Eu adoro programas ao estilo “bate e volta”. Com eles você consegue ficar mais tempo numa cidade grande, passar o dia conhecendo uma cidadezinha legal e ainda voltar a tempo de curtir um happy hour.
Desde nossa viagem à Espanha, sempre estudamos nossos destinos principais e pensamos em quais os programas podemos fazer no melhor estilo bate e volta. Na Alemanha não seria diferente, por isso escolhemos alguns bate e voltas de Frankfurt para vocês.
Como decidir se vale a pena fazer um bate e volta?
Uma viagem de bate e volta pode enriquecer ainda mais o roteiro da sua viagem, mas é preciso levar em consideração o tempo de deslocamento e as atrações oferecidas pela cidade destino.
Dicas para escolher o bate e volta correto:
- Evite bate e voltas com deslocamentos longos. 2h é o tempo máximo ideal na minha opinião.
- Uma viagem longa poderá lhe cansar mais que o desejado e fará com que o tempo útil no destino seja mais curto :/
- Escolha cidades menores que sejam possíveis de se conhecer em poucas horas.
- Cidades grandes não são bons destinos para bate e voltas e devem ser deixadas como base para outras viagens. Já imaginou tentar conhecer Londres, Paris ou Nova York em 4-6h? Não dá, né? 😉
- Verifique os horários dos trens, ônibus ou hora do rush para poder otimizar seu tempo.
- Por exemplo, o Bayern Ticket tem horários específicos. Em outros casos, dependendo do destino e do dia da semana, pode ser que os horários dos trens ou ônibus não sejam convenientes.
Por conta do ótimo sistema ferroviário, muitas cidades na Europa servem como uma ótima base para fazer bate-voltas. Talvez Madri seja a campeã com bate e voltas para as famosas cidades de Ávila, Segóvia e Toledo a menos de 2h de distância, mas outros destinos como Lisboa, Barcelona e Frankfurt não deixam nada a desejar.
Alguns bate e voltas de Frankfurt para aproveitar bem a Alemanha
Heidelberg
A cidade é fofa, repleta de histórias e lindos cenários, uma opção perfeita para quem que gosta de castelos históricos.
Heidelberg fica a apenas 90 km de distância de Frankfurt, menos de 1:30h de viagem de trem, e pode ser visitada em um dia sem nenhum problema.
Conheça um pouco mais sobre Heidelberg, suas atrações e sobre como chegar lá no nosso post:
Guia de Heidelberg: motivos para querer um teletransporte
Rüdesheim
No coração do Vale do Reno, fica a simpática cidade de Rüdesheim que já recebeu o título de Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
A 64 km de Frankfurt ou 1:10h de trem saindo da estação central (Hauptbanhof), conhecer Rüdesheim pode render um programão. Na cidade, você poderá caminhar por entre ruas de casas no estilo enxaimel, curtir a vista panorâmica da cidade e do Vale do Reno ao subir no teleférico que dá acesso ao monumento Niederwald e terminar seu dia degustando os vinhos da região 🙂
É uma opção bem interessante para quem quer conhecer um pouco do Vale do Reno e não tem tempo de aproveitar a região com calma. Mas aposto que você vai ficar um gostinho de “quero mais”.
Para mais informações, acesse o site de turismo oficial da cidade e confira também o relato do JB do blog O Descobrimento da América.
Mainz
Ainda mais pertinho de Frankfurt, Mainz guarda muitas surpresas para o seu visitante. São diversos museus, igrejas e pontos históricos que revelam fatos importantes do seu rico passado e também é um ótimo destino para quem gosta de apreciar um bom vinho.
50 minutos de trem separam Frankfurt desta cidade que irá atrair os olhares curiosos principalmente de quem adora vinhos ou trabalha com comunicação, já que os primeiros livros impressos por uma “impressora de partes móveis” foram feitos na cidade no séc. XV por Gutenberg, aquele mesmo da bíblia.
