Continuando a série de dicas rápidas sobre Munique, é hora de mostrar as atrações da cidade e onde comer enquanto você estiver por lá
Procurando dicas sobre como se locomover na cidade? Confira os posts sobre transporte (eles devem ser atualizados em breve com os valores referentes a nossa viagem de abril/20016)
- Sem Mistérios: Metrô de Munique
- Como ir do aeroporto ao centro de Munique
- Como comprar o Bayern Ticket?
- Como ir de Munique para Praga?
O que fazer em Munique: quais são as principais atrações
Munique não tem tantos pontos turísticos como outras grandes metrópoles europeias como Paris, Londres ou Berlim, mas possui um centro histórico lindo e belos parques e áreas verdes.
Não deixe de conferir o mapa no final do post com suas principais atrações. O triângulo em verde, que liga as estações de metrô Marienplatz, Karlsplatz (Stachus) e Odeonplatz, delimita a área mais antiga e histórica da cidade. É nesta região que você vai se sentir de volta à séculos passados, principalmente a noite quando os bares estão funcionando a todo vapor servindo as tradicionais canecas de 1 litro de cerveja 😀 Passear por essa área é muito legal, há inúmeras ruelas e caminhos por entre os prédios em que vale a pena serem explorados.
Abaixo está uma lista das principais atrações em Munique, na ordem da preferência do autor:
Marienplatz: É o ponto central e mais importante da cidade, é o coração do centro história, ali também fica a Neue Rathaus (prefeitura da cidade).
Neue Rathaus: É um prédio espetacular por sua arquitetura. Nele fica o antigo relógio com bonequinhos que andam e tocam os sinos.
Alter Peter (St. Peter’s Church): É uma das principais igrejas de Munique, é de sua torre que há a vista mais linda da cidade (ingresso adulto 3 euros)
Frauenkirche (Cathedral Church of our Lady): Essa é a principal catedral da cidade e sua torre é a mais alta de todas. Ao seu redor há várias lápides dos túmulos que lá se encontram. Também é possível subir até o topo, mas a vista não é tão bonita quanto a de St. Peter. Até pouco tempo, nenhum prédio em Munique podia ser mais alto que a torre desta catedral. A lei já caiu, mas ainda assim a tradição se mantém 🙂 (ingresso adulto 4 euros. As duas torres estão fechadas para restauração e devem ser reinauguradas apenas em 2017 com novos valores adicionais.)
Biergartens (beer gardens / jardim de cerveja): Sabe a mania do brasileiro de fazer happy hour, tomar uma cerveja na praia ou coisa parecida? Os biergartens em Munique têm o mesmo propósito e há inúmeros deles espalhados pela cidade. São ótimos lugares para passar horas conversando. Praticamente qualquer lugar que tenha bancos, em que haja cerveja por perto e que seja a céu aberto é um biergarten. Até dentro dos restaurantes há biergartens. Dentro da Hofbräuhaus, por exemplo, também há um jardim desse tipo o.O
BMW Welt e Museum: Esses são os museus da BMW, uma empresa de Munique (Bayerische Motoren Werke). Eu não tive tempo para visitar o museu que guarda inúmeros carros da marca, consegui conhecer apenas o BMW Welt (ou World se preferir) que é muito legal, ainda mais para crianças que gostam de carro. Ah, e o café em seu interior é ótimo! (Ingresso adulto: BMW Welt é gratuito e o Museu da BMW 10 euros).
Hofbräuhaus: Uma das cervejarias mais famosas da cidade. Vale a visita mesmo que você não vá comer ou beber por lá, apesar do atendimento que não se mostrou tão simpático desta vez como nas anteriores 😉
Englischer Garten (English Garden): É um parque ao estilo do Central Park em Nova York, mas muito maior. Sugiro alugar uma bicicleta e passear por ele.
Chinese Tower: É uma torre chinesa colocada no meio do jardim inglês (hein?). A torre em si não é nada de mais, mas é o point para os alemães e turistas tomarem uma cerveja, comerem linguiça e pretzel. É o mais conhecido biergarten da cidade, fica dentro do English Garden. Vale a visita e parada para tomar algumas cervejas.
