Se você tem algumas milhas sobrando no programa de fidelidade da TAM e gostaria de conhecer outros destinos dentro dos EUA além dos que são operados pela própria TAM, uma boa opção é emitir um bilhete com uma de suas cias parceiras. Foi assim que fechamos nossa passagem direto para Chicago com a United Airlines em uma das lojas físicas da TAM Viagens.
Emitimos nossas passagens em Dezembro de 2010 por 20 mil milhas cada trecho, mas vocês sabem como esse processo de emissão de passagens, que as empresas costumam chamar de “bônus”, são confusos e sujeitos a alterações constantes. Pois bem, aqui estão alguns links diretos para o site da TAM com suas tabelas de pontuação e emissão assim como o regulamento completo para você confirmar caso vá emitir uma passagem. Fiquem atentos pois mesmo na econômica há várias classes de passagens “bônus” com mais ou menos pontos.
Tabela de Resgate de Pontos Fidelidade TAM
Tabela de Resgate de Pontos Fidelidade TAM – outros detalhes
O Check in em Guarulhos levou aproximadamente uma hora e meia, pois o pessoal estava fazendo todas as perguntas protocolares de segurança que você pode imaginar. O embarque foi tranquilo e pontual, embora muita gente tenha sido revistada novamente antes de entrar no ônibus que nos levaria até a aeronave. Um Boing 777 meio antiguinho nos aguardava em terra.
Já notaram como a qualidade do atendimento e a manutenção das aeronaves têm diminuído proporcionalmente ao aumento da demanda por voos internacionais? Todos os últimos voos que eu fiz foram nessa condições: aeronaves mais antigas e atendimento bem restrito. Era começo de qualquer viagem e tudo era só alegria, não é mesmo? Até a comida insossa do avião já nos faz entrar nesse espírito esportivo do viajante econômico.
E assim eu embarquei acompanhada do meu FOM querido e meu Dramim amigo. O voo de ida foi absolutamente OK, não foi uma experiência que mudou minha vida, mas foi tranquilo, o pessoal de bordo foi educado e chegamos bem.
Quase 20 dias se passaram até o nosso confuso retorno ao Brasil.
No terminal da United no aeroporto de San Francisco não havia nenhuma sinalização que indicasse o local adequado para o check in internacional. Era tudo uma grande muvuca de filas que se misturavam entre check in e procedimentos de segurança e pouquíssimos profissionais da empresa uniformizados estavam por lá.
Toda essa política de boas vindas é para lhe obrigar a fazer o auto-check in e se livrar de você o mais rápido possível, mas como o meu passaporte ainda é antigo, quem disse que eu conseguia fazer o tal do auto-check in? A máquina nos mandava procurar um funcionário e os funcionários se perdiam em meio àquele aglomerado de pessoas, uma bagunça de dar orgulho para muita 25 de Março perto de data comemorativa.
Se o check in já tinha sido uma experiência traumática em termos de organização, é porque não imaginávamos as surpresas que o embarque e a conexão nos reservavam. Nada de organizar filas ou anunciar os clientes para o embarque preferencial, nada de falar bom dia e obrigada… de repente uma muvuca se forma em frente ao portão de embarque e uma funcionária da United começa a gritar loucamente tentando botar ordem naquela feira. Eu olhava para o Fred e não conseguia acreditar no que estávamos presenciando.
Tá bom, respira fundo e pé na tábua porque o caminho até chegar a Little Vales ainda era bem longo.
Só porque a nossa conexão era apertada o voo atrasou mais de 30 minutos, pois as pessoas não conseguiam acomodar todas as suas bagagens de mão nos compartimentos superiores. Afinal todo mundo anda meio pão duro e não paga para despachar a própria bagagem nos EUA.
Ao chegarmos na nossa conexão não encontramos nenhum funcionário da United para nos orientar e dizer se precisaríamos fazer o check in novamente ou para qual portão de embarque deveríamos seguir. Encontrei apenas um funcionário que, para todo o tipo de pergunta que eu fazia, era apenas capaz de responder: “C18”, “C18”.
Chegamos 9 minutos antes de começar nosso embarque para o Brasil.
A United é uma empresa OK cujo serviço de bordo é praticamente nulo e o atendimento de fazer inveja a muita Telefônica da vida. Me fez sentir até saudade do povo da Air China o.O
Se eu recomendo? Vá ciente de todas essas características da empresa, faça uma boa refeição antes de embarcar, leve seu próprio conteúdo de entretenimento de bordo, um travesseirinho também é fortemente recomendável e boa viagem 😛 Aproveite as promoções e não se estresse com esse atendimento cada vez mais simpático para quem viaja de classe econômica.
Vocês já voaram de Delta? Na minha opinião eles conseguem ser ainda piores.. Eu não tenho muito o que reclamar da United… A unica reclamação que eu tenho principalmente em alguns vôos domésticos é o fato de as aeronaves mais novas cobrarem até o sistema de entretenimento.. Uma coisa é você cobrar comida, despachar bagagem.. Mas cobrar para assistir um filme é um pouco D+ vamos combinar..
