atualizado em:

Roteiro de Naples, Everglades e Marco Island na Flórida

Paradise Coast é uma região no lado oeste da Flórida que possui 48 quilômetros de costa de areia branca voltadas para o Golfo do México

por Fred Marvila outros artigos do autor
atualizado em:

Paradise Coast, na Flórida, é conhecida por ter algumas das praias mais bonitas da América do Norte, com areia branca, mar quente e bastante sol. É nessa região que ficam a sofisticada Naples, a ensolarada Marco Island e suas 10 mil ilhas e parte do cheio de vida Parque Nacional de Everglades. Se você procura o que fazer fora do eixo MiamiOrlando, talvez esta seja sua praia :mrgreen:Roteiro por Naples, Everglades e Marco Island - 09

Paradise Coast

Paradise Coast é uma região no lado oeste da Flórida que possui 48 quilômetros de costa de areia branca voltadas para o Golfo do México. Segundo o Travel Channel e a Condé Nast Traveller, suas praias estão entre as melhores dos Estados Unidos e, no último ano, Barefoot Beach e de Delnor-Wiggins Pass State Park, ambas ao norte de Naples, figuraram entre as 10 melhores do país.

Roteiro por Naples, Everglades e Marco Island - 10

Muito procurada por quem quer sossego, por famílias e por quem quer ficar mais perto da natureza do Parque Nacional de Everglades, Paradise Coast cresceu e foi ocupada por celebridades e atletas famosos, além de ricaços do mercado financeiro. E por falar nisso, campos de golfe não faltam por lá, desde os públicos até áreas particulares.

Não pense que, devido à grande presença de pessoas mais abastadas, a região é cara. Pelo contrário, eu diria que ela está bem na média do estado e talvez até mais barata que alguns lugares de Miami.

O clima é quente o ano todo, com médias anuais máximas próximas de 17C em dezembro e janeiro e 27C em julho e agosto. Eu estive lá em outubro e peguei dias de muito sol, calor e praia com água morna, mesmo pouco tempo depois do furacão de 2016 que passou ali perto.

Roteiro por Naples, Everglades e Marco Island - 04

Para chegar lá vindo do Brasil, a melhor maneira é voar até Miami ou Fort Lauderdalealugar um carro e curtir o passeio seguindo pela Tamiami Trail (US 41), pois ela passa  no meio do Everglades. Seu destino final? Naples, a cidade com melhor infraestrutura.

10 dicas para quem quer dirigir nos EUA

Ofertas de aluguel de carro nos EUA

Naples

Naples está no coração de Paradise Coast, onde a nata da sociedade da Flórida tem casa e onde os snowbirds (os americanos que fogem do frio no norte) passam parte do inverno, por isso não se impressione ao encontrar Porsches, Masseratis e todo tipo de supercarro pelas ruas.

Apesar disso, as pessoas que vão para essa área estão interessadas na calmaria e na privacidade que a cidade proporciona, justamente o oposto de Palm Beaches.

Roteiro por Naples, Everglades e Marco Island - 25

Naples é sofisticada, um pouco metida, mas acolhe bem seus visitantes. Se você gosta de praia, ela tem. Gosta de compras e de lojas exclusivas? Também tem. Quer comer bem, gosta de jardins botânicos, de zoológicos e de natureza? Ela tem tudo isso.

Roteiro por Naples, Everglades e Marco Island - 24

O que fazer em Naples?

Jardim Botânico e o Zoológico de Naples são dos mais incríveis que já visitei. Junte isso ao Conservancy of Southwest Florida e podemos entender porque a natureza ali é parte integrante da cidade 🙂

Roteiro por Naples, Everglades e Marco Island - 12

O Jardim Botânico de Naples é enorme, com plantas vindas do mundo todo. Dentre os jardins mais bonitos está o do Brasil, feito por um dos discípulos de Burle Marx, com um lago de vitórias régia de impressionar. Eles também fazem exposições temporárias e atividades para as crianças e comunidade local para ensiná-las sobre botânica, como fazer hortas e assuntos relacionados.

Jardim Botânico de Naples

  • Endereço: 4820 Bayshore Drive, Naples, FL
  • Site: naplesgarden.org
  • Horários: todo dia de 9 às 17h, terças de 8 às 17h
  • Ingressos: adulto 14,95 dólares

Roteiro por Naples, Everglades e Marco Island - 26

Já o Zoológico de Naples é enorme e tem animais que eu nunca tinha visto nos outros que visitei. Não bastasse todas as explicações sobre cada animalzinho que os voluntários e guias dão, eles também têm um programa de cuidados e sobrevivência das espécies que me deixou muito feliz e tirou um pouco do peso que sinto quando penso em zoológicos.

Roteiro por Naples, Everglades e Marco Island - 22

Pra mim o mais impressionante foi ver o Uno, um puma da Flórida que foi resgatado depois de levar um tiro de espingarda na cabeça que o deixou cego. É incrível ver como ele aprendeu a andar com toda desenvoltura, nem dá pra perceber que ele não enxerga nada.

