Quem vai para Munique e região da Baviera já deve ter ouvido falar do Bayern Ticket. Para quem não sabe, esse ticket permite que você utilize qualquer trem regional ou transporte público quantas vezes quiser por um dia inteiro, desde que dentro dessa região. Neste post eu explico como comprar o Bayern Ticket, seu preço e suas pegadinhas, mas uma coisa é certa: ele vale a pena!
Bayern Ticket ou Bavaria Ticket
O Bayern Ticket é um passe da Deutsche Bahn (empresa de trens da Alemanha) que permite o uso ilimitado dos trens regionais da Bavária (estado alemão cuja capital é a minha queridinha Munique) e dos transportes públicos de cada uma de suas cidades.
Isso significa que, com apenas um passe, é possível visitar Füssen, Nuremberg, Rothenburg ob der Tauber ou até Salzburg na Áustria, utilizar o transporte público dentro delas e ainda voltar pra Munique, por exemplo, por uma pechincha! Ah, e mais 4 pessoas podem viajar com você pagando apenas 5 euros a mais para cada uma delas.
Clique no mapa para ver em tamanho completo.
Qual transporte é válido para o Bayern Ticket?
Trens regionais
Os trens regionais são os trens mais lentos, cujas linhas têm as seguintes siglas: S-Bahn, RE, IRE, RB, ALX e BOB.
Note que qualquer outro trem de longa distância (IC, ICE, D, EC, RJ, TGV e os trens noturnos EN e CNL) NÃO está incluso nesse ticket.
Transporte público
Além dos trens regionais, o Bayern Ticket pode ser usado no transporte público (metrô, trams e ônibus) de qualquer cidade da região e em praticamente qualquer ônibus regional fora de Munique (SEV e RVO).
Cidades fora da Baviera
Algumas cidades fora da Baviera também podem ser visitadas com o Bayern Ticket como Salzburg, Kufstein, Reutte e Ulm.
Validade e regras do Bayern Ticket
- Até 5 adultos podem usar o mesmo ticket.
- Isso mesmo! Ao comprar o Bayern Ticket, você poderá levar mais 4 adultos. E se um dos adultos (apenas um deles) quiser viajar com seus filhos ou netos de até 15 anos, eles não pagarão nada e não são somados na quantidade de pessoas do ticket 😀
- Bayern Ticket Single
- Vale apenas para 1 pessoa. Portanto não compre este se você estiver acompanhado.
- Viagens ilimitadas nos trens regionais durante a validade do ticket.
- Apenas trens das linhas S-Bahn, RE, IRE, RB, ALX e BOB poderão ser utilizados.
- Algumas cidades fora da Baviera também estão incluídas
- Salzburg, Kufstein, Reutte e Ulm.
- O Bayern Ticket é válido por um dia nos seguintes horários:
- Segunda a Sexta: das 9 às 3h da manhã do dia seguinte
- Finais de semana: da meia-noite de um dia até as 3h da manhã do dia seguinte
Veja todas as condições e valores do Bayern Ticket atualizados neste link.
A dica para otimizar o uso do Bayern Ticket é procurar planejar sua viagem para o final de semana, pois você pode pegar trens em horários mais cedo para aproveitar melhor o dia. Agora, se você não sai do hotel antes das 9 da manhã, qualquer dia é um bom dia para usar o bilhete 😛
Preço do Bayern Ticket
O preço do ticket é muito barato para o que ele oferece, principalmente se você viajar acompanhado. Além disso, ele é perfeito para conhecer diversos castelos e cidades da Baviera e da Rota Romântica.
Por exemplo, você pode utilizar o ticket tanto para ir a Füssen visitar o Castelo de Neuschwanstein, como para ir a Salzburg, comer uma das melhores linguiças da sua vida 😛
É possível comprar o Bayern Ticket nas máquinas encontradas em quase todas as estações de trem e metrô, na internet ou nos guichês (Reisezentrum), neste último há um acréscimo de 2 euros.
- 1 passageiro: 25 euros
- 2 passageiro: 31 euros
- 3 passageiro: 37 euros
- 4 passageiro: 43 euros
- 5 passageiro: 49 euros
Atualizado em 12/08/2017.
Indo para Füssen: devo comprar o Bayern Ticket ou o Allgau-Schwaben
Cada região da Alemanha tem seu próprio ticket de trem regional e dentro da Baviera tem um chamado Allgau-Schwaben que engloba várias cidades, desde Augsburg e Munique até Füssen e Ulm. Isso causa alguma confusão, pois muita gente vai de Munique para Füssen ver o Castelo de Neuschwanstein e tanto o Bayern, quanto o Allgau-Schwaben serviriam.
