Mesmo que esta não seja a sua intenção, você acabará fazendo compras no México, principalmente em Cancún e na Capital Federal 😉 Para nossa alegria, o país conta com o mesmo esquema de Tax Free que encontramos na Europa, ou seja, você consegue receber de volta parte do imposto pago em suas comprinhas \o/
Como conseguir o Tax Free/Tax Refund no México?
Assim como na Europa, o Tax Free ou Tax Refund é feito nos aeroportos, antes de voltar ao Brasil e não diretamente na loja como acontece com o El Corte Inglés na Espanha. Isso não é necessariamente um problema, mas é preciso guardar todos os comprovantes e notas fiscais até o fim da viagem para não ter problemas na hora de pedir o reembolso do IVA (o imposto do México).
Além disso, há pelo menos duas empresas que fazem o Tax Free/Tax Refund, cada uma com sua cartela de lojas afiliadas: Tax Back e Yvesam.
Pedir o reembolso dos impostos é relativamente simples – depois de entender o processo, claro 😛
1 – Verifique se a loja que você está comprando participa de algum desses programas
Geralmente as lojas têm adesivos em suas portas e janelas indicando se participam de algum programa de Tax Free / Tax Refund, mas, caso não tenha, não custa perguntar para algum funcionário. Quem sabe você não dá sorte?
Se estiver na dúvida, pergunte se eles têm: Tax Free, Tax Back, Tax Refund, Devolición de IVA.
Veja também:
Onde ficar na Cidade do México: os 3 melhores bairros
2 – Faça as compras e guarde as notas fiscais e recibos dos cartões utilizados
Essas notas e recibos serão necessários quando você fizer o pedido de reembolso já no aeroporto. Guarde-os com cuidado e de preferência grampeados por loja para não perder muito tempo depois para preencher os formulários.
3 – Tire cópias dos seguintes documentos
Você precisará apresentar as cópias dos seguintes documentos para realizar o pedido de reembolso de impostos no México:
- Passaporte
- Cartão de embarque
- Formulário de Imigração (FMM): Aquele papel que foi entregue assim que você entrou no país
- Algumas empresas aéreas retém esse papel quando você faz o check-in
- Notas fiscais e comprovantes de cartão de crédito (quando for o caso) das suas compras
4 – Preencha os formulários de devolução de IVA e entregue-os no guichê da empresa correspondente no aeroporto
Algumas lojas podem até já entregar o formulário de devolução de IVA preenchido, mas isso não é muito comum. Potanto, no momento do pagamento, já peça o formulário ao funcionário e aproveite para perguntar sobre seu preenchimento. Assim você já garante que está com todos os recibos e notas fiscais necessários.
5 – Aguarde o reembolso \o/
Os reembolsos das compras feitas no cartão de crédito serão devolvidos, em aproximadamente 40 dias, na própria fatura. Já se as compras foram feitas em dinheiro (en efectivo), você receberá a devolução do IVA na hora também em dinheiro.
Localização das empresas para pedir o Tax Free / Tax Refund
Ambas as empresas estão nos maiores aeroportos do México como o Aeroporto Internacional da Cidade do México e o Aeroporto Internacional de Cancún, portanto, basta chegar ao balcão de informações e perguntar onde está o guichê mais próximo. Note que alguns ficam dentro das áreas de embarque.
Limites para receber a devolução do IVA no México
Itens que não participam do programa:
- Serviços como hotéis e restaurantes
- Itens não tributáveis como comida, bebidas não alcoólicas, livros e remédios
Valores mínimos para obter a devolução do imposto:
É preciso gastar pelo menos 1200 MXN (R$ 200) em uma mesma loja para que você tenha direito a pedir o Tax Free / Tax Refund. Felizmente isso não precisa ser feito em uma única compra, permitindo que você junte as notas e recibos de várias compras diferentes da mesma loja até atingir o limite.
Caso as compras tenham sido feitas em dinheiro, o limite de devolução é de 3000 MXN (R$ 500) por pessoa. Já se você fez as compras no cartão de crédito, não há limites para o reembolso do IVA.
