Desde ontem, 7 de fevereiro de 2022, o Brasil passou a fazer parte do programa Global Entry do governo dos Estados Unidos. O Global Entry é uma maneira de evitar as filas da imigração ao liberar o uso de quiosques de autoatendimento para conferência de passaporte e informações adicionais, acelerando o processo de entrada no país.
Brasileiros ainda precisam de visto para entrar nos EUA com o Global Entry?
SIM! Ainda estamos longe de não precisar de visto para os EUA. Mesmo com o Global Entry, todos brasileiros ainda precisam de vistos válidos para viajar para os EUA.
O Global Entry permite que viajantes, que cumpram determinadas exigências, escapem das filas e entrevistas na imigração, facilitando e acelerando todo o processo.
Esse sistema está disponível em apenas 75 aeroportos norte americanos e 12 países fazem parte dele: Alemanha, Argentina, Colômbia, Coreia do Sul, Índia, México, Panamá, Reino Unido, Suíça, Singapura, Taiwan e, agora, o Brasil.
Não se esqueça do seguro viagem!
Mesmo os turistas vacinados devem viajar com um bom seguro viagem. Veja algumas ofertas de seguro e viaje tranquilo.
Utilize o cupom SUNDAY5% para ter 5% de desconto!
Como tirar meu Global Entry?
Para tirar o seu Global Entry, siga os passos abaixo:
- Faça o cadastro no site do governo dos EUA: Trusted Traveler Programs
- Procure pelo Global Entry
- Crie seu login e preencha o formulário com todos os dados completos e atualizados.
- Confirme se seu visto e seu passaporte ainda estão válidos (IMPORTANTE!)
- Faça o pagamento da taxa de 100 dólares (mas vale lembrar que ela não é reembolsável)
Quanto tempo leva para tirar o Global Entry?
A resposta sobre o Global Entry pode levar até 90 dias para chegar, porque é feita toda uma verificação completa de antecedentes antes da autorização da entrada para confirmar se o visitante realmente se encaixa em todos os critérios do programa.
Se for aprovado, ainda será preciso agendar e passar por uma entrevista ao chegar nos Estados Unidos. A entrevista deve ser feita num centro global de solicitação disponível nos aeroportos (Global Entry Enrollment Center).
Uma vez liberado, a adesão será válida por cinco anos.
O acordo de Global Entry começou a ser desenhado há mais de 10 anos, ainda durante os governos da presidente Dilma e do Obama e é uma facilidade para quem viaja com frequência ao país, principalmente a negócios.
Veja também
- Como é a entrevista para o visto americano? Vale a pena contratar um despachante para tirar o visto dos Estados Unidos? Compartilhamos essas e outras dicas num post cheio de informações que vão te ajudar a organizar sua viagem.
- Como dirigir nos Estados Unidos? Opa! Salve essas informações que são uma mão na roda na hora de viajar de carro pelo país. Aproveite e leia também Como tirar a Carteira Internacional de Habilitação (PID) e não deixe para a última hora.
- Onde comprar chip de internet nos Estados Unidos? Ninguém quer ficar desconectado durante a viagem.
Tudo muito lindo. Só faltou explicar o principal: quais são os critérios para ser elegível ao Global Entry.
Oi, Renato.
Quisera eu saber quais são todos os critérios levados em consideração pelo governo norte-americano. Eles não foram divulgados e por isso não são citados na matéria. Além do visto válido, já é sabido que você não pode ter nenhuma pendência com a Polícia Federal no Brasil ou com o sistema de imigração dos EUA. Fora isso, o processo de checagem pode levar até 90 dias. Por isso é importante preencher todos os dados com clareza no sistema.