No Peru, assim como no Brasil, a gastronomia domina com perfeição a arte de nos sensibilizar com suas belas crônicas. E Lima é a capital gastronômica da America Latina, onde um almoço ou jantar se tornam um programa incrível para quem gosta de comer bem.
Dedicar um tempo do seus dias em Lima para conhecer parte dos seus famosos restaurantes é um programa tão rico quanto visitar os principais museus e atrações da cidade.
Leve esse texto com você, não deixe de conferir nossas dicas de restaurantes, bares e cafés – testadas e aprovadas – e bon appetit.
Ingressos, passeios e tours pelo Peru:
Índice de restaurantes em Lima
A cultura gastronômica do Peru
“Aquí en Perú, la tentación se disfraza de cebiche tradicional.”
Do popular ceviche à típica chicha morada, a comida peruana não é um item de moda ou uma nova sensação da cultura latino-americana. Ela é muito mais do que isso. É um ponto que une o país. Desde os mais humildes, até os mais abastados, todos dividem o mesmo prazer e orgulho pelos seus pratos típicos, vide o Mistura, famoso festival gastronômico que toma as ruas de Lima todos os anos.
Entre tantas coisas que o Peru me ensinou, uma delas foi, sem dúvidas, valorizar nossas raízes, nossos pratos e todas as histórias que eles nos contam.
Miraflores: opções infinitas
Miraflores é melhor bairro para se hospedar em Lima. Talvez por isso também concentre inúmeras opções de restaurantes, desde franquias peruanas até os endereços mais estralados.
Central
Comida é afeto?
E quando um prato que você nunca provou traz lembranças da sua infância? Isso é mágico. Sublime até.
Ao tentar criar momentos e sensações como esses que a cozinha contemporânea têm se reinventado. É essa conexão com experiências passadas que me fazem curtir, cada dia mais, o mundo da gastronomia. Digo isso porque nunca imaginei provar um ceviche com calda quente tão rico em sabores como o do Central. É para desejar o teletransporte todo santo dia.
Hoje o chef Virgilio Martínez, dono do Central, investe muito do seu esforço pesquisando novos ingredientes peruanos, o que se reflete num menu cada vez mais inventivo e diferente de qualquer outro que você possa imaginar. É um trabalho único e merece liderar muitas listas como um dos melhores restaurantes do mundo.
Ah! Fazer a reserva com antecedência é importante, pois a casa anda mais famosa do que nunca e os poucos lugares no salão são muito concorridos.
Assista ao capítulo de Chef’s Table na Netflix para conferir o extenso e belo trabalho de pesquisa do Virgilio e sua irmã Malena, diretora de pesquisa do Central.Central
- Endereço: Calle Santa Isabel 376, Miraflores
- Site: centralrestaurante.com.pe
- Horários: Almoço: de segunda à sábado, das 12h45 às 15h. Jantar: das 19h45 às 23h15. Fechado aos domingos
- Faixa de preço: Menu degustação começa em 481 soles
- Reservas: central.meitre.com
El Mercado
Um dos meus restaurantes favoritos no Peru.
O El Mercado do chef Rafael Osterling em Lima é pura e simples comida peruana cotidiana feita de maneira primorosa. Do tacu tacu de frutos do mar, de comer rezando, ao polvo grelhado com cogumelos (o único lugar que o Fred come essa iguaria), é como se todos os pratos tivessem alma.
O menu extenso é uma ótima oportunidade de provar a saborosa cozinha do Rafael sem gastar muito. Quem sabe você não encontra com o chef testando alguma receita nova por lá?
Fiquei morrendo de vontade de provar o menu degustação do restaurante Rafael, o mais conceitual do chef. Sempre arranjando uma desculpa boa para voltar ao Peru!El Mercado
- Endereço: Av Hipólito Unanue 203, Miraflores
- Site: rafaelosterling.pe
- Horários: de terça à domingo, das 12h30 às 17h. Fechado às segundas
- Faixa de preço: é impossível provar só um prato. Considere gastar algo em torno de 70 – 80 soles por pessoa
- Reservas: [email protected]
Popular
Ganhador disparado na categoria “melhor vista”.
