Criada para celebrar o casamento do rei Ludwing I em 1810, até hoje a Oktoberfest é a maior festa dedicada a cerveja do mundo. Mais de seis milhões de foliões passam pelo enorme parque de exposição ao longo das duas semanas festivas. Vem gente do mundo todo! Toda essa galera bebe mais de 7 milhões de litros de cerveja feitas especialmente para esse período. Com tanta gente passando pela cidade, ninguém lembra de trazer uma caneca para mim?
Já participamos de várias celebrações na Alemanha, inclusive a Festa da Primavera que acontece no mesmo endereço, o Theresienwiese, mas nunca participamos da Oktoberfest em si.
Durante nossa passagem pela cidade em junho de 2016, conversamos com vários moradores sobre a festa e eles foram quase unânimes: se prepare! Numa leitura brasileira, é quase como curtir o carnaval de Salvador pulando como pipoca e, em seguida, encarar um show no Rock in Rio no Rio de Janeiro — a única diferença é que a bagunça é ao som de músicas folclóricas da Baveira.
Para intercalar a festança com um pouco do clima da cidade, veja nosso roteiro completo de quatro dias em Munique.
A Oktoberfest em Munique: datas oficiais
A Oktoberfest acontece anualmente entre o final de setembro e o início de outubro. O nome pode enganar, mas ela não segue por todo o mês de outubro. Nesse período, a cidade promete ficar lotada de visitantes que não querem perder um minuto se quer dessa bagunça tipicamente bavariana.
Infelizmente essa grande festa foi cancela em 2020 por conta da pandemia de COVID-19, mas as datas dos anos seguintes já foram anunciadas:
- Em 2021, a festa vai de 18 de setembro até 3 de outubro.
- Em 2022, começa dia 17 de setembro e vai até 3 de outubro.
Onde ficar em Munique durante a Oktoberfest
As mesmas dicas sobre onde ficar em Munique também servem para a época da Oktoberfest. Se o objetivo da visita for exclusivamente a festa, um hotel, albergue ou apartamento mais próximo do Theresienwiese pode ser mais interessante 🙂
Se você pretende visitar a cidade durante o festival, o hotel deve ser reservado com até um ano de antecedência, tipo carnaval e ano novo no Rio de Janeiro. Sugiro que a pesquisa dos hotéis seja feita assim que possível. Quem sabe você não encontra uma oferta perdida no meio do caminho?
Uma última opção seria buscar hospedagem em Augsburg, a cidade fica a 30 minutos de trem de Munique, mas cuidado para não se empolgar muito na festa e perder a hora!
Dicas e ofertas de onde ficar em Munique:
- Onde ficar em Munique
- Hotéis econômicos na Alemanha
- Ofertas de hotéis em Munique
- Dica de hotel: o charmoso Louis Hotel
Como chegar à Oktoberfest
As principais linhas de U-Bhan (U3, U4, U5 e U6), o metrô da cidade, que passam pela região operam com mais frequência durante a festa.
Uma dica especial é pegar o S-Bahn, trem suburbano com cara de metrô, até a estação Hackerbrücke e caminhar até o parque da Oktoberfest. Quase todas as linhas de S-Bahn passam lá e são menos de 10 minutos de caminhada até a festa. A grande vantagem é que você não encontra o trem tão lotado.
Para o turista de primeira viagem, sugerimos usar o U-Bahn ou S-Bahn, por serem mais comuns, entretanto, pegar os Straßenbahn – também conhecidos como streetcar, tram ou trólebus – é viável e o passe metrô também é válido para eles.
O sistema de transporte público de Munique costuma reforçar a operação durante esses dias, tendo em vista o volume enorme de turistas se locomovendo pela cidade. Fique atento a sinalização e ao horário de funcionamento de cada linha. O Uber e os táxis comuns devem ser superconcorridos.
