Ao longo dos seus quase 1.500 km quadrados, a Cidade do México tem uma oferta muito variada de hotéis e a dúvida na hora de reservar um é inevitável. Qual é o melhor bairro? Será que lá é tranquilo e seguro? Tem coisas bacanas por perto? Afinal de contas, quais são os melhores bairros para ficar na Cidade do México?
Os melhores bairros para ficar na Cidade do México
Imagine sua primeira viagem a Buenos Aires: você provavelmente ficou na dúvida entre ficar na Recoleta, em Palermo ou no centro da cidade, não é? Com uma certa licença poética, cabe dizer que as proporções da dúvida são praticamente as mesmas para a Cidade do México: Condesa, Polanco ou Zona Rosa?
Condesa
Este é, para mim, um dos melhores bairros para ficar na Cidade do México. Quando cheguei em Condesa, lembrei na hora de Palermo, na capital argentina, mas se pensarmos em São Paulo, Condesa seria como a Vila Madalena, enquanto que no Rio de Janeiro, seria algo como Ipanema. Este é o bairro mais descolado da cidade, cheio de bares legais, cafés interessantes e lojas bacanas. É uma delícia caminhar sem rumo por entre as ruas coloridas deste bairro.
Se você gosta de Palermo, Condesa deve lhe agradar muito 🙂 Você consegue sair, aproveitar os barzinhos e voltar caminhando tranquilamente para o seu hotel, sem depender de corridas de táxi. O bairro é servido por 2 linhas de metrôs, a Linha 1 na estação Juanacatlán e a Linha 9 na estação Patriotismo, que estão, em média a 10-15 min de caminhada do coração do bairro.
Nós ficamos no Hotel Maria Condesa H&S no coração do bairro (veja aqui o nosso review deste hotel) e gostamos bastante, pois seu custo-benefício era muito bom.
Ofertas para o Hotel Maria Condesa H&S
Polanco
Este é um dos bairros mais nobres da cidade, onde você encontra lojas de grandes marcas, restaurantes de chefs badalados e hotéis de cadeias de luxo. Polanco se parece muitas vezes como um bairro entre os Jardins de São Paulo, Leblon no Rio de Janeiro e a Recoleta de Buenos Aires. É um bairro muito bonito, seguro para quem gosta de caminhar, e ideal para quem gosta de extrapolar nas compras e nos bons jantares. Os shoppings mais chiques da cidade também ficam em Polanco.
Quanto ao metrô, o bairro tem praticamente uma única estação e sua Linha 7 corta a cidade de norte a sul, enquanto as atrações estão em sua maioria para leste dali. Por isso, considere que você terá de fazer mais baldeações para conhecer as outras atrações ou que terá de incluir mais corridas de táxi ao seu dia do que se você ficar nos bairros Condesa ou Zona Rosa.
Zona Rosa
Digamos que, com a devida proporção, ficar na Zona Rosa é como ficar no centro de centro de Buenos Aires, próximo à Av. 9 de Julio: não tão charmosa como as outras regiões, mas com uma boa oferta de hotéis, de restaurantes, de fast-foods, de baladas e até um obelisco no meio da Av. Paseo de la Reforma, a 9 de Julio deles 😛 Quem consegue resistir a uma tarifa tentadora quando se está tentando economizar, não é mesmo?
A Zona Rosa é para quem quer ficar próximo a redes de fast-food e de restaurantes de cadeias americanas, próximo às famosas, e um pouco decadentes, ruas das baladas e sex shops (Calle Amberes e Hamburgo) e próximo ao metrô Insurgientes da Linha 1 que tem boas ligações para todos os outros pontos importantes da cidade, pois praticamente qualquer lugar que você vá, precisará de apenas uma baldeação.
Nós ficamos no Room Mate Valentina no centro da Zona Rosa (veja aqui o nosso review deste hotel) e indicamos para quem procura uma opção mais econômica na cidade sem ter de ficar no centro ou em bairros sem muitos atrativos.
Hotéis na Zona Rosa pelo Booking.com
Ofertas de Hotéis na Zona Rosa
Por que não ficar no Zócalo, o centro histórico da cidade?
Não recomendamos ficar na região do Zócalo, no famoso centro histórico da cidade, por questões de segurança. Durante o dia a região é tranquila de se caminhar, pois fica repleta de turistas, moradores e de policiamento, mas a noite ele não é dos bairros mais agradáveis ou seguros para se caminhar e voltar ao hotel.
Mesmo assim, se você estiver disposto, os preços dos hotéis nessa região tendem a ser melhores.
Ofertas de Hotéis no Zócalo / Centro Histórico
Dicas de Segurança na Cidade do México
Tanto Condesa quanto Polanco e mesmo a Zona Rosa foram bairros em que nos sentimos seguros e tranquilos para ficar, caminhar e sair para comer, mesmo de noite, mas não é por isso que você ficará desatento.
Todas as dicas de segurança e precauções que você tomaria numa viagem pelo Brasil, no centro de São Paulo, do Rio de Janeiro ou de Belo Horizonte, por exemplo, vale para a Cidade do México.
Veja também esse post do Robson com dicas de segurança para viajar pela América Latina.
