O “relojão” com certeza deve ser a primeira imagem que surge na sua mente quando o assunto é Inglaterra ou Londres e por ótimas razões. Big Ben é o nome dado ao grande relógio da torre noroeste do Palácio de Westminster, bem próximo ao rio Tâmisa. Este lugar é a sede do Parlamento Britânico.

Localizado na torre noroeste do Palácio de Westminster, sede do Parlamento do Reino Unido, o Big Ben é o maior relógio de quatro faces do planeta.

A estrutura, que originalmente se chamava Clock Tower, recebeu o nome de Elizabeth Tower em 2012 em homenagem aos 60 anos de reinado de Elizabeth II. Com 96 metros de altura (equivalente a um prédio de 11 andares), a torre foi erguida utilizando 850 m³ de pedra, 2.600 m³ de tijolos e calcário francês.

A história do Big Ben

O antecessor do Big Ben teria sido instalado por volta do ano 1290, mas foi destruído após o incêndio em 1834 que destruiu o Palácio de Westminster.

Já em 1844, ao construir o prédio que se transformaria num grande exemplo da arquitetura renascentista gótica, já constava nos planos a elevação de uma torre com relógio e sino.

Visitando o Big Ben em Londres: ingressos e valores

O nome Big Ben, na verdade, não é do relógio em si, mas sim do sino de 13 toneladas que fica na Torre Elizabeth. Para sua instalação, foram necessários 16 cavalos para carregar o enorme sino até Westminster e mais 18 horas para que ele fosse instalado.

Aliás, sabia que é possível combinar o passeio pelo Big Ben com uma visita à Abadia de Westminster? Você pode comprar os ingressos direto no site da Civitatis e pagar em Real sem cobrança de IOF.

O Big Ben foi inaugurado em 31 de maio de 1859, numa torre de 96 metros de altura, 334 degraus entre o nível do chão até as engrenagens das quatro faces e uma multidão ansiosa para ouvir as suas badaladas.

O relógio raramente parou. Mesmo após ser atingido por uma bomba durante a Segunda Guerra Mundial, a torre e o relógio sobreviveram e o Big Ben continuou a ecoar suas badaladas.

Até hoje não esqueço minha expressão ao sair do metrô e ser pega de surpresa por ele, bem ali na minha frente, era um misto de espanto e de uma alegria quase infantil, como quem dizia: “não é que ele é bonitão mesmo?”.

Visitando o Big Ben em Londres: está aberto?

Visitando o Big Ben

Fechada para o público por mais de 13 anos, a Torre Elizabeth foi reaberta para visitação geral em 2023. O passeio nos guia por uma escadaria em espiral estreita de 334 degraus até o campanário onde se encontra o Big Ben. Durante o tour, entendemos melhor como o relógio funciona. Em seguida, também é possível conhecer o Westminster Hall.

Mas esse passeio continua bem disputado. Os ingressos são liberados com três meses de antecedência, na segunda quarta-feira de cada mês, para os passeios às 10h.

Os ingressos para o passeio a partir de 1º de abril de 2025 custam £ 35 para adultos e £ 20 para crianças de 11 a 17 anos. Nenhum site de venda de passeios oferece, por enquanto, o tour interno pelo Big Ben. A única forma de garantir seu ticket é reservando direto no site do próprio parlamento britânico.

Se você quiser se hospedar nessa região, indico o The Sanctuary House e Page8 Hotel.

Visitando o Big Ben em Londres: passeio

Não se esqueça do seguro viagem

Viaje tranquilo com um bom seguro viagem. Use o cupom SUNDAY15 para ter 15% de desconto. Veja algumas ofertas.

Utilize o cupom SUNDAY15 para ter 15% de desconto!

Como chegar até o Big Ben?

Bem no centro de Londres, existem várias rotas de ônibus que passam pela torre.
Se for de metrô, será ainda mais fácil, pois a estação Westminster fica do outro lado da rua.

Por estar próximo ao rio Tâmisa, alguns passeios de barcos fazem uma parada por ali, assim como os ônibus turísticos. Aproveite para tirar muitas fotos clássicas com o Big Ben de fundo.

Assim como muitas atrações dessa região, o Big Ben será bem fácil de encontrar. Saia do metrô ou ônibus e olhe para cima.

Big Ben
Endereço

Palácio de Westminster – London SW1A, 0AA.