Cerca de 310 km separam Lima de Ica, meca dos mochileiros que viajam pelo Peru e também daqueles que querem usar esse oásis como base para conhecer Paracas e as Islas Ballestas.
Por isso, fomos até as dunas de Huacachina para trazer para vocês, que buscam momentos de diversão e adrenalina, a logística desse trecho do país e os detalhes sobre os passeios oferecidos 🙂
Como ir para Ica e Huacachina?
A melhor maneira de se chegar a Ica e Huacachina é de ônibus, então não deixe de conferir os posts abaixo:
Dicas para viajar de ônibus no Peru e as melhores empresas para usar
Como ir de uma cidade a outra no Peru?
Saindo de Lima, são cerca de cinco horas de viagem de ônibus até Ica e, para o trajeto, prefira a Cruz del Sur, pois é a melhor empresa de transporte rodoviário do país e, apesar de ser um pouco mais cara, é uma das cias mais seguras também.
Roteiro de viagem aprovado pelo Sundaycooks
Organizar uma viagem para o Peru pode parecer algo confuso, mas não se preocupe!
Nós testamos e aprovamos o pacote da Venturas para que você possa viajar mais tranquilo.
Chegando na rodoviária de Ica, você logo será abordado por vários taxistas querendo te levar até seu hotel. Use então nossa famosa técnica de negociação de táxis em Lima para conseguir bons descontos 😛 Para ajudar nas contas, o táxi até Huacachina deve ficar em torno de 10 soles.
Como é o passeio de buggy no oásis de Huacachina?
Quando subi no buggy para fazer o tour pelas dunas, a única frase que eu conseguia recordar era da minha amiga Merél dizendo: “Natie, precisamos ser jovens de vez em quando”. E como um mantra, repeti isso mentalmente cada vez que o motorista descia uma duna loucamente como se não houvesse amanhã >.<
Os buggys são adaptados e transportam até 12 pessoas, mas os cintos de segurança são meio folgados. Como sou pequena, a cada solavanco, eu pulava, gritava e batia a cabeça invariavelmente no teto do carro :/
É preciso ser jovem de vez em quando.
É preciso ser jovem de vez em quando.
Depois da aventura de correr pelo oásis, era chegada a hora de tentar o sandboard do alto de dunas que, naquela hora, pareciam gigantescas. Achei que minha cota de juventude já tinha se esgotado para aquele dia e amarelei, mas o Fred foi um dos primeiros a pegar a prancha da mão do motorista e descer (ou seria rolar?) ladeira abaixo 😛
O tour termina em um pequeno platô com todos os buggys estacionados esperando o pôr do sol acontecer.
Sejamos sinceros, provavelmente não é passeio mais seguro que você vai fazer em todo o Peru, mas pode ser bem divertido e inusitado 😀
Ica e Huacachina combinam com?
Ica combina muito bem com Lima, Paracas e Nazca.
O ideal é dormir 2 noites em Ica. No dia de chegada você faz o passeio de buggy por Huacachina, no outro visita a Reserva Nacional de Paracas e Ilhas Ballestas e, no último dia parte para Nazca de ônibus.
Algumas agências vendem o bate-volta para Nazca saindo de Ica, mas essa opção é muito cansativa e não faz sentido se de Nazca você quiser seguir viagem para Arequipa como nós fizemos. Sem contar que negociar o sobrevoo pelas linhas de Nazca, em Nazca, sai muito mais barato.
Onde ficar em Ica?
Ica tem uma estrutura hoteleira simples, voltada basicamente para os mochileiros e viajantes econômicos. Abaixo eu listo algumas das pousadas que achei mais interessante:
- El Huacachinero
- Villa Jazmin
- Hotel Las Dunas
- Hotel Viñas Queirolo
- Bungalow La Huaca
- Aranwa Paracas
- La Hacienda Bahia
Procurando por uma estrutura melhor, vale se hospedar em Paracas e fazer apenas o passeio de um dia para Ica e Huacachina.
Vale a pena reservar os passeios em Ica com antecedência?
