atualizado em:

Museu Larco em Lima: tradição e cultura peruana

Fundado em 1926, o Museu Larco é dono de um acervo de mais de 45 mil obras e objetos.

por Natalie Soares outros artigos do autor
atualizado em:

O Museu Larco é considerado um dos principais museus de Lima. São 5 mil anos de desenvolvimento da história peruana retratados através dos mais diversos tipos de objetos arqueológicos. Sua exibição em ordem cronológica facilita a compreensão de muitos aspectos das culturas pré-inca e inca.

Museu Larco de Lima, Peru - 02

O Museu Larco

45 mil obras? Um dia apenas para conhecer tudo isso?

Não se assuste, o museu não é grande e nem monótono. Na verdade, ele é uma ótima maneira de você começar a compreender os povos que fizeram parte da história do Peru, um país de tradições muito ricas e diferentes da nossa.

Viaje pelo Peru com o Sundaycooks

Quer viajar sem preocupações pelo Peru?

Nós preparamos um roteiro incrível e uma grande novidade que vai simplificar tudo para você! 😀

> Conheça nosso tour exclusivo e prepare suas malas!

O Fred costuma dizer que o Museu Larco deve ser sua primeira e última parada numa viagem pelo Peru. Primeira para ser a introdução às culturas e última para que você possa rever, de maneira mais organizada, tudo o que aprendeu.

Museu Larco de Lima, Peru - 04

Os antigos povos peruanos honravam a seus deuses com oferendas e cerimônias e costumavam fazer cultos a seus mortos. Como a morte sempre teve um papel importante para diversas culturas muitas das obras que admiramos hoje foram utilizadas como objetos cerimoniais e oferendas funerárias.

Museu Larco de Lima, Peru - 05

Museu Larco de Lima, Peru - 07

A trilogia Inca

O Condor (representate do mundo superior), o Puma (representate do mundo terrestre) e a Serpente (representante do mundo subterrâneo) são considerados os três animais sagrados do antigo Peru, formando a chamada trilogia inca dos três mundos.

Você perceberá a presença dessa trilogia cada vez mais forte à medida que visita Cusco, o Valle Sagrado e Machu Picchu durante sua viagem pelo Peru. Em diversos momentos a simples presença de formas que lembram 3 degraus de escadas indica a ligação entre esses mundos.

Museu Larco de Lima, Peru - 03

Museu Larco de Lima, Peru - 10

A sala mais controversa do Museu Larco

Uma das alas do Museu Larco costuma chamar a atenção, tanto pelo seu conteúdo, quanto pelas reações inusitadas de quem a visita.

A sala destinada às artes eróticas das culturas antigas do Peru mostra peças curiosas que contam um pouco da relação dos povos pré-incas e inca com seus corpos e sua sexualidade. É inevitável não ter alguma reação ao entrar na sala, seja um pequeno rubor na face, sejam risadas escondidas em frente a algumas peças mais polêmicas.

Museu Larco de Lima, Peru - 13

Museu Larco: um oásis dentro de Lima

O Museu Larco é um oásis no meio da loucura do cotidiano de Lima. Ele fica num belo casarão do século 18 e suas obras realmente o tornam único entre os museus, não somente do Peru, como de toda América do Sul.

Museu Larco de Lima, Peru - 11

Ao final da sua visita, não deixe de passar pelo café do museu, do chef Gastón Acurio, cuja decoração é delicada e a comida saborosa (o crème brulée é muito bem feito). Se estiver muito frio, eles ainda oferecem até uma matinha pra você se cobrir. Achei simpático 😉

O restaurante costuma ficar lotado na hora do almoço, por isso é interessante fazer uma reserva.

Museu Larco de Lima, Peru - 12

Museu Larco

  • Endereço: Av. Bolívar 1515, Pueblo Libre, Lima
  • Site: museolarco.org
  • Horários: todos os dias, das 9 às 22h
  • Ingressos: 30 soles
  • Visitas guiadas: o museu oferece visitas guiadas com pesquisadores e historiadores peruanos. Para fazer uma reserva, escreva para [email protected]

Assine nossa newsletter!

Comentários