Quem vai para Munique e região da Baviera já deve ter ouvido falar do Bayern Ticket. Para quem não sabe, esse ticket permite que você utilize qualquer trem regional ou transporte público quantas vezes quiser por um dia inteiro, desde que dentro dessa região. Neste post eu explico como comprar o Bayern Ticket, seu preço e suas pegadinhas, mas uma coisa é certa: ele vale a pena!
Bayern Ticket ou Bavaria Ticket
O Bayern Ticket é um passe da Deutsche Bahn (empresa de trens da Alemanha) que permite o uso ilimitado dos trens regionais da Bavária (estado alemão cuja capital é a minha queridinha Munique) e dos transportes públicos de cada uma de suas cidades.
Isso significa que, com apenas um passe, é possível visitar Füssen, Nuremberg, Rothenburg ob der Tauber ou até Salzburg na Áustria, utilizar o transporte público dentro delas e ainda voltar pra Munique, por exemplo, por uma pechincha! Ah, e mais 4 pessoas podem viajar com você pagando apenas 5 euros a mais para cada uma delas.
Clique no mapa para ver em tamanho completo.
Qual transporte é válido para o Bayern Ticket?
Trens regionais
Os trens regionais são os trens mais lentos, cujas linhas têm as seguintes siglas: S-Bahn, RE, IRE, RB, ALX e BOB.
Note que qualquer outro trem de longa distância (IC, ICE, D, EC, RJ, TGV e os trens noturnos EN e CNL) NÃO está incluso nesse ticket.
Transporte público
Além dos trens regionais, o Bayern Ticket pode ser usado no transporte público (metrô, trams e ônibus) de qualquer cidade da região e em praticamente qualquer ônibus regional fora de Munique (SEV e RVO).
Cidades fora da Baviera
Algumas cidades fora da Baviera também podem ser visitadas com o Bayern Ticket como Salzburg, Kufstein, Reutte e Ulm.
Validade e regras do Bayern Ticket
- Até 5 adultos podem usar o mesmo ticket.
- Isso mesmo! Ao comprar o Bayern Ticket, você poderá levar mais 4 adultos. E se um dos adultos (apenas um deles) quiser viajar com seus filhos ou netos de até 15 anos, eles não pagarão nada e não são somados na quantidade de pessoas do ticket 😀
- Bayern Ticket Single
- Vale apenas para 1 pessoa. Portanto não compre este se você estiver acompanhado.
- Viagens ilimitadas nos trens regionais durante a validade do ticket.
- Apenas trens das linhas S-Bahn, RE, IRE, RB, ALX e BOB poderão ser utilizados.
- Algumas cidades fora da Baviera também estão incluídas
- Salzburg, Kufstein, Reutte e Ulm.
- O Bayern Ticket é válido por um dia nos seguintes horários:
- Segunda a Sexta: das 9 às 3h da manhã do dia seguinte
- Finais de semana: da meia-noite de um dia até as 3h da manhã do dia seguinte
Veja todas as condições e valores do Bayern Ticket atualizados neste link.
A dica para otimizar o uso do Bayern Ticket é procurar planejar sua viagem para o final de semana, pois você pode pegar trens em horários mais cedo para aproveitar melhor o dia. Agora, se você não sai do hotel antes das 9 da manhã, qualquer dia é um bom dia para usar o bilhete 😛
Preço do Bayern Ticket
O preço do ticket é muito barato para o que ele oferece, principalmente se você viajar acompanhado. Além disso, ele é perfeito para conhecer diversos castelos e cidades da Baviera e da Rota Romântica.
Por exemplo, você pode utilizar o ticket tanto para ir a Füssen visitar o Castelo de Neuschwanstein, como para ir a Salzburg, comer uma das melhores linguiças da sua vida 😛
É possível comprar o Bayern Ticket nas máquinas encontradas em quase todas as estações de trem e metrô, na internet ou nos guichês (Reisezentrum), neste último há um acréscimo de 2 euros.
- 1 passageiro: 25 euros
- 2 passageiro: 31 euros
- 3 passageiro: 37 euros
- 4 passageiro: 43 euros
- 5 passageiro: 49 euros
Atualizado em 12/08/2017.
Indo para Füssen: devo comprar o Bayern Ticket ou o Allgau-Schwaben
Cada região da Alemanha tem seu próprio ticket de trem regional e dentro da Baviera tem um chamado Allgau-Schwaben que engloba várias cidades, desde Augsburg e Munique até Füssen e Ulm. Isso causa alguma confusão, pois muita gente vai de Munique para Füssen ver o Castelo de Neuschwanstein e tanto o Bayern, quanto o Allgau-Schwaben serviriam.
O passe Allgau-Schwaben é mais barato (20 euros em 12/08/2017), mas tem uma grande desvantagem com relação ao Bayern: ele não permite que se use o transporte público nas cidades como acontece com o Bayern. Ou seja, A diferença de 5 euros não compensa se você precisar pegar 2 ou mais ônibus ou metrôs nesse dia.
Por isso, para ir a Füssen a partir de Munique, o Bayern Ticket continua sendo a melhor opção, pois, mesmo que você esteja do lado da estação central de Munique (Hauptbahnhof), em Füssen você precisará pegar o ônibus para sair da estação de trem e voltar a ela.
Como comprar o Bayern Ticket?
Não é preciso comprar o Bayern Ticket com antecedência, pois não há um limite diário de tickets ou de pessoas dentro dos trens. Por isso eu sugiro que você deixe para comprar o bilhete no dia anterior ou mesmo no dia da viagem se o horário assim o permitir 🙂
Comprar o ticket sem muita antecedência permite que você flexibilize seu roteiro. Vai que no dia que você queria ir para Neuschwanstein está chovendo por lá? Seria melhor, então, ir nos dias seguintes, não é mesmo?
