Essa é uma das perguntas mais frequentes aqui no blog e tem uma das respostas mais fáceis também. Não. Não vale a pena alugar carro no Peru!
Por que não vale a pena alugar carro no Peru?
Primeiro, entenda que por “alugar carro” estou me referindo não só aos alugados, mas também à opção de levar seu próprio veículo para o Peru saindo do Brasil. E quando digo veículo, quero dizer carros, motos, bicicletas, caminhonetes e, por que não, caminhões.
O trânsito é perigoso!
Se você acha o trânsito do Rio de Janeiro, de Recife, de Belo Horizonte ou de São Paulo ruim, é porque ainda não conhece as ruas e estradas do nosso país vizinho.
Logo de cara, dá até pra se assustar com essa dinâmica meio maluca tipicamente peruana. Os carros freiam sempre em cima da hora e muitas vezes encostam nos veículos da frente. Lembra daqueles rachas onde um ia na direção do outro e o perdedor era quem desviasse primeiro? Pois então, a maioria dos cruzamentos no país é assim, com a diferença de que ninguém desvia. Nunca.
Planeje sua viagem:
Só esse primeiro contato já seria suficiente para dizer que não vale a pena alugar carro no Peru mas, depois da nossa segunda viagem, e de muitos quilômetros de estradas, percebemos como o trânsito pode ser prejudicial para quem não está acostumado.
Roteiro de viagem aprovado pelo Sundaycooks
Organizar uma viagem para o Peru pode parecer algo confuso, mas não se preocupe!
Nós testamos e aprovamos o pacote da Venturas para que você possa viajar mais tranquilo.
Na região norte do país, percebemos que motos (e moto-táxis ou tuk-tuks) não são minimamente respeitados. Os carros não param de buzinar para que a moto vá para fora da pista (inclusive onde não há acostamento) e os ônibus e caminhões praticamente os apertam sem nenhum cuidado.
Viajando pelo Peru:
Já os carros, os ônibus e os caminhões não dão passagem em momento algum e, nas cidades, é normal ver quatro carros onde cabem apenas dois. Tudo isso funciona à base de muita buzina. Ela desempenha um papel de compactador natural do espaço-tempo.
Ah! E a distância segura do carro da frente para eles é estar o mais colado possível, forçando a passagem onde não há espaço. Isso sem nem entrar no mérito das condições das estradas. Elas costumam ser apenas pista única, cheias de curvas, com pouco acostamento e sem muita sinalização.
Lembre-se também da altitude (não a subestime) e do fato de que muitas áreas mais isoladas não têm postos de gasolina, sendo preciso abastecer o veículo diretamente com moradores da região.
Esse texto é propositadamente alarmista para que você possa saber o que te espera ao decidir alugar um carro por lá. Tudo o que descrevi foi o que passamos nos táxis, tours e ônibus de norte a sul do Peru.
Tire suas dúvidas sobre Machu Picchu:
Claro que algumas cidades têm o trânsito um pouco menos caótico (Cusco e Arequipa me pareceram até normais comparadas às outras), mas quer saber? Não vale a pena passar esse perrengue todo e arriscar arruinar suas férias só pelo prazer de alugar um carro (e olha que eu adoro dirigir quando viajo).
Se você quer ter a oportunidade de conhecer lugares diferentes e parar para tirar fotos onde quiser, então contrate um tour privado, ande de táxi ou de ônibus. Assim você terá toda a vantagem de ter um carro à sua disposição, sem o estresse e a tensão que isso te traria.
Já alugou ou usou um carro no Peru? Compartilhe sua experiência com a gente!
Boa tarde!
Tenho 14 dias no peru e chego e saio de Lima. Gostaria de ir a Cuzco, nazca e aobrevoar as linhas. Você pode sugerir um roteiro legal? Não curto muito caminhadas longas…. 🙂
obrigada
Renata
Olá, Renata!
Você já deu uma olhadinha nesse post?
Temos algumas sugestões de roteiro passando por todas as cidades que você pretende visitar:
https://sundaycooks.com/dicas-para-montar-uma-viagem-pelo-peru-redondinha/
Comentário removido por faltar com respeito e infringir os termos de uso do site.
Achei bem exagerado isso, não vi muito disso por lá não.
Olá, Presi!
Ainda mantenho minha sugestão que não vale a pena alugar carro no Peru.
Não vão na desse povo falando que o post é alarmista e sensacionalista não pq é a total realidade, ontem eu demorei 10 minutos pra atravessar uma rua em Ica do tanto que é uma zona o trânsito daqui, ninguém respeita faixa, sinal, outro carro, nada. Se quiser ter pesadelos e arruinar sua viagem alugue um carro, é tiro certo. Tinha sensação de que o táxi ia bater a todo momento, mas eles estão acostumados a essa loucura, o trânsito daqui me lembrou a Índia pra vocês terem ideia, sigam a dica do blog e vai de táxi, ônibus, avião.
