Apesar de ter entrado para a União Européia em 2004, a República Tcheca ainda não faz parte da Zona do Euro e, por isso, ainda mantém a sua simpática Czech Crown (CZK, Czech Koruna ou Coroa Tcheca) como moeda corrente. Dificilmente você conseguirá comprar as Czech Crowns aqui no Brasil e então vem aquela dúvida: Qual moeda levar para a República Tcheca?
Qual moeda levar para a República Tcheca?
Como comprar moeda estrangeira com as melhores taxas?
Para ajudar ainda mais nossos leitores, nós fechamos uma parceria ainda melhor que a anterior com a Confidence e agora somos correspondentes cambiais da empresa. Isso significa que podemos vender qualquer moeda estrangeira com toda a segurança que a Confidence oferece, mas com uma vantagem, nossas taxas de conversão são as menores possíveis 😀 Veja mais detalhes abaixo:
Como comprar moeda estrangeira com desconto e as melhores taxas?
Poucas pessoas começam uma viagem pela Europa indo diretamente para Praga ou outra cidade da República Tcheca, por isso é muito provável que você já chegue no país com Euro em mãos, o que é uma boa opção.
E quanto ao Dólar? Se eu levar Real, será que consigo trocar por lá? Qual a melhor moeda para se levar?
Faça saques diretamente em Czech Crowns
Fazer saques em moeda estrangeira é normalmente a melhor opção.
Você paga menos taxas (o IOF custa 0,38% contra 6,38% dos cartões de crédito) e a cotação utilizada tende a ser um pouco melhor que a cobrada quando compramos moeda estrangeira em casas de câmbio. Além disso, você evita perder dinheiro uma segunda vez ao trocar dólares ou euros pela moeda local.
Que tal sair do Brasil com seu chip garantido?
A Airalo oferece atendimento em português, pacotes ilimitados de internet e entrega em todo Brasil!
Ao chegar em Praga, ou qualquer outra cidade da República Tcheca, procure pelos caixas eletrônicos e faça seu primeiro saque. Ao contrário do que normalmente acontece nos países da América Latina como Peru e Argentina, os caixas eletrônicos que utilizei em Praga não me cobraram nenhuma taxa além das que meu banco aqui do Brasil cobrou. Ponto para os tchecos 😉
Dica: Faça saques sempre em uma quantia que sirva para 2 ou 3 dias pelo menos para diluir as taxas por saque que seu banco cobra de você. Na República Tcheca, 3.000 – 4.000 CZK (equivalentes a 300 – 400 reais) já são suficientes para alguns dias 🙂
Para maiores detalhes sobre saques internacionais, veja estes posts:
Use o cartão de crédito e débito
Quase todo estabelecimento aceita cartões de crédito e débito, com exceção talvez de lojinhas de souvenir e barraquinhas de comida e cerveja.
Usar a função débito é melhor que usar o crédiso, pois o IOF é menor e o câmbio é fechado no dia da compra, evitando flutuações muito grandes do valor do dólar. Apenas lembre-se de que há limite diário de gastos e que esse limite também influencia na quantidade de dinheiro que você pode sacar.
Vale a pena levar Euro?
Vale! Você está na Europa after all 😛 Muitos lugares aceitam euro diretamente e você pode trocar o dinheiro em alguns hotéis e casas de câmbio. O único porém é que, em nenhum desses casos, a troca é vantajosa para você, então tenha essa opção mais como uma reserva para imprevistos.
Curiosidade: O governo da República Tcheca vem adiando a mudança da Czech Crown para Euro já há vários anos e a última estimativa seria de que entre 2019 a 2020 aconteceria a mudança, mas essa data também está ameaçada. Conversando com alguns tchecos, eles disseram que preferem que a mudança não ocorra, porque acreditam que os preços irão subir muito. Imagina ter de pagar 5 euros pela cerveja enquanto se pode pagar o equivalente a 2 euros hoje? Absurdo!
Vale a pena levar Dólar?
Vale também, mas se você tiver de escolher, é melhor levar Euro, até porque imagino que você vá passar em outros países da Europa antes ou depois da República Tcheca, não é?
E Real, vale a pena?
