atualizado em:

Roteiro de três dias em Lima

Mais uma série especial vai chegando ao fim aqui no Sundaycooks e com ela uma sugestão camarada de roteiro de […]

por Natalie Soares outros artigos do autor
atualizado em:

Mais uma série especial vai chegando ao fim aqui no Sundaycooks e com ela uma sugestão camarada de roteiro de três dias em Lima com todos os posts e dicas que publicamos sobre a cidade. Calma, calma, ainda temos muita informação para escrever sobre outros destinos mais ao sul do Peru 😀

Este roteiro compila as principais atrações de Lima, nossas dicas de restaurantes e hotéis, bem como informações sobre transporte e compras na cidade 🙂

Como ir do aeroporto ao centro de Lima - Plaza de Armas

Onde ficar em Lima

Dicas de hospedagem e informações sobre quais são os melhores bairros para se hospedar, você encontra nesses posts bem detalhados:

Onde ficar em Lima e quais os melhores bairros?

Dicas de hotéis em Lima: do básico ao luxo

Ofertas de hotéis em Lima

Roteiro de três dias em Lima no Peru

Ao chegar em Lima, duas dúvidas surgirão rapidamente: uma sobre qual moeda levar e a outra sobre como se locomover na cidade. Mas não se preocupe, todas as dicas estão aqui 😉

Veja nossas dicas sobre moeda local:

Qual moeda levar para o Peru?

Como comprar moeda com desconto e o melhor câmbio?

Como o transporte público em Lima não é muito eficiente, o ideal é utilizar os táxis (que são bem baratinhos) como explicamos abaixo:

Técnicas de Negociação de Táxi em Lima

Como ir do aeroporto ao centro de Lima?

Como ir do aeroporto ao centro de Lima - Táxis

Dia 1 – Centro histórico de Lima e arredores

Check-in feito, é hora de começar a conhecer a cidade 🙂

Centro Histórico

Comece seu dia visitando o centro histórico de Lima. Ele já sofreu muito com terremotos, incêndios e descasos políticos, mas suas construções clássicas coloniais estão sendo, aos poucos, restauradas enquanto o policiamento na região é reforçado.

Como ir do aeroporto ao centro de Lima - Plaza de Armas 2

A bela Plaza de Armas deve ser seu ponto de partida. Conheça com calma o Palácio Episcopal e a Catedral de Lima – exemplos marcantes do barroco peruano – e o Palácio do Governo, sempre cercado por militares. De lá, siga para o Museu Bodega y Quadra que conta a história da cidade desde suas ruínas mais antigas até os objetos de famílias tradicionais encontrados por ali.

Praça de Armas de Lima

À direita da Plaza de Armas fica um dos patrimônios da Unesco e pontos mais diferentes e curiosos do centro de Lima: a Basílica Menor e Convento de São Francisco o Grande, onde se encontram grandes catacumbas cobertas por ossadas.

Palácio Episcopal e Catedral de Lima

A Bela Plaza de Armas de Lima

O novo Museu Bodega y Quadra de Lima

Os museus interessantes da região

Em um dos prédios históricos do centro de Lima fica o interessante museu do Banco Central de Reserva del Perú. Seu acervo traz um resumo da história da arte no país, passando por peças arqueológicas dos períodos incas e pré-incas até pinturas do século XIX e XX.

Só o prédio e o jardim que envolve o museu MALI já valem a visita. Com uma proposta interessante que mescla salas com obras bem contemporâneas e acervos arqueológicos, o museu é o endereço certo para grandes exposições temporárias.

Roteiros culturais em Lima: os melhores museus da cidade

Roteiro Cultural em Lima - MALI

Mercados de Lima

Uma visita à capital peruana não está completa sem uma passadinha pelos tradicionais mercados da cidade. Com pouco tempo disponível, sugiro uma visita ao Mercado de Surquillo, prato cheio para quem é curioso, para quem curte gastronomia e para quem quer conhecer outros hábitos. No mercado você encontrará uma variedade incrível de grãos, temperos e frutas de sabores ricos e inusitados.

