Nesta minha última incursão ao Chile, tive a oportunidade de voar com a Sky Airline, uma companhia aérea chilena considerada low cost.
[Update 11/04/2016: A Sky parou de voar para o Brasil no dia 29/02/2016, segundo o Panrotas, por causa da crise brasileira e pela baixa rentabilidade dos voos.]
Vale a pena viajar com a Sky Airlines?
Como meu destino final era a Patagônia chilena, bem no meio do belíssimo Parque Nacional de Torres del Paine (Prometo que darei mais detalhes sobre a patagônia num futuro próximo 😉 ), peguei dois voos: um de São Paulo a Santiago e o outro de Santiago a Punta Arenas, ambos com a Sky.
Primeiro, preciso dizer que essa rota com a Sky tem uma escala em Puerto Montt (enquanto que a Lan tem voo direto), mas foi bom fazer todo o trajeto com Sky porque pude conhecer tanto a parte internacional quanto a parte nacional da companhia e ainda provar todos os cardápios disponíveis.
Ah, então quer dizer que os voos foram bons? Não, querido leitor. Infelizmente não.
Esses foram os piores voos que já peguei 🙁
Foi a comida?
Por incrível que pareça, não. A comida servida pela Sky Airline em todos os voos, inclusive os nacionais, era bem honestas. Em todos os trechos que peguei sempre foi servido comida ou lanche e nada de snacks ou barrinhas de cereal como é moda aqui no Brasil.
Todas as refeições foram boas para os padrões aéreos e melhores até que muitas das grandes companhias que fazem voos internacionais. Uma chilena que viajou conosco disse que a comida era melhor que a da própria Lan.
Foi o atendimento?
Também não. O pessoal da companhia foi prestativo e cordial, sem ser mal educado como acontece com muita companhia americana nas rotas brasileiras. Tá certo que, quando vi o funcionário do check in escrevendo o destino da minha mala à mão, fiquei preocupado. Felizmente tudo correu bem 🙂
Ah, e no voo de Punta Arenas a Santiago, o piloto ainda deu uma volta sobre o Parque Nacional de Torres del Paine explicando o que estávamos vendo, permitindo que eu tirasse algumas das minhas melhores fotos de dentro de um avião 😀
Então foi a falta de entretenimento de bordo.
Realmente não há entretenimento de bordo, mas isso nem é um grande problema hoje em dia, já que muitos carregam seu próprio entretenimento nos smartphones, tablets e notes.
Então porque os voos não foram bons?
Por causa do minúsculo espaço entre cadeiras.
Para se ter uma ideia, as ponte aéreas da Gol ou Tam são quase business se comparadas à Sky. Viajar em pé talvez tivesse sido melhor, e olha que os aviões eram todos A-319 bem novos 🙁
Eu não sou alto e não preciso de muito espaço, mas, do alto do meu 1,72m, minhas pernas ficaram a 2cm da poltrona da frente (eu medi!), e isso se eu estivesse sentado bem pra trás encostado na cadeira. Ou seja, se você tem mais de 1,75m, certamente ficará com os joelhos grudados na cadeira da frente, isso se conseguir colocar suas pernas pra dentro da cadeira.
Espaço para comer não existia, pois a mesa baixava e já encostava na minha barriga e quem tentasse cortar algo com a faca avançaria, invariavelmente, sobre o espaço do coleguinha do lado.
A inclinação da cadeira, então, nem se fala. Era tão mínima que, quando pediam para retornar o encosto pra posição vertical, eu respondia mentalmente: mais?
Foi então que eu percebi que haviam criado uma nova categoria de “classe econômica”: a classe atum em lata, porque até sardinha tinha mais espaço >.<’’
Conclusão
A Sky Airline foi considerada uma das mais pontuais das américas e sua frota parece ter sido renovada recentemente. Para uma low-cost (que nem é tão low assim), o serviço e a comida foram bem acima da média, mas essa configuração atum em lata de seus aviões era de matar. Ao final de quatro horas de viagem eu senti dores em todos os músculos e ossos do meu corpo, inclusive aqueles que nem sabia que existiam 🙁
Os voos do Brasil para o Chile e internos no país foram exatamente iguais. Somente o voo de Santiago para São Paulo foi um pouco melhor, pois a aeronave era ligeiramente mais antiga e tinha 2 cm a mais de espaço para as pernas >.<
Vale a pena viajar com a Sky Airline se:
- A passagem estiver realmente MUITO barata
- O tempo de voo for curto
- Você tiver no máximo 1,70m de altura
- Conseguir sentar na primeira fileira ou nas saídas de emergência
Se eles tivessem um espaço entre fileiras minimamente aceitável, eu diria que esta era uma das melhores companhias que eu já havia voado. Infelizmente não foi bem assim.
Ainda bem que a Patagônia chilena me reservava muitas boas coisas 😀
Você já viajou com a Sky Airline? Como foi sua experiência?
Quem já viajou de low costs europeias pode me dizer se são assim também?
Fred viajou para a Patagônia a convite do hotel Tierra Patagonia.
