Se você está procurando uma cidade para se apaixonar pela Alemanha, eu sugiro que comece por Heidelberg. Demorei para falar sobre a cidade por dois simples motivos: 1) Eu ainda não tenho acesso TARDIS do Doctor Who para me teletransportar pra lá e 2) Porque eu me apaixonei pela cidade.
Fofa e clichê, eu poderia definir Heidelberg como a “cidade que acabou de sair das páginas de um conto de fadas“, pois foi exatamente assim que me senti ao chegar em seu centro histórico bem no auge do The Wedding.
The Wedding de Heidelberg
Durante todo aquele final semana, a cidade ficou envolvida num clima especial para a festa que repetiu os mesmos passos e eventos das comemorações do casamento de Frederick V e Elizabeth Stuart que aconteceu no início do séc. XVII.
Quatrocentos anos se passaram e nada melhor do que relembrar antigos costumes, não é? E a comemoração, como toda boa festa alemã, foi muito animada e regada à cerveja, vinhos locais e muita comida típica, além de contar com desfiles de barco e encenações representando a união dos noivos e um festival de fogos à noite.
Atrações de Heidelberg para se apaixonar pela cidade
Marktplatz – Praça do Mercado
Chegamos na cidade e corremos para a Marktplatz (Praça do Mercado), o coração do centro histórico de Heidelberg. A praça é um ótimo lugar para começar o seu passeio pela cidade e caminhar tranquilamente por entre fachadas históricas e restaurantes e cafés típicos.
Heiliggeistkirche – Igreja do Espírito Santo
Ainda na Markplatz, não deixe de conhecer a Heiliggeistkirche (Igreja do Espírito Santo), uma das mais antigas e bonitas igrejas da região. Talvez seja possível subir em sua torre, mas quando chegamos, a igreja já estava fechada para visitação.
Rathaus – Prefeitura
Praticamente em frente à Heiliggeistkirche fica a Rathaus (prefeitura). Foi na fachada da prefeitura que aconteceu parte da celebração que representava o casamento e a união de Elizabeth e Frederick no The Wedding.
A praça estava lotada e foi divertido ver esse pedacinho da história alemã ser recontado ao vivo.
Curiosidade: Quando os noivos “recém casados” chegaram à sacada da Rathaus, eles se apresentaram a seus “súditos” e fizeram seus discursos, ele em alemão e ela em inglês, exatamente como havia sido na época.
Karlsplatz – Praça Carlos
A pouco passos da Markplatz e Heiliggeistkirche, fica a Karlsplatz (Praça Carlos), outra praça fofa que, quando passamos pela cidade, era palco de uma feirinha de artesanato local.
Schloss Heidelberg – Castelo de Heidelberg
Uma visita à cidade não seria a mesma sem uma ida ao Castelo de Heidelberg, um dos castelos mais fabulosos que eu já tive a oportunidade de conhecer. A melhor maneira de subir é pegar o funicular que parte de dentro de um hotel na rua Zwingerstraße, a um quarteirão da Karlsplatz.
Construído em meados do século XV, o castelo, suas torres e fortificações foram destruídas durante uma guerra em 1693. As ruínas então ficaram conhecidas como símbolo do período romântico alemão e a torre parcialmente caída dá um charme à paisagem, que é uma da razões de eu ter me apaixonado por Heidelberg.
Motivos para visitar o castelo não faltam: seja pela história da cidade, pela arquitetura, pelos jardins ou pela vista incrível, você não pode passar pela região e não ir até lá 😉
Castelo de Heidelberg
- Endereço: Schlosshof 1. Acesso pelo funicular na base do castelo (Rua Zwingerstraße 21). https://www.schloss-heidelberg.de
- Horário: das 8 às 18h
- Ingresso: adulto: 6 euros. Grátis com Heidelberg Card
Alte Brücke – Ponte Velha
Ao voltar da visita ao Castelo de Heidelberg, caminhe em direção ao rio e cruze a Alte Brücke (Ponte Velha) sobre o Rio Neckar. Aproveite as lindas torres do Brückentor (Portão da Ponte) para fotografar a cidade e o castelo de um outro ângulo, principalmente se o sol já estiver se pondo, quando a luz fica mais bonita.
Walking Tours e Segway Tours por Heidelberg
Se você tem pouco tempo disponível para conhecer a cidade e quer aprender mais sobre a história desse lindo lugar, um tour guiado a pé ou de segway pode ser uma ótima solução. Em poucas horas você irá caminhar pelos principais pontos turísticos e ainda receber um monte de informações para entender e conhecer mais sobre o passado de Heidelberg.
Walking Tour pelo Centro Histórico
- Onde: Marktplatz, na entrada principal da prefeitura (rathaus).
- Tour Guiado em Inglês:
- Abril a Outubro: toda Quitas, Sexta e Sábado às 10:30
- De Novembro a Março os tours são oferecidos apenas em alemão.
