A tradição dos mercados de Natal na Alemanha faz a festa de quem vive no país e também de quem se programa para passar essa época do ano por lá. Com suas bancas cheias de detalhes nas decorações, luzes piscantes para todos os lados e muita comida deliciosa – acompanhadas de bebidas quentes para encarar o frio – elas rendem momentos de alegria, muitas fotos e uma enorme vontade de retornar todos os anos.
A tradição dos mercados de Natal na Alemanha
Se você estiver na dúvida sobre qual mercado visitar na Alemanha durante o Natal, veja as nossas sugestões. Depois, comece a se programar. Ainda dá tempo de ver a edição de 2019 e nunca é cedo para se preparar para 2020.
Se apaixone pela Alemanha:
Mercado de Natal de Frankfurt
É o maior e o mais antigo da Alemanha, com nada menos que 200 bancas participantes e 625 anos de idade (o primeiro foi em 1393). Também é considerado o mais bonito, mas isso é questão de gosto pessoal.
Por todas essas características, o Mercado de Natal de Frankfurt atrai milhões de visitantes a cada ano, todos maravilhados com seus concertos, suas fanfarras e sua árvore natalina com 30 metros de altura.
2019
- De 25 de novembro a 22 de dezembro
- De segunda a sábado das 10 às 21h; domingo das 11 às 21h
2020
- De 23 de novembro a 22 de dezembro
Organize sua viagem para Frankfurt:
Mercado de Natal de Nuremberg
É um dos mais famosos do país e acontece desde pelo menos os anos 1630, num clima que leva você para a Idade Média. São 180 barracas vendendo objetos de madeira cheios de delicadeza e, é claro, muita comida típica, como o pão de mel de Nuremberg e a incrível linguiça de Nuremberg, um clássico da Francônia.
Concertos em igrejas e nos parques também estão no programa de todos os anos, além de uma linda parada iluminada em direção ao castelo.
2019
- De 29 de novembro a 24 de dezembro
- Diariamente das 10 às 21h; dia 24/12 das 10 às 14h
2020
- De 27 de novembro a 24 de dezembro
Conheça o melhor de Nuremberg:
Mercado de Natal de Dresden
O Mercado de Natal de Dresden já começa a encantar pelo nome: ao invés de ser chamado de Christkindlmarkt como a maioria, ele é chamado de Striezelmarkt, em homenagem ao Striezel, um doce natalino típico da região.
É ao redor do Striezel que muita coisa gira nesse mercado. Ele está presente na festa de abertura (quando é cortado) e tem um dia só para ele (quando um exemplar gigante é levado pela cidade até ser cortado e distribuído), por exemplo. Além disso, o Mercado de Natal de Dresden ainda tem as tradicionais festas, muitas atrações para as crianças e até um cinema.
2019
- De 27 de novembro a 24 de dezembro
- Diariamente das 10 às 21h
2020
- Datas ainda não foram divulgadas, mas devem ser bem parecidas com as de 2019.
Veja o que fazer em Dresden:
Mercado de Natal de Munique
O principal acontece na Marienplatz, cheio de música, alegria, festas, crianças que cantam vestidas de anjos e muito mais, mas existem outros espalhados pela cidade, com temas diferentes para todos os gostos.
Existe até uma “agência dos correios do Papai Noel” onde você pode mandar cartas com o selo do Bom Velhinho, mas o mais interessante mesmo é acompanhar os movimentos do Bispo Nicolau e seu companheiro Krampus, representações da recompensa e do castigo para as crianças que se comportaram bem ou mal durante o ano. Essa tradição existe há séculos na região e segue viva nos natais de Munique.
2019
- De 27 de novembro a 24 de dezembro
- De segunda a sábado das 10 às 21h; domingo das 10 às 20h; dia 24/12 das 10 às 14h
2020
- Datas ainda não foram divulgadas, mas devem ser bem parecidas com as de 2019.
Tudo o que você precisa saber sobre Munique:
Mercado de Natal de Rothenburg ob der Tauber
Essa cidadezinha que parece ter sido desenhada pelo ilustrador de um conto de fadas consegue ficar ainda mais irresistível e querida durante o Natal. Muito desse charme existe graças ao seu mercado natalino, com 500 anos de idade e decorado com perfeição entre a prefeitura, a Igreja Saint Jakob e o mercado Grüner.
É tudo tão maravilhoso que dá para passar uns bons dias ali, subindo diariamente na torre da prefeitura para ver o cenário de cima.
2019
- De 29 de novembro a 23 de dezembro
- De domingo a quinta das 11 às 19h; sexta e sábado das 11 às 20h
2020
- De 27 de novembro a 23 de dezembro