Quer conhecer alguns restaurantes em Cusco que não estão em nenhum guia de viagem? Está de viagem marcada para Cusco e quer evitar aquelas pegadinhas de restaurantes muito turísticos? Então este post foi feito para você!
Nossa lista de Restaurantes em Cusco
Estes são alguns dos restaurantes e cafés que encontramos durante nossa viagem e que rechearam o nosso roteiro com aromas, sabores e sensações diferentes.
Roteiro de viagem aprovado pelo Sundaycooks
Organizar uma viagem para o Peru pode parecer algo confuso, mas não se preocupe!
Nós testamos e aprovamos o pacote da Venturas para que você possa viajar mais tranquilo.
Don Esteban y Don Pancho
Av. El Sol, 765, Cusco | https://www.donestebanydonpancho.com/
Se você pretende passear pela Av. El Sol e aproveitar os mercados de artesanato da região, uma boa pedida para um almoço mais econômico é aproveitar o menu combinado do Don Esteban y Don Pancho, um simpático café que fica no meio desta avenida. Encontramos este café-restaurante sem querer ao voltar da feira de artesanato no nosso último dia na cidade e valeu cada centimo de Nuevo Sol.
O café oferece pratos e lanches para o almoço, bem como cafés e tortas caseiras. Além de saborosos pratos, a conta também é um alento para um bolso quase furado de final da viagem.
Ao som de Tom Jobim, cheguei à conclusão que, se tivesse descoberto esse restaurante antes, certamente teria voltado outras vezes.
Quem quiser fugir daquele climão de restaurante para turista ver dos restaurantes ao redor da Plaza de Armas pode ir ao Don Esteban y Don Pancho sem medo.
Atenção: A Karina comentou que o restaurante estava fechado em Outubro 2014, uma pena. Segundo ela no site deles há outros 2 endereços em Cusco. Se você conseguir ir em um deles, por favor nos avise!
Confira onde ficar em Cusco:
El Café de Mamá Oli
Plazoleta Nazarenas, 199, Cusco | https://www.mamaoli.com/
Outra grata surpresa ao longo deste último dia na cidade foi o Café de Mamá Oli em San Blás.
Um simpático café, próximo ao famoso Hotel Monastério da rede Orient-Express, que apresenta um cardápio mais saudável com uma variada carta de sucos, tortas e saladas com ingredientes bem típicos. Além da música agradável e do ambiente tranquilo, o Café de Mamá Oli é um ótimo lugar para relaxar e refletir sobre um dos mais belos sentidos das férias: o dolce far niente.
Chez Maggy Pizzaria
Procuradores, 344, Plaza de Armas, Cusco | https://www.pizzeriaschezmaggy.com/
Aberto das 9 às 22:30
Referência nos guias descolados do Peru, esta pizzaria foi citada em 15 dos 10 textos que eu busquei sobre dicas de onde comer em Cusco. Turistona, descolada, com uma decoração, digamos assim, alternativa, e diversos gringos sentados nos banquinhos tentando se comunicar em várias línguas diferentes com os, às vezes, nem tão simpáticos atendentes. Assim é o Chez Maggy.
Pizza barata de mexidão e músicas típicas ao vivo no último volume fazem a alegria da casa. Impossível não cantar Cielito Lindo junto com a banda. *Tudo bem que a música é mexicana, mas vale tudo na hora de lembrar da professora de espanhol 😛
Se você pensa em ir ao Chez Maggy esperando comer bem e ter atendimento de primeira, não vá. Não que a pizza seja ruim ou que o atendente vá lhe tratar mal, mas quem vai à pizzaria está querendo é participar da festa que acontece por lá, principalmente à noite. Agora, se você quer uma pizza boa de verdade, não deixe de experimentar a próxima dica.
Justina Pizza y Vinos
Justina: pizza boa, bonita e barata em Cusco
Já que estamos falando de pizzaria, não posso deixar de reiterar aqui uma das melhores pizzarias dos últimos tempos. A Justina foi uma indicação da dona da agência com quem fechamos nossos passeios pelo Valle Sagrado e foi a melhor indicação que eu poderia ter recebido de um cusquenho. Além de um preço justíssimo (#tidumpá), a Cusqueña chega geladinha na sua mesa \o/
Leia o relato completo no post que eu fiz sobre a Justina.