Sabe aquela frase: Seguro morreu de velho? É mais ou menos assim que você deve pensar se quiser levar Real para trocar na Europa. Em Praga é possível (mas não garantido) que você consiga trocar em algumas casas de câmbio maiores e algumas lojas devido à quantidade de brasileiros que passam na cidade, mas eu não me preocuparia em levar Real não, ainda mais sendo super fácil comprar Euro e Dólar aqui mesmo no Brasil antes da viagem.
Onde trocar dinheiro na República Tcheca?
Hotéis, Hostels, algumas lojinhas de souvenir próximas à Ponte Carlos e casas de câmbio são as opções mais comuns.
Eu recomendo que vocês troquem ou no hotel em que você estiver hospedado ou nas casas de câmbio eXchange para evitar possíveis fraudes ou cotações muito ruins.
Casas de Câmbio eXchange
Essa dica é da Michaela Cerna, minha guia em Praga e em Cesky Krumlov. Segundo ela, a eXchange é a mais confiável e a que tem as melhores taxas. Se você tiver alguma outra indicação, a caixa de comentários é toda sua 🙂
eXchange Casa de câmbio
- Endereço: Kaprova 14/13, Praga. Em frente à Praça Franz Kafka (namesti Franze Kafky)
- Site oficial
- Horários: todos os dias: 9 às 20h
Como comprar moeda estrangeira com as melhores taxas?
Quer economizar na hora de comprar dólar, euro ou outra moeda estrangeira? Nós somos correspondentes cambiais da Confidence e podemos vender qualquer moeda oferecida pela marca com toda a segurança que a empresa garante.
Acesse Confidence Câmbio e use o cupom de desconto SUNDAYCOOKS para garantir um desconto especial!
Veja como é fácil usar nosso cupom:
Veja mais detalhes:
O Sundaycooks viajou para a República Tcheca a convite do CzechTourism.
Fiz exatamente assim agora em junho!
Legal, Leonardo 🙂
Que bom que deu tudo certo.
Sempre nas minhas viagens internacionais prefiro usar o saque na moeda local nos caixas eletrônicos a fazer qualquer tipo de câmbio. Comprar o Euro ou Dolar em papel moeda no Brasil sai mais caro do que o saque na país visitado. Nos Estados Unidos também é cobrado uma taxa de $3,00 por saque nos caixas eletrônicos.
É verdade, Adelaide.
Nas nossas últimas viagens sempre optamos por saque em moeda local e só levamos um pouquinho de dólar na carteira para alguma emergência 😉
Qual o cartão que se usa para sacar dinheiro em Praga? Quais os bancos que permitem esta prática? Sei que posso sacar no cartão de crédito, mas neste caso vou pagar juros…
Oi Jonatan.
O Cartão é o de débito do seu banco (habilitado para saques internacionais) ou os cartões pré-pagos como Visa Travel Money. Saque no cartão de crédito é furada mesmo 🙂
Dá uma olhada nesse post aqui: Como usar o cartão de débito internacional
O Cartão para saques no exterior se for Visa deve ter no verso o símbolo PLUS ou Martercard o símbolo CIRRUS. Procure nas máquinas de saques se elas tem o adesivo destes símbolos. Quanto ao uso do cartão de crédito eu sempre usei o Ourocard Infinite e o valor do saque vem na fatura, inclusive com o IOF DE 0,38 antes da mudança da lei. Se pagar a fatura na data do vencimento não há acréscimo. Nunca usei cartões diferenciados para débito e crédito.
Interessante, Adelaide. Esse cartão deve ser o único que faz isso (na verdade que implementa o cartão múltiplo direito), porque todos os outros cobram juros em cima dos dias entre o saque e o pagamento, pois é como se você estivesse fazendo um empréstimo com o saldo do cartão 🙁 E muita gente teve problema com isso de ter cartão múltiplo e cobrarem do cartão de crédito qnd pediram para usar o débito :/
Fica a dica para quem quer usar o saque do cartão de crédito ou cartão múltiplo 🙂
Oi, Fred, O Ourocard não é o único cartão para saques no exterior na função crédito. Veja abaixo as explicações retiradas do site do Santander.
