Essa é uma das perguntas mais frequentes aqui no blog e tem uma das respostas mais fáceis também 🙂 Não. Não vale a pena alugar carro no Peru!
Minha intenção era acabar o post aqui, sério, mas a Natalie me convenceu a explicar um pouco mais sobre o assunto 😛
Por que não vale a pena alugar carro no Peru?
Primeiro, entenda que por “alugar carro” estou me referindo não só aos alugados, mas também à opção de levar seu próprio veículo para o Peru. E quando digo veículo, quero dizer carros, motos, bicicletas, camionetes e, por que não, caminhões. Em resumo, qualquer coisa em que você seja o motorista. Pensando bem, acho que aviões e helicópteros não sofrem com esses problemas
Viaje pelo Peru com o Sundaycooks
Quer viajar sem preocupações pelo Peru?
Nós preparamos um roteiro incrível e uma grande novidade que vai simplificar tudo para você! 😀
O trânsito é caótico e perigoso!
Se você acha o trânsito do Rio de Janeiro, de Belo Horizonte ou de São Paulo ruim, é porque você não viu o trânsito no Peru.
Na primeira vez que visitamos o país, ficamos muito assustados com o trânsito, confesso. Os carros freiam sempre em cima da hora e muitas vezes encostam nos carros ao lado. Lembra daqueles pegas em que um carro ia na direção do outro e o perdedor era quem desviasse primeiro? Pois então, os cruzamentos para os peruanos são assim, com a diferença de que ninguém desvia. Nunca. Era como ver Jesus a cada cruzamento >.<
Leia também:
Onde ficar em Lima e quais os melhores bairros?
Onde ficar em Cusco, Machu Picchu e Valle Sagrado?
Só esse primeiro contato já seria suficiente para eu lhe dizer que não vale a pena alugar carro no Peru de jeito nenhum, mas, depois da nossa segunda viagem ao país, e de muitos quilômetros de estradas, percebemos como o trânsito pode ser ruim para quem não está acostumado.
Foi no norte do Peru que percebemos que motos (e moto-táxis) são tratados, literalmente, como cachorros. Os carros não param de buzinar para que a moto vá para fora da pista (inclusive onde não há acostamento) e os ônibus e caminhões praticamente passam por cima deles sem dó.
Já para os carros, os ônibus e caminhões não dão passagem em momento algum, e, nas cidades, é normal ver 4 carros onde cabem apenas 2, tudo à base de muita buzina. É como se a buzina fosse um compactador natural do espaço-tempo. Ah, e a distância segura do carro da frente para eles é estar o mais colado possível, forçando a passagem onde não há espaço. Deve haver alguma competição entre eles pra ver quem cola mais nos carros à frente e ao lado, só pode.
E isso sem nem entrar no mérito de que muitas estradas são ruins, de pista única, cheias de curvas e sem muita sinalização. Lembre-se também da altitude (não a subestime) e do fato que que muitas regiões não têm postos de gasolina, sendo preciso abastecer o veículo diretamente com moradores da região.
Em Trujillo e Chiclayo nós vimos Jesus tantas vezes que já O estávamos chamando para uma partida de baralho.
Conclusão
Esse texto é propositadamente alarmista para que você possa saber o que lhe espera ao decidir alugar um carro por lá, entretanto tudo o que eu descrevi ali em cima foi o que passamos nos táxis, tours e ônibus de norte a sul do Peru.
Claro que algumas cidades têm o trânsito um pouco menos caótico (Cusco e Arequipa me pareceram até normais comparadas às outras), mas quer saber? Não vale a pena passar esse perrengue todo e arriscar arruinar suas férias só pelo prazer de alugar um carro (e eu adoro dirigir quando viajo).
Se você quer ter a oportunidade de conhecer lugares diferentes e parar para tirar fotos onde quiser, então contrate um tour privado, ande de táxi ou de ônibus no Peru. Assim você terá toda a vantagem de ter um carro à sua disposição, sem todo o estresse que isso lhe traria 😉
Se você já alugou ou usou um carro no Peru, deixe seu relato.
Aposto que deve ter sido uma aventura e tando 😛
Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros do Peru \o/
Comentários
Buzina parece o esporte nacional peruano. Se for em Cusco, tem apito dos guardas de trânsito, como opção.
Foi o trânsito mais louco que já vimos. O trânsito da Grande SP é organizado perto do trânsito peruano.
Não alugue carro em hipótese nenhuma! Resista à tentação…rs. Taxi é barato por lá.
Carro no Peru é sempre uma nova aventura 😀
Nossa, fiquei assustada. Estava pensando em ir de avião de SP para Lima e depois alugar um carro e seguir até cusco.
Oi Lidia. Alugar carro no Peru não é indicado, ainda mais pra fazer esse trajeto de mais de 20h. Algumas estradas são melhores, mas outras são terríveis, sem contar o trânsito nas cidades e a maneira de dirigir deles :/
Obrigada, Fred.
