A primeira visão do Castelo de Predjama, na Eslovênia, impressiona todo mundo. O cenário daquela construção mistura sobriedade, imponência e mistério, pendurada num penhasco e, ao mesmo tempo, enfiada numa caverna de uma montanha enorme.
Os mistérios do Castelo de Predjama, na Eslovênia
Predjama foi construído no século 13, por um nobre local, depois mudou de mãos algumas vezes, foi expandido e reformado, sofreu destruições, ataques e até de um terremoto. Foi reconstruído (o que vemos hoje é mais do século 16) e passou por muitas histórias ao longo dos seus 800 anos. Mas sempre esteve ali, firme e forte naquele mesmo lugar tão incrível.
Entre suas tantas histórias, a mais fascinante é a de um dos seus ex-proprietários, o cavaleiro rebelde Erazem Lueger, uma espécie de Robin Hood da área.
Ele ousou desafiar os poderosos Habsburgos e sofreu as consequências ao ver Predjama cercado pelo exército austríaco. Mas Erazem conseguiu deter as forças imperiais por nada menos que um ano, provando que o castelo era impenetrável. Os mantimentos para todo esse tempo eram garantidos por uma rede secreta de túneis.
Através dela, Erazem e seus comandados conseguiam sair e entrar no castelo de maneira despercebida e dizem que ele chegou a jogar cerejas frescas nos soldados inimigos, para mostrar como estava tranquilo com a situação.
Porém, no fim das contas, Erazem acabou morto pelos inimigos – e a lenda diz que isso aconteceu enquanto ele estava no banheiro, graças a um traidor do seu próprio grupo.
Planeje sua viagem pela Eslovênia:
Hoje, o Castelo de Predjama é uma das atrações mais fantásticas da Eslovênia, já encantou pessoas do calibre de George R. R. Martin (autor de As Crônicas de Gelo e Fogo, que inspirou a série Game of Thrones) e serviu de cenário para um especial sobre lugares assombrados, do Discovery Channel.
Se você estiver de passagem pela Eslovênia, não deixe de ir lá para se impressionar também.
Visitando o Castelo de Predjama, na Eslovênia
O Castelo de Predjama faz parte de um grande parque que inclui a Caverna de Postojna (considerada umas das maiores maravilhas naturais do planeta) e um hotel.
O parque onde o castelo está situado é dividido entre as cidades de Predjama e Postojna, ambas a cerca de 50 km de Ljubljana, 45 km de Trieste, 63 km de Rijeka, 200 km de Veneza, 190 km de Zagreb. Apenas 9 km separam o castelo e a caverna.
Quanto custa o ingresso do Castelo de Predjama
O ingresso adulto para visitar apenas o castelo custa 13,80 euros na baixa estação e 14,90 euros na alta.
Para ver tudo que o parque oferece (castelo, caverna, viveiro e exposição), o ingresso adulto custa 41,90 euros na baixa estação e 45,60 euros na alta estação.
Horários de funcionamento do Castelo de Predjama
O castelo pode ser visitado durante o ano inteiro, mas suas cavernas secretas fecham durante os meses mais frios para não incomodar os morcegos que se abrigam das baixas temperaturas.
- Janeiro, fevereiro e março: das 10 às 16h
- Abril: das 10 às 17h
- Maio e junho: das 9 às 18h
- Julho e agosto: das 9 às 19h
- Setembro: das 9 às 18h
- Outubro: das 10 às 17h
- Novembro e dezembro: das 10 às 16h
Como chegar até o Castelo de Predjama
Você pode chegar de carro, ônibus, trem ou tour guiado.
Chegando de carro
A partir de Ljubljana, Koper or Trieste, pela rodovia A1, saída 41. O GPS funciona bem e o estacionamento de visitantes é enorme, com ótima sinalização.
Chegando de trem
Dessa na cidade de Postojna e caminhe 25 minutos até o parque. Saindo de Ljubljana, a viagem leva cerca de uma hora e a tarifa começa em 2,80 euros.
- Confira os horários no site oficial da Slovenian Railways
Chegando de ônibus
Existem ônibus diretos desde Ljubljana que deixam você em frente ao parque, mas as opções aumentam se o ônibus sair ou chegar na cidade de Postojna.
- Veja as ofertas de ônibus de Ljubljana até Postojna no site da Avtobusna.
Visitantes com tíquetes para ambos podem usar o transporte gratuito do parque, disponível em parte do ano. Em outros casos, é possível contratar um táxi no guichê de vendas de ingressos.
O Sundaycooks viajou para a Eslovênia com o apoio do Slovenian Tourist Board.
Bom dia
Vou comprar o ingresso das 4 atividades: Castelo+grutas+viveiro+expo cave.
Na vossa opnião devo começar pelo Castelo ou pelas grutas?
Grata pela informação
Elsa Assuncao
Olá!
Eu começaria pelas grutas =)
Boa viagem!