atualizado em:

Como andar de táxi em Lima? Preços e técnicas de negociação

Quanto custa o táxi em Lima? Como negocio o preço? O trânsito é caótico mesmo? Essas e muitas outras perguntas você vê aqui, neste artigo.

por Natalie Soares outros artigos do autor
atualizado em:

O transporte público em Lima é complicado e limitado. O trânsito caótico segue suas próprias regras e alugar carro no Peru não é viável. Por isso, a melhor maneira de se locomover na capital peruana é de táxi (o que, por si só, é uma aventura à parte).

Aqui neste artigo você encontrará desde listas de preços de táxi em Lima (do aeroporto até Miraflores e de lá até Barranco e o centro da cidade), até um tutorial bem didático com as dicas de negociação, passando pelos nomes das empresas de transporte mais comuns.

Viaje pelo Peru com o Sundaycooks

Quer viajar sem preocupações pelo Peru?

Nós preparamos um roteiro incrível e uma grande novidade que vai simplificar tudo para você! 😀

> Conheça nosso tour exclusivo e prepare suas malas!

Ah, está procurando informações sobre o Uber e Cabify no Peru? Temos também. Tudo para que sua viagem por Lima seja tranquila e sem perrengues.

Como negociar táxis em Lima e no Peru - 06

Como andar de táxi em Lima?

O serviço é oferecido em grande abundância e você pode conseguir um táxi em Lima e em Cusco diretamente na rua, pedindo para seu hotel ou restaurante, ligando para os números das empresas, usando aplicativos de transporte privado (como Uber ou Cabify) ou ainda contratando uma empresa de transporte executivo (chamado de remise).

As corridas são sempre muito baratas e nunca devem ultrapassar os 35 soles dentro do perímetro urbano de Lima. Já de e para o aeroporto, as tarifas ficam na casa dos 60 soles.

Como a oferta de carros é vasta, o estado de cada um pode variar e muito: desde modelos mais novos até automóveis díginos do quadro Lata Velha. Você vai reparar que cada táxi tem uma cor diferente, mas geralmente são amarelos, brancos ou pretos. Uma coisa é comum em quase todos: várias faixas reflexivas em branco e vermelho nas laterais.

Como negociar táxis em Lima e no Peru - 05

Ao andar nas ruas, os motoristas passarão chamando sua atenção a todo custo, mas não se intimide. Ao achar um veículo que lhe agrade (de preferência mais novo), dê sinal para ele parar e apresente o endereço completo.

Antes de entrar no táxi, é importante que você pergunte o valor da corrida e depois negocie para baixar o preço. Sempre. Não se preocupe, ao final deste texto está o nosso famoso Guia Sundaycooks de Negociação de Táxi em Lima (e no Peru em geral).

Para táxi privativo ou agendamento de corridas por telefone, tente a Lima Cabs ou a Taxi Satelital (que tem um aplicativo bem ao estilo do nosso 99 táxis). A empresa mais recomendada que opera no aeroporto é a Táxi Green, mas todas que estão lá são parecidas. Mesmo pedindo por telefone, negocie a corrida, pois nesses casos o taxista não aceitará negociação.

Como negociar táxis em Lima e no Peru - 04

Como negociar o preço dos táxis em Lima?

Os táxis no Peru não trabalham com taxímetro, por isso é importante perguntar e barganhar o preço antes de entrar. Se fizer depois, o taxista poderá te cobrar mais caro e a negociação vai ser mais complicada.

Como temos essa cara de turista, as corridas serão mais caras e sempre haverá margem para desconto. Em alguns casos a diferença pode ser grande, dependendo da sua tática e do seu jogo de cintura.

Na hora do pagamento, tenha dinheiro trocado. É mais seguro e evita receber notas falsas de troco. Ah, e nenhum taxista aceita cartão.

Valores aproximados dos táxis em Lima:

  • Do aeroporto até Miraflores: 60 soles
  • De Miraflores para centro: 20-25 soles
  • De Miraflores para Barranco: 10-15 soles
  • Preço médio da maioria das corridas: entre 7 e 20 soles

Tendo como base esses números, você consegue saber se o taxista está cobrando muito caro para melhorar sua margem de negociação.

Todo esse clima pode causar confusão e inseguranças, mas não se desespere! Com o Guia Sundaycooks de Negociação de Táxi em Lima, seus dias na capital nunca mais serão os mesmos. E não é só issoooo!!!! (leia com voz de locutor da Polishop) As técnicas de negociação podem ser usadas em qualquer compra feita no país!!! ¿¿No es increíble??

Como negociar táxis em Lima e no Peru - 03

Usando Uber no Peru

Ufa! Que bom que a tecnologia evolui bem rápido. Em 2011, quando visitamos o Peru pela primeira vez, ainda não existiam os aplicativos de transporte compartilhado. Hoje em dia, eles são muito práticos e bastante comuns em Lima.

Se você não gosta de negociar ou prefere a comodidade de escolher seu carro, apps como Easy Táxi, Uber e Cabify são uma verdadeira mão na roda e funcionam super bem mesmo nos finais de semana e a noite.

Você pode usar a previsão de valor da corrida de Uber X como base nas negociações com os táxis.

Uber x Cabify no Peru

Pesquisamos várias rotas de Uber e Cabify para comprar os preços e descobrimos que vale mais a pena usar o Uber X do que o Cabify.

Guia Sundaycooks de Negociação de Táxi em Lima

Estrelando: Ingrid, no papel de taxista limeña, e Natalie Cara de Acabada, no papel de turista choramingona.

**Baseado em uma história real**

Resumo:

  1. Ao esperar o táxi, tente ficar do outro lado da rua do hotel ou na outra esquina.
    • Dessa maneira, o valor cobrado será menor do que se você estiver em frente ao hotel ou a alguma grande atração turística, como o shopping Larcomar. É, isso realmente faz a diferença.
  2. Quando estiver chegando um táxi, tente analisar se o carro está em boas (ou pelo menos razoáveis) condições
    • Ainda há muitos táxis caindo aos pedaços no Peru.
  3. Achou um táxi razoável?
    • Dê sinal e, antes de entrar no carro, diga para onde quer ir e pergunte quanto é.
  4. Que comecem as negociações!
  5. Pronto.
    • Negociação terminada, entre no táxi e pague no final da corrida.

 

Como negociar táxis em Lima e no Peru - 07

Pergunte quanto é a corrida até o local que você deseja.

Como negociar táxis em Lima e no Peru - 08

Barganhe, mas você não deve exagerar. 5 soles ou 1/3 do valor de desconto é um bom começo

Como negociar táxis em Lima e no Peru - 09

Não esqueça a carinha do gatinho do Shrek!

Como negociar táxis em Lima e no Peru - 10

Aguarde o taxista terminar de resmungar em um dialeto local.

Como negociar táxis em Lima e no Peru - 11

Se o valor estiver satisfatório, agradeça e entre no táxi.

Essa foi nossa experiência. Como foi a sua?

Assine nossa newsletter!

Comentários