Alugar carro na Alemanha é uma daquelas coisas que todo amante de carros, assim como eu, tem vontade de fazer. Acho que as boas estradas, os ótimos carros e a possibilidade de dirigir (quase) sem limite de velocidade fazem parte do nosso imaginário.
Aproveitando a deixa da nossa última viagem ao país das Mercedes, BMWs, Porsches, Audis, e até mesmo da irmã menos glamourosa Volkswagen, fechamos uma parceria com a Sixt Rent a Car, outra empresa da Alemanha, para que pudéssemos contar para vocês como foi essa experiência 100% alemã de alugar carro e dirigir pelas Autobahns.
Como alugar carro na Alemanha?
Os produtos alemães são conhecidos pela sua qualidade e a precisão com que são feitos. De cerveja a carros, passando pelos lápis de cor e pelo futebol, tudo é perfeito tecnicamente. Alugar carro na Alemanha não poderia ser diferente, e você com certeza vai querer alugar um carro nacional no país.
Reservando um carro na Sixt
Para fazer a reserva de um carro na Sixt, você só precisa entrar no site deles e seguir 4 passos:
- Escolher a data e local de retirada e entrega do veículo
- Escolher o tipo do veículo
- Escolher algum dos vários opcionais disponíveis como:
- Seguro
- Câmbio automático
- Cadeirinha de bebê (ótimo para famílias com crianças pequenas)
- Fazer o cadastro e confirmar a reserva
Simples assim 🙂
Dica 1: Faça a sua PID (a famosa Carteira de Motorista Internacional) antes de viajar. Quase nenhuma locadora de veículos irá lhe pedir o documento na hora da locação, mas vai que acontece alguma coisa e você precisa mostrá-la para um guarda? Melhor prevenir que remediar, não é?
Dica 2: Para economizar no valor das diárias, reserve com antecedência e considere pagar adiantado. Outro fator que contribui para a diminuição das tarifas é o tempo em que você ficará com o carro: quanto mais tempo, menor a diária.
Chegando no aeroporto
Ao chegar no aeroporto, procure pelas plaquinhas de Car Rental / Aluguel de carros e vá até o stand da Sixt. Não tem como errar com esse laranja característico da marca.
Quando chegamos lá, o atendimento foi impecável e a simpática mocinha que nos atendeu disse que o carro já estava pronto. Era um Ford B-Max. Antes de entregar as chaves, porém, ela perguntou se gostaríamos de fazer um upgrade de carro por 8 euros a mais, pois eles haviam acabado de receber na loja um Mercedes A 200 novinho, a diesel, com GPS de fábrica e quilometragem livre.
Papo de vendedor, eu sei, mas… Mercedes, a diesel, novinho? Fechado!
Era a oportunidade que eu queria para dirigir um carro alemão na Alemanha. Por 8 euros de diferença eu levei um carro bem melhor, já com GPS e ainda incluí a Natalie como condutora extra.
Como o Mercedes era a diesel e o Ford a gasolina, essa diferença seria parcialmente abatida no custo do combustível.
Dica 3: Na Europa, os carros de passeio podem usar Diesel como combustível. Além de consumir menos, o diesel é mais barato que a gasolina (benzine ou petrol, como gostam de falar por lá).
Retirando o carro
O aeroporto de Frankfurt é ENORME e seus estacionamentos não poderiam ser diferentes, mas nem por isso você terá problemas. Siga as instruções da atendente da Sixt e as placas pelo caminho e pronto.
O carro estava realmente novinho e impecável. Menos de 996 km rodados, cheirando a novo, bancos esportivos de couro, direção elétrica, sensores e controle elétrico de tudo que é tipo. Ele só tinha um pequeno problema: o GPS estava em alemão.
Rapidamente encontrei o telefone exclusivo da Sixt que fica no estacionamento e pedi que me ajudassem. Em poucos minutos um funcionário da Sixt apareceu, configurou o GPS para inglês e me mostrou como usá-lo. De quem foi a ideia de colocar os controles no lugar do freio de mão? o.O”
Ao final da viagem, depois de mais de 1600 km dirigidos, você percebe que esses poucos euros a mais pelo conforto extra se pagaram com sobra. No fim de cada dia, depois de horas dirigindo por entre retas e curvas, é que você percebe quanto um carro confortável faz diferença.
Dica 4: Se você vai fazer uma road trip, considere alugar um carro de uma categoria melhor, para não ficar muito cansado dos deslocamentos e poder curtir melhor a viagem.
Devolvendo o carro na Sixt
Devolver o carro na Sixt é ainda mais fácil que alugá-lo. Basta entregar o carro no estacionamento da empresa, tirar as malas e esperar o funcionário conferir se está está ok. Em menos de 10 minutos você estará a caminho do check in no aeroporto.