Comentários
Olá, pesquisei o trecho santiago x puerto montt na Sky Airlines e a passagem na classe A (a mais barata) ida e volta custa 46.000 pesos, enquanto na LATAM custa 1.600 reais. Porém não entendi as classes de voos, existem as classes A, X, Z, Q, T, R, B, S, H, V e Y (na ordem da mais barata para a mais cara)… porém na descrição da classe A até a Q, diz que que assento não é permitido, e das claesses T até a Y informa que o assento é permitido. O que isso significa? Que você viaja em pé nas classes A, X, Z e Q? Alguém saberia me confirmar? Abs
Oi Fernando. Provavelmente diz respeito à marcação do assento 🙂 Ninguém viaja de pé não (apesar de ser muito apertado o avião).
Também tenho dúvidas sobre classes tarifárias…Tem um telefone (11) 3121-8611, mas ninguém atende (liguei à noite)…será que depois que não fazem mais voos em Guarulhos, não tem atendimento telefonico ? Liguei no Aeroporto e me passaram o tel. (11) 2445.4643, que ninguém atende também…li em algum lugar que atendem de manhã beem cedinho….se você der um clique em cima das classes, mostra detalhes…assento não permitido eu suponho que você não consegue reservar o assento antecipadamente, somente na hora do check-in
Olá Fernando e Reinaldo! Então, eu fiz dois vôos recentemente pela Sky de Santiago/Calama/Santiago. Os vôos foram tranquilos e são aviões iguais aos que temos no Brasil. Na ida, eu tive a sorte da atendente do checkin marcar minha poltrona na fila 11 (que é da saída de emergência e tem um mega espaço na minha frente e a poltrona declinado um pouco). Já na volta, vim na fila nº 14 e não achei nada muito apertado como o povo menciona. A Sky não oferece nenhum tipo de lanche ou bebida gratuita, mas tão somente para venda. Com relação aos preços das classes é o seguinte: eu comprei a da mais barata e isso não me dava o direito de marcar o assento previamente, somente na hora do checkin que eu soube minha poltrona.
Oque significa classe a ,b,c,e todas as outras classes dos voos da sky
São as classes tarifárias, Luiz. Dizem se vc pode reservar assento, se tem comida, cancelamento, etc.
Eu não estou conseguindo comprar passagens do trecho Calama-Santiago no site. Mesmo após colocar todos os dados o site dá erro. Alguém sabe o que está acontecendo? Ah, não existe mais o guichê da empresa no aeroporto de Guarulhos. Minha viagem está se aproximando e não sei mais o que fazer.
Oi, Valéria.
Realmente algumas pessoas relatam problemas para comprar os trechos internos com a Sky. Ela cancelou a operação no Brasil e não voa mais entre São Paulo e Santiago. A Silvia, do blog Matraqueando, ensina um passo-a-passo de como conseguir comprar as passagens com essa empresa. Você chegou a dar uma olhadinha neste post aqui –> http://www.matraqueando.com.br/passagens-aereas-baratas-dentro-do-chile-voe-sky-airline ? Boa sorte!
Compramos nossa passagem Santiago/calama/Santiago pra janeiro de 2017 pelo site atraves de cartao mastercard internacional e tudo foi normalmente, até a mensagem de faturamento que chega pelo celular nós recebemos, porém já faz 3 dias e ainda não recebemos o email de confirmação da Sky, isso é comum? o que devemos fazer?
Oi, Simone.
O ideal seria tentar entrar em contato diretamente com a empresa. Eu vi que eles respondem as dúvidas pela página oficial no Facebook.
Em último caso, eles também disponibilizam um telefone de contato:
https://www.facebook.com/pg/SkyAirline/about/
Oii,
Estou com dúvida, vou fazer o trecho Santiago-Buenos aires
Aparece 2 opções com e sem bagagem despachada!
Porém a diferença entre as duas é de quase 200,00!
Compensa a taxa mais barata e pagar pela bagagem?
Daniely,
A Sky opera num sistema de low-cost parecido com as companhias europeias, portanto, eles vão cobrar por praticamente qualquer coisa. Não consegui encontrar no site informações sobre cobranças adicionais ou compra de malas despachadas. A diferença de preços para as outras empresas está muito grande?
Bom dia pessoal!
Sei que o post é antigo mas estou muito confusa referente ás minhas passagens.
Comprei uma viagem pela SKY trecho SP X SANTIAGO / SANTIAGO X SP, comprei a TARIFA 0 que não permite bagagens nem marcação de assento. Comprei a bagagem a parte, até ai tudo bem!.
No site da companhia fala que o check-in pode ser feito até 48h antes do vôo e em outro lugar do site fala que o check-in pode ser feito com 3 horas de antecedência no aeroporto, alguém sabe me dizer qual é a informação correta? E se no check-in independente de qual seja eu consigo marcar os assentos? Estou com receio de ir separada do meu namorado, embora tenhamos comprados juntos! =(
Obrigada!
Olá, Larissa
Você conseguiu essa informação diretamente com a empresa? Achei um telefone do escritório da empresa no Brasil: Sky Airline (Tel +55 11 4949 0900)