De todas as vezes que já passei pela capital inglesa, esta última me deixou com a impressão de que a cidade ficou mais cara, influenciada principalmente pelos gastos com hospedagem e alimentação. Por isso, reuni algumas dicas caprichadas de lugares para comer bem em Londres sem estourar o orçamento mesmo com a danadinha da libra chegando quase a 5 reais (no momento da edição desse post algumas casas de câmbio já vendem a moeda a R$ 5,07 o.O).
Onde comer bem e barato em Londres
Borough Market
O Borough Market é, sem dúvidas, um dos meus lugares e mercados favoritos em Londres. Cheio de sabores regionais e barraquinhas que vendem produtos e aperitivos de várias regiões da Europa, um passeio pelo mercado é um convite para um piquenique com queijos, embutidos e pães britânicos. Não deixe de experimentar o famoso sanduíche de chorizo da Brindisa. Considere gastar cerca de 9 libras por pessoa para fazer um lanche com bebida.
Borough Market de Londres: onde as calorias são sempre bem vindas
Ofertas de hotéis para o centro de Londres
The Centre Page
Entre o Tate Modern e a Catedral de St. Paul, o The Centre Page é um pub tipicamente londrino que fica no coração da muvuca turística no final da Millennium Bridge. Por 6,50 libras, provamos o famoso fish and chips (peixe frito com batatas, ervilhas e molho da casa).
Vou contar um segredinho: sempre voltamos para o pub, pois esse foi um dos primeiros lugares que conhecemos em Londres <3
Food truck e comidas de rua
Para a nossa alegria, a onda da comida de rua e dos food trucks anda mais forte do que nunca. Infelizmente, ao chegar ao Brasil, ela logo sofreu com o raio gourmetizador e perdeu boa parte da sua essência, mas em outras grandes cidades do mundo essa é sempre uma opção econômica e muito saborosa para conhecer mais dos pratos típicos locais e ainda aproveitar petiscos do mundo todo.
Passando pela feira de livros de Southbank, nos deparamos com vários food trucks e não resistimos ao carro de comida mexicana. Com cerca de 15 libras almoçamos por ali com direito até a sobremesa 😛 Como a programação dos foods trucks costuma ser itinerante, esse guia do Visit London com os melhores da cidade pode ser bem interessante. Além disso, se estiver viajando no verão, você ainda pode cruzar com vários eventos gastronômicos pela cidade 😀
Harrods e o consumo de luxo em Londres
Ofertas de hotéis em Kensington
Daylesford
No fofo bairro de Notting Hill, fica o Daylesford, um local especial num misto de mini-mercado, deli e café que leva a filosofia do mundo orgânico muito a sério. O cardápio oferece sopas, lanches, saladas, quiches, pratos quentes e sobremesas. A conta, para uma refeição completa, fica em torno de 20-25 libras por pessoa.
Daylesford, um mercado e café de orgânicos perfeito em Notting Hill
Ofertas de hotéis em Westminster
Electric Diner
Anexo a um dos cinemas mais antigos de Londres, o Electric Diner fica no coração da famosa Portobello Rd e é uma ótima opção tanto para o café da manhã, almoço ou jantar. O restaurante tem uma variada carta de cervejas britânicas, muitas comidas típicas e um ambiente descolado que lembra o vagão de um trem antigo. Os preços variam entre de 6 a 19 libras.
Extravagâncias boas e baratas
Jamie’s Italian e Union’s Jack
No quesito extravagâncias, já que os chefs renomados da Inglaterra e os tradicionais chás britânicos ficaram de fora desse roteiro, nos restou matar a curiosidade e conhecer de perto o trabalho do famoso chef britânico e ícone dos programas de gastronomia, Jamie Oliver.
Fomos então provar o Jamie’s Italian e o Union’s Jack, ambos muito bem localizados e com opções bem democráticas de cardápio. O primeiro é um italiano de responsa, com massas caseiras e risotos de frutos do mar por 8 libras. Nhammmm. Nhammm. O segundo é focado em pratos mais rápidos da tradicional cozinha britânica.
Os ambientes são descolados, o atendimento simpático, os pratos saborosos e mais do que tudo, os preços são bem justos, mas se ficar horas na fila não faz parte dos seus planos, basta fazer uma reserva antecipada 😉
Nota da editora: para escrever esse parágrafo, Natalie esqueceu o episódio do Jamie contra o brigadeiro brasileiro.
Para curtir a noite britânica
A estação de metrô Angel da linha Northern é o ponto de parada ideal para curtir os autênticos pubs britânicos longe dos endereços pega-turistas. Na rua do metrô, você encontrará vários bares bem legais e autênticos como o Rattlesnake of Angel, dica da nossa amiga MaBê.
Primeiro dia em Edimburgo – ou – Como me apaixonei pela Escócia em 1 dia
Supermercados, redes e refeições rápidas
Uma passada rápida no supermercado ou no mercadinho local sempre é uma baita mão na roda, nos ajuda a economizar evitando gastos supérfluos com o frigobar do quarto do hotel e ainda garante água e snacks para os momentos mais longos de turistagem.
Em Londres, esses endereços merecem uma atenção especial 😛 Redes como a Pret a Manger – que possui vários endereços na cidade – e Nando’s – pratos portugueses com toque britânico – garantem lanches e pratos rápidos e baratos.
Para conferir outras opções, acesse esses posts da Silvia Oliveira do Matraqueando e as dicas do Riq Freire do Viaje na Viagem
Supermercados em Londres: onde fazer a festa sem gastar os tubos
Pret a Manger, Londres: a alegria do mão de vaca exigente
Onde comer BBB em Londres
Você tem alguma dica imperdível de restaurante, pub ou lanchonete em Londres?
O que você faz quando viaja para um país cuja moeda está supervalorizada?