um longo dia de caminhadas e experiências inesquecíveis, encontramos, no meio da muvuca que se forma na calçada-estação de trem, o rapaz que nos levaria até o nosso hotel.
Hostal Presidente
Ficamos no Hostal Presidente, uma pousada super simples que representava, para mim, apenas um chuveiro aquecido e uma cama para eu desmaiar de canseira 😛 Não era o lugar mais luxuoso do mundo, mas nosso quarto para 3 pessoas era grande, com banheiro privativo e com uma portas anti-ruído ótima boa para abafar o barulho do rio Urubamba que corria em frente à nossa varanda.
Apesar do cansaço que batia, era impossível esconder a minha ansiedade para chegar logo em Machu Picchu. Foi difícil dormir aquela noite. Are we there yet?
O café da manhã, servido a partir das 5 da manhã, era bem razoável e nós pudemos deixar nossa mala no hotel até a volta de Machu Picchu.
A van que leva os turistas até a entrada do parque já estava a todo vapor a poucos metros do hotel. Como chegamos bem cedo, pegamos pouca fila.
Oi pessoal,
primeiro quero parabenizar vocês por esse site incrível, estou planejando minha viagem com o meu namorado por conta própria e sem vocês eu não teria nada.
Pretendo passar a noite em AC e ir para Machu Picchu ver o sol nascer e aproveitar o máximo possível do dia naquele lugar incrível. Li a dica sobre passar 2 dias em Machu Picchu mas por enquanto estamos tentando gastar apenas com o essencial. De que horas até que horas vocês ficaram em Machu Picchu? Tem um horário em que fecha? Dependendo de como for, faremos o possível pra ir esse segundo dia.
Obrigada!!
Oi Gabriela. Quando fomos, o parque fechava às 17h. Acredito que deve ser por aí também ainda. A grande questão é o horário do trem da volta. Nós pegamos o das 16:30 +-, então saímos de lá umas 15:30 pra dar tempo de voltar com calma. A subida começa às 5h +- e acredito que já dê pra entrar por aí ou próximo disso.
Mesmo assim, se for subir huayna picchu, vai faltar tempo pra ver tudo por lá. O segundo dia não é essencial, mas eu me arrependo de não ter ido de novo 😉
Olá, amigos. Parabéns pelas superdicas, elas salvam a vida de muita gente e tornam as viagens muito melhores!
Meu roteiro é um pouco diferente! Consegui passagens mais em conta através do Melhores Destinos e como somos maratonistas, pela coincidência das datas, iremos correr a Maratona de Lima dia 21/5. Como as datas nessas promoções são oferecidas meio que “prontas”, chegaremos na quinta (18) de manhã em Lima, correremos dia 21/5 pela manha. Penso em aproveitar seg-ter-quar indo a MP. Nosso voo é na quinta de noite (25) de volta para o Brasil. Os três primeiros dias seriam para aclimatação e descobrir Lima. Domingo, dia da corrida, é só corrida e descanso mesmo, pois são 42km de corrida. Pensei em voar até cusco na segunda pela manhã e de volta a Lima na quinta. Qual a sugestão para aproveitar melhor MP, levando em conta que o voo de volta parte de Lima?
Oi, José.
Acho que vai ser um pouco corrido e cansativo tendo em vista a maratona mais a altitude da região. Se você voar na segunda para Cusco, pode visitar Machu Picchu na terça e retornar na quarta num esquema bem corrido. Também não vai dar tempo de conhecer o Vale Sagrado.
Você já deu uma olhadinha nos preços desse trecho interno?
Olá. É possível contratar guias direto no parque de MP? Grata
Oi, Luciana.
Sim, é possível contratar um guia direto na entrada de Machu Picchu. Você vai ver várias pessoas oferecendo seus serviços, alguns são credenciados, outros não. Confira isso para não cair numa roubada e também negocie os valores cobrados 😉
Olá! Gostei muito do site, ajudou muito a montar meu roteiro de viagem pelo Peru, muito obrigada!
Fiquei com uma dúvida, pra ver o nascer do sol de Machu Picchu devo sair do hotel de que horas? É possível subir a montanha a tempo de ver? Soube que muitas vezes as nuvens cobrem o sol e não da pra ver ele nascendo.
Olá, Bruna!
As filas das vans que partem até Machu Picchu ficam gigantescas principalmente na alta temporada. Para ver o nascer do sol, compre o ingresso para o primeiro grupo e tente chegar no ponto de parte as 4 da madrugada. O horário do primeiro grupo liberado para subir a montanha de Huayna Picchu começa apenas as 7 horas.
