Ao longo dos seus quase 1.500 km quadrados, a Cidade do México tem uma oferta muito variada de hotéis e a dúvida na hora de reservar um é inevitável. Qual é o melhor bairro? Será que lá é tranquilo e seguro? Tem coisas bacanas por perto? Afinal de contas, quais são os melhores bairros para ficar na Cidade do México?
Os melhores bairros para ficar na Cidade do México
Imagine sua primeira viagem a Buenos Aires: você provavelmente ficou na dúvida entre ficar na Recoleta, em Palermo ou no centro da cidade, não é? Com uma certa licença poética, cabe dizer que as proporções da dúvida são praticamente as mesmas para a Cidade do México: Condesa, Polanco ou Zona Rosa?
Condesa
Este é, para mim, um dos melhores bairros para ficar na Cidade do México. Quando cheguei em Condesa, lembrei na hora de Palermo, na capital argentina, mas se pensarmos em São Paulo, Condesa seria como a Vila Madalena, enquanto que no Rio de Janeiro, seria algo como Ipanema. Este é o bairro mais descolado da cidade, cheio de bares legais, cafés interessantes e lojas bacanas. É uma delícia caminhar sem rumo por entre as ruas coloridas deste bairro.
Se você gosta de Palermo, Condesa deve lhe agradar muito 🙂 Você consegue sair, aproveitar os barzinhos e voltar caminhando tranquilamente para o seu hotel, sem depender de corridas de táxi. O bairro é servido por 2 linhas de metrôs, a Linha 1 na estação Juanacatlán e a Linha 9 na estação Patriotismo, que estão, em média a 10-15 min de caminhada do coração do bairro.
Nós ficamos no Hotel Maria Condesa H&S no coração do bairro (veja aqui o nosso review deste hotel) e gostamos bastante, pois seu custo-benefício era muito bom.
Ofertas para o Hotel Maria Condesa H&S
Polanco
Este é um dos bairros mais nobres da cidade, onde você encontra lojas de grandes marcas, restaurantes de chefs badalados e hotéis de cadeias de luxo. Polanco se parece muitas vezes como um bairro entre os Jardins de São Paulo, Leblon no Rio de Janeiro e a Recoleta de Buenos Aires. É um bairro muito bonito, seguro para quem gosta de caminhar, e ideal para quem gosta de extrapolar nas compras e nos bons jantares. Os shoppings mais chiques da cidade também ficam em Polanco.
Quanto ao metrô, o bairro tem praticamente uma única estação e sua Linha 7 corta a cidade de norte a sul, enquanto as atrações estão em sua maioria para leste dali. Por isso, considere que você terá de fazer mais baldeações para conhecer as outras atrações ou que terá de incluir mais corridas de táxi ao seu dia do que se você ficar nos bairros Condesa ou Zona Rosa.
Zona Rosa
Digamos que, com a devida proporção, ficar na Zona Rosa é como ficar no centro de centro de Buenos Aires, próximo à Av. 9 de Julio: não tão charmosa como as outras regiões, mas com uma boa oferta de hotéis, de restaurantes, de fast-foods, de baladas e até um obelisco no meio da Av. Paseo de la Reforma, a 9 de Julio deles 😛 Quem consegue resistir a uma tarifa tentadora quando se está tentando economizar, não é mesmo?
A Zona Rosa é para quem quer ficar próximo a redes de fast-food e de restaurantes de cadeias americanas, próximo às famosas, e um pouco decadentes, ruas das baladas e sex shops (Calle Amberes e Hamburgo) e próximo ao metrô Insurgientes da Linha 1 que tem boas ligações para todos os outros pontos importantes da cidade, pois praticamente qualquer lugar que você vá, precisará de apenas uma baldeação.
Nós ficamos no Room Mate Valentina no centro da Zona Rosa (veja aqui o nosso review deste hotel) e indicamos para quem procura uma opção mais econômica na cidade sem ter de ficar no centro ou em bairros sem muitos atrativos.
Hotéis na Zona Rosa pelo Booking.com
Ofertas de Hotéis na Zona Rosa
Por que não ficar no Zócalo, o centro histórico da cidade?
Não recomendamos ficar na região do Zócalo, no famoso centro histórico da cidade, por questões de segurança. Durante o dia a região é tranquila de se caminhar, pois fica repleta de turistas, moradores e de policiamento, mas a noite ele não é dos bairros mais agradáveis ou seguros para se caminhar e voltar ao hotel.
Mesmo assim, se você estiver disposto, os preços dos hotéis nessa região tendem a ser melhores.
Ofertas de Hotéis no Zócalo / Centro Histórico
Dicas de Segurança na Cidade do México
Tanto Condesa quanto Polanco e mesmo a Zona Rosa foram bairros em que nos sentimos seguros e tranquilos para ficar, caminhar e sair para comer, mesmo de noite, mas não é por isso que você ficará desatento.
Todas as dicas de segurança e precauções que você tomaria numa viagem pelo Brasil, no centro de São Paulo, do Rio de Janeiro ou de Belo Horizonte, por exemplo, vale para a Cidade do México.
Veja também esse post do Robson com dicas de segurança para viajar pela América Latina.
Dicas dos leitores sobre onde ficar na Cidade do México
Você tem alguma dica bacana de hotel na Cidade do México?
