Se existisse uma espécie de olimpíadas dos destinos, muitos sonhariam em levar o título de “a nova -ou- pequena Paris”, mas talvez só Viena tenha as características necessárias para emplacar esse ouro. Entretanto, é um pouco ingrato reduzir a cidade a uma mera coadjuvante da famosa, e repleta de turistas, Paris. Viena tem um brilho único, com detalhes capazes de tirar um tímido suspiro até mesmo dos viajantes mais durões.
Viena, a terra da música clássica
Chegar a noite na cidade e ser recebida pela Ringstrasse – a principal região/avenida – toda iluminada para o natal foi uma das cenas que dificilmente esquecerei. Por isso, se você já sonhou em conhecer Viena, é hora de tirar esses planos do papel 😀
Nós preparamos um guia especial com dicas de atrações, roteiros, hospedagens e muito mais para quem quer embarcar nos acordes clássicos dessa cidade tão musical.
Onde ficar em Viena? Dicas de hotéis e da melhor região da cidade
Roteiro de Viena: os melhores programas e atrações
O que fazer em Viena?
Por Viena passaram grandes nomes da música clássica como Mozart, Beethoven Schubert e Strauss, por isso, assistir a um concerto ou a uma tradicional ópera na cidade, é um programa quase obrigatório e bem interessante até para quem não tem esse costume.
Viena é clássica e elegante, cujo passado ainda é muito latente. Por essas razões, as principais atrações envolvem os grandes – e muito bem preservados – palácios austríacos, as grandes óperas e museus de excelentíssima qualidade. Caminhar pelo coração do centro histórico (Innere Stadt) e pela grande avenida Ringstrasse (ou Ring) é um dos programas essenciais na cidade e aos poucos você logo entrará nesse clima tipicamente vienense.
Vienna Card ou Sisi Card? Qual vale a pena?
[one_half]
Palácios
Palácio de Schönbrunn e seus maravilhosos jardins
Palácio Oberes Belvedere
Palácio de Hofburg (aproveite para visitar também os antigos aposentos dos imperadores, chamados de Kaiserappartements, os portões do prédio Michaelertor, o Pátio In der Burg e o Museu da Sissi)
Innere Stadt
Ringstrasse
Teatro de Ópera de Viena (Staatsoper)
Saint Stephen’s Cathedral (Stephansdom)
Prédio da Prefeitura de Viena (Rathaus)
Biblioteca Nacional
Parlamento de Viena
Praça Josefsplatz
Sala dos concertos dos Meninos Cantores de Viena
Escola Espanhola de Equitação
[/one_half]
[one_half_last]
Museus
Museumsquartier
Museu de História da Arte
Museu de História Natural
MUMOK
Leopold Museum
Kuthsthalle
Museu Albertina
Outros pontos interessantes
Praça Schwarzenbergplatz
Boulevar Schwarzenbergstrasse
Parque Danúbio
Torre Danúbio
Casa de Mozart
Casa-museu do Freud
[/one_half_last]
Como chegar a Viena?
Viena cabe perfeitamente no feriado prolongado do carnaval. Considere quatro dias para conhecer a cidade com calma, pois, com tantos palácios, museus e atrações, você precisará de mais tempo para absorver todos aqueles séculos de história e cultura.
Como não existem voos diretos do Brasil para a capital da Áustria, uma ótima maneira é viajar com a KLM, fazendo uma breve conexão em Amsterdã. Aliás se tiver mais alguns dias de férias, combinar Viena e a capital da Holanda pode render uma boa ópera 😛
Veja ofertas de voos da KLM para Viena
Onde ficar em Viena?
Essa resposta é simples: tente procurar um hotel dentro da Innere Stadt ou próximo à Ringstrasse, assim você estará a pouco tempo de caminhada das principais atrações de Viena. É nessa área que se concentram a maioria dos hotéis da cidade e também aqueles de tarifas mais elevadas.
Se você optar por se hospedar em outro ponto da cidade, procure ficar próximo a uma estação de metrô ou bondinho 😉
Ofertas de hotéis na Innere Stadt
Como se locomover em Viena?
O transporte público é muito eficiente e te leva para todos os cantos da cidade de maneira rápida e fácil, mas se escolher bem a localização do seu hotel e planejar seus passeios direitinho, tenho certeza de que você conseguirá passear por toda cidade apenas caminhando ou pedalando. E não se preocupe, Viena é muito segura a qualquer hora do dia ou da noite 😉
Ainda assim, pode ser que você precise pegar o transporte público, então vamos às dicas:
Qual passe comprar?