Essa região não demanda nenhuma reserva antecipada. Você pode chegar na única ruazinha de Huacachina e negociar com as agências locais o principal passeio oferecido na cidade: o tour de buggy pelas dunas do oásis com sandboard (45 soles / 45 reais e dura aproximadamente 2 horas). O melhor horário, sem dúvida, é no final da tarde – perto das 16 horas – quando é possível curtir o pôr do sol do alto das montanhas de areia 🙂
Lá também é possível reservar o tour pela Reserva Nacional de Paracas e Islas Ballestas.
Para quem tem um pouco mais de tempo por ali, um outro passeio oferecido na região, é um tour pelas vinícolas e adegas dos produtores de pisco, pois Ica é conhecida como o principal centro produtor de vinho do país, apesar da bebida não ser o grande forte do Peru 😛
Você já foi a Huacachina? O que achou dos passeios e hotelaria?
Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros do Peru \o/
Olá, boa noite!!!!O blog de vocês é excelente!Muito obrigada por compartilharem tantas informações valiosas com os amantes de viagens, muito uteis mesmo e está sendo ótimo para mim que estou montando minha viagem ao Peru. Tenho uma dúvida, o passeio ” Reserva Nacional de Paracas e Islas Ballestas”, dá para ser feito em um único dia ?
Muito obrigada!
Obrigado Talita 😀 Esse passeio é um passeio de um dia inteiro. Saindo de Ica dá +- 1h até paracas, de lá sai o passeio pras ilhas de barco e depois de van pela reserva e termina o dia voltando para Ica.
Oi! Excepcional o site de vcs para montar um roteiro para o Peru. Gostaria de perguntar se acham que vale mais a pena reservar o passeio para Paracas e as Ilhas Ballestas a partir de Ica mesmo. Estava pensando em sair de Lima e passar uma noite em Pisco para fazer o passeio pela reserva e só ir para Ica no dia seguinte, para visitar o oásis. Claro que se hospedar em apenas um lugar é muito mais cômodo, mas a diferença de arranjar um passeio para a reserva e as ilhas partindo de Ica e não de Pisco seria muito grande?
Muito obrigado!
Lucas,
Se você não se importar em trocar de hotel praticamente todo dia, a ordem do seu roteiro também é muito factível 😉
Na hora de negociar os passeios, não esqueça de pedir um desconto.
Boa noite , estou montando uma viajem para o Peru, no início de Junho, minha duvida é se em função da altitude , e as dores de cabeça seria melhor eu ir à cusco , Puno, Arequipa, Nazca, antes de ir a Huaraz ?
Obrigado !
Beto – Rio Grande do Sul
Alberto,
Machu Picchu é a cereja do bolo de uma viagem ao Peru. Eu sempre indico para que deixem essa parte do roteiro para o final. Você pode começar por Huaraz e seguir descendo pelo país até chegar em Cusco. Para evitar o mal de altitude, deixe o primeiro dia em Huaraz para aclimatação, evite grande esforço físico, bebidas alcoólicas e alimentação muito pesada.
https://sundaycooks.com/mal-de-altitude-como-prevenir-o-soroche-em-cusco/
E faça um seguro viagem antes de sair do Brasil. Você consegue comprar o seguro com a Mondial, que é parceira do blog, nesse link aqui com desconto –> https://www.mondialtravel.com.br/?SalesAgentId=2250 Basta usar o cupom de desconto MAIO%DESC
Oi Natalie, obrigado pelo retorno, irei fazer isso… deixando Cusco para o Final !
Oi Natalie e Fred, tudo bem? Estou planejando uma viagem para o Peru e o blog de vocês está ajudando um bocado!! Estou com uma dúvida que não consegui encontrar na internet, por isso pergunto a vocês: pretendo sair de Lima e fazer os passeios de Paracas (Ilha Ballestas e Reserva Nacional), Nazca e Huacachina, mas com base em Paracas. Há agências em Paracas que fazem estes outros tours? Ou faz mais sentido uma hospedagem em Nazca? Tive que cortar Arequipa do roteiro, então depois destes dias voltamos para Lima para pegar o ônibus para Cuzco! Obrigada, um beijo grande.
