Se você vai viajar para Saint Martin ou Sint Maarten é comum ficar preocupado sobre qual moeda levar, já que cada lado da ilha pertence a países diferentes. Calma, pois aqui você vai tirar suas dúvidas sobre câmbio e se vale mais a pena levar euros, dólar ou real para esse cantinho do Caribe.

Levar dinheiro em espécie para viagem pode te salvar de imprevistos que podem acontecer e é a única forma de pagamento que será aceita em todos lugares. Do hotel à barraquinha de lembrancinhas. Mas as vezes é meio inconveniente transportar aquele volume em espécie. Por isso, tenha sempre em mãos um cartão de crédito internacional desbloqueado para qualquer tipo de incidentes.

Praia em Saint Martin, lado francês da ilha onde a moeda principal é euro.

Para esta ilha no coração do Caribe, os dólares americanos são aceitos frequentemente nos dois lados, mas existem moedas oficiais para o lado francês e para o lado holandês.

Não se esqueça!
Mesmo os turistas vacinados devem viajar com um bom seguro viagem. Veja algumas ofertas de seguro e viaje tranquilo.

Euro, a moeda oficial de Saint Martin

A moeda oficial do lado francês é o euro. Por aqui, o turismo é mais voltado para o visitante europeu, por isso é bem comum que os preços apareçam em euro. Deste lado é comum que muitos lugares considerarem, para dinheiro em espécie, a conversão de 1 euro para 1 dólar, o que torna altamente vantajoso para quem tem dólar.

Ou seja: para nós brasileiros, é mais vantajoso comprar dólares aqui no Brasil porque a cotação é menor do que a do euro. Mas note que alguns lugares do lado francês podem oferecer uma variação de até uns 10 centavos a menos para pagamentos feitos com a moeda americana.

Mar em Saint Martin, lado francês da ilha onde a moeda principal é euro.
Mas atenção, no lado francês os caixas automáticos só têm euros! Mas cartões de crédito são amplamente aceitos por lá.

Caso queira usar dólar por lá, sugerimos trocar a moeda antes da viagem. Não vale a pena levar Real para Saint Martin ou para qualquer lugar do Caribe.

Florim, a moeda oficial de Sint Maarten

Voltado mais para os turistas americanos, o lado holandês, Saint Maarten tem como moeda oficial o Florim das Antilhas Holandesas, mas é comum receberem dólares também. Em locais mais turísticos os preços aparecem em dólares, em lugares mais frequentados por moradores os preços podem aparecer em florim, como supermercados e feiras de rua. Os caixas automáticos do lado holandês disponibilizam florins e dólares.

Praia em Sint Maarten, do lado holandês da ilha, onde o florim é a moeda oficial.
No Brasil, não há como comprar Florim das Antilhas Holandesas.

Vai fazer uma viagem internacional?

Compre moeda estrangeira com desconto!

Somos correspondentes cambiais da Confidence Câmbio/Travelex e conseguimos desconto para todos os leitores que usarem o cupom SUNDAYCOOKS. Veja o passo a passo aqui. (O cupom é válido no momento da conclusão da compra).

Qual a melhor moeda para levar para Saint Martin e Sint Maarten ?

Para os turistas brasileiros, nesse momento em que o post foi escrito, compensa levar dólar do que o euro, pois se eles fazem a conversão de 1 dólar a 1 euro para dinheiro em espécie, o dólar atualmente sairia mais em conta e pode ser usado qualquer lado da ilha. Claro, que se você já tiver euro guardado em casa, aproveite para levar e por lá também. É importante lembrar que os principais países em que se faz conexão saindo do Brasil não aceitam euros (Estados Unidos e Panamá).

No aeroporto do Panamá, além de não aceitarem euros, eles não aceitam cartões de créditos para compras pequenas. Na única casa de câmbio do aeroporto, você pode tentar trocar os seus euros por dólar, mas a taxa de câmbio é bem alta e talvez não compense essa troca. Por isso sempre reforçamos a importância de se viajar com cartões de créditos para usos emergenciais.

Banhistas em chalés em volta de um lago em Saint Martin, lado francês da ilha onde a moeda principal é euro.

Tanto ao norte quanto ao sul, você vai encontrar casas de câmbio com caixas eletrônicos. Os cartões de crédito e débito internacionais são bem vindos. Apesar da cobrança de IOF, levar o seu cartão internacional é prático, seguro para grandes compras e, dependendo do pacote de benefícios, pode gerar muitas milhas para a sua próxima viagem.

Ah, antes de viajar, não se esqueça de desbloquear o seu aviso de viagem internacional para usar o seu cartão fora do país!

O Sundaycooks viajou a convite do Discover Saint Martin e da Copa Airlines.