Zoológico de Naples

  • Endereço: 1590 Goodlette-Frank Rd, Naples, FL
  • Site: napleszoo.org
  • Horários: todo dia das 9 às 17h
  • Ingressos: adultos 22,95 dólares

Roteiro por Naples, Everglades e Marco Island - 23

Já o Conservancy of Southwest Florida existe para ensinar, estudar e preservar as espécies nativas da região. Além de toda explicação nas placas e salas, os voluntários fazem apresentações para as crianças, ensinando um pouco sobre cada animal e mostrando como é importante preservá-los. Confesso que adorei colocar a mão na cobra #turmadaquintaserie e não esperava que suas escamas fossem tão macias.

Conservancy of Southwest Florida

  • Endereço: 1495 Smith Preserve Way, Naples, FL
  • Site: conservancy.org
  • Horários: das 9 às 16:30, novembro a abril todos os dias, maio a outubro segunda a sábado
  • Ingressos: adulto 12,95 dólares

Roteiro por Naples, Everglades e Marco Island - 13

Roteiro por Naples, Everglades e Marco Island - 14

E o que falar do pôr do sol no Golfo do México?

Certamente, um dos passeios mais bonitos. Se tiver a oportunidade, faça o cruzeiro chamado Sunset Dinner Cruise para jantar vendo o sol se pôr em mar aberto no Golfo do México. Fiz esse tour com a Naples Princess e achei que valeu a pena. O jantar, apesar de ser no estilo buffet-ogro-americano, estava saboroso.

Napes Princess Sunset Dinner Cruise

  • Endereço: 550 Port O Call Way, Naples, FL
  • Site: naplesprincesscruises.com
  • Horários: todos os dias, mas depende da época do ano. Confirme no site.
  • Valor: adulto 74 dólares + taxas

Roteiro por Naples, Everglades e Marco Island - 08

Roteiro por Naples, Everglades e Marco Island - 11

Outro lugar muito concorrido para ver o pôr do sol é no Naples Pier. Enquanto estava lá, consegui ver alguns golfinhos passeando pertinho, acho que eles também estavam apreciando a paisagem 🙂

Roteiro por Naples, Everglades e Marco Island - 18

Roteiro por Naples, Everglades e Marco Island - 19

Para quem quer curtir a noite em Naples, o Mercato é o local para ir, pois junta várias club houses, bares e restaurantes no mesmo lugar. Não deixe de pedir o blue martini do Blue Martini, ele é bom e MUITO grande.

Mercato

  • Endereço: 9132 Strada Place, Suite 11103, Naples, FL
  • Site: mercatoshops.com
  • Horários: segunda a sábado das 10 às 21h, domingos das 12 às 18h

Roteiro por Naples, Everglades e Marco Island - 21

Onde ficar em Naples?

As duas ruas principais de Naples são a Fifth Avenue South e a Third Street South – onde está o centro histórico da cidade -, por isso essa é a área ideal para se hospedar. Claro que com o carro alugado não há muito problema em ficar um pouco mais afastado do centro.

Nessa viagem fiquei no Hyatt House na 5th Avenue, na parte um pouco mais afastada do burburinho, e achei o hotel muito bom. Os quartos eram espaçosos e tinham sala, cozinha e uma TV que virava para a cama ou para a sala. O café da manhã era continental e tinha uma área para pedir omeletes. O café, por incrível que pareça, não era tão fraco e era muito melhor que qualquer Starbucks.

Ofertas para o Hyatt House

Outras ofertas de hotel em Naples

Roteiro por Naples, Everglades e Marco Island - 07

Onde comer em Naples?

Dois lugares que gostei foram o Barbatella, um ótimo italiano na 3rd Street Shouth (não deixe de pedir o limoncello ao final da refeição) e o The Turtle Club que é um restaurante na beira da praia de Vanderbilt (o bolo de chocolate serve 7 pessoas facilmente o.O).

Barbatella

  • Endereço: 1290 Third Street South, Old Naples, FL
  • Site: barbatellanaples.com
  • Horários: segunda a quinta das 11:30 às 21h, sexta e sábado das 11:30 às 22h
  • Prato principal jantar: 32 a 42 dólares

The Turtle Club

  • Endereço: 9225 Gulf Shore Dr. North, Naples, FL
  • Site: turtleclubnaples.com
  • Horários: todo dia de 11 às 14:30 e das 17 às 21h
  • Prato principal jantar: 29 a 42 dólares

Roteiro por Naples, Everglades e Marco Island - 20

Roteiro por Naples, Everglades e Marco Island - 15

Onde fazer compras em Naples?

Os melhores lugares para fazer compras em Naples são a 5th Avenue South, a 3rd Street South e o Waterside Shops, uma espécie de shopping de luxo a céu aberto nos moldes típicos dos Estados Unidos. Nestes três lugares você encontrará tanto aquelas lojas que estamos acostumados a ver, quanto marcas exclusivas ou que existem apenas na Flórida. Acesse agora nosso roteiro completo de compras na região de Paradise Coast.

