Mesmo que esta não seja a sua intenção, você acabará fazendo compras no México, principalmente em Cancún e na Capital Federal 😉 Para nossa alegria, o país conta com o mesmo esquema de Tax Free que encontramos na Europa, ou seja, você consegue receber de volta parte do imposto pago em suas comprinhas \o/
Como conseguir o Tax Free/Tax Refund no México?
Assim como na Europa, o Tax Free ou Tax Refund é feito nos aeroportos, antes de voltar ao Brasil e não diretamente na loja como acontece com o El Corte Inglés na Espanha. Isso não é necessariamente um problema, mas é preciso guardar todos os comprovantes e notas fiscais até o fim da viagem para não ter problemas na hora de pedir o reembolso do IVA (o imposto do México).
Além disso, há pelo menos duas empresas que fazem o Tax Free/Tax Refund, cada uma com sua cartela de lojas afiliadas: Tax Back e Yvesam.
Pedir o reembolso dos impostos é relativamente simples – depois de entender o processo, claro 😛
1 – Verifique se a loja que você está comprando participa de algum desses programas
Geralmente as lojas têm adesivos em suas portas e janelas indicando se participam de algum programa de Tax Free / Tax Refund, mas, caso não tenha, não custa perguntar para algum funcionário. Quem sabe você não dá sorte?
Se estiver na dúvida, pergunte se eles têm: Tax Free, Tax Back, Tax Refund, Devolición de IVA.
Veja também:
Onde ficar na Cidade do México: os 3 melhores bairros
2 – Faça as compras e guarde as notas fiscais e recibos dos cartões utilizados
Essas notas e recibos serão necessários quando você fizer o pedido de reembolso já no aeroporto. Guarde-os com cuidado e de preferência grampeados por loja para não perder muito tempo depois para preencher os formulários.
3 – Tire cópias dos seguintes documentos
Você precisará apresentar as cópias dos seguintes documentos para realizar o pedido de reembolso de impostos no México:
- Passaporte
- Cartão de embarque
- Formulário de Imigração (FMM): Aquele papel que foi entregue assim que você entrou no país
- Algumas empresas aéreas retém esse papel quando você faz o check-in
- Notas fiscais e comprovantes de cartão de crédito (quando for o caso) das suas compras
4 – Preencha os formulários de devolução de IVA e entregue-os no guichê da empresa correspondente no aeroporto
Algumas lojas podem até já entregar o formulário de devolução de IVA preenchido, mas isso não é muito comum. Potanto, no momento do pagamento, já peça o formulário ao funcionário e aproveite para perguntar sobre seu preenchimento. Assim você já garante que está com todos os recibos e notas fiscais necessários.
5 – Aguarde o reembolso \o/
Os reembolsos das compras feitas no cartão de crédito serão devolvidos, em aproximadamente 40 dias, na própria fatura. Já se as compras foram feitas em dinheiro (en efectivo), você receberá a devolução do IVA na hora também em dinheiro.
Localização das empresas para pedir o Tax Free / Tax Refund
Ambas as empresas estão nos maiores aeroportos do México como o Aeroporto Internacional da Cidade do México e o Aeroporto Internacional de Cancún, portanto, basta chegar ao balcão de informações e perguntar onde está o guichê mais próximo. Note que alguns ficam dentro das áreas de embarque.
Limites para receber a devolução do IVA no México
Itens que não participam do programa:
- Serviços como hotéis e restaurantes
- Itens não tributáveis como comida, bebidas não alcoólicas, livros e remédios
Valores mínimos para obter a devolução do imposto:
É preciso gastar pelo menos 1200 MXN (R$ 200) em uma mesma loja para que você tenha direito a pedir o Tax Free / Tax Refund. Felizmente isso não precisa ser feito em uma única compra, permitindo que você junte as notas e recibos de várias compras diferentes da mesma loja até atingir o limite.
Caso as compras tenham sido feitas em dinheiro, o limite de devolução é de 3000 MXN (R$ 500) por pessoa. Já se você fez as compras no cartão de crédito, não há limites para o reembolso do IVA.
Taxas cobradas pelas empresas de Tax Free / Tax Refund
Infelizmente você não receberá 100% do imposto pago, pois as empresas ficarão com 35% desse valor como taxa administrativa. Ou seja, a cada 100 MXN de imposto a receber, a empresa ficará com 35 e você receberá apenas 65 de volta. Não é o melhor dos cenários, mas é melhor do que nada, né? 😉
Se você já usou esse tipo de serviço, conte-nos como foi 🙂
Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros do México \o/
Empresas de Tax Free / Tax Refund no México
[one_half]
Tax Back
Alguns endereços:
Aeroporto Internacional da Cidade do México
Aeroporto Internacional de Cancún
[/one_half]
[one_half_last]
Yvesam
Alguns endereços:
Aeroporto Internacional da Cidade do México
Aeroporto Internacional de Cancún
[/one_half_last]
Comprei muito no México no 2º semestre de 2017 e saí do país em dezembro. Já estamos em abril e até agora não recebi nada! Uma bagunça completa. Não se enganem! Ver esse dinheiro é a mesma coisa que esperar espírito público do Congresso Nacional.
Poxa, que chato, Silva!
Eles não te passaram nenhuma posição sobre seu caso?
Colegas, estive em Cancun em outubro /2017 e no dia 29.10.2017 entrei com pedido devolução do imposto no escritorio do taxfree localizado no Aeroporto Internacional de Cancun e até
o momento também não recebi o valor cartão de crédito e fazem mais de 4 meses e nada.
Efetuei a consulta no site e continua em processo de pagamento.
É umã enganação pois falaram que reembolso se dava em 40 dias e já se passaram 120 dia e nada.
Que estresse! O jeito é continuar tentando. Infelizmente esse não é o primeiro comentário que recebemos reclamando do sistema de Tax Free do México 🙁
Olá,
Li a lei mexicana e me restou uma dúvida: o limite de MXN 3,000, no caso de pagamentos em dinheiro, é um limite do valor total da compra ou limite para devolução?
Explico: pretendo comprar um iphone de MXN 25,000. O IVA seria aprox. MXN 2,500.
Então posso comprar em dinheiro? Porque a compra é superior a 3mil, mas o reembolso não.
Pergundo isso porque quero fugir do IOF do cartao de credito (que torna o tax back menos atrativo).
Obrigado
Oi Oscar. Eu não tenho ideia. Não vejo por que não poderia comprar o iphone no dinheiro, mas não sou advogado e não conheço as leis do país também. Se descobrir, por favor nos avise 🙂