Oi gente! Ótimo site, to usando como base pra tudo no planejamento da minha tão sonhada viagem hehehe
Na verdade é mais uma dúvida prática que um comentário, certo? Lá vai:
Com as novas regras de entrada e os períodos de permanência em machu picchu, vc sugerem que estejamos prontos na fila do ônibus a partir de que horas? já ouvi uma variação enorme! desde 3h da manhã até 5h… vou em julho e sei que é alta temporada e não quero muitos sustos.
Desde já agradeço 🙂
Letícia,
Mesmo com o controle de entrada, as filas para subir são enormes. Chegamos às 5h25 e só conseguimos embarcar na van das 7h:15. (Também viajamos novamente em julho de 2017).
Vi uma notícia que iam implementar um sistema de vans concorrentes ao monopólio local que talvez agilizassem esse processo, mas não sei em que pé ficou essa questão. Em todo caso, vá com paciência e sair cedo do seu hotel.
Boa tarde!! Tudo bem? Estou planejando meu roteiro e gostaria de tirar algumas dúvidas; pretendo subir Huayna Picchu e vi que vocês falaram sobre a questão do horário. Queria pegar o nascer do sol e vi que as vans saem as 5. A dúvida é sobre qual horário comprar. O de 10h é o horário de entrada do parque ou subida da Huayna? Qual horário devo comprar pra aproveitar o parque mais vazio? Se eu comprar os das 10h aproveitaria mais o parque? Muito obrigada, vcs são maravilhosos ❤️
Oi, Camila.
Você pode subir Huayna Picchu as 7h ou as 10h. O parque anda lotado praticamente todos os horários do dia. Você pode tentar comprar os das 10h e ficar até depois do almoço e conhecer tudo com calma. Qual época do ano você vai viajar?
Espero ter te ajudado!
Olá pessoal. Excelente o trabalho de vocês. Com tantas dicas , a montagem do roteiro fica muuuuito mais fácil. Agora, uma dúvida: eu gostaria de ir no dia anterior a Ollantaytambo pela manhã. Há algum transporte mais econômico de Cusco para essa cidade ou somente os trens que vão até Machu Picchu? Obrigada.
Olá, Margarete!
Existem algumas vans que fazem o percurso entre Cusco e Ollantaytambo. O custo é de cerca de 15 soles e partem da calle Pavitos, perto da Avenida El Sol.
EM ÁGUAS CALIENTES, FUJAM DO HOTEL MANTU BOUTIQUE. Vivenciamos a pior experiência da viagem ao Peru, recentemente, no dia 16/05/19, porque o proprietário do hotel, Sr. Walter Calsina Quispe, que, frise-se, também é recepcionista e GUIA turístico, nos vendeu o serviço de guia turístico, apesar de saber que compramos o ingresso para subir a Montanha Picchu, informando que poderíamos fazer o guia e depois a Montanha. Perdemos o horário de subida da Montanha e ficamos extremamente frustradas (4 pessoas), além de contabilizar o prejuízo de muitos euros. o Caso foi registrado no CUADERNO DE QUEJAS Y SUGERENCIAS, bem como no Informaci[on y Asistencia al turista.
Sinto muito ,Terezinha!
Boa noite!
Vou a Machu Piccho em janeiro, tenho muitas duvidas. Se puder me ajudar.
1°: Meu bilhete para entrar é as 7 h ,esse horário é tarde, que horas devo pegar o ônibus em
Aguas Calientes?
2° Comprei o bilhete de MP + Montanha, dá para fazer os dois em um só dia?
3° Vou ficar em AC de 26 a 28,, 27 vou a MP, o que sugere para fazer em AC?
4° Devo comprar passagens do ônibus na empresa q comprei a entrada para MP ou não há necessidade posso comprar na hora.
Muito obrigada!
Olá, Maria!
Tente pegar um dos primeiros horários do ônibus para evitar filas e atrações.
Sim, é possível fazer o circuito tradicional de Machu Picchu e ainda subir a montanha de mesmo nome.
Águas Calientes é um pequeno povoado que cresceu em função da cidadela inca, você não vai encontrar o que fazer por lá.
Compre o ingresso do ônibus assim que chegar em Águas Calientes e evite essa fila no dia seguinte.
Boa viagem e tomara que não chova!