Essa viagem para Munique tinha um ar todo especial para nós. O Fred tinha passado alguns dias na cidade no ano anterior por conta do trabalho oficial e estava morrendo de vontade de me mostrar a sua visão do centro histórico de Munique, a única parte que teve tempo de conhecer graças às horas extras de sol do verão europeu.
Nessa primeira visita, o Fred contou com um guia especial: o Stefan, também conhecido com seu chefe. O Stefan fez companhia para o Fred durante um longo passeio pelo centro histórico e lhe contou cada detalhe, cada momento marcante da história da cidade. Quando voltou para casa, o Fred era pura animação e não via a hora de dividir comigo todas as histórias que tinha ouvido atentamente do Stefan.
Tour guiado do Fred pelo centro histórico de Munique
Nosso primeiro dia na cidade não poderia começar de outra maneira: fomos para o centro histórico de Munique conhecer e revisitar o coração da Baviera.
Você pode seguir este roteiro de um dia por Munique e conhecer as principais atrações da cidade. Se o dia estiver ensolarado, então, será um passeio dos mais agradáveis
Quanto aos nomes, não se preocupe, eu também precisei colar na prova para não escrevê-los errado
Maximiliansplatz e Trinity Church
Nossa primeira parada foi a Maximiliansplatz, uma praça próxima ao nosso hotel, ao lado da Trinity Church, uma pequena igreja ao estilo barroco bavariano (não temos fotos dela) que pode passar desapercebida pelos mais desatentos, mas que, segundo a lenda, foi a única igreja do centro de Munique que não sofreu nenhum dano durante a segunda guerra. Segure a ansiedade e não vá ainda à Frauenkirche, chegaremos lá mais tarde
Mais alguns passos e chegaríamos à Marienplatz, principal cartão postal da cidade.
Marienplatz
Fiquei perplexa.
A Marienplatz consegue ser ainda mais linda ao vivo do que eu imaginava. Quantos atos e fatos históricos já não a tiveram como palco? Dizem que, na época da peste negra, as pessoas se aglomeravam ali e, por incrível que pareça, isso não aumentou o número de mortos ou doentes.
Bem na Marienplatz está localizada o prédio da prefeitura, ou Neue Rathaus, em seu belo estilo gótico. É nele também que está a torre do famoso relógio de Munique que toca todos os dias às 11h da manhã e atrai uma multidão para ver seus bonequinhos dançando ao som da música folclórica bavariana
Você sabia que esse relógio tem quase a idade do Brasil?
Esse momento tem um valor mais importante para os moradores de Munique do que podemos imaginar, afinal já fazem séculos que essa tradição se mantém da mesma maneira.
Viktualienmarkt e St. Peter’s Church
Passamos pela Heiliggeistkirche, uma outra igreja próxima a Marienplatz e seguimos para o Viktualienmarkt, uma fofa praça cheia de barraquinhas de comidas típicas. É o local ideal para uma pausa para o almoço, lanche da tarde, happy hour às 10 horas da manhã… ou qualquer outro motivo que você tenha na hora para provar uma nova cerveja
Esse dia era o primeiro dia da May Pole Celebration que, em 2012, aconteceu no Viktualienmarkt de Munique
Calorias abastecidas, fomos para a St. Peter’s Church (Alte Peter), uma das igrejas do centro da cidade cuja torre pode ser visitada. Dessa vez não conseguimos subir na torre, mas segundo o Fred, é a vista mais bonita da região porque você consegue ver a Marienplatz de frente e ainda pode ver a Frauenkirche de lá 😉 E se der sorte, bem ao longe, você ainda tem a vista da Alianz Arena.