O Sundaycooks viajou para a Alemanha com apoio do Centro de Turismo Alemão – DZT, da Sixt rent a car, da Premium Assistance Seguros Viagem, da TomTom e da Samsung.
Otimas dicas. Conhecemos Heidelberg e adoramos a encantadora cidade.
No limite das 2 horas Rothenburg, que ainda nao conhecemos mas gostariamos muito. Porem me parece melhor um lugar para pernoitar no caminho de Frankfurt para Nuremberg.
Fala Philipp. Nós fizemos Frankfurt > Nuremberg > Rothenburg ob der Tauber, Stuttgart, Baden Baden e Colônia. Se não me engano, apenas o trecho de baden Baden a Colônia foi grande, mas ficamos um dia em cada cidade pelo menos 🙂 Rothenburg é lindíssima mesmo e ainda pegamos uma festa do vinho lá 😛
Estive vendo no mapa e uma cidade bem legal de se visitar num bate e volta estando hospedado em Frankfurt é a cidade de Bacharach. Toda naquele estilo típico alemão. Menos de hora e meia de deslocamento de trem.
Que ótima dica, Eduardo!
A cidade parece uma gracinha mesmo 😀
Excelentes dicas. O site de vocês é bom demais, parabéns. Viajarei para Alemanha no dia 27, pousando em Frankfurt e planejei minha estada lá com base no que vocês indicaram.
Queria uma ajuda, porém. O plano inicial é ficar duas noites em Frankfurt. Depois fazer bate e voltas para Heidelberg e Rüdesheim. Terei mais duas noites antes de ir a Berlim, onde pretendo ficar três noites e depois finalizar a viagem em Amsterdã, cidade em que ficarei as últimas quatro noites.
Minha pergunta é: vocês indicariam alguma outra cidade perto de Frankfurt que valha a pena visitar nesses dois dias ou vocês iriam a Berlim ficar mais tempo e passear por ali em volta, indo a Dresden, por exemplo? Só lembrando que não alugarei carro e usarei a malha ferroviária mesmo da Alemanha.
Oi André, espero que sua viagem tenha sido ótima 🙂
Pra te dizer a verdade, eu ficaria mais tempo em Berlim, nem tanto para fazer bate e volta de lá, mas pra ficar na cidade mesmo. Um bate e volta bem legal é ir a Potsdam. Dresden é legal também, mas fica mais longe.
Olá!!! Gostaria de pedir uma sugestão.
Iremos para Munique e Berlin em fevereiro, e teremos 3 dias para um miolo entre as duas. Estou na dúvida entre Frankfurt e arredores ou Praga.
Já fui há 10 anos para Praga, mas minha família não; porém, quero muito conhecer Heidelberg! O que vocês sugerem?
Oi Sarah.
3 dias é pouco para qualquer uma delas. Eu faria um passeio a mais em Munique e/ou em Berlim como Potsdam, talvez uma parada em Leipzig. Assim vc perde menos tempo entre elas e pode curtir melhor. Mas se tiver que escolher, nesse tempo eu iria para Frankfurt, pois Praga merece mais tempo para curtir e entender a cidade 🙂
Ola,
Ficarei 2 dias em Frankfurt para depois seguir para a Suíça.
O que me recomenda nesses dois dias?
Oi, Liane.
Temos um roteiro redondinho para você aproveitar o melhor de Frankfurt nesse período: https://sundaycooks.com/roteiro-de-tres-dias-em-frankfurt/ Aproveite!
Boa noite ! Somos 2 casais , e estamos chegando em Frankfurt dia 03/09 ficaremos até o dia 06/09 ! Gostaríamos de sugestão , do que na sua opinião seria o melhor bate e volta ! E se com esse período daria pra fazer 2 dias de bate volta e ainda assim aproveitar Frankfurt ! Desde já agradeço , é a nossa primeira vez na Alemanha . Edson Bergamo
Olá, Edson!
Recomendo muito um bate-volta até a fofa Heidelberg.