Muito obrigada pelas palavras, Fellipe!
Significam muito pra mim
oi Nati, obrigada pelo post tão esclarecedor. Nossa intenção era alugar carro, mas diante do seu relato rsrsrsrrs
Não sei se ainda não li no seu blog, mas é possivel fazer os trajetos de onibus? Se sim, qual empresa vc sugere?
Lima x Ica
Ica x Nazca
Nazca x Arequipa
Arequipa x Puno
Puno x Cusco
Obrigada 😉
oi Nati rsrsrs eu msm já respondo minha pergunta!
Encontrei todos os trechos na Cruz Del Sur, exceto Arequipa x Puno e Puno x Cusco. Acho que Puno saiu da rota das empresas, Vou tentar para Juliaca e depois vou para Puno …. mas ai o perrengue vai ficando maior né!
Oi, Maria.
Você pode tentar o trem que sai de Puno e vai para Cusco também 😉
Não esqueça de conferir a tarifa de avião… as vezes pode ser que acabe compensando.
(e Juliana fica relativamente perto de Puno, caso você precise pegar o ônibus por lá mesmo)
Oi, Maria
Realmente vale dar uma conferida em outros comentários dos leitores que também viajaram pelo Peru e tiveram a mesma sensação que eu. Não vale a pena alugar carro pelo país.
Alguns trechos você pode fazer de avião com voos internos e outros de ônibus. É relativamente tranquilo e menos perrengue do que parece. As coisas vão funcionando de uma maneira única.
Os valores estão um pouquinho desatualizados, mas neste post você encontra as rotas de ônibus no Peru e algumas dicas para viajar por terra pelo país:
https://sundaycooks.com/dicas-viajar-onibus-peru-melhores-empresas/
Olá Maria, também estou na mesma situação. A única linha Arequipa-Puno da Cruz Del Sur chega em Puno às 4:30. O que fazer até amanhecer e ter uma diária em hotel com crianças (vou com duas)? kkkk. Queria um ônibus que chegasse pela manhã em Puno. Já de Puno para Cusco vamos fazer com o trem, que estamos esperando ansiosos, por falarem que é um trajeto muito lindo. Quem sabe vamos nos ajudando 🙂
Oi, Giliane.
A solução é pagar a diária da noite anterior em Puno, assim quando você chegar de madrugada o quarto já estará disponível para vocês.
Boa viagem!
Nossa, não acho o post nada alarmista não…. Acabamos de alugar um carro em Lima e o perrengue já começou no ato do aluguel, no aeroporto. Foi difícil achar o local de retirada do carro, e depois esperamos mais de quinze minutos sem ninguém aparecer para entregar o carro (isso passando um baita frio…). Depois de ligarmos várias xx no número fornecido pela empresa, apareceu um funcionário que estava dormindo dentro de um dos carros! (🙈). O trânsito em Lima é essa loucura mesmo, buzinas ilimitadas, “finas” no seu carro o tempo todo, sinalização insuficiente. Na estrada (fomos de carro até Paracas/Huacachina) foi tranquilo na ida, mas ai tem a dor de cabeça de chegar de carro a essas cidades, pois o carro é atacado por pessoas oferecendo passeios, vagas para estacionar, deixam a gente tonto. E em todos os lugares alguém cobra pra deixar você estacionar na rua. E na estrada na volta um caminhão simplesmente invadiu a pista sem qualquer aviso prévio, e ainda fez sinal de que nós devíamos ter visto que ele ia entrar… realmente acho que vale uma boa reflexão antes de alugar carro lá. Só se valer muuuito a pena para o passeio programado, porque o estresse pode ser grande.
Obrigada pelo seu relato, Ana!
Realmente é o maior stress alugar carro no Peru. Não recomendo.
Olha, eu voltei do Peru a 2 semanas, e não conseguia expressar em palavras a questão do trânsito, apenas que ele é caótico!
E lendo o texto cheguei a rir algumas vezes, pois você descreve exatamente como é o trânsito peruano! É aquela coisa de quem chega primeiro, não existe gentileza no trânsito e buzina é “compactador natural do espaço-tempo” kkk… nunca ouvi tanta buzina em toda a minha vida! Recomendo realmente não correr riscos, para não transformar a viagem que, na teoria é para “fugir do stress”, virar em “puro stress”… e mesmo sendo pedestre, não descuide! Atenção sempre!!!