Imagine uma cidade fofa, com poucos habitantes e que parece ter saídos das páginas de algum romance: assim é Frutillar, no Chile.
A pequena e graciosa cidade, à beira do Lago Llanquihue, oferece aos visitantes um novo ponto de vista do vulcão Osorno e funciona muito bem como um bate e volta de Puerto Varas, a maior cidade da região dos lagos chilenos.
Passar uma tarde por lá é um programa tranquilo e você ainda pode complementar esse tour com uma ida até Puerto Octay para visitar suas cascatas e seu mirante.
Frutillar: cidade alemã no Chile
Cerca de 5 mil pessoas vivem em Frutillar e logo você notará que a vida acontece entre a Avenida Philippi – à beira do lago – e a Rua Vicente Pérez Rosales.
Chamada carinhosamente por seu fundador de “a joia do sul da república”, a cidade ainda preserva seus ares da colonização alemã, desde sua arquitetura singular até a tradição da confeitaria.
Um programa legal é visitar o Museu Colonial Alemão e conhecer mais sobre o passado de Frutillar. Depois da visita, caminhe pelas margens do lago até o pier da cidade. Impossível resistir a uma foto com o vulcão ao fundo.
Por fim, que tal comer um doce?
As confeitarias que contornam as ruazinhas preservam um doce aroma deixado por seus imigrantes. Por isso, não deixe de provar um saboroso strudel e uma kuchen, a torta feita com frutas vermelhas ou nozes.
Museu Colonial Alemão
- Endereço: Vicente Pérez Rosales S/N
- Horários: segunda a domingo das 10h às 18h
- Ingressos: gratuito
Conheça mais o Chile
Programa musical em Frutillar
A cidade no Sul do Chile também é conhecida por sua ligação com o cenário musical. No verão, ela ganha novas notas musicais, pois é nessa época que acontecem as Semanas Musicais de Frutillar, que normalmente acontecem entre o final de janeiro até o início de fevereiro.
Esse laço ficou ainda mais forte depois da inauguração do Teatro del Lago, que logo se tornou o símbolo da cidade, atraindo diversos nomes da música chilena e se tornado a casa oficial do evento.
Lá acontecem apresentações não só de músicas clássicas, como jazz, conjuntos contemporâneos e até mesmo balés e teatros.
Para conhecer mais sobre da sua história e seus projetos, o teatro oferece um tour guiado (4500 pesos) todos os dias ao meio dia.
Teatro del Lago
- Endereço: Avenida Philippi 1000. Site
- Horários: segunda a domingo das 9h30 às 19 hrs
- Ingressos: 500 pesos
Como ir para Frutillar a partir de Puerto Varas?
De carro
Para chegar em Frutillar, o caminho mais natural é de carro a partir de Puerto Varas, sua melhor base para conhecer a região do lagos chilenos. As duas cidades ficam a cerca de 30 km de distância facilmente atravessada em meia-hora de estrada.
Porém, a estrada tem pedágio. A cobrança, feita nos dois sentidos, é relativamente baixa, 600 pesos (pouco mais de 4 reais). Sem contar que visitar Frutillar de carro te dá mais liberdade para esticar o roteiro para outras cidades como Puerto Octay.
Se você preferir fazer esse passeio por conta própria, veja ofertas de aluguel de carro em Puerto Varas.
De ônibus
Também é possível chegar em Frutillar usando o transporte público saindo de Puerto Varas.
A tarifa dos micro-ônibus azuis que levam os passageiros a partir do centro da cidade fica um pouquinho só mais salgada do que o pedágio, sendo cobrado cerca de 1.200 pesos (cerca de 8 reais). A linha que você deve pegar é a da empresa Thaebus até o terminal de Frutillar. Tente parar na Ruta V – 55.
Os ônibus podem ser encontrados próximos ao centro da cidade e é necessário falar para o motorista onde irá descer para que seja cobrada a tarifa certa. Isso porque a linha pode ter parada final em outro destino.
De tour guiado
Se você preferir não se preocupar com transporte público limitado ou aluguel de carro, também é possível contratar um tour de meio dia saindo de Puerto Varas até Frutillar.
O Sundaycooks viajou a convite do Cruce Andino e da SENARTUR.