Oi, Laura.
Você deve conseguir encontrar uma agência local em Paracas com certeza, mas em todo caso, o seu hotel poderá indicar alguma empresa para fazer esses passeios.
De Lima para Cusco, o ideal é fazer esse trecho interno de avião, de ônibus a viagem é longa e bem cansativa.
Qualquer dúvida, é só perguntar 😉
Oi, Natalie e Fred! Adorei o post! Estou indo para o Peru daqui a 10 dias, e meu plano é conhecer: Huacachina (fazer o tour de buggy), Reserva de Paracas e Islas Ballestas, Nazca (sobrevoo, Cemitério de Chauchilla, Centro Ceremonial Cahuachi, Acueductos de Ocongalla), Cusco e Machu Picchu.
Minha dúvida é a seguinte: chego a Lima dia 23 (às 11h da manhã) e no mesmo dia pego o ônibus para Ica, então não dá pra fazer o tour de buggy no dia que chegar. 🙁 Será que no dia seguinte consigo fazer a Reserva de Paracas e as Islas Ballestas e ainda voltar a Huacachina em tempo para o buggy?
Muito obrigada!
Oi Oksana.
Depende do horário que vc conseguir chegar em Ica. Acho que é possível, mas dá uma conferida no tour que você pegar, porque Paracas fica a +- 1:15h de Ica. Se chegar até umas 16h acho que vc consegue pegar o tour sim 🙂
Olá Natalie e Frederico! Parabéns pelo blog, muito bem feito e útil! Estou consultando todo o tempo para planejar minha viagem. Estou com uma dúvida é espero que possam me ajudar…. Farei uma viagem de 10 dias em casal para o Peru… A ideia é chegar em Cusco e ficar por aquela região 4 dias entre Machu Picchu etc. A dúvida é se em seguida faço Puno, Arequipa e volta p Lima……ou se faço Arequipa, Ica e Lima…..Ica me pareceu bem bonito, mas como não sou muito aventureira, fiquei com medo de todos os passeios por lá serem meio adrenalina. E Puno é bacana pelo Titicaca, mas parece que além disso não tem muito mais o que fazer por lá…. O que vcs recomendam? Obrigada desde já!
Obs: sorry pelo Frederico…..foi o maldito corretor automático! ????
Oi Beatriz.
Sinceramente, fique mais tempo em Cusco (6 dias – aclimatacao, 3 valle sagrado, 1 machu picchu e o da volta) e faça somente Lima depois. Pra ir a Puno vc vai precisar de pelo menos 3 dias (ida + passeios + saída). Os deslocamentos nessa região são demorados (5h no mínimo) e acabam com o dia (ou vc fica muito quebrado por dormir no ônibus).
Arequipa é a mais legal das 3 e seria meu destino se eu quisesse incluir algo, mas você precisaria de uns 4 dias pelo menos pra conseguir passear pelo Valle del Colca (o melhor passeio da cidade q dura 2 dias – o de 1 dia não é legal). Ou seja, se fizer isso, perde Lima.
Olá Nat e Fred, tudo bem? Primeiramente parabéns pelo blog de vcs! um dos mais completos! Minha amiga e eu estamos devorando tds as infos! Iremos para o Peru na 2a quinzena de Out e ficaremos 16 noites. Já temos programado 3 noites em Lima, 4 em Cusco, 1 noite em algum ponto do Valle Sagrado, 2 noites em AC/MP e ainda temos 5 noites sobrando. Nossa dúvida é onde ir: Arequipa, Puno, ica/Huacachina ou Cordilleras Blancas… O que vcs nos sugerem? Obrigada desde já pela a ajuda e mais uma vez parabéns para vcs!!
Oi, Marta.
Bem bacana seu roteiro 🙂 acho que vão conseguir visitar vários lugares interessantes.
Não conseguimos visitar Huaraz, então não consigo te dizer com segurança quantos dias ficar por lá e quais são os melhores passeios. Mas com 5 noites sobrando, você consegue visitar Arequipa – Vale del Colca e Puno.