Como chegar à Oktoberfest usando o transporte público:
- U-Bahn:
- U3 / U6: Estações Goetheplatz ou Poccistraße
- U4 / U5: Estações Theresienwiese ou Schwanthalerhöhe
- S-Bahn:
- S1 – S8: Estação Hackerbrücke
- S7, S20 ou S27: Até a estação Heimeranplatz e de lá pegar a U4 ou U5 até as estações Theresienwiese ou Schwanthalerhöhe
- Straßenbahn (streetcar, tram ou trólebus):
- Linha 18 ou 19: Até Holzapfelstraße ou Hermann-Lingg-Straße
- Ônibus:
- MetroBus-Linha 53: Até Schwanthalerhöhe
- MetroBus-Linha 58: Até Georg-Hirth-Platz ou Goetheplatz
- StadtBus-Linha 131 ou 132: Até Hans-Fischer-Straße
- StadtBus-Linha 134: Até Schwanthalerhöhe
Horário de Funcionamento da Oktoberfest
Ao contrário do que a maioria pode pensar, a Oktoberfest não é uma festa que acontece 24h por dia ou que fica aberta até o amanhecer. A maioria das tendas fecha às 23:30, sendo que param de servir cerveja às 22:30. Entre 1 e 2 da manhã, a festa acaba e quem ainda estiver por lá tem que voltar para casa.
Horário de venda de cerveja:
- De segunda à sexta, das 10h às 22h30 e sábados, domingos e feriados a partir das 9h até às 23h30
- Horário do fechamento das tendas: diariamente às 23:30h
A “Käfer Wiesn-Schänke” e a “Weinzelt” ficam abertas até a 1 da manhã, sendo o último pedido de cerveja aceito até a 0h15.
O que comer na Oktoberfest
Você encontrará várias barraquinhas com comidas, não deixe de provar os quitutes mais típicos da região:
- Linguiças (wurst) dos mais diferentes estilos. Todas ótimas, sendo a bratwurst a mais típica de Munique.
- Pretzel (que eles chamam de breze): bem diferente dos nossos, eles são macios e salgados e vêm em 2 tamanhos — um palmo de diâmetro ou tamanho alemão — 2 palmos de diâmetro.
- Batata: eles gostam de salada de batata fria para acompanhar a linguiça, mas batata frita e purê também são bastante comuns.
- Porco, muita carne de porco. Esses são vendidos mais nas tendas da Oktoberfest e são maravilhosos!
- Rahm-Schmankerl. Nome difícil para uma espécie de esfirra aberta de queijo com bacon MUITO saborosa. Não deixe de provar! Talvez você encontre essa iguaria atendendo por outros nomes. Desculpe nosso alemão muito fraco.
Aliás, você já viu nosso post falando sobre as melhores comidas típicas da Alemanha?
Quanto custa o ingresso da Oktoberfest?
A entrada é franca, até mesmo nas tendas das cervejarias. Você consegue entrar nas tendas sem reserva, mas chegue cedo porque elas lotam rapidamente. O ideal é tentar uma reserva direto com as cervejarias participantes, caso queira garantir um lugar sentado.
Por exemplo, se você quer um lugar na tenda da famosa Hofbräuhaus, mande um email para reservierung@hb-festzelt.de ou tente preencher o cadastro no site. Cada cervejaria costuma publicar um site exclusivo para o evento, mas o site da Oktoberfest reúne todos os contatos para as tentas, esse é o primeiro passo para você conseguir uma reserva. Escolha sua favorita e entre em contato o mais rápido possível.
As outras cervejarias que também participam da festa, mas que não conseguimos confirmar se aceitam reservas, são: Spaten, Löwenbräu, Augustiner-Bräu, Hofbräu-München, Paulaner e Hacker-Pschorr.
Dicas especiais para aproveitar a Oktoberfest
- Não visite a Oktoberfest apenas nos finais de semana quando ela fica superlotada. De domingo a tarde até quarta-feira a noite, o evento fica mais “tranquilo” (ou seria menos muvucado?), ótimo para curtir e conhecer os espaços e tendas.
- Para entrar no clima da festa, compre seu próprio Bavarian Dirndl – para meninas – ou seu Lederhosn – para meninos – numa das lojas do centro da cidade. O dirndl e o lederhosn são aquelas famosas roupas típicas alemãs e, por incrível que nos possa parecer, eles realmente as usam durante as festividades regionais. Você vai encontrar diversas lojas espalhadas por Munique que vendem esses trajes típicos. Um modelo feminino básico custa aproximadamente 100 euros.