Deutsches Museum: esse é o maior museu de Munique e, quem sabe até da Alemanha. Seu foco é em ciência e tecnologia, quase como o Science Museum de Londres. É enorme e vale a visita, principalmente dos apaixonados pelo mundo das exatas 😉 (ingresso adulto 11 euros).
Viktualienmarkt: É o mercado central da cidade, lá você encontra inúmeros tipos de linguiças e outras comidas típicas. Um programa bem calórico e divertido.
Hofgarten: É um jardim dentro do palácio real.
Alte e Neue Pinakothek: São museus de arte com poucas salas, o que permite que sejam visitados em pouco tempo, mas infelizmente as pinturas e esculturas que estavam lá não me agradaram muito. Somente a sala de impressionistas (Neue Pinakothek) me agradou. (ingresso adulto: alte 4 euros e neue 7 euros – valores reduzidos para 1 euro aos domingos)
Feldherrnhalle: Foi aqui que aconteceu um confronto entre a polícia e Hitler e seus companheiros. Morreram quatro policiais e vários comparsas nesse confronto.
Heilig Geist Kirche: É uma igreja que também foi desimana durante a guerra. Em seu interior há uma foto de como ela ficou quando foi destruída, Apenas sua torre resistiu.
Olympiapark: É uma região onde foram feitos os Jogos Olímpicos de Munique. É uma área bem verde e bonita de se caminhar. (Ingresso adulto: várias atividades estão disponíveis dentro do complexo olímpico, consultar o site oficial para mais detalhes de valores.)
Allianz Arena: casa do Bayern München. Há um tour pelo estádio para os amantes do futebol. (ingresso: visita guiada pelo está com audioguia 22 euros, é recomendável comprar o ingresso antecipado pelo site do Bayern por conta dos passeios saírem apenas com hora marcada).
Bavarian State Opera: É onde se apresenta a Ópera de Munique.
Welser Küche: Esse é um dos bares onde Hitler começou a montar suas teorias e fazer sua revolta. Hoje ele é um restaurante em que dizem ser necessário comer como na era medieval, sem talheres e com maus modos.
Pinakothek der Moderne: É um museu de arte moderna. Precisa dizer mais? 😛 Infelizmente não tive tempo de visitá-la. (ingresso adulto: 10 euros – valores reduzidos para 1 euro aos domingos)
Schlosspark Nymphenburg: é um castelo/parque um pouco mais afastado do centro histórico de Munique lindo. Vale conhecer se você tem mais tempo na cidade. (ingresso adulto: 6 euros. Durante o verão, é possível fazer um passeio de gôndola pelos canais do castelo e custa 15 euros por pessoa e dura 30 minutos.)
Dicas de hotéis em Munique:
- Munique: onde ficar e por quanto tempo
- Leonardo Boutique Savoy: nosso hotel em Munique
- Hotéis econômicos na Alemanha: hospedagem boa, bonita e barata
- Ofertas de hotéis em Munique
- Ofertas de hotéis em Munique perto da Marienplatz
Onde e o que comer em Munique
Os alemães são especialistas em fazer comidas com carne de porco e confesso que isso me preocupava, pois eu não era muito fã de carne de porco.
Já no primeiro dia, pedi um medalhão de porco no restaurante do hotel e estava ótimo. No segundo dia, comi em um restaurante de firma e o schinitzel estava maravilhoso. Nas outras vezes, não importava se o lugar era ruim ou bom, as carnes de porco estavam no mínimo boas. As porções eram generosas e o preço raramente passava dos 20 euros já com as bebidas.
Linguiças e carnes de porco de todos os tipos são uma pedida certa em Munique. Não posso dizer se as outras comidas também são boas pois minha dieta foi basicamente a base de suínos e derivados.