- Duração: 1:30h
- Preço:
- Adultos: 7 euros
- Heidelberg Card: 5 euros
Segway Tour
- Onde:
- Atendimento ao Turista Neckarmünzplatz
- Rua Obere Neckarstrasse 31 -33
- Tour Guiado em Inglês:
- Fevereiro a Novembro: Diariamente às 09:30, 13 e 16h
- Entre Junho e Agosto eles oferecem um tour especial a noite (com direito ao por-do-sol na cidade) saindo às 19h
- Duração: 1:45h
- Preço:
- Adultos: 49 euros
- Heidelberg Card: 44 euros
Como ir de Frankfurt para Heidelberg?
Heidelberg é uma ótima escolha para quem curte programas como bate-voltas e está passando uns dias em Frankfurt. A cidade fica a menos de 1:30h da estação central (Hauptbanhof) de Frankfurt e pode ser desfrutada em um dia. Quando fomos para lá, conseguimos aproveitar as principais atrações em um dia, mas fiquei com vontade de ficar mais tempo por ali e, quem sabe, dormir e acordar nessa cidade tão linda.
Como comprar a passagem de trem de Frankfurt para Heidelberg?
Para comprar a passagem, há duas maneiras: Comprar pelo site da Deutsche Bahn ou direto na estação de trem.
Para comprar no site da Deutsche Bahn, basta seguir as mesmas dicas para comprar a passagem de Munique para Praga, trocando, claro, as cidades de origem e destino para Frankfurt (Main) Hbf e Heidelberg Hbf.
O Fred encontrou passagens para final de semana com 2 dias de antecedência por 40 euros ida e volta, mas os valores mudavam de acordo com o trem ou horário. Ah, e na DB, quanto mais cedo você comprar a passagem, mais desconto tem 🙂 A ida que ele encontrou saía às 7:06 da manhã e chegava às 8:34, enquanto a volta saía às 20:50 e chegava às 21:44. Bons horários para quem quer aproveitar a cidade ao máximo.
Heidelberg Card: Vale a pena? Como funciona?
Como os cartões turísticos de outras cidades, o Heidelberg Card oferece descontos nas principais atrações e uma certa comodidade ao turista que visita a cidade.
O que está incluso?
Inclusos no preço estão o ingresso para o Castelo de Heidelberg e para o funicular que dá acesso a entrada do castelo. Ele também dá direito a usar o transporte público local de graça, incluindo ônibus, bondes e trens específicos dentro da “Grande Heidelberg” (RE, RB e S-Bahn).
O Heidelberg Card também dá descontos em outras atrações e passeios pela cidade como você pode ver neste link.
Quanto custa?
- Passe para 1 dia: 12,50 euros
- Passe para 2 dias: 14,50 euros
- Passe para 4 dias: 16,50 euros
- Passe de 2 dias para a família: 31,50 euros
Onde comprar?
O Heidelberg Card pode ser adquirido na Central de Informações Turísticas da Estação Central (Hauptbanhof), na Prefeitura, no Posto de Atendimento ao Turista da Neckarmünzplatz, em algumas atrações e nos principais hostels e hotéis da cidade.
Outros roteiros por Heidelberg
Apessar de Heidelberg funcionar muito bem como um bate-volta de Frankfurt, programas para quem quer aproveitar a cidade com mais calma não faltam.
Alguns pontos bem interessantes que nós não conseguimos visitar: Alte Universität, a famosa universidade de Heidelberg, considerada uma das mais importantes da Alemanha, o Friedrichsbau, o palácio do Frederick, e o Museu Alemão da Farmácia (Deutsches Apotheken-Museum).
Ainda é possível aproveitar os passeios de barco, as diversas trilhas a pé e de bike (a cidade é envolva em belas montanhas e muita área verde) e curtir os diferentes museus e restaurantes da região.
Heidelberg, posso voltar correndo? 😀
O Sundaycooks viajou para a Alemanha com apoio do Centro de Turismo Alemão – DZT, da Sixt rent a car, da Premium Assistance Seguros Viagem, da TomTom e da Samsung.
Vou para Fussen de trem ou õnibus, de linha normal, sairei de Munique. Em Munique dá para comprar lá mesmo, ou é necessário comprar com antecedência pela internet?
Vocês ficaram uma noite na rota romântica? Tem dicas de locais para se hospedar por lá?
Oi Katia.
Trem dá pra comprar na hora sim, ônibus é um pouco mais complicado pq tem lugares mais limitados. Sobre a rota romântica, Nós dormimos em Rothenburgo e só passamos a tarde em Heidelberg. Em todo caso, dá uma olhada no Booking que as avaliações são normalmente condizentes com a realidade (e vc ainda ajuda o blog 😉
Olá! Vocês poderiam me dizer se as pessoas da cidade moram também dentro do centro histórico ou se há vilas nos arredores? Gostaria de saber sobre isso para uma pesquisa 🙂
Oi, Mila.