- Divirta-se nos brinquedos do parque que é montado em meio às tendas. A roda gigante dá uma ótima vista para toda área da festa.
- Tente não se hospedar muito longe, pois a volta pode ser longa e muito cansativa depois de horas bebendo e comendo.
Curiosidades sobre a Oktoberfest
- Somente as cervejarias que produzem cerveja dentro de Munique podem vender seus produtos na festa. São elas: Spaten, Löwenbräu, Augustiner-Bräu, Hofbräu-München, Paulaner e Hacker-Pschorr.
- A cerveja vendida durante a festa é chamada “Oktoberfestbier” (ou cerveja da Oktoberfest. É sério!). Ela é feita de acordo com a receita datada das primeiras Oktoberfests e dizem ser mais forte (entre 5,5 e 6% de álcool) que as produzidas normalmente.
- Você não encontrará pessoas tomando cerveja fora das tendas. Isso é feito para evitar que os mais animados fiquem bêbados e resolvam dar com as “canequinhas” nas cabeças dos outros. Eles também só permitem que a cerveja seja vendida em locais que tenham bancos para sentar, a fim de evitarem acidentes.
Gostei das dicas e das curiosidades, bem interessante!
Sempre me pergunto se toda a “organização alemã” consegue controlar as milhares de pessoas virando o caneco por lá! Será que o pessoal se excede e vira uma certa “baixaria” como a October daqui do Brasil ou é mais “civilizado”? 😉
Simone,
Eu fiquei com a impressão de que a festa deve ser mais organizada do que a do Brasil. Enquanto o brasileiro já vai com aquele espírito de bagunça e “pegação” pra festa em Blumenau, em Munique as famílias e até o pessoal mais velho frequentam a Oktoberfest numa boa. Talvez o caminho seja aproveitar a festa durante a semana e antes do anoitecer. Visitamos algumas festas típicas que estavam acontecendo na cidade e foi super tranquilo, muitas famílias com crianças pequenas e muita comida e cerveja boa, devo admitir
Oi, Natalie. Tudo bem?
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em https://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Natalie – Bóia Paulista
Oi Natalie,
Eu moro em Munique há 4 anos, e fui a 4 Oktoberfests.
Tenho algumas dicas pra completar as suas. =)
A primeira é: vá à Oktoberfest no primeira semana, se puder.
O tempo na Alemanha é meio louco, e no fim de Setembro a possibilidade de tempo ruim é menor.
Vá à festa em dia de semana e… de dia!!!! A maioria das pessoas reserva mesa na Oktoberfest, e é muito difícil conseguir um lugar depois das 18h (quando também começa a ficar mais divertido).
Cada tenda tem um perfil. E isso vale até mais do que a cerveja. Enquanto a tenda da Augustiner é mais tradicional e a banda toca mais músicas tradicionais, a Hackerfestzelt (uma das tendas da Hacker-Pschorr) é mais animada. Ela também é muito cheia, e chegar cedo é necessário pra se conseguir lugar.
A tenda da Paulaner tem muitos estrangeiros e está sempre cheia e a Pschorr-Ochsenbraterei costuma ser mais fácil de conseguir lugar.
Pequeno truque: muitas das mesas que estão livres durante o dia têm que ser esvaziadas às 17h, porque a partir daí elas viram reservadas. Não fique nestas, pois às 17h todo mundo expulso delas vai tentar encontrar outra mesa, e aí… não vai ter mais lugar.
O melhor horário pra conseguir uma mesa é: 12 às 14h. É quando as pessoas mais velhas que foram lá só pra tomar a cerveja e comer vão embora.
E por falar nisso: cerveja…. a da Oktoberfest é mesmo especial. Tem um gosto diferente das outras cervejas. Vale a pena experimentar. E pra você garantir que o garçon (ou garçonete) vai te servir, é bom dar gorjeta. 1L (não tem menor) de cerveja sai por 9 euros e alguns centavos. Pague 10.
Não deixe de comer o frango assado, que é a melhor coisa da Oktoberfest. É caro (10 euros, incluindo a gorjeta), mas todo mundo que mora por aqui fala desse frango. Muito bom!
