Blues e jazz fazem parte do conjunto que podemos chamar de “a cara musical dos Estados Unidos”. Sem eles, o mundo seria completamente diferente hoje – e certamente não seria para melhor.

História do Jazz e do Blues nos Estados Unidos

O mais velho é o blues, que nasceu no sul do país, nos anos de 1870. Ele foi criado pelas mentes brilhantes de afro-americanos que misturaram ingredientes de músicas africanas, afro-americanas, religiosas e folclóricas e adicionaram pitadas de letras melancólicas sobre suas próprias vidas. O sucesso aconteceu aos poucos, mas quando chegou foi tão forte que e o termo blues acabou virando sinônimo de tristeza.

Jazz e Blues nos Estados Unidos: quais cidades os fâs desses gêneros precisam visitar - New Orleans

Do blues vieram outros estilos musicais. Um deles foi o jazz, também original do sul dos Estados Unidos, mais precisamente da incrível New Orleans, no início dos século 20. Seus criadores também foram afro-descendentes, mas desta vez os ingredientes básicos misturados foram o blues e o ragtime – outro ritmo criado por descendentes de africanos na América.

Jazz e Blues nos Estados Unidos: quais cidades os fâs desses gêneros precisam visitar - Chess Records

A partir daí foi só evolução e conquista do planeta para os dois estilos. Aliás, vale deixar claro que você não estaria escutando rock’n’roll hoje em dia se não tivesse existido o blues. Sim, o ritmo mais famoso do mundo também bebeu dessa fonte.

Cidades americanas para quem gosta de Jazz e Blues

Nos Estados Unidos, um passeio para conhecer um pouco mais do blues e do jazz precisa incluir algumas dessas cidades, quase todos pelo sul do país. Veja uma lista de sugestões e siga esses acordes musicais:

Clarksdale (Mississippi)

O blues não nasceu de uma hora para outra, mas foi evoluindo ao longo dos anos até finalmente virar um estilo musical. A partir disso, os primeiros registros oficiais dele aconteceram em Clarksdale, o que dá à cidade o título de berço oficial do blues.

Jazz e Blues nos Estados Unidos: quais cidades os fâs desses gêneros precisam visitar - New Orleans Jazz Museum

Porém, mesmo que não tenha sido ali o local do nascimento real do gênero, Clarksdale é onde está a famosa “Encruzilhada do Diabo (“Devil’s Crossroads”), onde a lenda diz que o guitarrista Robert Johnson – talvez o maior nome do blues no planeta – vendeu sua alma ao Capeta em troca de aprender a tocar o ritmo.

Que tal sair do Brasil com seu chip garantido?

A Airalo oferece atendimento em português, pacotes ilimitados de internet e entrega em todo Brasil!

Houston

Quase ao mesmo tempo em que o blues era oficialmente registrado em Clarksdale, ele também aparecia no sul do Texas.

Ainda que os tais registros não tenham sido na capital do estado, Houston entra nessa lista porque foi das suas entranhas que saiu um dos maiores influenciadores do gênero nos anos 1950 e 1960: a gravadora Duke/Peacock Records. Por isso (e também pela forte ligação do estado com o blues) a cidade tem uma cena forte e imperdível para os blueseiros.

Jazz e Blues nos Estados Unidos: quais cidades os fâs desses gêneros precisam visitar - Houston

New Orleans

Como fazer um passeio desses sem passar por New Orleans? Não tem jeito! A cidade que criou o jazz é destino obrigatório para os fãs do gênero. Não esqueça de passar pelo New Orleans Jazz Museum e, caso você esteja na cidade entre o fim de abril e o início de maio, fique de olho na programação do New Orleans Jazz & Heritage Festival.

Chicago

A maior cidade do estado de Illinois é um lugar sagrado para amantes tanto de blues quanto de jazz. Isso porque ela recebeu muitos músicos dos dois estilos no início do século 20, cada um levando para lá seu conhecimento, sua criatividade e, é claro, a sua paixão pela música. Não demorou para que ela ficasse lotada de bares dedicados ao blues e ao jazz, virando um local de nascimento de novidades e de grandes nomes da música norte-americana. Conheça algumas casas de shows de Blues e Jazz de Chicago.

Nova York

“Jazz” poderia ser o nome do meio de Nova York, de tantos lugares, tantos personagens e tantas histórias que a cidade teve e ainda tem ligados ao gênero. O National Jazz Museum e o Louis Armstrong House Museum são apenas dois exemplos do que você precisa visitar por lá. Não esqueça também de passear por suas ruas pensando que Duke Ellington, Billie Holiday e tantos outros talvez tenham pisado nas mesmas calçadas que você.

O Sundaycooks viajou para Chicago, New Orleans e Houston a convite do Brand USA.