atualizado em:

Como chegar ao Kruger Park, na África do Sul?

Quer fazer um safári pelo Kruger Park na África do Sul? Nós mostramos as melhores maneiras de chegar por conta própria.

por Natalie Soares outros artigos do autor
atualizado em:

Quando pensamos em safári pela África – e aqui eu quero dizer o continente como um todo e não apenas a África do Sul – talvez o primeiro lugar que nos vem à mente seja o Kruger Park. Considerado o maior parque de safári do mundo, ele tem quase 20 mil km2 de área e é um dos destinos mais procurados pelos turistas brasileiros que querem se aventurar pela savana africana. Se você está pensando em fazer essa viagem incrível, veja como chegar até lá 🙂

Kruger Park, safári pela África do Sul - 13

Um safári pelo Kruger Park

O Kruger Park faz divisa com Moçambique e fica a 420 km de Joanesburgo e a 1.840 km da Cidade do Cabo.

Kruger Park, safári pela África do Sul - 07

As companhias aéreas que partem do Brasil até a África do Sul (South African e Latam) chegam sempre por Joanesburgo, dessa forma, temos três maneiras de seguir viagem até o Kruger: alugando um carro, voando até um dos pequenos aeroportos dentro da reserva ou contratando um traslado com seu hotel ou lodge.

Confira abaixo qual opção é melhor para você:

Kruger Park, safári pela África do Sul - 03

Como ir até o Kruger Park?

Contratando traslados

Essa é uma das alternativas mais cômodas e costuma levar aproximadamente seis horas de viagem pela rota mais rápida. O ideal é entrar em contato diretamente com hotel ou lodge reservado perguntando se eles indicam alguma empresa de receptivo ou um motorista de confiança para fazer o percurso. Algumas hospedagens mais exclusivas podem até oferecer esse traslado como cortesia ou incluir o valor na diária.

Kruger Park, safári pela África do Sul - 01

Kruger Park, safári pela África do Sul - 16

Fazendo um safári por contra própria

Muitos turistas optam por fazer um safári por conta própria, os chamados self-drive safari, para tentar economizar. Se este é o seu caso, aqui estão algumas coisas que você precisa saber:

  • Na África do Sul a mão é inglesa, ou seja, contrária à que estamos acostumados a dirigir
  • É preciso pagar uma taxa na chegada ao Kruger Park para poder dirigir com seu próprio carro
  • As estradas são pavimentadas e bem sinalizadas
  • Os postos de serviço são bem equipados
  • A internet 4G na África do Sul funciona bem, mas é bom levar um mapa offline por via das dúvidas

Kruger Park, safári pela África do Sul - 17

Lembre-se de que a entrada do parque fica a seis horas de carro saindo de Joanesburgo pela rota mais rápida (N12 e N4, segundo o Google Maps) e que desembarcar direto do Brasil e já encarar essa longa estrada pode ser muito cansativo. Por isso, sempre recomendo dormir ao menos uma noite na cidade para reabastecer as energias antes de seguir viagem.

Kruger Park, safári pela África do Sul - 02

Um desvio interessante é percorrer a chamada “Rota Panorâmica”, na província de Mpumalanga, uma estrada que leva até o Kruger e passa por alguns belos cenários entre cachoeiras e enormes cadeias de montanhas como o Cânion do Rio Blyde (o terceiro desfiladeiro mais profundo do mundo), o mirante God’s Window, as formações rochosas do Bourke’s Luck Potholes e a rocha Pinnacle. Esse caminho pode tomar até 12 horas de estrada dependendo de quanto tempo levar cada parada até a região do Kruger.

Kruger Park, safári pela África do Sul - 04

De avião até o Kruger Park

Se você prefere mais comodidade e acesso rápido, existem três pequenos aeroportos nas imediações do Kruger Park, são eles: Nelspruit (ao sul), Hoedspruit (no centro) e Skukuza (ao sul). Todos recebem voos diários saindo de Joanesburgo, Cidade do Cabo e Durban.

Kruger Park, safári pela África do Sul - 09

Kruger Park, safári pela África do Sul - 08

Como esses trechos costumam ser disputados por turistas, o ideal é tentar incluí-lo no seu bilhete internacional usando a opção multidestinos. Além disso, alguns lodges conseguem reservar um voo charter privado para seus hóspedes.

Kruger Park, safári pela África do Sul - 05

Kruger Park, safári pela África do Sul - 06

Oficialmente três companhias operam voos para os aeroportos da região do Kruger Park: a South African Airways (estatal), sua subsidiária low cost AirLink e a Kulula (mas não encontrei voos até a região pelo site).

Kruger Park, safári pela África do Sul - 15

Kruger Park, safári pela África do Sul - 14

Fique atento a dois importantes detalhes:

  • Os aviões que pousam nos aeroportos do Kruger Park são pequenos
  • A franquia de bagagem geralmente é bem restrita levando em consideração inclusive a mala de bordo

Logo é muito importante conferir essas informações na hora de comprar a passagem, mesmo utilizando a opção multidestinos para não ter nenhuma surpresa no balcão do check-in.

Kruger Park, safári pela África do Sul - 12

Kruger Park, safári pela África do Sul - 19

Também não esqueça de providenciar com seu hotel um traslado entre o aeroporto e a hospedagem, tendo em vista que não há transporte público dentro do parque.

Leia também:

Kruger Park, safári pela África do Sul - 11

Kruger Park, safári pela África do Sul - 18

Natalie viajou a convite da LATAM para a África do Sul.

Assine nossa newsletter!