Dicas dos leitores sobre onde ficar na Cidade do México
Você tem alguma dica bacana de hotel na Cidade do México?
Por favor, a caixa de comentários é toda sua 😀
Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros do México \o/
Quando eu fui pra lá, fiquei em Polanco. Me senti realmente nos Jardins aqui de SP. Adorei o bairro, restaurantes, shoppings e o Bosque de Chapultepec tudo acessível a pé ou a pequenas corridas de táxi!
Condesa fica pra próxima!
Abs!
Erika.
É bem bonita a região mesmo 🙂 Fomos várias vezes para lá para jantar nos restaurantes Astrid & Gastón e Pujol 😀
Acho que vou ficar perto do Zócalo mesmo. Bem baratinho e como vou estar sozinho, não prentendo ficar saindo a noite. Boas dicas aqui!
Obrigado, Howard 🙂 O Centro histórico da Cidade do México é bem legalzinho mesmo e de lá vc tem metrô para outras partes da cidade. Ela só não é tão bonita quanto as outras, mas que centro de cidade é? 😛
Fiz uma reserva na região do Zócalo. Espero que seja mais ou menos como o 1.o arrondissement de Paris ou o centro de B Aires mesmo.
Oi Sérgio.
Olha, nunca que os centros da Cidade do México ou Buenos Aires serão como qualquer dos arrondissement de Paris 😛
Agora, comparando Buenos Aires e Cidade do México, eu diria que em termos de segurança até podem ser parecidos, mas o Zócalo me pareceu mais muvucado que Buenos Aires (até pq a cidade é infinitamente maior ;)).
Sem conhecer, optei pelo Hotel Corinto, pertinho do “Monumento a la Revolución”. Parece não ser tão bom assim, mas gostei da localização, perto do Paseo de la Reforma (na altura da estátua de Colombo), mas do lado oposto ao da Zona Rosa. Espero não ter dado mancada… =)
Obrigado pela dica, José. Aparentemente o hotel é legal. Depois conte pra nós como foi 🙂
Pretendo viajar sozinha, qual seria as melhores opções de passeios e hoteis ?
Oi Renata.
Esse são os bairros que achamos mais interessantes para você se hospedar. Eu diria que no seu caso Polanco pode ser mais interessante, seguido de Condesa e Zona Rosa. No Zócalo (centro da cidade) eu não acho muito legal, mas é onde fica mais perto de algumas das principais atrações.
Sobre os passeios, tudo que fizemos pode ser feito estando sozinha 🙂 Dá uma olhada nos posts sobre o méxico aqui:
https://sundaycooks.com/category/destinos/mexico/
E onde eu encontro aquelas xicaras lindas, panela, conjuntos de jantar, que aparecem nas novelas mexicanas? vou ir lá pela primeira vez e quero comprar, vc sabe me dizer si tem alguma feira? algo assim?
Oi, Pábola.
Obrigada pelo comentário.
Você vai conseguir encontrar esse tipo de cerâmica e artesanato local em uma dessas lojas
https://www.fonart.gob.mx/web/index.php/conoce-fonart/puntos-de-venta
(é um programa do governo de incentivo a produção desses materiais. Lá você deve encontrar muita coisa interessante)
Gente, ótimas dicas.
Super sencillas e objetivas. Eu estou viajando só, também, em setembro. E fiquei interessado na Zona Rosa. Acho que a noite deve ser legal por lá, será? Vi o posto da colega acima e fiquei pensando: será que o México tem artesanatos o suficiente para encher duas malas de 32kg
Obrigado!
Diego,
Você pode encontrar artesanatos nas feiras e lojas da cidade 😉
A Zona Rosa é um lugar interessante para ficar na Cidade do México, principalmente se o seu hotel for perto do metrô.
Como faço pra me programar bem para uma viagem ao México quero conhecer a televisa na esperança de conhecer alguns artistas mas também quero conhecer o país em sua cultura,gastronomia centros históricos etc …mas como fazer isto uma única viagem? Tem como?? Não tenho uma data certa gostaria de saber também a melhor época para ir.
Oi Luciana.
Se você tiver tempo e dinheiro é possível sim 😉 Agora, essa nossa viagem entre Cidade do México, Oaxaca e Puebla levaria duas semanas e o deslocamento até Oaxaca levaria 10 h de ônibus. Portanto é preciso levar isso em conta ao montar o roteiro.
Dá uma olhada nos posts sobre a cidade do méxico aqui no blog pra saber o que há pra fazer por lá e ajudar no seu roteiro 🙂
https://sundaycooks.com/category/destinos/mexico/cidade-do-mexico/
Gostei do post. Eu já fiquei no Grande Hotel, que fica em um belo edifício Porfiriano em frente ao zocalo, também no NH do centro histórico. Sobre ficar nessa área, concordo com vocês. Em outra viagem me hospedei pertinho da Reforma: muito mais agradável! Ontem fiz rsv pro Room Mate Valentina. Que bom ler o review de vocês! Vamos ver o que o DF nos aguarda nessa nova viagem. Abração.
Você vai ficar no Room Mate também? Que legal 🙂
Por favor, na volta nos conte o que achou e como foi a sua passagem pela Cidade do México.