O passe Allgau-Schwaben é mais barato (20 euros em 12/08/2017), mas tem uma grande desvantagem com relação ao Bayern: ele não permite que se use o transporte público nas cidades como acontece com o Bayern. Ou seja, A diferença de 5 euros não compensa se você precisar pegar 2 ou mais ônibus ou metrôs nesse dia.
Por isso, para ir a Füssen a partir de Munique, o Bayern Ticket continua sendo a melhor opção, pois, mesmo que você esteja do lado da estação central de Munique (Hauptbahnhof), em Füssen você precisará pegar o ônibus para sair da estação de trem e voltar a ela.
Como comprar o Bayern Ticket?
Não é preciso comprar o Bayern Ticket com antecedência, pois não há um limite diário de tickets ou de pessoas dentro dos trens. Por isso eu sugiro que você deixe para comprar o bilhete no dia anterior ou mesmo no dia da viagem se o horário assim o permitir 🙂
Comprar o ticket sem muita antecedência permite que você flexibilize seu roteiro. Vai que no dia que você queria ir para Neuschwanstein está chovendo por lá? Seria melhor, então, ir nos dias seguintes, não é mesmo?
Comprando diretamente no guichê da Deutsche Bahn
Se você fala inglês, comprar no guichê da DB será super tranquilo, bastando pedir para o atendente. É uma boa opção caso apareça alguma dúvida sobre os horários dos trens. A desvantagem é ter de pagar 2 euros a mais por isso. Na nossa consulta ao guichê, um atendente nos ajudou a comprar diretamente na máquina, nos poupando os 2 euros e ajudando a evitar a fila 😉
Comprando nos caixas automáticos
Minha maneira preferida 🙂 Os caixas automáticos para comprar o Bayern Ticket são os mesmos que vendem passagens de trem e estão em todas as estações da DB e em algumas de metrô (U-Bahn e S-Bahn) e de tram.
Comece escolhendo a língua que preferir, depois vá em All Offers (Todas as Ofertas) e então em Leisure and Special Offers ou Offers per Federal Land, dependendo se o sistema da máquina está atualizado ou não.
Agora clique em Bavaria-Ticket, other Bavaria offers (Bayern Ticket/Ticket da Baviera, outras ofertas da Baviera) e em seguida escolha o Bavaria-Ticket (Bayern Ticket).
Selecione em que data quer viajar, e na tela seguinte revise a compra e o preço. Por fim, clique em Pay (Pagar) e siga as instruções de pagamento.
A maioria das maquininhas aceita cartões de crédito, cartões de débito e, claro, dinheiro e moedas.
Pronto! Agora é só entrar no trem dentro dos horários permitidos e passear pela Baviera 😀
Atenção: pode ser que alguma das telas tenha mudado por causa de alguma atualização de sistema, mas a ideia é a mesma.
Excelente post!
Só faltou falar que todos os outros estados alemães também oferecem a mesma versão de ticket, cada um com um nome diferente, mas que pode ser comprado da mesma maneira, e utilizado do mesmo jeito.
Aqui onde moramos (Nordrhein-Westphalen) o ticket se chama Schöner Tag Ticket NRW (Ticket Lindo Dia), e na região de Berlim pode ser comprado o Berlin-Brandenburg Ticket.
Todas as opções estão mostradas no site da Deutsche Bahn.
Abraços!
Valeu, Marcelo, pela dica 🙂
Vale ressaltar, Fred, que cada estado alemão tem sua versão de Bayern Ticket, ou seja, você pode viajar dentro dos outros estados usando este mesmo método, e pagando aproximadamente a mesma coisa (existe uma pequena variação de estado pra estado), e ainda existe a opção Schönes Wochenende Ticket, onde pode-se viajar nos FINAIS DE SEMANA, por toda Alemanha, em até 5 pessoas, pagando um valor um pouco maior que o Bayern Ticket, com as mesmas regras, e também não se pode usar os trens rápidos ICE e nem IC. 😉
Um ótimo post, como sempre!
Um abraço pra vcs 2!
Valeu Carina 🙂 Eu até imaginava que existia isso, mas como só fui pra Bavária, não deu pra testar as outras opções ;P
Oi, Fred. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em https://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Natalie – Boia Paulista
Obrigado, Bóia. Beijos pra você ;P
Muito bom o post.