Já deu uma olhadinha nesse post com algumas sugestões de roteiro?
https://sundaycooks.com/dicas-para-montar-uma-viagem-pelo-peru-redondinha/
Qualquer dúvida, é só perguntar 🙂
Galera , estive no Peru no inicio de Junho e fiquei 19 dias, fiz varias cidades, Lima, Huaraz, Ica, Nazca, Arequipa, Puno e Cusco , que precisar de alguma ajuda ou dica também e quiser me enviar um e-mail , [email protected]
Abraço,
Alberto
Legal, Alberto!
Que bom que deu tudo certo.
Caros Natalie e Fred:
queria a ajuda de vocês para resolver um probleminha, rs
No meu roteiro de cinco dias inteiros (de quinta a segunda) para organizar Ica+Paracas e Arequipa. Como vocês recomendariam? É viável?
Outras dúvidas:
1 – Vocês foram a Pisco? É imperdível? Quanto tempo leva o passeio saindo de Ica?
2- Daria para chegar em Ica na hora do almoço, partir para Huacachina, votlar, dormir, ir no dia seguinte para Paracas/Ballestras, voltar e pegar o ônibus de noite para Arequipa. Ou seja, Ica 2D-1N. É factível?
3 – O que procuro em Arequipa é mais o sítio histórico do que o Valle del Colca. Não sou muito aventureiro, rs. Se eu configurar Ica conforme na pergunta 2, como eu conseguiria organizar Arequipa em 3D-2N (porque na terceira noite eu parto pra Cuzco, rs).
Abraços,
Oi, Filipe.
Essa parte do roteiro pelo Peru é meio enrolada mesmo, também tive algumas dúvidas na fase de planejamento.
1) Não fomos até Pisco, portanto não consigo responder com propriedade se vale a pena ou não.
2) Nós chegamos em Ica depois do almoço e logo fizemos o passeio pelas dunas de Huacachina, no dia seguinte fizemos o passeio por Paracas e Islas Ballestras e apenas no outro dia seguimos viagem para Nazca. Acho que não tinha horário de ônibus disponível em Ica para seguir para Nazca no mesmo dia de Paracas. Outra opção é fazer Paracas como base e só ir para Ica para fazer o passeio pelas dunas.
3) Sim, sim. Sem incluir o Valle del Colca, você consegue conhecer Arequipa com calma tendo 3 dias disponíveis 😉
Oi, Natalie:
A coisa já avançou. Me informei melhor sobre o Colca com outros relatos e decidi que é imperdível.. O primeiro dia vou fazer Arequipa. O segundo dia vou para o Colca, possivelmente no roteiro de um dia (vou contratar lá na chegada). Acho que vai atender minha vontade de ver paisagens incríveis sem tem que andar kms para isso. Aí o terceiro dia eu descanso e arremato Arequipa antes de chegar em Cuzco, a cereja do bolo…
Se na hora eu decidir fazer o de dois dias no Colca, eu tenho até margem para isso! =)
Filipe,
Eu adorei o Vale do Colca, as paisagens são realmente muito bonitas, mas eu sinceramente não recomendo o bate-volta saindo de Arequipa. O passeio parte de madrugada e é muito cansativo. Você pode sentir os efeitos da altitude e não conseguir aproveitar o passeio direito. Vale a pena tentar dormir uma noite por lá 😉
Oi Natalie, pod eme ajudar?
Iremos para Lima em 26/10. Estava pensando em ir para Ica no mesmo dia ou no máximo em 27/10 e conhecer o Oasis e andar de bugy nas dunas, pernoitar lá 1 dia porque no dia 28/10 a tarde é nosso voo para Cusco onde ficaremos entre Cusco, Vale Sagrado e MachuPichu até 02/11. É possível chegar cedinho em Ica, conhecer as vinícolas e fazer o passeio pelas dunas e pegar o onibus de volta as 19h do mesmo dia para ganhar tempo? Obrigado.
Oi Thiago, é preciso verificar os horários dos ônibus (veja este post aqui), mas acho difícil, pq o trajeto até ica leva 5h +-. O mesmo vale para a volta. Voltar no mesmo dia pra pegar o avião é muito arriscado :/