Visitando os Mercados de Lima

Depois de um longo dia, a dica é descansar e aproveitar um dos principais atrativos de Lima: a boa gastronomia. Se você gosta desse assunto ou quer conhecer os melhores restaurantes da cidade, leve o post abaixo na bagagem e divirta-se provando cada novo sabor 😀

Onde comer bem em Lima: dicas testadas e aprovadas

Dia 2 – Ruínas pré-incas, Museu Larco e Miraflores

Museu Larco

Um roteiro por Lima não estaria completo sem uma visita ao Museu Larco, considerado um dos mais importantes acervos do país. São mais de 3 mil anos de história peruana retratados através de diversos tipos de objetos arqueológicos.

5 Programas imperdíveis em Lima - Museo Larco

Querendo aprofundar-se no tema arqueologia, siga para o Museo Nacional de Antropología, Arqueología e Historia del Perú que fica próximo ao Museu Larco 😉

Museu Larco em Lima: tradição e cultura peruana

Aceita uma sugestão de lugar incrível para almoçar? A fome deve aparecer depois dessa chuva de informações históricas, então pegue um táxi até o restaurante El Mercado, um dos nossos endereços favoritos na cidade. Assim você estará pronto para visitar Miraflores e as outras ruínas dessa região.

Restaurantes em Lima para comer bem - El Mercado 2

Ruínas pré-incas

Entre San Isidro e Miraflores ficam dois endereços muito interessantes para quem quer conhecer mais sobre a cultura pré-inca e as ruínas históricas de Lima: Huaca Pucllana e Huaca Huallamarca. Os passeios são complementares e mostram aspectos de diferentes culturas, suas arquitetura e organização social.

Sítios Arqueológicos de Lima: Huaca Pucllana, Huallamarca e Pachacámac

Pachacámac, perto de Lima, por que não recomendamos o passeio

sitios arqueológicos de lima: Huaca Pucllana - sacerdotes

Para terminar o dia, nada melhor do que aproveitar o pôr do sol de frente para o mar no Parque do Amor, todo inspirado nas obras de Gaudí.

Hotéis em Lima: do básico ao luxo - Parque del Amor

Ao lado do parque fica um dos shoppings mais bonitos da cidade e endereço favorito de muitos turistas: o Shopping Larcomar.

Dicas de compras em Lima

O que fazer em Lima: outras atrações

Hotéis em Lima: do básico ao luxo - Vista do Shopping Larcomar / Restaurante Rosa Nautica ao fundo

Na hora do jantar é só escolher uma sugestão da nossa lista de testados e aprovados :mrgreen:

Onde comer bem em Lima: dicas testadas e aprovadas

Restaurantes de Lima: outros restaurantes badalados

Tanta – um ótimo restaurante do Gastón em Lima

Dia 3 – Barranco, Museu Oro, Tour de Bike e gastronomia

Você pode começar seu último dia na cidade visitando o Museu Oro, um pouco mais afastado do burburinho da região de San Isidro e Miraflores, e de lá seguir até o renovado e descolado bairro de Barranco.

Uma visita ao MATE e uma volta pelos bares, restaurantes e lojas do bairro Barranco também não poderiam ficar de fora desse roteiro, pois é nessa região que está o melhor da vida boêmia limenha, além das lojas mais descoladas da cidade. É lá também que fica o Hotel B, um hotel com um conceito “arte-boutique” onde é possível, mesmo que você não seja hóspede, curtir um bom drink em meio a belas obras de artistas locais e renomados 😉

Dédalo: uma loja de artesanatos em Lima pra lá de legal

MATE: Museo Mario Testino de Lima, o endereço da arte e da fotografia

5 programas essenciais em Lima

Museu Mario Testino de Lima - Café

Sobrando tempo na sua programação, há vários passeios diferentes em Lima como tours de bicicleta por Miraflores, voos de parapente e aulas de gastronomia 😛

Veja também:

O que fazer em Lima: outras atrações

Cenas de Lima

Para entender Lima

O que fazer numa longa conexão em Lima?

Museu Mario Testino de Lima - Peru 3

Lima combina com?

Lima é a porta de entrada às cultura inca e pré-inca. Como está praticamente no meio do país, ela combina com todas as cidades, como Cusco, Machu Picchu, Valle Sagrado, Arequipa, Puno e até com o norte do país como Trujillo e Chiclayo 😉

Como ir de uma cidade a outra no Peru?

Dicas para montar uma viagem redondinha pelo Peru 🙂

Como ir de Lima a Cusco e Machu Picchu?

 Qual o seu roteiro preferido pela capital peruana?

Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros do Peru \o/

Assine nossa newsletter!

Comentários