Dica 5: Não esqueça de devolver o carro sempre com o tanque cheio, pois todas as locadoras cobram uma taxa extra pelo tanque vazio e um valor por litro bem salgadinho.
Conclusões sobre a Sixt Rent a Car
Eu gostei muito do atendimento da Sixt na Alemanha, do estado em que se encontrava o carro e achei seus valores tão competitivos quanto o das outras locadoras. Eu também reparei nos outros carros da Sixt próximos ao que aluguei no estacionamento do Aeroporto de Frankfurt e achei que todos estavam bem cuidados e com cara de novos.
Se você está viajando pela Europa, Estados Unidos ou mesmo no Brasil, sugiro que considere alugar um carro com a Sixt. E se estiver na Alemanha, aproveite para alugar um carro nacional e divirta-se (com prudência) nas famosas Autobahns.
Fui salvo pela Sixt em Roma, ano passado!
Havia feito uma reserva pela Thrifty de um carro com GPS, inclusive pago a reserva do localizador. Qual não foi minha surpresa, ao chegar no guichê na hora de pegar o carro, a atendente simplesmente avisou que não havia mais GPS disponível… e agora? eu perguntei. Só lamento, ela disse…rsrsr bom o dialogo não foi literalmente esse, mas a mensagem passada sim!! O guichê vizinho era da Sixt, que já havia visto que os preços eram melhores, mas como não conhecia muito, resolvi não arriscar…
Resumindo: troquei um Peugeut 207 sem GPS da Thrifty por um Alfa Romeu Giuletta 6 marchas com GPS integrado pagando quase 100 euros a menos…
Que bom saber que nossas experiências foram parecidas, ECouto 🙂 Alfa Romeo em Roma 😛 Deve ter sido interessante, hein 😉
Post patrocinado sem anunciar pro leitor deveria ser crime, não é mesmo? Vocês pensam que enganam a gente.
Caro Rodrigo. Primeiramente obrigado pelo comentário.
Este não é um post patrocinado, caso contrário haveria um parágrafo exatamente sobre isso. Sendo assim, não há por que dizer que este é um post patrocinado, não é mesmo?
Este é um post sobre uma parceria que fizemos com a Sixt durante nossa viagem à Alemanha. Imagino que você acompanhe o blog com frequência, mas caso não acompanhe, aqui está o post falando da viagem e das parcerias e aqui está o primeiro post da viagem em que também deixamos claro quem são os apoiadores.
Neste post especificamente não estão citados os outros apoiadores diretamente justamente por ser um texto exclusivo sobre o serviço da Sixt, da mesma maneira que os reviews do notebook e da app de gps terão destacados os respectivos apoiadores apenas.
Não bastasse isso o texto diz:
“Aproveitando a deixa da nossa última viagem ao país das Mercedes, BMWs, Porsches, Audis, e até mesmo da irmã menos glamourosa Volkswagen, fechamos uma parceria com a Sixt Rent a Car”.
Imagino que isso tenha deixado claro que houve uma parceria entre nós e a Sixt, não é? Além disso, há um link em destaque para o texto sobre a viagem e as parcerias que fizemos, explicando quem foram todos os parceiros dessa viagem.
As tags do post também incluem a tag “AP” que indica que o conteúdo foi apoiado segundo as diretrizes da ABBV sobre conteúdos que tiveram apoio de alguma forma.
Nossos tuítes e posts no facebook também contém a tag #ap como forma de transparência com nossos leitores.
Se todas essas formas de identificar que o blog teve apoio não são suficientes, por favor me diga seu nome e endereço para que eu possa enviar um memorando sobre o assunto quando o próximo post do tipo for ao ar 😉
Olá, queridos!
Nós também tivemos uma excelente experiência com a Sixt. Que bom saber que não foi coincidência!
Que bom, Adri! É legal saber que o serviço é padrão na Sixt 🙂
Olá Fred
Descobri seu blog pesquisando sobre gps no VnV do Riq Freire =)
Já li todos os posts sobre o gps tom tom e garmin e me deparei com esse post sobre a Sixt
Pretendo alugar carro na Itália e estava em dúvida entre a Europcar e a Sixt mas tenho lido muitos reviews bons sobre a Sixt.Entrei no site das 2,simulei o aluguel e na Sixt ficou mais em conta.Dito isso,vem o dilema sobre o gps rs Compro aqui no Brasil e carrego com o mapa da Itália ou me viro com o gps q vem no carro?Pesquisei na americanas.com e tem o Tom tom xl 335 por 299,00 reais.Seria uma boa compra?
