Independentemente da sua crença, conhecer a Basílica de Guadalupe ao visitar a Cidade do México ajuda a compreender aspectos da cultura mexicana e como a figura da Santa representa um papel importante na construção dos valores da população.

Basílica de Guadalupe - entrada

A Basílica de Guadalupe

Diz a tradição que a Nossa Senhora de Guadalupe apareceu em 1531 no Cerro del Tepeyac, onde hoje está construída a Capilla de Cerrito.

Hoje, o complexo da Basílica de Guadalupe é formado pela Antigua Basílica (construída no séx. XVI), pela Basílica de Nuestra Señora de Guadalupe, pela Capilla de Cerrito, pelo Templo del Pocito e pela Antigua Parroquia de Indios.

Basílica de Guadalupe - parte da frente

Basílica de Guadalupe - outras igrejas

A festa dedicada à Nossa Senhora de Guadalupe é celebrada todo dia 12 de Dezembro, portanto se você pretende conhecer a Cidade do México nessa época do ano, não deixe de visitar a Basílica de Guadalupe para conhecer e participar das festas e celebrações, o passeio ficará ainda mais interessante 🙂

Basílica de Guadalupe - missa

Basílica de Guadalupe - pausa para uma foto

Como indicado pelo Riq Freire, é possível integrar a visita à Basílica de Guadalupe com a visita a Teotihuacán, nesse caso, a dica é começar por Teotihuacán, pois as excursões geralmente passam primeiro na Basílica 😉

Como chegar a Basílica de Guadalupe usando o transporte público?

Chegar à Basílica de Guadalupe de transporte público é bem tranquilo. A melhor opção é pegar o metrô Linha 6 até a estação La Villa-Basílica e de lá seguir para a Calz de Guadalupe, um calçadão enorme e que dá diretamente na Basílica.

Basílica de Guadalupe - altar

Para quem vem de Teotihuacán de transporte público e quer ir à Basílica, a dica é descer do ônibus na Estação Indios Verdes e pegar a Linha 3 do metrô até a Estação Deportivo 18 de Marzo e de lá fazer a baldeação para a Linha 6 e ir até a La Villa-Basílica. o ideal é ir até a rodoviária e de lá pegar o metrô linha 6 até Linha 6 e ir até a La Villa-Basílica, pois alguns leitores comentáram da insegurança na Estação Indios Verdes. Obrigado Henrique!

Nós fomos andando da estação Deportivo até a Basílica e achamos que não valeu a pena, era melhor ter feito a baldeação 😉

Basílica de Guadalupe - escadaria

Basílica de Guadalupe / Basílica de Nuestra Señora de Guadalupe

[one_half]Endereço:

Plaza de las Américas 1

Villa de Guadalupe, Cidade do México

Metrô Linha 6 – La Villa-Basílica

[/one_half]
[one_half_last]Horários:

Basílica – todos os dias: 6 às 21h

Museu – Terça a Domingo: 10 às 18h

[/one_half_last]

Basílica de Guadalupe - detalhe