E se você vier pra Alemanha entre 26 de Agosto e 8 de Setembro e tiver se lamentando pela falta da Oktoberfest, não se aflija. Esse tipo de festa é muito comum pela Baviera, e cada cidadezinha tem a sua. A minha favorita é a Rosenheim Herbstfest, que acontece na data que eu mencionei, obviamente em Rosenheim (30min de Munique).
A Oktoberfest é organizada, mas cuidado: o número de roubos e principalmente de estupros aumenta absurdamente (mas lembrando que Munique é uma das cidades mais seguras do mundo, então aumentar a violência não quer dizer que seja realmente perigoso) essa época do ano. Deixe pra ir embora das tendas às 22h30 (elas fecham às 23h) e se for menina, não ande sozinha por aí.
Olá!!
Gostei muito do post e do seus complementos, Joana! Faltava muitas dicas nos blogs de viagem sobre qm frequentou a oktoberfest!!!
Vou esse ano numa Eurotrip com meu marido entre final de setembro e começo outubro, e vamos passar por Munique 4 dias (de sexta a segunda). Como estamos de carro, vamos ter que ir na Oktoberfest no final de semana… Chegamos em Munique, vindos da Áustria, então Füssen que normalmente é uma day-trip, será no caminho, logo na sexta. Já entendi que vou conhecer a “muvuca mor” da Alemanha, mas como o intuito inicial da viagem não era exatamente a festa, ficou assim!
Enfim, minha dúvida é : como separei 1 período (tarde) para a Oktober, e vi no seu post que devo chegar entre 12h e 14h para garantir um lugar, mas que o agito começa as 18h, posso ficar na mesa um tempo sem beber?? Ou seremos enxotados de lá?? Sei q a caneca tem 1L de cerveja.. se eu tiver que ficar tomando canecas e canecas das 12h até as 18h pra depois começar o agito, aí danou-se tudo! hahaha Preciso então dar um ‘up grade’ no meu seguro viagem, pq certamente vou usar!! hahaha
Será q a solução é mesmo beber devagarinho, pra caneca durar até o agito começar??
Muito obrigada pelas dicas!!!!!
Oi Leila.
Ficar na mesa sem consumir não é bem visto, claro, mas se não estiver cheio ou se você demorar em consumir o litro de cerveja, não há problema 🙂 você também pode só comer ou tomar refrigerante, tudo vale. Só que a Oktoberfest acontece fora das tendas também. Há muitos brinquedos de parque de diversão e barraquinhas com outras comidas típicas o dia todo.
Nós chegamos à mini-oktoberfest que aconteceu em Maio no mesmo lugar que acontece a Oktoberfest e ficamos horas rodando por lá sem precisarmos sentar, e isso porque só estavam utilizando menos da metade do que é a festa de verdade. Claro que se você quiser beber, terá de sentar numa mesa 😉
Oi Joana.
Obrigado pelas dicas! Nós temos de dar um jeito de ir à Oktoberfest, deve ser muito legal! Mas conseguimos sentir um pouco da vibe na May Pole Celebration e no Auer Dult (posts estão por vir :P). A baviera é uma região muito legal!
Puxa! Informações mais que completas…
Obrigado tia Carmem! 😀
Estou adorando esses posts sobre Munique!! Estou usando-os para montar meu roteiro de viagem!rs Já li varias dicas do que e fazer e comer!!! Mas queria perguntar uma coisa para vcs. Vou pra Munique no fim de set/ começo de out, agora, 2012. Então estarei lá no fds da oktoberfest. Li em outros blogs que se paga para entar nas tendas. Como funciona? Posso chegar e entar.. Para experimentar uma cerveja? Só nas tendas é que se vende cerveja, né? E se alimentar na festa.. comer é mais fácil? Comer tbm é nessas tenda??
Adoraria mais dicas
obrigada
Oi Rosana.