No belo Shopping Larcomar, o Popular tem janelas enormes de vidro com uma bela vista para o Pacífico e para o restaurante turistão Rosa Náutica. Além de pratos peruanos famosos, a casa também serve sanduíches, saladas, ceviches e aperitivos para compartilhar. O serviço, infelizmente, não fica à mesma altura do ambiente.
Restaurante Popular
- Endereço: Shopping Larcomar. Malecón de la Reserva 610, Miraflores
- Site: facebook.com/PopularDeAquiYDeAlla
- Horários: todos os dias, das 9h às 0h
- Faixa de preço: 40 soles
El Pan de la Chola
A melhor padaria de Lima.
Além do café da manhã e do brunch, o El Pan de la Chola é um endereço perfeito para um café no final da tarde ou uma pausa rápida entre um passeio e outro.
Planeje sua viagem:
Sua produção é completamente artesanal e até a farinha é moída no local. Os ingredientes são todos peruanos e vindos de pequenos produtores, como o café que vem da amazônia e o iogurte que também é caseiro. O sanduíche de queijo derretido naquele pão aerado de fermentação natural é sensacional.
El Pan de la Chola
- Endereço: Av Mariscal La Mar 918, Miraflores
- Site: facebook.com/elpandelachola
- Horários: de segunda a sábado, das 8h às 22; aos domingos das 9h às 18h
- Faixa de preço: 15 soles
Panchita
Outro sucesso praticamente instantâneo do garoto-propaganda do Peru, Gastón Acurio.
O Panchita, em Miraflores, serve pratos tradicionais da cozinha criolla, que foi influenciada pelos escravos que viveram no período colonial para Lima. Além de uma ilha de saladas para comer à vontade, os clássicos da casa passam pelos anticuchos – um espetinho mais elaborado de carne, preparados com vegetais no fogo aberto – e pelo pastel de choclo – uma torta cuja massa é feita com aquele milho grandão.
Os pratos são enormes e é possível compartilhar com outra pessoa tranquilamente. Esse é um bom lugar para conhecer uma cozinha típica do país, mas com um tempero menos conhecido por nós.
Panchita
- Endereço: Calle 2 de Mayo 298, Miraflores
- Site: panchita.pe
- Horários: de terça a sábado, das 12h às 0h; domingo das 12h às 18h; segunda das 12h às 23h
- Faixa de preço: os pratos principais vão de 29 a 89 soles
Dolce Capriccio
Um bom expresso Illy e fatias generosas de bolos de frutas, chocolate e doce de leite.
Essas e outras gostosuras fazem do Dolce Capriccio o endereço certo para quem não resiste a um doce no final da tarde.
Dolce Capriccio
- Endereço: Calle 2 de Mayo 701, Miraflores
- Site: dc.com.pe
- Horários: de segunda a sexta, das 8h às 22h; sábado e domingo, das 9h às 22h
- Faixa de preço: 15 soles
Pescados Capitales
“Dios ha hecho los alimentos y el diablo, la sal y las salsas.” James Joyce
Na categoria de restaurante mais turistão, mas que ainda merece ser citado, o Pescados Capitales lidera a lista. Seu cardápio, como o próprio nome indica, apresenta diversas variedades de ceviches e pratos elaborados com peixes e frutos do mar, além de utilizar os diferentes tipos de batatas e milhos peruanos.
Pescados Capitales
- Endereço: Av Mariscal La Mar 1337, Miraflores
- Site: pescadoscapitales.com
- Horários: segunda a sábado, das 12h30 às 23h; domingo das 12:30 às 17h
- Faixa de preço: entre 80 e 120 soles
Comentários
Olá, gostaria de saber se teriam dicas de restaurantes para uma celíaca.
Obrigada.
Oi Agnes, infelizmente não temos uma indicação específica, mas lembro de ver na maioria dos restaurantes opções diferentes e em quase todos você também pode pedir um prato que não tenha glúten, nem que seja preparado especialmente para você 🙂