atualizado em:

Qual é a melhor época para visitar Saint Martin?

Ao planejar suas férias em Saint Martin é importante conhecer mais sobre o clima da região para aproveitar o melhor das suas férias.

por Karina Nunes outros artigos do autor
atualizado em:

Para aquela viagem romântica ou férias em cenários incríveis, Saint Martin não irá te decepcionar. Mas antes de conhecer para o lado francês dessa ilha caribenha, alguns detalhes importantes devem ser considerados.

Quando planejamos uma viagem para Saint Martin, é preciso saber qual a melhor época para viajar considerando o clima, os períodos mais movimentados do ano, os eventos e a temporada de furacões.

Clima em Saint Martin

Ao norte desta ilha no coração do caribe, Saint Martin, o lado francês, o clima é de verão o ano todo. Isso porque as temperaturas por lá não sofrem muitas variações. Com o clima tropical, Saint Martin tem características de uma ilha seca e quente e com ventos constantes que fazem com que sensação seja mais agradável. Quase não chove por lá, então todo dia será dia de praia, quase!

Praia em Saint Martin com cadeiras de praia na areia.
A temperatura em média anual é de 26,5ºC, com máximas de 31,5ºC e as mínimas raramente ficam abaixo de 20ºC.

Saint Martin e os furacões

O período mais chuvoso costuma ser de maio a novembro. Nessa época as temperaturas também são mais elevadas e os temporais costumam ser mais curtos. Ah, e os dias são mais longos! O sol nasce entre 5h e 6h e se põe entre 17h e 19h.

A temporada de furacões acontece de junho a novembro. Recomendamos que evite a região nesse período, principalmente de agosto a outubro, quando as chuvas e furacões no Atlântico se intensificam. Alguns hotéis chegam a fechar nessa época, então, melhor investir as suas férias em períodos mais tranquilos. Afinal, quem quer ficar preso num hotel em pleno Caribe, enquanto furacões tomam conta da paisagem? Ninguém!

Alta temporada em Saint Martin

Entre dezembro a março o clima é mais seco, temperaturas mais amenas e quase não chove. É a estação mais agradável e que costuma receber mais turistas principalmente os americanos e europeus que fogem do inverno no hemisfério norte. Por isso, é bom se programar com antecedência, pois as reservas de hotéis podem ser bem concorridas. Se tiver mais tempo de viagem, vale prolongar a viagem e conhecer as ilhas vizinhas como Anguilla e Saint Barth.

O período que você poderá fugir da alta temporada e dos furacões são os meses de abril e maio. Com praias e estradas mais vazias, costumam ser meses mais fáceis para reservar os melhores hotéis, restaurantes e passeios na ilha.

Em resumo o clima em cada época do ano:

  • Entre dezembro e março: alta temporada, clima mais agradável e mais seco.
  • Abril e maio: o melhor período para fugir dos furacões e da alta temporada.
  • Entre junho e novembro: clima mais chuvoso e com furacões, principalmente de agosto a outubro, quando se intensificam.

O que levar na mala para uma viagem para Saint Martin?

Saint Martin está do lado francês da ilha. Por aqui as inspirações francesas se misturam com as caribenhas. Prefira levar peças de roupas mais casuais e confortáveis para aproveitar o clima da ilha. Hey, caso tenha planos de esticar sua viagem até Saint Barth, invista em looks mais elegantes e aproveite.

Linho e viscose ajudam a amenizar a sensação de calor. O vento pode levar seu chapéu embora, por isso tome cuidado. Por fim, não dê bobeira com o protetor solar: essa sensação mais amena engana muitos turistas que chegam a ter fortes insolações. A noite, os jantares são menos formais mesmo nos restaurantes franceses. É uma ilha muito amigável.

Ah! Detalhe interessante: é permitido fazer topless em todas as praias do lado francês da ilha.

Natalie na praia em Saint Martin com clima agradável para viajar.

Vai fazer uma viagem internacional?

Compre moeda estrangeira com desconto!

Somos correspondentes cambiais da Confidence Câmbio/Travelex e conseguimos desconto para todos os leitores que usarem o cupom SUNDAYCOOKS. Veja o passo a passo aqui. (O cupom é válido no momento da conclusão da compra).

Os principais eventos em Saint Martin para 2023

Saint Martin não se resume em “apenas” como um destino de praias incríveis. O lado francês é mais tranquilo, mas pode oferecer eventos que incrementam muito bem seu roteiro de férias.

Mardis de Grand Case

Há quase 25 anos, em Grand Case, uma antiga vila de pescadores, acontece o Mardis de Grand Case. Inicialmente esse encontro tinha o objetivo promover os comerciantes, mas tornou-se um evento cultural com comerciantes e artistas, além de mostrar o lado incomparável da gastronomia de Saint Martin. O evento anual acontece todas as terças a noite, entre fevereiro a abril.

Mardi Gras

Durante os eventos de Mardis de Grande Case, acontece o Mardi Gras, o carnaval francês na ilha caribenha. Durante o mês de fevereiro, de todo o ano, os turistas podem apreciar os desfiles de companhias de danças folclóricas com dançarinos fantasiados se apresentando ao som músicas tradicionais caribenhas pelas ruas de Marigot, capital de Saint Martin.

SXM Festival

É um festival de música eletrônica com vários DJs do mundo todo que acontece durante 5 dias e noites seguidos. Essa festa envolve os dois lados da ilha. Mas no lado francês, Saint Martin, mora o coração do evento: a praia de Happy Bay fica movimentada e bem colorida com o evento. SXM Festival acontecerá de 08 a 12 de março de 2023.

Três mulheres na praia de Saint Martim em dia ensolarado

Love 3days

Devido ao grande sucesso da SXM, outro grande festival de música acontece na ilha de Saint Martin, o Love3days. Grandes nomes da música crioula estarão presentes junto com DJs convidados. Em 2022, o primeiro evento aconteceu na praia de La Baie Nettlé em três dias com muita música caribenha. Em 2023, o festival está previsto para junho, mas ainda estamos aguardando as datas oficiais.

Oualichi Festival

Outro grande festival de música na ilha é o Oualichi Festival. Em sua sexta edição em 2022, essa festa recebeu vários artistas de estilos musicais como o reggae, zouk e soca em quatro dias de agitação em de junho na região de Galisbay. Para 2023, ainda não foram divulgadas as datas oficiais.

Praia em Saint Martin com areia branca e céu azul.

Saint Martin’s day

Em 11 de novembro, os dois lados da ilha, Saint Martin e Sint Maarten comemoram o dia da descoberta da ilha por Cristóvão Colombo em 1493. Neste feriado nacional, há desfiles, esportes tradicionais e atividades para toda a família.

Festival de la Gastronomie de Saint Martin

Os restaurantes que participam deste festival oferecem um cardápio especial baseado em um ingrediente regional. Este ano será a banana-da-terra. O evento terá um júri que irá destacar os chefs mais criativos da ilha. O evento acontecerá de 11 a 22 de novembro de 2022 e deve se repetir em 2023. Aproveite para degustar esses menus especiais.

O Sundaycooks viajou a convite do Discover Saint Martin e da Copa Airlines.


    Assine nossa newsletter!