As Cias Americanas são terriveis mesmo!! A melhorzinha era a Continental, mas desde a fusão com a United já vem mostrando sinais claros na decadência do serviço prestado…
Ahh que saudades que eu tenho da Singapore Airlines essas horas…
Claro que imprevistos acontecem mas me pergunto não custa assim tão mais caro servir uma comidinha de melhor qualidade nos voos intercontinentais pelo menos né!!! Acho que viajar de avião será cada vez menos glamuroso.. Para dizer a verdade viajar de busão em muitos casos é muito mais confortável
Como é voar pela UNITED AIRLINES?????? Ou Continental???? Um INFERNO!!!! O dia 23 de maio de 2012, uma quarta feira, foi um dia para não se esquecer jamais…. tudo, mas tudo mesmo, aconteceu comigo ao me apresentar ao balcão nr 012 da UNITED AIRLINES em São Paulo para um embarque para Washington, USA, e de lá para Las Vegas, quando cheguei a São Paulo com um vôo da TAM por volta das 06,00 da tarde.
Passei pelo Security e não fui informada que meu vôo marcado para as 10.05 da noite havia sido cancelado.
No guichê do check in o rapaz que me recepcionou, visivelmente mal humorado, me informou de bate-pronto que meu voo estava cancelado e que me redicionaria para Houston, dali a uma hora e meia, e que eu me apressasse. Perguntou o que havia na minha cover bag de golfe além dos tacos de golfe (que pesou 24 kgs). Eu respondi que um par de sapatos e roupas para golfe e uma necessaire.
Sem nem me olhar, ele arrancou a fita de FRÁGIL, colocada pela TAM e tachou em US$ 200,00 minha bagagem como oversize porque, segundo ele, não poderia ter dentro dela nada mais que os tacos de golfe.
Como não havia argumento aceito, e como eu estava com outra malinha pequena demais para incluir esses artigos dentro dela, procurei o Customer Service e paguei os US 200,00.
Embarcamos num voo já lotado e de cara fomos informados que não haveria entretenimento, porque a aeronave havia chegado em São Paulo com o sistema de imagem e som quebrado.
Já em Houston me apresento para embarque para Las Vegas, e recebo a informação que este vôo estava overbooked, e me propuseram comprar meu assento. Não aceitei, uma vez que meu marido me esperava já em Vegas, e preferi continuar no vôo.
O overbook acabou não se confirmando e todos embarcaram. Vôo lotado. O tempo passa e a aeronave não levanta vôo. O comandante vai ao microfone e informa que a aeronave apresentou problemas no computador de bordo e que aguarda solução…. 3 longas horas se passam, e aí gentilmente, e como começam as manifestações de irritação por parte de alguns passageiros, a aeromoça passa com copinhos de água.
De repente o comandante pede que todos se retirem da aeronave para aguardar no saguão. Meia hora no saguão e vem a ordem de embarque imediato, porque se passar da hora não poderemos mais levantar vôo.
Já dentro da aeronave depois de mais meia hora ou mais começa uma irritação por parte dos passageiros (nisso se incluía bebês e crianças) e vem a ordem de abandonar novamente a aeronave – nosso vôo para Vegas estava cancelado.
Não sem muita confusão, nos direcionaram para o Custumer Service para redirecionar os passageiros para onde fosse possível. Horas depois saio de lá com um bilhete Standby para as 14.20 hs que, claro, não sobrou lugar. E outro confirmado para 17.52 hs direto para Vegas.
Aí aconteceu o que eu nunca presenciei, nem pensei, e tampouco acredito até agora. Me apresento no balcão do check in para embarque e a atendente olha meu bilhete, olha a tela do computador e sem me olhar pica meu bilhete, joga no lixo e me diz que todas as reservas anteriores estavam canceladas!!!! O meu e de mais um bicado de gente….. Meu marido, que já estava em Vegas, já havia me passado uma msg que sabia, pelo balcão da UNITED, que eu chegaria naquele vôo, portanto, me dizerem que minha reserva estava cancelada só justifica se estavam para ter novamente outro overbooked..
A partir daí seguiu um embate que quase terminou em morte. Queríamos nosso bilhete de volta, porque sem ele não tínhamos nem como reclamar. Depois de muita gritaria aparece o que me pareceu ser a chefe e mais muitos minutos de muito estresse, consegui que ela me desse outro bilhete e embarquei nos minutos finais.
Nunca em toda minha vida imaginei passar por uma situação como essa.
Meu marido fez o mesmo vôo dez dias antes e foi super bem atendido no check in em São Paulo, chegou no horário e não teve um único problema com seus vôos.. O que vale dizer que a UNITED não tem uma equipe preparada para lidar com imprevistos, e que não respeita seu cliente quando algo foge do controle.
Minha nota para a UNITED é um ZERO bem redondo!!! Não posso dizer que nunca mais voarei com a UNITED, porque tenho um bilhete de volta daqui a 40 dias, e se até lá eu conseguir esquecer esse episódio volto com eles, caso contrário quem vai picar o bilhete serei eu…. em mil pedacinhos!!!!!
Oi Maria Olimpia.
Que situação chata e estressante essa! É uma pena que as companhias tenham atendido seus clientes dessa maneira. Eu também não consigo entender como uma companhia é boa num momento e ruim em outro. Na nossa ida eu até tinha achado a United boa, mas na volta foi terrível :/
O Aquela Passagem tem um link sobre os direitos do consumidor nesses casos. Dê uma olhada lá para ver se não cabe alguma ação com a empresa:
https://www.aquelapassagem.com.br/direitos-dos-consumidores-de-passagens-aereas/
Até e boa sorte na volta!