Por incrível que pareça, elas moram de verdade nessas casinhas fofas no centro histórico 😉
Só passando para deixar uma dica. Da estação de trem central de Frankfurt sai um onibus direto para Heidelberg por 6 euros. Bem confortável, vale a pena.
Abraço
Obrigado pela dica, Rodrigo!
Boa noite. Este bate-volta continua sendo interessante no mês de dezembro, em pleno inverno? Obrigado!
Oi, Fernando.
Os horários de funcionamento das atrações costumam ser reduzidos durante o inverno. Mas apesar do frio, em dezembro você vai ter a oportunidade de conhecer os mercados de natal. É uma experiência única! 🙂
Olá! Estou adorando seu site, muito completo.
Vou pra Frankfurt agr em dezembro e queria saber se esse passeio a heidelberg compensa fazer no frio?
Obrigado, Liana. Depende da quantidade de neve que houver, mas eu diria que Heidelberg deve ficar linda no inverno 🙂
Olá pessoal, acabei de fazer uma viagem pela Alemanha em nov/dez de 2016, onde incluí justamente Frankfurt e Heidelberg no roteiro.
Legal, Augusto!
OLÁ,
Muito bom seus depoimentos.
irei fazer um bate volta de Frankfurt, estaremos entre 5. O Heidelberg Card esta custando 15 euros, sabes onde encontro passes de 1 dia do transporte público de Heidelberg? O Castelo + Funicular + museu da farmacia estão custando 7 euros. Não creio que vale a pena o Heidelberg Card pra bate volta.
Oi Cleiton.
Você deve encontrar o passe em praticamente qualquer ponto ou estação (é ali que eles são vendidos normalmente), mas da estação de trem ao centro da cidade não é muito longe e dentro do centro histórico não há necessidade de transporte também. Nós chegamos de carro e deixamos ele estacionado o tempo todo. Nesse sentido, o heidelberg card realmente não vai valer a pena se não for usar o transporte público 😉
Olá.
Estou planejando minha viagem para setembro e adorando as dicas. Tenho cinco dias só para a rota romântica e estou na maior dúvida: em quais cidades pernoitar, e na escolha entre Nuremberg ou Heidelberg. Posso contar com a ajuda de vocês? Obrigada!
Oi, Silvana.
A Rota Romântica também é indicada para quem gosta de viagens de carro. Porém, fique atento ao trajeto indicado pelo GPS, pois ele costuma seguir apenas pelas pistas expressas e a magia acontece quando dirigimos pelas vias secundárias, ou seja, configure o trajeto para seguir pelos caminhos menores.
O roteiro engloba 27 cidades, a maioria delas bem pequeninas, e percorre cerca de 400 quilômetros na região da Baviera. A viagem começa em Würzburg e termina em Füssen, passando por Munique. Rothenburg ob der Tauber, Dinkelsbühl e Augsburg e Würzburg, são algumas das principais cidades ao longo da rota.
Nuremberg e Heidelberg não fazem parte da rota, mas você pode montar bases em Würzburg, Rothenburg ob der Tauber e Füssen 😉
Olá Natalie e Fred,
Estou devorando as páginas de vocês. Parabéns. Ótimo conteúdo.
Fiz um roteiro pela Alemanha e Republica Tcheca, num total de 20 dias no final de Setembro e meados de outubro. Já comprei as passagens.
Chego em Frankfurt e quero conhecer Rothemburg ob der Tauber, Munique (com bate-volta a Zugspitze), Praga (com bate-volta a C.Krunlov) e termino em Berlim.
A dúvida é a seguinte: Chego em Frankfurt por volta de 11:30 da manhã e não irei dormir em Frankfurt. No meu roteiro inicial, iria pegar trem ou ônibus assim que chegar em Frankfurt, para ficar duas noites em Wurzburg, Depois iria ficar mais duas noites em Rothemburg ob der Tauber. Lendo alguns posts, gostei muito de Heidelberg e estou pensando em tirar Wurzburg do meu roteiro.
Vocês que já foram as duas cidades, o que me indicam??? Wurzburg ou Heidelberg????
Abraços,
Marcos.
Hummm que escolha difícil Marcos!
As duas cidades são ótimas e muito bonitas.
Você já viu nosso guia de Wurzburg que publicamos recentemente?
Heidelberg fica meio fora de mão para você conhecer a Rota Romântica. Se a ideia é passear pelas cidadezinhas da rota, eu daria preferência para wurzburg.
Mas realmente é uma escolha difícil 😉
Boa viagem!
Olá, sabem informar se é possível usar o Hessenticket para o bate-volta de Frankfurt- Heidelberg?? Obrigado!!