Boa tarde, estava pensando em alugar um carro no aeroporto de Lima para ir até Ica e para a reserva de Paracas, pois vou viajar com mais três pessoas, o que tornaria a viagem mais barata e facilitaria mais as coisas. Para ir até Ica e Paracas e depois voltar até Lima e devolver o carro no aeroporto o transito continua sendo complicado (não andaremos de carro dentro de Lima). Obrigado
É issmo mesmo, Lucas. No Peru inteiro o trânsito é terrível. Nas rodovias pode ter menos carros, mas o comportamento dos que existem são ruins como nas cidades e perto do aeroporto é uma confusão só.
Bom dia.
Recomendo o aluguel. Acabei de fazer esta viagem e vale a pena.
Na reserva de Paracas você vai tranquilamente no seu carro e faz mais uma economia.
Na ida, pode ir parando nas praias pelo caminho – não que possam ser comparadas às brasileiras, mas se tiver tempo sobrando ….. e serve para ir rapidamente para Ica.
Agora, fora isto você usa pouco o carro, Fiquei num hotel do lado do embarcadouro para as ilhas paracas e em Ica fiquei no oásis.
Cuidado na volta para o aeroporto. Se estiver em Ica, saia pelo menos 5 horas antes …..
Importantíssimo: Provavelmente você será parado uma ou duas vezes pela polícia rodoviária..
Garanta que você esteja com o farol baixo ligado. E quando for parado, mantenha sua mão sobre o interruptor do farol baixo.
O meu farol estava ligado e inexplicavelmente apareceu apagado …….
Já fui duas vezes de carro para o Peru saindo de Rio Branco no Acre. Moro em Manaus e não é tanta diferença assim do trânsito daqui para lá. Meu trajeto sempre foi até Cusco. Tomando cuidado não precisa ser tão alarmista. E confesso que vale a pena ir de carro por causa da estrada. Foi a estrada mais bonita que já viajei em toda minha vida. O trajeto entre Marcapata e Cusco é um espetáculo só.
Que bom que deu tudo certo na sua viagem, Guinter.
Também achei muito alarde. Para andar pelas estradas e super tranquilo. Nas cidades deixe o carro no hotel. Vale a pena. Já fomos de motorhome, motos e carros e não vimos nenhum problema como os relatados acima. O trânsito cosmopolita e ruim sim mas nas cidades use táxi e se divirta visitando todas as regiões de carro sem problemas.
Eliandro, eu prefiro pecar pelo excesso que pela falta dele, principalmente com relação à segurança. Fui para o norte do peru e, apesar de a parte asfaltada estar boa, era um deus nos acuda dos motoristas ultrapassando quando não podia, no meio das curvas e precipícios pra todo lado. Ninguém impede que você dirija por lá, mas EU, que gosto de dirigir em outros países, não recomendo.
Ja dirigi de lima ate o norte do Peru. Pela beleza e prazer a aventura, quero repetir assim que possível, quando li os relatos do Fred me vi em Lima, quem pode mais, chora menos… mas como disse, quero fazer isso mais uma vez e se minha saude permitir vou de moto.
Isso que é espírito aventureiro 😛 Algumas paisagens são de arrepiar, mas eu prefiro ficar vendo de dentro de um ônibus ou van com alguém dirigindo pra mim hehehe
Achei bem sensacionalista! O trânsito realmente é caótico mas não tão caótico quanto São Paulo. QUalquer um consegue dirigir no Peru basta ter cuidado.
Oi César.
Nós temos responsabilidade para com nossos leitores, e eu não vou recomendar que alguém alugue carro num lugar em que não é tranquilo nem prazeroso. Por isso não recomendamos que se dirija por lá. É muito estresse, muito trânsito e não vale a pena, já que o transporte público é tão barato. Quando estamos viajando, queremos tranquilidade. Já ouvimos muitos relatos de pessoas que estragaram a viagem porque alugaram um carro e de tantas outras que bateram por lá. Inclusive em junho eu estava lá e vi um casal de brasileiros bater o carro em Lima.
Eu dirijo em São Paulo e nunca vi carros tão próximos e gente tão ruim de direção quanto no Peru, principalmente em Lima, Cusco e Trujillo. Não é como aqui e nós não sabemos como os carros, tuktuks, onibus, caminhoes, etc se comportam por lá. Nas estradas, vale sempre a lei do mais forte e ultrapassagens perigosas são constantes.
Agora, cada um tem sua opinião, mas infelizmente aceitar a opinião dos outros hoje em dia está cada vez mais difícil, não é mesmo? Estamos sempre abertos a ouvir a opinião de todos, concordemos ou não, desde que sejam dadas com respeito e simpatia.
Ola, tô querendo passar 10 dias no Peru. Quero surfar em chicama e em outros picos, e tbm quero conhecer machu picchu. Poderia me dar algumas dicas e alternativas? Eu estava pensando em alugar carro, mas já desisti, hahahaha
Oi, Jorge.
Seu roteiro vai ficar meio pinga-pinga. Você precisará voltar até Trujillo de ônibus, de lá seguir de avião até Lima e depois de aviào novamente até Cusco — que é a porta de entrada para conhecer o Vale Sagrado e Machu Picchu.