Ainda que os claustrofóbicos sintam calafrios só de pensar numa visita a uma mina, a uma caverna, a um túnel vietnamita ou até às Catacumbas de Paris, a verdade é que muitos desses lugares escondem cenários, histórias e sensações incríveis.
A curiosa Mina de Sal de Wieliczka, na Polônia
Dentro dessa categoria de “atrações turísticas embaixo da terra”, a mina de sal de Wieliczka, na Polônia, está entre as mais interessantes da Europa e, talvez, até do mundo.
A mina de Wieliczka tem nove andares de escavações, totalizando mais de 300 km de túneis que alcançam nada menos que 327 metros de profundidade, com direito até a uma “cidade” e à uma capela deslumbrante dedicada à Santa Cunegunda da Polônia, a padroeira dos exploradores de sal.
Como ela é o único lugar do mundo onde a mineração foi contínua desde a idade média até os tempos atuais, Wieliczka acaba sendo um enorme museu da atividade, já que é possível ver claramente a evolução das técnicas ao longo dos séculos.
Leia também:
Não é por acaso que ela é considerada Patrimônio da Humanidade, pela Unesco, e já recebeu visitas ilustres como Copérnico, Goethe, papa João Paulo II e muitos outros figurões da história da humanidade.
A mina de sal de Wieliczka fica na vila de mesmo nome, a 10 km de Cracóvia, uma das cidades mais lindas da Polônia, e pode ser visitada facilmente num bate-volta.
Como chegar até a mina de sal de Wieliczka
Para chegar lá, use o ônibus 304 que sai do shopping Galeria Krakowska, em Cracóvia, e desça na parada Wieliczka Kopalnia Soli.
Se preferir o trem, embarque na estação principal de Cracóvia (Dworzec Główny) e desça na estação Wieliczka Rynek-Kopalnia. São 450 metros de caminhada entre a estação e a entrada.
- Endereço: ul. Daniłowicza 10. Site oficial.
- Horários: de 1º de abril a 31 de outubro das 7h30 às 19h30; de 2 de novembro a 31 de março das 8 às 17h; de 26 de dezembro a 4 de janeiro das 8 às 18h; aberto diariamente, exceto em 1º de janeiro, domingo de Páscoa 1º de novembro e 24 e 25 de dezembro; horários diferenciados na segunda de Páscoa (das 8 às 17h se for em março; das 7h30 às 17h se for em abril) e em 31 de dezembro (das 8 às 16h)
- Ingressos: entre 28 de abril e 6 de maio e entre 1º de julho e 21 de agosto: 94 zloty, adulto. No restante do ano: 89 zloty, adulto.
O Sundaycooks viajou para a Polônia a convite da Organização Polonesa de Turismo e da TAP Portugal.