Taxas cobradas pelas empresas de Tax Free / Tax Refund
Infelizmente você não receberá 100% do imposto pago, pois as empresas ficarão com 35% desse valor como taxa administrativa. Ou seja, a cada 100 MXN de imposto a receber, a empresa ficará com 35 e você receberá apenas 65 de volta. Não é o melhor dos cenários, mas é melhor do que nada, né? 😉
Se você já usou esse tipo de serviço, conte-nos como foi 🙂
Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros do México \o/
Empresas de Tax Free / Tax Refund no México
[one_half]
Tax Back
Alguns endereços:
Aeroporto Internacional da Cidade do México
Aeroporto Internacional de Cancún
[/one_half]
[one_half_last]
Yvesam
Alguns endereços:
Aeroporto Internacional da Cidade do México
Aeroporto Internacional de Cancún
[/one_half_last]
Eu já usei o recurso, e é bem desse jeitinho como você descreveu, mas eu levei uns 3 meses pra receber. ???? abraços.
3 meses, Poliana?
Pelo menos o reembolso chegou 😉
obrigada pelo seu relato!
Eu fiz os procedimentos para receber o valor do imposto no meu cartão de crédito e deu tudo certo. Em 30 dias foi creditado no cartão. Aliás, achei esse sistema de tax free do México o mais simples de todos os lugares que já visitei até hoje.
Algumas coisas realmente vale a pena comprar. Comprei um Apple TV no Shopping Antara Polanco, e em função de ter esta devolução de imposto, saiu mais barato do que o valor que eu teria pago nos EUA. Claro isto com o câmbio em 2012, não sei como seria agora, só fazendo a conta pra saber 😛
até mais!
Jura, Érika?
Poxa, que bacana saber que o procedimento foi um dos melhores que você já utilizou 😉
Eu fiz todo esse procedimento a sete meses atrás e até agora não recebi nada, alguém tem alguma sugestão de onde devo recorrer?
Obrigado.
Nicolas,
Você tentou entrar em contato diretamente com o SAC da empresa responsável pelo reembolso? Eles passaram alguma posição sobre o seu caso?
Olá, tenho uma dúvida, se o valor da minha compra ultrapassar os 500 dólares permitidos terei que declarar o imposto para receber o tax free?
Oi Ana.
O Tax Free é uma coisa do país/região em que vc está e não tem nada a ver com o Brasil, ou seja, você não necessariamente precisa declarar o imposto quando chegar aqui no brasil, mas se não declarar, corre o risco de pagar a multa se te pegarem.
fiz tudo certo no 01/02/2015 em cancun no México porém não recebi nenhum reembolso até agora . Alguém com o mesmo problema ?
Oi Thiago.
Infelizmente já ouvimos relatos de gente que demorou meses pra receber. O México é igual o Brasil, infelizmente, e velocidade nessas coisas não são seu forte 🙁
Saí do México em Setembro de 2014 e até hoje não recebi meu tax!! Ja entrei em contato várias vezes pelo site e nunca me responderam nada!!! Chateada!!!!!!
poxa, Luciana, sinto muito. Que pena que não deu certo, mas obrigada por registrar o seu caso aqui.
Fui para Cancum em junho de2013 e até agora não recebi nada! Acredito que não conseguirei o reembolso! Ilusão!
Que pena que não deu certo, Maira 🙁
Olá! Gostaria de comprar um notebook nos eua, porém farei uma escala de 12 hrs e saio com as malas e depois tenho q fazer o check in de novo…. corro o risco de pagar o imposto sobre ele no México e também aqui no Brasil? Obrigado!
Oi Felipe. Você não deve ter problemas em entrar com o note no México não 🙂
boa tarde… fazem 3 meses que viajei pra Cancun no mexico e dei entrada no tax free no meu ultimo dia de viagem e ate agora não foi creditado no meu cartão o tax frre! Queria alguma ajuda de saber qual procedimento mais correto pra ser feito o credito.
Oi, Felipe.
Você pode entrar em contato diretamente com o Tax Free do México:
endereço: Montes Urales 635, Virreyes, Lomas de Chapultepec.
11000 Ciudad de México, D.F.
telefone: 5207 2165 / 5207 2325 01 800 3983 726
ou mandando email pelo formulário online: https://taxfree.com.mx/v1/contacto/
Alguem pode dar algum telefone de um TAX FREE que podemos entrar em contato