Chicha
Regocijo 261, 2do. andar, Cusco | https://www.chicha.com.pe/
Confesso que fiquei pensando se iria publicar ou simplesmente iria desconsiderar o que aconteceu na minha tentativa de jantar no Chicha… Para ser clara com nossos leitores, resolvi, então, contar como foi nossa experiência.
Logo que nos acomodamos, senti uma certa pressa por parte do garçom para tirar o pedido completo do nosso jantar. Como estávamos em dúvida, pedi uma entrada para dividirmos enquanto escolhíamos os pratos seguintes. A bebida demorou para chegar e a entrada então, nem se fala.
Depois de servir a entrada, nosso garçom não voltou mais à nossa mesa e nenhum dos outros garçons fez menção de nos atender, apesar das inúmeras tentativas de chamar a atenção deles. Foi uma das situações mais desagradáveis que passamos nessa viagem.
O único rapaz que foi nos atender, depois de muito tempo, foi um auxiliar que apenas retirava os pratos. Reclamei da entrada e expliquei porque ela não estava a contento e pedi a conta já que ninguém fazia questão de nos atender ou de sequer nos dirigir a palavra.
A conta demorou outros 45 minutos para chegar.
Reclamei com o gerente sobre o precário atendimento da casa e ele me respondeu dizendo que essa demora era normal e esperada e que eu é que não conhecia as normas e condutas de um restaurante tão refinado quanto aquele. Hã? O.o
Saí de lá com a nítida impressão de que o Chicha de Cusco é um restaurante completamente diferente dos outros que levam o nome do Gastón como o Tanta e o Astrid y Gastón.
Foi realmente uma pena, porque o restaurante havia sido muito bem indicado.
Prefiro acreditar que dei azar. Enfim, se você quiser ir ao Chicha, é melhor fazer uma reserva, pois o restaurante é bem concorrido.
Outras dicas de restaurantes em Cusco
O Marcelo deixou um comentário com algumas dicas bem interessantes de restaurantes em Cusco como o Limo, o Paprika e o Don Marcelo.
Uma pena o Chicha de Cusco ter sido ruim. Fui no Chicha de Arequipa, uma maravilha de atendimento e comida. Em Cusco passei voando, só comi mesmo a dieta de pollo do restaurante (ótimo) do hotel Terra Andina. Cheguei a ir na Justina, mas não funcionou prá nós. Minha filha é celíaca e lá não tem nada além de pizza. Nem uma saladinha. E, também por causa da correria, foi um dia ensorochado. A cidade é linda, muita coisa prá ver e ninguém cumpriu o descanso recomendado. Merece uma volta, como deve ser, com calma. Me vinguei em Águas Calientes, no Indio Feliz, um restaurante bonito, inesperado, comida maravilhosa, atendimento muito bom, mesmo lotado! Mereceu um ajuste na programação prá caber outro almoço lá. O Peru ganhou meu prêmio de melhor comida do mundo, pelo menos do meu. Nenhuma refeição que não ganhasse muitos elogios. Beijo, obrigada por compartilhar suas experiências.
Luciana, também amamos o Indio Feliz =)
Pra vc ver como eu tenho que voltar a Cusco só temos um restaurante em comum nas nossas listas. ou seja, preciso conhecer vááários outros hehe
O unico em comum e o Chica, que como te contei conosco foi otimo. So nao foi um jantar otimo pq eu estava passando mal (soroche) e não consegui comer mt. Mas como eu deixei mt comida o maitre veio ver se estavamos gostando, nos ofereceu uma cortesia de doces ao final (aguaymanto caramelado delicinha!). Fomos ao Tanta em Lima, amamos, mas o serviço do Chica em Cusco foi melhor pra gente, era, claro, outro nivel de restaurante, são idéias diferentes, mas enfim, só pra pontuar que nossa experiencia foi diferente. O que eu super acho é que Gaston devia mandar duas passagens pra vcs irem novamente ao Chicha desfazer a má impressão rs
Pq vamos combinar que a resposta desse maitre é inaceitavel em qq restaurante em qq lugar do mundo!
bjs,
Nat, brigaduuu por indicar o Turo, também estou colocando teu post por lá. Assim, nossos leitores terão mais opções em Cusco.