Eu desconheço essa regra de que se paga para entrar nas tendas. Não achei essa informação em nenhum dos sites oficiais das cervejarias ou da própria festa. Tentarei confirmar essa informação para você 🙂
Sobre as tendas, é como está no post, se vc for nos horários mais concorridos, não conseguirá uma mesa, pois são sempre muito concorridos, afinal, só se bebe se estiver sentado 😛 Além das tendas das cervejarias, há outras tendinhas menores que você pode beber também, mas daí não tem toda a festa e música, né? Nós fomos na mini Oktoberfest e foi bem assim. Entramos na tenda (sem pagar nada), mas ela estava lotada e só conseguimos parar para beber numa tenda menor q no final não era nem fechada.
Comida não é problema. Há vários carrinhos e casinhas vendendo coisas para comer, mas não espere uma refeição como seria nas tendas, apenas coisas pequenas são vendidas, incluindo as várias e famosas salsichas da Alemanha 😀
Rosana, acabei de confirmar. A entrada nas tendas e na própria Oktoberfest é grátis. Difícil é conseguir uma mesa, mas não tem de pagar entrada não, apenas o que consumir, claro.
Oi Fred
Obrigada pela atenção. Vou terminar de montar meu roteiro….. afinal setembro está quase aí! Ótimas as dicas de todos os posts!
Boa noite pessoal, as dicas daqui foram muito boas. Alguma sugestão de estadia mais em conta próxima ao evento, ou mesmo mais distante?
Obrigado
Pedro,
semana que vem deve entrar no ar o nosso post falando sobre o hotel que ficamos em Munique dessa vez. Ele anda com uns preços altos porém aceitáveis para essa época do ano.
Enquanto o post não entra no ar, você pode conferir as dicas do Fred sobre qual é a melhor região para se hospedar em Munique.
Munique: onde ficar e por quanto tempo
Não deixe de ver as outras dicas sobre a cidade. Espero que ajude 😉
Todas as dicas de Munique no Sundaycooks
É melhor você começar a pesquisar o hotel em Munique logo, porque a época da Oktoberfest é super concorrida na cidade e as melhores ofertas costumam esgotar rapidinho.
Procure em sites como hoteis.com; booking.com; tablethoteis.com; travelzoo.com; kayak.com, ou diretamente no site dos hotéis.
Boa sorte 🙂
Qualquer dúvida, é só perguntar.
Até
Ola,
Adorei o post, achei bem completo, tambem vou na oktoberfest esse ano e só descobri a pouco tempo sobre as reservas de mesa nas tendas! Estou doida pelo agito, mas meio tensa de nao consegui acompanha-lo por nao conseguir mesa. Iremos em um grupo de 3 amigos e pelo o que li pelo menos fica mais facil para tentar sentar. Chegamos em munique no domingo, mas vou deixar pra ir na festa segunda e terca que pode estar “mais vazio” . Sera que é impossivel conseguir sentar um pouco a noite?
Tenho agora uma curiosidade que para bebedores de cerveja acho essencial! Com o é a politica de banheiro no local? Cada tenda tem a sua ou é em um local coletivo? Fico pensando que se for ao banheiro vou perder meu lugar, outra pessoa sentará e creu, fila de novo! hahaha…mas sério fico mt preocupada com isso, ficar 3, 4 hs sentada bebendo cerveja sem levantar é quase missao impossivel!
Obrigada pela ajuda, Thalita.
Oi Thalita.
Conseguir sentar de noite é complicado mesmo, pois chega um momento que eles liberam as mesas para as reservas. Mas chegando cedo vc consegue sentar sem maiores problemas, pelo menos até a hora das reservas 😉
Quanto ao banheiro, tem banheiros públicos e eu lembro de ter visto um que parecia ser exclusivo da tenda, mas eu não sei como fazer com relação ao lugar. Você estará com outras pessoas, daí elas podem segurar seu lugar se preciso 🙂
Depois conta pra nós como foi 🙂
Olá. Gostaria de saber se essa dica de chegar entre 12 e 14h também vale para o sábado. Que horas começa a ficar dificil conseguir mesa no sábado? Obrigado!
Pedro,
Por enquanto, eu não consigo ter certeza da lotação da festa, mas acredito que talvez você consiga pegar mesa nesse horário principalmente se você optar por ir durante a semana. Nos finais de semana a festa fica ainda mais repleta de turistas. As reservas já acabaram?