Restaurantes próximos à Marienplatz
Se você procura outros lugares para comer no centro de Munique ou não quer experimentar o jeito bávaro de comer no Viktualienmarkt, não se preocupe. Bons restaurantes não faltam por ali
Bem próximo ao Viktualienmarkt está o Berni’s Nudelbrett com uma cozinha Italiana ao estilo alemão. Nada muito sofisticado, mas sempre bom e farto. Infelizmente não tivemos a oportunidade de comer ali. Outras boas opções são o Paulaner im Tal, o restaurante da cervejaria Paulaner, a Hofbräuhaus, restaurante da cervejaria Hofbräu e o Ratskeller, um restaurante que fica no porão da Neue Rathaus e parece um labirinto. Vale inclusive a visita, mesmo que você não vá almoçar ou jantar por lá
Aliás, opções de restaurantes em Munique para se esbaldar bem pertinho da Marienplaz é o que não faltam 😀 Projeto #vai #gordinha
Sendlinger-Tor e Karlsplatz
Continuamos o tour indo visitar um dos dois portões do centro de Munique. Se olharem no mapa, irão perceber que seu centro histórico tem praticamente 4 saídas principais. O Sendlinger-Tor, e menos conhecido, mas igualmente animado no verão com seus beergardens/biergartens abertos e a Karlsplatz, este já muito conhecido e visitado, tanto por sua beleza quanto pela localização, a apenas alguns metros da Marienplatz e de todo o burburinho 😉
No caminho entre o Sendlinger-Tor e a Karlsplatz, passamos pelas igrejas Kreuzkirche e St. Anna Damenstiftskirche. É nesse caminho que se vê a transição da Munique antiga para a Munique moderna com alguns prédios novos, quase que destoando dos prédios góticos da Marienplatz.
Bem ali na Karlsplatz está uma das lojas de brinquedos mais famosas da cidade, a Obletter, onde adultos viram crianças novamente, não é Fred?
Voltando em direção à Marienplatz, você passará pelo portão da Karlsplatz, pela Bürgersaalkirche e pelo famoso restaurante da Augustiner, outra das cervejarias muniquenses.
Frauenkirche
E a Frauenkirche? Outro famoso símbolo da cidade, a igreja de duas torres e de tijolinhos vermelhos sofreu muito durante a guerra e teve de ser reconstruída, como quase tudo na cidade.
Dessa vez, as duas torres estavam fechadas para restauro e não pudemos subir, mas esta é sem dúvida outra torre que deve ser visitada. Segundo dizem, nenhum prédio em Munique pode ser mais alto que esta torre, pelo menos não próximo ao centro histórico.
Existe uma lenda sobre uma marca que existe logo na entrada da igreja. Dizem que o diabo pisou ali e riu falando que não haviam janelas (naquele ponto não é possível ver nenhuma das janelas), mas ao dar um passo para frente ele percebeu que havia sido feito de bobo e virou vento para tentar derrubar a igreja. Até hoje dizem que existe um vento constante por lá. Acredite se quiser.
Theatinekirche, Odeonsplatz e Hofgarten
Seguindo para o fim do nosso tour pelo centro histórico, fomos em direção à Odeonsplatz, uma das praças mais importantes, por assim dizer, de Munique.
Importante porque Hitler e seus comparsas, quando ainda eram baderneiros idealistas, entraram em confronto com a polícia, o que resultou na morte de 4 policiais e a prisão da maioria dos baderneiros, com Hitler se safando da prisão.
É ali também que está a famosa Theatinekirche , talvez famosa para os turistas por sua cor amarela característica, mas é tão importante para Munique que na época em que o Fred a visitou, uma pessoa da família real estava sendo velada lá.
Dica de Local: Se você quer experimentar uma comida alemã modo ogro, literalmente, vá até a portinha que fica do outro lado da praça, pertinho da lateral de onde estão as estátuas. Segundo o Stefan, o restaurante Feldherrnkeller sugere que você aja como se estivesse na idade média.
Já do lado direito da praça está o muro enorme do Hofgarten. Ao entrar, percebe-se a beleza que ele esconde 🙂 Várias pinturas em suas paredes internas e um jardim lindinho, muito utilizado pelos moradores em tempos de sol e calor. Não deixe de andar até seu centro e visitar a Dianatempel.
Munique é encantadora
No final do dia, fiquei contente a o ver Fred ainda todo empolgado com suas explicações, passadas a ele por seu chefe no ano anterior.
Ele realmente tinha razão, Munique é encantadora.
Este roteiro está baseado na linha azul do mapa 🙂
generosidade sua dividir conosco a sua experiência.Vou a Munique em julho e vou levar comigo as suas dicas.
Que isso Adriana 🙂 Espero que sua viagem seja ótima!
Muito boas suas dicas. Vou com meu marido para Alemanha em Setembro e claro vamos também à Munique. Já copiei todos os links com as dicas assim ficou muito mais fácil montar nosso roteiro. Quando voltar dou um alô, com certeza pra agradecer ainda mais.