No crédito
Você pode realizar saques em moeda local no exterior, com rapidez e segurança, conforme limite disponível para essa transação. Além disso, conta com até 40 dias para pagar, dependendo da data de saque e da data de vencimento da sua fatura.
Conte com mais de 1 milhão de caixas disponíveis em mais de 210 países. Se seu cartão for MasterCard®, utilize os caixas eletrônicos da Rede Cirrus. Se for Visa, a Rede Plus. Para saques realizados no exterior não há cobrança de juros. Você paga apenas uma tarifa por saque, denominada “utilização de canais de atendimento para retirada em espécie – no exterior”…
Fonte: https://www.santander.com.br/portal/wps/script/templates/GCMRequest.do?page=8665&entryID=8433
Obrigado pela dica, Adelaide 🙂 tô achando que alguns bancos fizeram isso para evitar aquele velho problema de cartões múltiplos…
Bom dia precisava de uma ajuda. Meu irmao voltou da republica tcheca e trouxe com ele uma boa quantidade de coroas, estamos com problemas de encontrar algum lugar que troque as coroas por real.
Voce teria alguma dica?
Obrigado
Oi Thalles.
Infelizmente acho que a melhor solução pra vcs é viajar de novo pra lá 😛 Agora sério, eu não conheço nenhuma casa de câmbio que troque coroas tchecas, pois são uma moeda pouco difundida. O jeito é ligar para elas e para os bancos pra ver se algum deles troca :/
Thalles, estou indo para a República Tcheca no mês que vem. Dependendo de onde você estiver localizado, da quantidade que você tem e do câmbio que estiver pretendendo, podemos tentar negociar. Escreve pra mim no [email protected]. Abraço.
Gente,estou pra conhecer o país, alguma dica de lugares legais para visitar? algo do tipo,barzinho!
Queria evitar hoteis caros,alguma ideia de hospedagem , pensao.. alberg?
O que nao posso deixar de levar?
Oi Thaís.
Eu adoro a República Tcheca 🙂 Aqui no blog você encontra todas as dicas que precisa nesse link, com posts super detalhados sobre o país 😉
https://sundaycooks.com/category/destinos/republica-tcheca/
Qualquer dúvida é só falar!
Super interessante todas as dicas.
Em agosto pretendo ficar 4 dias em Praga e vc já me ajudou, tirando algumas dúvidas e recomendando coisas legais!
Que bom, Vera 🙂 Aproveite para ler os outros textos sobre Praga se ainda não tiver lido, pq tem muita coisa legal lá!
https://sundaycooks.com/category/destinos/republica-tcheca/praga/
Boa tarde.
Estou pensando em ir durante o período de frio (janeiro), vale a pena? Outra coisa, quanto eu devo levar para uns 8 dias? Não vou ficar só em Praga, vou dar umas voltas, mas queria saber quanto seria só para Praga, caso eu ficasse esses 8 dias lá. Obrigado
Oi Carlos.
Infelizmente eu não tenho como dizer quanto vc vai gastar por lá, pq depende do que vc vai fazer, onde vai comer, onde vai ficar, quanto vai se locomover :/ O que eu calculo é sempre uns 50 dólares/euros por dia pra refeição, assim eu posso gastar menos num dia e aproveitar mais no outro. Depois tem de saber o que vc quer visitar e quanto custaria a entrada. E o hotel depende muito de onde vc vai ficar, né? Tirando o hotel, eu diria que com 70-80 dólares por dia vc passeia bem tranquilo por lá (o país não é muito caro). E se for economizar nas refeições, talvez até com 50 dólares por dia vc se dê bem.
Esqueci de dizer que no frio a cidade fica bonita, mas neve lama e frio podem atrapalhar seus passeios, por isso é importante se planejar bem.
Olá fred!!!
Eu na verdade só vou para Praga e Budapeste e só… o que é mais vantagem eu levar com essa cotação alta, Dolar ou Euro??
Oi Débora, eu diria que o Euro, pois é uma moeda mais comum que o dólar na Europa. Mas eu ainda acho que saque em moeda local pode ser mais interessante se as taxas do seu banco não forem altas.