Existem 5 tipos de passes que englobam os trams (bondinhos), ônibus e metrô e que podem ser comprados nos guichês e maquininhas automáticas das estações:
- Single ticket (uma viagem) = 2,20 euros
- 24h = 7,60 euros
- 48h = 13,30 euros
- 72h = 16,50 euros
- Weekly (semanal) = 16,20 euros
Eu sempre considero que fazemos, em média, 4 viagens de transporte público por dia. Nesse caso, todos os passes de 24h a 1 semana valem a pena e, quanto mais tempo você ficar na cidade, mais economizará.
Tome cuidado apenas com o passe Weekly, porque ele é válido de segunda a segunda a partir das 9 da manhã apenas. Isso significa que, se você chegar num sábado, ele só valerá até a meia noite de domingo. Nesse caso, para ele compensar, é preciso chegar pelo menos na sexta de manhã e planejar a utilização do passe sempre depois das 9h.
O Vienna Card vale a pena? E o Sisi Card?
Assim como os cartões de desconto de Frankfurt e Berlim, o Vienna Card vale muito a pena para quem vai passar pelo menos 2 dias na cidade. Você pode comprá-lo principalmente nos hotéis e seu preço varia entre 18,90 euros para o de 48h e 21,90 euros para o de 72h e traz descontos em 210 lugares diferentes e a possibilidade de utilizar o transporte público de graça durante sua validade.
Considerando que só o transporte público custa 13,30 euros para 48h e 16,50 euros para 72h, o Vienna Card de 48h/72h teria um custo efetivo de 5,60/5,40 euros cada. Desta forma, por menores que sejam os descontos nas atrações, ao visitar 4 delas, o cartão já se paga. E visitar 4 atrações em 2 dias é baba, né? 😛
Onde comer em Viena – do tradicional à comida de rua
Já o Sisi Card dá desconto apenas nas entradas do Castelo de Schönbrunn, do Hofburg Wein (Aposentos Imperiais) e do Museu do Mobiliário Imperial. Ele pode ser comprado online por 25,50 euros, e seu desconto corresponde à entrada do Museu do Mobiliário Imperial, mas sua grande vantagem é funcionar como um fura-filas, já que você pode entrar sem precisar passar pela bilheteria 🙂
Qual é melhor? Vienna Card ou Sisi Card?
Depende 😛 O Sisi Card não dá direito ao passe do transporte, e, como na alta temporada as filas dos castelos podem ser demoradas, eu diria que essa opção é interessante pra quem vai fazer apenas um pernoite na cidade ou que não vai passar por pelo menos 4 ou 5 atrações que têm descontos no Vienna Card.
Já o Vienna Card é interessante pra quem vai ficar pelo menos 2 noites na cidade e quer curtir várias das atrações que fazem parte dele, sem contar os outros descontos em bares, restaurantes e lojas 😉
Onde comer em Viena?
Viena é muito famosa por seus antigos cafés, pela sua confeitaria tradicional (não deixe de provar o apfeslstrüdel e a Sacher Torte, a torta cartão-postal da cidade) e por pratos típicos como o wiener schnitzel (um tipo de bife a milanesa) e o gulash (ensopado de carne).
Para um menu mais elaborado e impecável, a dica é reservar um jantar no estralado Konstantin Filippou; para bons drinks seguido de jantar o Kussmaul é excelente; no quesito cafés-tradicionais-vienenses, eu indico o Café Museum e o Café Restaurant Landtmann, frequentado até mesmo por Freud.
Outras duas refeições não podem faltar na sua programação: o farto e saboroso brunch no salão do Kunsthistorisches Museum (reserve com antecedência) e a linguiça recheada de queijo a venda em uma portinha do Naschmarkt, um mercado de rua cheio de produtos do mundo todo.
Dicas de compras em Viena
No centro de Viena, você encontrará ótimos endereços de compras, tanto de marcas mais tradicionais, de lojas de departamento e das grandes marcas de luxo, quanto de antiquários e lugares mais descolados. Anote o nome dessas ruas: Mariahilfer Strasse, Sphanplatz e Kärtner Strasse.
Leia mais:
Guia KLM de Londres: dicas para você curtir o melhor da cidade
Guia KLM de Praga: O Leste Europeu é logo ali
Guia KLM de Madri: Um roteiro especial pela capital da Espanha
Guia KLM de Barcelona: dicas para aproveitar uma das cidades mais autênticas da Espanha
Guia KLM de Berlim: dicas e roteiros pela cidade que marcou a história
Este post faz parte da série patrocinada “Dicas KLM de Viagem” em que traremos, pra vocês, informações sobre a companhia e sobre vários destinos atendidos por ela.