Fiz uma página com dicas (por alto) de viagens de trem pela Europa. Posso colocar um link lá pra esse post? 🙂
Abs.,
Oi Rafael.
Claro que você pode linkar. Na verdade pode linkar quantas vezes quiser 🙂 Eu agradeço, inclusive. Só peço para não copiar o post. Se precisar, pode citar algumas frases, mas sem copiar tudo 😛
Obrigado antecipadamente pelo link 😉
Olá, Fred,
Obrigado!
Fique tranquilo, nunca gostei de copiar textos alheios; além de gostar de escrever por mim mesmo, acho falta de consideração e falta de mérito próprio se apropriar de trabalhos alheios. 🙂
Coloquei o link desta página neste post:
https://www.viajandofotografando.com/dicas-de-viagem/viajar-de-trem-pela-europa-vale-a-pena/
Valeu! 🙂
Abs.,
Obrigado, Rafael! Ficou legal seu post 🙂
Oi Fred!
Ótimo post!
Estive em Munique em maio desse ano também e graças a um amigo que morou lá usamos o Bayern ticket para ir a Füssen e a Garmisch, usamos ele também no transporte público da cidade de Garmisch sem problemas, esse ticket é muito bom, só não gostei que ele só vale depois das 9h mas vale a economia.
Abraços
Oi Fred, vou a Munique este Mês e gostaria de fazer um bate e volta até Salzburg. Posso mesmo usar o Bayer ticket, mesmo sendo na Austria? Não achei essa informação no Site da DB. O post está ótimo. Parabéns
Oi Jaqueline.
Você pode ir até Saltzburg sem problemas. Esse foi exatamente o caminho que fizemos também 🙂 Esse passe é da Bavária e, por isso, Saltzburg também entra na brincadeira 😉 Dá uma olhada no mapa que está no blog para ver as cidades que fazem parte, pois esse mapa foi retirado do site da DB.
Ah, e fique tranquila, nós temos muito cuidado para colocamos informações que já testamos ou confirmamos aqui no blog. Se estamos em dúvida com alguma coisa, a gente avisa também 🙂
Oi…inicialmente, parabéns pela iniciativa. Vou imprimir essa página e levar para a minha viagem, pois certamente me auxiliará bastante. Estou com uma dúvida e talvez você possa me ajudar. Eu compro o passe, assino com meu nome…preciso validar em alguma máquina ou é só entrar no trem e pronto?
Oi Giselis.
O Bayern Ticket não precisa validar não. Ele é validado dentro do trem pelo tiozinho que passa nas cabines checando os bilhetes com o trem já em movimento. Em todo caso, não custa confirmar com alguém nas estações de trem, vai que mudou alguma coisa entre minha viagem e a sua 🙂
Parabéns pelo blog/site.
Quanto ao bayerticket, gostaria de saber se eu poderia, nos dias da semana, comprar um passe simples e entrar no trem regional das 08h50min. Eu vi em outro site a sugestação de comprar o passe simples e o bayer ticket, porque após as 09 horas estariamos na validade do bayerticket. Em suma: Se eu comprar o passe simples (2,5 euros) e o bayer ticket (24 euros) durante a semana, eu posso pegar o trem regional das 08h50min ???
Oi Iuri.
O Bayern Ticket só é válido nos dias de semana a partir das 9 da manhã. Não entendi bem o que vc quer dizer com comprar o passe simples do trem regional. Imagino que vc se refira a comprar uma passagem até, por exemplo, Rosenheim (no caminho para Salzburg) e de lá usar o Bayern Ticket para continuar no mesmo trem até Salzburg, por exemplo.
É factível sim, estranho, mas factível 😛 A questão toda é saber se a diferença de preço vale a pena. Se valer, manda bala 🙂 Só tome cuidado para pegar o mesmo trem ou para saber onde e quando fazer uma baldeação.
Olá, adorei as dicas. Mas tenho uma dúvida. em posse do Bayer Ticket, eu preciso comprar outros tickets para ir de um lugar ao outro dentro de Munique? Nós vamos em 5 pessoas, e iremos ficar 4 dias, vistaremos algumas cidades ao redor de munique. qual é o melhor ticket? Preciso ter tickets de um dia? Obrigada.
Oi Camila.
Não precisa. O Bayern Ticket serve para o U-Bahn e S-Bahn que são os metrôs de Munique 🙂
Se vocês vão em 5, o Bayern Ticket é perfeito pra vocês 🙂 Basta comprar um por dia e ficar atenta ao horário de validade do Ticket (tem alguns dias que ele só vale a partir das 9 da manhã).