Por favor, a caixa de comentários é toda sua 😀
Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros do México \o/
Olá! Você poderia descrever um pouco melhor a vida noturna de Condessa E Zona Rosa? Que tipo de bares tem por lá? Queria sair à noite e nãos ei qual lugar é melhor para isso. Pelo que entendi sou mais o estilo de Condessa. Imagino bares mais despretensiosos.
Muito boas suas dicas!
Oi, Ricardo.
Condessa tem mais barzinhos com mesas na calçada e restaurantes. Dependendo do trecho da Zona Rosa você vai encontrar mais baladas GLS 😉
vou fazer minha primeira viagem ao exterior cidade do mexico,vou ficar hospedada no hotel mi casa na zona rosa
er gostaria de saber um pouco do luga
Todas as informações sobre a Zona Rosa estão no corpo desse texto, Liria 😉
Não conheço o hotel escolhido, por isso não consigo dar mais detalhes.
Vcs levaram pesos do Brasil ou dólares americanos para trocar lá? Sabem dizer o que é mais vantajoso?
ola! gostaria de saber se no bairro reforma, e bom para se hospedar?
Oi Marco, o bairro Reforma é uma região legal de se hospedar sim.
Nossa toda vez que vejo um vídeo ou post sobre bairros nobres da cidade do México só aparece esses: Zócalo,Zona Rosa,Santa Fe,Paseo de La Reforma e Polanco (que dizem der o maid nobre) parece que só tem isso de bairro nobre na CDMX … Por exemplo em São Paulo bairros como Polanco existe as dúzias o mesmo digo sobre Belo Horizonte,Rio de Janeiro,Recife,Maceió,Natal,Fortaleza,Belém,Campina Grande,Manaus,Parintins,Curitiba,Vitoria,Niterói,Ubatuba,Barueri,Osasco entre diversas cidades do Brasil sendo capitais ou interioranas aqui a Riqueza consegue ser mais distribuída e não concentrada como ocorre nos Estados Unidos Mexicanos …
¯_(ツ)_/¯
Sabem me informar sobre a região onde fica Santa fé? Obrigada 🙂
Oi, Cris.
Me parece uma área muito afasta da região mais turística e de lugares legais para sair a noite. Deve ser um centro hoteleiro mais voltado ao viajante de negócios.
Santa Fé é o centro financeiro da CDMX, não compensa ficar hospedado lá se você for a turismo.
Abs.
Natalie, e quanto lugares para se morar na cidade do México. O que você indicaria? Algum lugar que traga um pouco de segurança mas que também tenha valores acessíveis. Consegue ajudar? Obrigada.
Hummm Ariane, não sei se consigo te ajudar. Você vai ser transferida a trabalho? O ideal é tentar encontrar alguém que já tenha morado por lá. Boa sorte nessa nova fase!
Oi Ariane,
Tudo bom?
Peço permissão à Natalie para te responder.
Se você estiver sendo transferida, o melhor bairro pra você será aquele mais próximo ao seu trabalho já que o trânsito na CDMX é infernal.
Se esse não for o caso, e a opção for pelo mais barato, eu sugiro Del Valle, tenho muitos amigos que moram nesse bairro e estão bastante satisfeitos.
Espero ter ajudado.
Abs.
Natalie, quais são os melhores e mais baratos hotéis perto do Ginásio Olímpico Juan de la Barrera? Estou muito interessado em acompanhar e prestigiar o mundial paralimpico de natação.
Oi Diogo, tudo bem?
Dá uma olhada nesse link aqui em baixo que tem os hotéis nessa região (próxima ao museu Frida Kahlo). Daí você ordena do jeito que preferir e a recomendação é ver a melhor classificação dos usuários 🙂
Hoteis na cidade do méxico
Como avaliar as opiniões do TripAdvisor e outros sites de review?
Eu tenho uma opinião diferente sobre hospedar-se no centro histórico da CDMX e escrevi aqui: http://www.mileumaviagens.com.br/top-5-hoteis-da-cidade-do-mexico
Geralmente evito hospedar-me e muitas vezes até visitar alguns centros de cidades grandes mas o da CDMX, assim como em todas as cidades mexicanas que já visitei, a segurança me surpreendeu demais!
É extremamente seguro viajar pelo México tomando as precauções normais que vc tomaria em qquer outro local.
Acho que pelo fato de morarmos no interior de São Paulo, não tive essa sensação toda de segurança na Cidade do México.
Interessante como essas percepções são distintas, não é mesmo? 😉
Boa noite!
Pesquisando aqui sobre minha hospedagem no Booking.com, tenho tido uma dificuldade: os hotéis em Condesa que estão dentro da faixa de preço que éstou procurando não tem ou não especificam que tem ar condicionado. E eu sou pouco exigente em viagem, mas calor é algo mais difícil de lidar!! Então eu andei encontrando umas opções, com ar condicionado, no bairro Roma Norte. O que você me diz desse bairro?? Muito obrigado desde já, o blog tem sido bastante útil. Abraço!!
Oi Antenor.
Não chegamos a passear muito por ali, mas ele está praticamente entre a Zona Rosa e Condesa e pelo mapa me parece que tem bastante movimento. Eu diria que é razoável ficar por ali sim. Se puder voltar depois e nos contar como foi, eu agradeço 🙂 Ah, e se puder comprar pelos links do booking aqui do site, nós agradecemos também, assim parte do valor é revertido para nós (sem mudar em nada o preço para você) para nos ajudar a manter o site.