Principalmente no centro de Munique há vários restaurantes mais tradicionais e famosos. Eu não me animei muito por quase nenhum deles, mas dois são passagens obrigatórias:
Ratskeller: Esse restaurante fica na parte de baixo da Neue Rathaus na Marienplatz e é enorme! Eu quase me perdi tentando sair de lá. A comida é boa e não é muito cara. É um restaurante para turistas, mas também é frequentado por alemães. Eu comi um prato com 6 tipos de linguiça e purê de batata que estava saboroso.
Hofbräuhaus: Esse é o restaurante da cervejaria mais conhecida da cidade. Dentro dele, você vai encontrar muita cerveja (canecas de 500 ml ou 1 litro para os fracos e de 2 litros em forma de bota para os fortões), uma bandinha tocando e muito joelho de porco. O espaço é enorme, tem vários andares e ambientes e está sempre cheio, frequentado tanto para turistas quanto alemães.
Conheça outras opções de restaurantes e cervejarias em Munique no post Roteiro de 4 dias na cidade.
Moral do dia: depois de viajar a Munique você vai aprender a comer carne de porto
Oi!
Quando estive em Munique jantei 2x na Augustiner e 1x na Hofbrahaus, a Augustiner é muito melhor para fazer uma refeição, já na Hofbrahaus acho melhor não ir com fome, não gostei das opções de comida de lá, já a Augustiner é muito boa!
Eu também fiquei com essa impressão, Kely. Não cheguei a comer na Hofbrauhaus, mas passei lá várias vezes e a comida parecia boa, mas não melhor que a da Augustiner. A Hofbrau me pareceu mais um lugar para beber e beliscar uns joelhos de porco que comer de verdade 🙂
olá,
antes de mais nada gostaria de dizer q o blog é muito bom, tem me ajudado bastante.
enfim, eu e meu marido chegaremos em munich dia 20.09, o hotel q ficaremos é perto da estação central, saindo do aeroporto (pelo q entendi) é pra pegar o metro s8 – aeroporto com destino Hauptbahnhof, validar o ticket comprado somente pra ir ate o centro de munique, isso esta correto? outra coisa, qual metro eu posso pegar pra ir ate a allianz arena? tanto pra um caminho como pra outro tanto faz sbanh como ubanh? ou to falando bobagem? obrigada.
Obrigado, Thamy!
Isso mesmo, mas o ticket tem de ser validado na hora que entrar na estação do aeroporto. Se bem que eu acho que algum lugar dizia que não era preciso validar esse ticket. Talvez porque ele já venha com a data impressa. Em todo caso, confira se ele já tem a data, se tiver, não é preciso validar novamente. A outra opção é validar de qualquer maneira just in case 😛
O da Alianz Arena é a linha U6 e não há S-Bahns indo pra lá. Com o passe válido, vc pode pegar U ou S-bahns sem problemas, desde que as estações destino estejam dentro da zona do seu passe.
Sempre entro aqui para pegar (boas) dicas! Estarei em Munique no início de novembro com meu marido e minha filha de 3 anos. Chegaremos lá perto da hora do almoço de uma sexta e partiremos na manhã da segunda-feira. Além dos passeios “obrigatórios”, tipo marienplatz e etc, gostaríamos de ir no campo de concentração de Dachau, na Allianz Arena e no Castelo de Neuschwanstein. Será que rola? Tendo que escolher, o que você priorizaria?
Oi Fernanda. Que bom que pudemos ajudar 🙂
Olha, eu não conheço Dachau, mas vc deve gastar no mínimo meio dia a um dia inteiro pra visitar. Faça o roteiro a pé que eu fiz com a Natalie (talvez com sua filha pequena seja melhor fazê-lo com calma e em 2 dias) misturando com a Alianz Arena e quem sabe o BMW World.
Um tour pelo centro histórico de Munique
O Castelo de Neuschwanstein é um passeio de 1 dia inteiro. Se tiver que escolher entre ele e o Dachau, eu iria nele (não gosto de campos de concentração e dizem ser muito forte para levar crianças).
Acho que é isso. Qualquer dúvida, nos avise 🙂