Beijos 🙂
🙂
Que pena que você foi maltratada no Chica. Fui no almoço (menos concorrido) e tudo foi bem. Mas o meu restaurante preferido de Cusco foi o MAP, no Museo de Arte Precolombino. Excelente atendimento e comida maravilhosa. Ainda me lembro das batatas que comi lá…
Pois é. Aline…
Também acho que tivemos um azar danado naquele restaurante, mas que bom que deu tudo certo com vc 😉
Valeu pela dica do restaurante do MAP.
O Don Esteban é uma ótima opção mesmo, super barato e bem legalzinho.
Fomos no Chez Maggy tb, umas duas vezes, não é nada demais mas é uma boa opção para uma pizza básica para quem não quer arriscar um prato típico.
O Chez Maggy é super turistão, mas é legal ir para visitar. A Pizza tem um preço justo e é gostosinha tb 😉 Mas a Justina é a melhor pizzaria 😛
Justina: pizza boa bonita e barata em Cusco
Ai que parte gostosa de falar! hahahaha
Chegamos em Lima e nos recomendaram comer pesado a noite…. Fiquei sem chão! como comeria todas as coisas deliciosas do Peru se não podia comer muito a noite e era quando estaria livre???
No 1º dia fomos numa cantina italiana e tomamos sopa…. nada de mais, OK para o que precisávamos! Muito frio a noite, mas não abandonamos a Cusqueña! Ahhhh como lá é frio, eles servem ela sem estar gelada! Não se esqueçam de perguntar se tem gelada! rs
Don Esteban: Fizemos um almojanta! Boa comida, bom lugar, mas não tinha nossa primeira opção! Tudo bem, achamos outra! Cusqueña sem estar gelada! Bom preço! Valeu a Dica!
Justina: ahhh Justina!!!! Gente que lugar surreal!!!! Dentro de uma entradinha de casas, com casas caindo aos pedaços, casas interditadas!!! e lá está ela!!! 3 pessoas no restaurante, o moço que faz a pizza e 2 garçonetes! Foi ótimo!!! Pizza muito boa! Otima indicação!!! Amamos o lugar!!! Adoramos a escolha!!!!
Que bom que gostaram do Don Esteban e da Justina 😀 Ficamos felizes!
Ai, esqueci de falar do Chicha!!! hahahahaha
Fomos bem atendidos! chegamos e tinha espera de 15min… comemos CUY de entrada (me certifiquei q não viria com a cabeça! hahahaha) tomamos pisco sour, chicha, cusqueña! Comida muito boa!!! ótimo atendimento!!!
Mas acho que curto mais os restaurantes de povão! ahahahahaha
Quando voltarem, deem uma chance ao Chicha!!
Que bom que para você foi melhor, Paula 🙂 Há dias em que o atendimento não está bom. Espero que tenha sido só uma fase. Pode ser tb q tenham alterado a gerência. Vai saber 😉 Nós gostamos de todo tipo de restaurante, desde que o preço seja condizente com a comida hehehe Food trucks e barraquinhas de rua são sempre bem findos tb hehehe
Se tem uma coisa que me irrita é funcionário que não sabe receber crítica. Ainda mais gerente!!!!! Fala sério, insinuar que uma pessoa que vem de um RJ ou SP da vida não conhece regras de restaurantes é no mínimo uma piada. Outro dia me irritei seriamente em Santo Antonio do Pinhal, interior do interior de SP que não sabe nem a diferença entre limonada e limonada suíça! rs
Chicha cortado, prefiro nem arriscar! : )
Pois é, Tatiana. Serviço ruim a gente entende. Pode ser alguma coisa no dia, algum funcionário novo, mas o gerente tendo esse comportamento é que nos surpreendeu 🙁
Que pena sua experiencia no Chcha ter sido ruim! Fiz la uma das melhores refeicoes da viagem! O servico foi atencioso e eficiente, alem e claro da comida ser deliciosa e incrivelmente barata se comparamos com um restaurante deste porte aqui em SP ou RJ. Acho que vc tem um bom motivo para voltar a Cusco 🙂
Espero que tenham melhorado de lá pra cá mesmo, Carla 🙂 Quem sabe numa próxima oportunidade nós vamos lá de novo? hehehe