atualizado em:

Lago di Como: como chegar ao lago mais famoso da Itália

Chegar ao Lago di Como na Itália é fácil e te mostramos como a partir de Milão, Florença, Roma e Veneza

por Sundaycooks outros artigos do autor
atualizado em:

O Lago di Como é considerado um dos lugares mais românticos da Itália e não é para menos. O lago, próximo de Milão, esconde uma bela paisagem em meio a pequenos vilarejos históricos. Veja como chegar até lá de carro e de trem partindo de grandes cidades italianas.

Lago di Como: como chegar a partir de Milão

De carro

Chegar de carro no Lago di Como por Milão é relativamente simples. O percurso de 51 quilômetros leva uma hora até Como. (Confira ofertas de aluguel de carro em Milão).

De trem

Pegar o trem até o Lago di Como a partir de Milão é a alternativa mais indicada e contemplativa.

Na estação Porta Garibaldi de Milão (a 20 minutos de caminhada da estação Central ou 5 minutos de metrô pela linha 2 da ATM), basta tomar o trem S11 da Trenitalia, por 4,80 euros e em uma hora você chega em Como San Giovanni, a estação da cidade de Como.

Como chegar ao Lago di Como 02

Lago di Como: como chegar a partir de Florença

De carro

Pelas estradas, o trajeto de Florença até Como leva cerca de 4 horas, passando pro cidades como Bolonha e Milão.

Este é o segundo trajeto de carro mais longo desse texto, ficando atrás de Roma.

É uma opção viável para quem dispõe de tempo e busca uma alternativa para quem quer parar em cidades diferentes antes de chegar ao Lago di Como diretamente. (Confira ofertas de aluguel de carro em Florença).

De trem

Pelas ferrovias, o trajeto de Florença até o Lago di Como é feito, também, pela estação de Milão.

Partindo da estação Firenze Novella, dá para chegar na estação Central de Milão em 2 horas com o trem de alta velocidade, por 56 euros.

Novamente, em Milão, pegando o trem S11 da Trenitalia pela estação Porta Garibaldi, por 4,80 euros, em uma hora você chega na estação Como San Giovanni e curte o lago.

Como chegar ao Lago di Como 03

De avião

Sair de Florença pelos ares, como também detalhamos no caso de Veneza, é mais complicado.

Por não haver voos diretos entre Florença e Milão, o viajante é obrigado a fazer a escala em Roma, caso opte por voar com a Alitalia, que tem bilhetes a partir de 600 reais.

Chegando no Aeroporto de Milão-Linate a melhor opção é o transfer direto da Autostradale do aeroporto até a estação central, por 5 euros.

De lá o já descrito trem S11 da Trenitalia te leva até o Lago di Como por 4,80 euros.

Lago di Como: como chegar a partir de Roma

De carro

Chegar ao Lago di Como de carro partindo de Roma é um caminho longo. A distância entre os dois destinos é de 623 quilômetros e pela estrada o caminho leva cerca de 6 horas e 30 minutos até Como.

É um dos roteiros que precisam ser feitos com um bom planejamento. Além disso, o caminho até o lago passa por cidades como Florença, Bolonha e Milão. Entretanto, leve em consideração que sair de carro de Roma pode ser uma grande aventura, porque o trânsito na cidade é muito intenso.

Assim, a viagem de carro saindo de Roma vale para quem está com um roteiro maior pela Itália. (Confira ofertas de aluguel de carro em em Roma).Como chegar ao Lago di Como 04

De Trem

De trem o trajeto de Roma até o Lago di Como fica até mais rápido. A bordo do trem de alta velocidade de Trenitalia a viagem até Milão dura 3 horas, pelo valor de 95 euros.

Lá mesmo em Milão, basta pegar o trem S11 da Trenitalia, por 4,80 euros a entrada. Depois de uma hora, é só descer em Como San Giovanni.

De avião

Voando entre Roma e Milão de avião é fácil, o cuidado deve ser apenas na hora de escolher o aeroporto de chegada.

Pelo Aeroporto de Milão-Linate o caminho é mais fácil e explicamos o porquê.

Ao chegar de Roma em um voo da Alitalia, com uma hora de duração e por cerca de 300 reais, por Linate você está mais próxima da região central de Milão.

Descendo no aeroporto, o mais fácil é pegar um transfer direto de 5 euros da Autostradale do aeroporto até a estação central de Milão.

De lá, é só pegar o s11 da Trenitalia, por 4,80 euros a passagem e descer em Como San Giovanni e chegar no Lago di Como.

Como chegar ao Lago di Como 05

Lago di Como: como chegar a partir de Veneza

De carro

Para chegar ao Lago di Como de carro a partir de Veneza, o viajante vai ter que encarar 4 horas de estrada em uma viagem de 343 quilômetros até Menaggio (parece viável, certo?!).

No caminho até o lago, vale dar umas paradinhas em Pádua, Verona, Bérgamo, Milão e Como.  (Confira ofertas de aluguel de carro em em Veneza).

De trem

Chegar ao Lago di Como partindo de Veneza pelas ferrovias, novamente, é feito por Milão. Saindo da estação Venezia Mestre, dá para pegar o trem 9728 da Trenitalia.

A viagem dura cerca de 2 horas até a estação Central de Milão e tem preço de 50 euros por pessoa. Lembre-se de comprar os trechos de alta velocidade com antecedência para garantir a tarifa com desconto.

Assim como nos outros trajetos, ao chegar na estação, é só pegar o trem S11 da Trenitalia, por 4,80 euros, e descer em Como San Giovanni.

Como chegar ao Lago di Como 06

De avião

Fazer o trajeto de avião entre Veneza e o Lago di Como é mais caro e demorado.

Infelizmente, não há voos diretos entre Milão e Veneza. Por isso, com a Alitalia, a escala é feita em Roma, com bilhetes a partir de 600 reais.

Com o tempo de parada na capital da Itália, o trajeto leva cerca de 3 horas.

Chegando no Aeroporto de Milão-Linate, novamente, a melhor pedida é o transfer direto da Autostradale do aeroporto até a estação central, por 5 euros, e dali o trem s11 da Trenitalia, por 4,80 euros, é a opção mais atraente.

Assine nossa newsletter!