Comprando diretamente no guichê da Deutsche Bahn
Se você fala inglês, comprar no guichê da DB será super tranquilo, bastando pedir para o atendente. É uma boa opção caso apareça alguma dúvida sobre os horários dos trens. A desvantagem é ter de pagar 2 euros a mais por isso. Na nossa consulta ao guichê, um atendente nos ajudou a comprar diretamente na máquina, nos poupando os 2 euros e ajudando a evitar a fila 😉
Comprando nos caixas automáticos
Minha maneira preferida 🙂 Os caixas automáticos para comprar o Bayern Ticket são os mesmos que vendem passagens de trem e estão em todas as estações da DB e em algumas de metrô (U-Bahn e S-Bahn) e de tram.
Comece escolhendo a língua que preferir, depois vá em All Offers (Todas as Ofertas) e então em Leisure and Special Offers ou Offers per Federal Land, dependendo se o sistema da máquina está atualizado ou não.
Agora clique em Bavaria-Ticket, other Bavaria offers (Bayern Ticket/Ticket da Baviera, outras ofertas da Baviera) e em seguida escolha o Bavaria-Ticket (Bayern Ticket).
Selecione em que data quer viajar, e na tela seguinte revise a compra e o preço. Por fim, clique em Pay (Pagar) e siga as instruções de pagamento.
A maioria das maquininhas aceita cartões de crédito, cartões de débito e, claro, dinheiro e moedas.
Pronto! Agora é só entrar no trem dentro dos horários permitidos e passear pela Baviera 😀
Atenção: pode ser que alguma das telas tenha mudado por causa de alguma atualização de sistema, mas a ideia é a mesma.
Olá! Tenho algumas dúvidas, se puder ajudar agradeço. Com o Beyern ticket é possível ir até o Zugspitze também? Existe alguma opção com dois dias de validade, para visitar em um Dachau e outro o Zugspitze? Muito obrigado
Oi Marcos, tudo bem?
É possível chegar até Garmisch-Partenkirchen com o Bayern Ticket, que é a cidade mais próxima do Zugspitze.
Todos os tickets são diários, não existindo opção de mais de um dia. O valor de hoje de acordo com o site da DB é de 27 euros para 1 pessoa e +9 euros por pessoa até 5 pessoas.(63 euros)
Olá tudo bem ? Consigo viajar de Munique pra augsburg e chegando em augsburg eu consigo usar o transporte público dentro de Augsburg ?
Oi, Maxwell.
Se você se hospedar na parte histórica de Augsburg, vai conseguir conhecer os principais pontos a pé sem se preocupar com carro.
Oii! muito boa a materia! Parabens!! me ajudou a conseguir comprar o meu Bayern Ticket! Eu so nao to conseguindo achar no site da BAHN os horarios de saida dos trens inclusos no bayern ticket de MUNIQUE pra FUSSEN de manha e FUSSEN pra MUNIQUE no fim da tarde. Vc sabe onde encontro a informacao dos horarios? Obrigada!!
Oi Camila, tudo bem? Os horários dos trens não são marcados como Bayern Ticket. Vc precisa tentar encontrar horários dos trens regionais (no artigo comento quais são) entre as cidades.
Pesquisa como se fosse comprar um ticket de trem normal entre as cidades e você deve encontrar. Não sei como está agora, mas eram pelo menos de hora em hora quando fui para essa região.
Boa tarde, excelente artigo. Só queria tirar umas duvidas. No momento que coloco o bavaria ticket, em que momento coloco que será para 4 passageiros? Em qual dessas telas acima tenho que marcar isso e onde? Esse ticket vale saindo do aeroporto para a estação central de Munique, ou existe outro mais barato para esse percurso? SEremos 4 passageiros. Esse ticket tem que ser validado? Outra duvida, vi que durante a semana eles valem só a partir da 09:00, isso vale para o dia 01/01/24, ou nesse dia conta como fim de semana? Obrigada
Oi Patricia, como vai?
Você escolhe pelo tipo de bayern ticket que comprar. Vc pode comprar o Bavaria Ticket (para até 5 pessoas) ou o Bavaria Ticket Single (para apenas 1 pessoa).
Não sei se mudaram as telas, mas a diferença é essa: Se tiver Single, é pra 1 pessoa. Se não tiver, é até 5 pessoas. Na última tela dá pra ver a descrição completa das condições e ele diz que pode ir até 5 (que foi o que compramos).
Nos dias de hoje, eu não sei dizer agora se vale a pena o bayern ticket ou o de saída do aeroporto apenas. Mas, pelos valores da época, o bayern era o dobro do valor, justamente porque dá acesso a trajetos muito maiores. Então se quiser sair do aeroporto e ficar só em munique, vale mais o passe de aeroporto.
O bayern não precisa ser validado, porque ele é comprado com data específica.
E feriados são como finais de semana 😉
Boa tarde meu amigo, achei bem interessante o artigo e devo usar o Bayer ticket, só tenho uma duvida, e a questao do assento? sempre que compro passagem pela alemanha, eu quando sozinho compro sem reserva de assento mas em familia compro com reserva, nesse bayer ticket o assento deve ser comprado a parte ou esta incluso?
Oi Edson, tudo bem?
Sabe que não sei. Tenho aqui na minha cabeça que talvez seja possível comprar os assentos, mas isso precisa ser feito para um trem específico num horário específico. Se perder o trem, você perde os assentos. Contudo isso não é algo que se faça com frequência (se é que se faz) quando se usa o Bayern Ticket, pois é um passe de dia todo para qualquer trem regional, ou seja, horário do trem não é definido. Por isso sua pergunta me pegou de surpresa. Nunca tinha pensado nessa necessidade 😛