Vou ficar eternamente agradecida se puder me dar uma luz!!rs
Grande abraço
Oi Vanessa.
Eu tenho um TomTom e gosto dele. Acabei não levando para essa viagem porque eu queria testar a app deles para iPhone e que também é bem interessante (custa +- 60-80 dólares dependendo do país). Já no TomTom, se vc comprar aqui, terá de comprar o mapa da Europa ou Itália também, então acrescente mais uns 60-80 dólares a esse valor (o preço me parece bem legal, pois já chegou a mais de 1000 reais o.O).
O Aluguel do carro com GPS foi 8 euros mais caro por dia, mas depende do tipo de carro, pois alguns já estão com GPS. Se o seu já tiver, então vc não precisa de outro aparelho 🙂
Muuuuito obrigada pela ajuda,Fred!!
Vou entrar no site da Sixt e verificar as opções de carro que já vem com gps!
Grande abraço
Disponha Vanessa 🙂 E se vc quiser uma dica, se for ficar muito tempo andando de carro, alugue um que seja melhorzinho mesmo, porque faz uma diferença entre chegar cansado ou não no destino e a viagem fica bem mais divertida.
Ui! Que luxo!
Ola, Fred
Gostaria que voce me ajudasse, vou alugar um carro Frankfurt / Rota Romantica / Castelos e devolver em Munique para 3 pessoas adultas.
1 – Qual carro voce daria como sugestao para nao ficarmos apertados?
2 – Quanto de combustivel gastarei?
3 – Quantos motoristas podem utilizar o carro ? Nos 3 podemos dirigir, claro incluindo o adicional?
Aindei simulando na Sixt e pesuisei um Passat Variant acha que é uma boa opcao?
obrigada,
Oi Tania.
Olha, o passat variant é uma boa opção por causa do porta malas maior. Nós pegamos um Mercedes Classe A e não coube todas as nossas malas, mas em espaço interno era ótimo 🙂
Infelizmente não tenho como dizer quanto de combustível irão gastar pq depende muito de como vcs dirigem, quanto irão andar, ar condicionado, tipo de carro, etc. A dica é peguem um carro a diesel e calculem +- 10 – 15km por litro de diesel.
Sobre poderem dirigir, é só incluir os condutores extra como adicional que não há problema 🙂
Fred,
Obrigada pelo retorno das informacoes.
Bom dia!
Tentei alugar na Bélgica, em Brugges, pra devolver em Viena, quase caí pra trás com os preços.
Porém vi se alugar na Alemanha, sai MUITO mais em conta. Vou então de trem pra Aachen, ali na fronteira com a Belgica, e consegui excelentes preços na SIXT – do dia 09/04 às 9:00 até o dia 12/04 às 15, por R$1.100,00, com GPS, em um VW Polo Benziner Limousine.
Excelente a dica da locadora. Só um detalhe, e perdão se tiver respondido, porque não li: Na Sixt tem que entregar com tanque cheio? E o carro veio de tanque cheio?
Obrigado!
Oi Rodrigo.
Que bom que a dica lhe ajudou 🙂 A não ser q vc já compre um pacote de tanque cheio, é preciso devolver com o tanque cheio também. Mas isso é pra praticamente todas as locadoras e comprar pacotes de tanque ou gasolina na hora é mais caro que encher o tanque.
Uma dica, se puder pegar um carro a diezel, é bem melhor, pois ele gasta menos e o diesel é mais barato que a gasolina. (benziner se não me engano é à gasolina)
Obrigado pela dica.
Uma dúvida: li em um bloque que recentemente, em janeiro de 2013, um brasileiro tentou alugar um carro e a locadora alemã negou, porque a CNH dele era brasileira e não tinha a PID. Segundo ele essas novas regras são recentes.
Sabe de outros brasileiros que tiveram o mesmo problema? Na SIXT pediram alguma coisa a mais que a CNH?
Nós fomos em Agosto e não pediram, mas eu tinha minha PID caso fosse necessário. E eu sempre indico que se faça a PID para evitar qualquer dor de cabeça 🙂
É um processo rápido de fazer no estado de SP e em MG se não me engano. Outros estados pode ser tranquilo também. Dá uma olhada aqui sobre como fazer:
Novo processo para tirar a PID em São Paulo
Sobre a PID, aluguei um carro na SIXT no último final de semana(04/06/14 – 06/06/14) e perguntei para o atendente se poderia alugar um carro sem a PID pois estava com outros amigos aqui em Berlim e eles estão sem a PID, segundo o atendente eles não entregam a chave se vc não tiver a PID.
André,
Obrigada por compartilhar sua experiência conosco. É uma informação importante para quem pretende viajar de carro pela Alemanha 😉