Que bom, Rosângela 🙂
Espero que possamos ajudar bastante na sua viagem. Hoje sai um post com um roteiro de 4 dias em Munique bem mastigadinho, sem contar os outros posts sobre a Alemanha que temos 😀
E volte sim, adoramos ouvir as histórias dos nossos leitores!
Parabéns pelas excelentes dicas. Vou a Munique em Dezembro e certamente levarei todas as suas dicas. Sem dúvida, seus posts são os mais detalhados que achei até agora e olha que já venho pesquisando a um tempinho.
Obrigado, Diogo 😀 Espero que sua viagem seja ótima. Se tiver alguma dúvida ou tiver alguma outra dica pro pessoal, é só falar 🙂
Passarei 10 dias em Munique. Gostaria de saber em qual outra cidade próxima deveria ir. Grata
Oi, Kátia.
Saindo de Munique, você consegue fazer um bate-volta para Garmisch-Partenkirchen, Salzburg, Neuschwanstein/ Füssen 😉
https://sundaycooks.com/castelos-alemanha-neuschwanstein-linderhof/
https://sundaycooks.com/ir-a-salzburg-saindo-de-munique/
Gostei da dica do restau italiano. Não sou chegada a carnes e nem à cozinha alemã. Em toda viagem ou bato ponto em vegetarianos ou italianos, onde não tem erro! 🙂
Que bom que ajudamos, Simone, mas não deixe de provar o sauerkraut e os pães alemães, pois são muito bons 😛 Quem sabe você não se apaixona pela comida alemã de verdade, pq aqui no brasil, poucos são os lugares realmente bons :/
Muito obrigado por sua disponibilidade. Estamos de viagem à Alemanha ( meu marido , eu e afilhada que estuda em Estrasburgo.) e Munich é um destino muito esperado.
Estaremos chegando à Munich vindo de Estrasburgo/França, parando primeiro à Fussen para visita aos Castelos.
Estaremos de carro. Pode me ajudar a entender esta logistica? Seu comentario sobre ficar o desejo em visitar com calma,,sem correria, nos leva a parar antes de chegar a Munich. Pela rota que faremos ( passar por Frieburg e Lindau) nos leva a crer que teremos que nos hospedar, talvez em Fussen. Depois é entregar carro e curtir Munich seguindo seu passo a passo em 2 dias inteiros.
Usando um pouco mais de sua disponibilidade, poderia listar o que NAO podemos deixar de fazer, se teremos que fazer opçoes pois o tempo é pequeno? Sugestao de hotel alem do que se hospedou? Uma comida, doce ou lugar imperdivel, que nos mostre a cidade na sua essencia? Tipo cantinhos que vc descobriu ao acaso? Prometo retribuir.
Um abraço
Berenice
Oi, Berenice.
Vocês não vão precisar do carro para se locomover em Munique – aliás, talvez ele até atrapalhe, tendo em vista o trânsito e a dificuldade para estacionar típica das grandes cidades europeias. Se hospedando no centro histórico ou próximo a ele, é possível fazer tudo a pé ou utilizando o transporte público.
Você já viu nosso post com uma sugestão de itinerário / roteiro de 4 dias em Munique e região? Nele, você encontra os passeios e atrações detalhados dia-a-dia e quais são as melhores regiões para se hospedar (com mapa!)
Nesse post você também vai encontrar todas nossas dicas de onde comer na cidade 😉
Se restar alguma dúvida, por favor, é só comentar!
Oi pessoal! Parabens e obrigada, primeiramente, pelas informacoes da pagina!
Gostaria de saber se o deslocamento entre as principais atracoes podem ser feitas a pe…se a distancia nao e’ muito grande.
Vou ficar hospedada no hotel ibis muenchen city ost e a minha ideia seria pegar o metro de uma estacao ali proxima ate a Marienplatz, e dali partir a pe para os pontos turisticos. Na opiniao de vcs, e’ possivel?
Abraco!!
Oi, Tamires.
Sim, é super possível conhecer os principais pontos no centro histórico de Munique a pé. Você vai precisar mais do transporte público quando for visitar a região do estádio do Bayern, das antigas olimpíadas e o museu da BMW ou o castelo de Nymphenburg 😉