Waterside Shops

  • Endereço: 5415 Tamiami Trail N, Naples, FL
  • Site: watersideshops.com
  • Horários: segunda a sábado das 10 às 19h, domingo das 11 às 18h

Roteiro por Naples, Everglades e Marco Island - 17

Everglades City

Cortada pela Tamiami Trail, Everglades City é a menor das três cidades que formam Paradise Coast e tem apenas 500 habitantes. Ela fica bem na borda do Parque Nacional de Everglades e próxima das terras indígenas da região. Algumas tribos, como os Miccosukee, promovem tours pelo rio, shows com jacarés e tem até cassinos dentro dessa área, afinal o governo não pode meter o bedelho por lá.

Everglades City também é considerada a capital do stone crab, um tipo de caranguejo típico cuja carne é muito apreciada em todo estado. Infelizmente cheguei lá alguns dias antes da abertura da temporada, que vai de 15 de outubro a 15 de maio, e não consegui provar essa iguaria.

Roteiro por Naples, Everglades e Marco Island - 02

É nessa região que você encontrará os famosos passeios de airboat, aqueles barcos com hélices enormes na parte de trás e que navega por cima da vegetação dos rios que vemos nos filmes e séries (Oi, CSI Miami!). Eles são bastante barulhentos, mas a criançada costuma adorar, porque passam  perto dos jacarés e os pilotos fazem algumas manobras mais radicais para alegrar os passageiros.

A dica é aproveitar para fazer os passeios pelo Everglades no caminho para Naples e começar a viagem com bastante natureza 🙂 Também não recomendo se hospedar por ali se seu foco não for o parque nacional.

Roteiro por Naples, Everglades e Marco Island - 01

Parque Nacional de Everglades

Parque Nacional de Everglades foi tombado como patrimônio da Unesco e é o único parque subtropical na América do Norte devido à sua variedade de ecossistemas, rica comunidade de pássaros e animais aquáticos, incluindo algumas espécies ameaçadas de extinção como os botos. Eu mesmo consegui ver uma águia careca – símbolo dos Estados Unidos – levando uma cobra de almoço. Ele também é o único lugar no mundo em que jacarés (alligators) e crocodilos vivem em harmonia.

Roteiro por Naples, Everglades e Marco Island - 06

O passeio de airboat foi feito com o pessoal do Wooten’s Everglades. Lá eles também fazem show com os jacarés, explicam um pouco sobre esses animais, além de terem uma criação tanto para consumo quanto para soltura, já que 20% dos animais criados são soltos na natureza.

Wooten’s Everglades

  • Endereço: 32330 Tamiami Trail East, Ochopee, FL
  • Site: wootenseverglades.com
  • Horários: todo dia das 9 às 16:30 com duração de 35 min
  • Ingressos: adulto 32,50 dólares

Não sei se eu gosto dos shows com jacarés, principalmente das exibições em que eles mostram como esses animais fecham a boca em milésimos de segundo fazendo um barulhão. É possível ver como a parte de cima e a língua deles ficam cheias de calos de tanto o treinador passar a mão. Infelizmente esse tipo de apresentação está presente em toda Flórida 🙁

Como você pode imaginar, essa região também é o local para provar carne de jacaré que me lembrou um misto de gosto de frango, de peixe com uma textura parecida com a dos lula. O lugar mais típico para experimentar diferentes comidas é o City Seafood, bem na beira da rota cênica do Barron River.

City Seafood

  • Endereço: 702 Begonia Street, Everglades City, FL
  • Site: cityseafood1.com
  • Horários: todo dia das 6 às 22h

Roteiro por Naples, Everglades e Marco Island - 05

Marco Island

Marco Island é a maior de um conjunto chamado de 10.000 ilhas e é onde estão os melhores resorts de praia de Paradise Coast. Se você gosta de praia e sol, este é o lugar para se hospedar, mas se a ideia é passar apenas um ou dois dias na praia, fique em Naples e passe o dia em algum dos resorts.

Roteiro por Naples, Everglades e Marco Island - 28

É de lá também que partem alguns tours pela Ten Thousand Island, uma ilha (ou seria conjunto de ilhas?) ao lado de Marco Island, que é pouco habitada e muito procurada pelas suas belezas e enorme variedade de conchas do mar. E por falar em conchas, o esporte nacional da região é colecioná-las e, por todo lado, você encontrará pessoas olhando para baixo a procura das mais bonitas.

Roteiro por Naples, Everglades e Marco Island - 27

Onde ficar em Marco Island?

Visitei o JW Marriot Marco Island resort e achei a estrutura ótima, com bom serviço de bar na areia, brinquedos aquáticos para aluguel, várias piscinas e alguns bons restaurantes praticamente pé-na-areia. O tiki bar Kane tem uma seleção de porções e drinks interessantes. Não deixe de experimentar as combinações a base de rum.

Ou seja, se você gosta de praia e quer ficar alguns dias pegando aquele bronzeado, tentar cacifar um bom resort em Marco Island é ideal.

Ofertas para o JW Marriot Beach Resort

Ofertas de resorts em Marco Island

 O Sundaycooks viajou para Paradise Coast a convite de Paradise Coast.

Assine nossa newsletter!