atualizado em:

Aluguel de carro e seguros: vale a pena contratar?

Você costuma reservar o pacote adicional de seguros quando aluga um carro no Brasil?

por Natalie Soares outros artigos do autor
atualizado em:

Trocou a viagem de avião por um roteiro de carro e acabou optando por alugar um veículo? Atenção na hora de confirmar sua reserva: saiba que nem tudo está coberto mesmo ao contratar a cobertura completa oferecida pelo seguro da própria locadora.

Em novembro fui para Minas Gerais e tive o azar de ter dois pneus furados na mesma viagem. Ao pedir ajuda para a Localiza, descobri que os seguros mais convencionais oferecidos aqui no Brasil não cobrem nenhum tipo de acidente ou pequenas avarias com os vidros e pneus de carros alugados.

Depois do perrengue que foi conseguir voltar para casa e da ingenuidade de não ter prestado atenção nas letras miúdas do contrato, fiz um resumão dos pontos que você precisa ter mais cautela ao alugar um carro aqui no Brasil.

Seguro aluguel de carro: coberturas

Vale a pena comprar o seguro do carro da locadora?

Sim. Infelizmente não dá para alugar um carro e sair por aí rodando sem pensar num seguro para emergências, roubos ou acidentes. Seja ele oferecidos pela própria locadora por um valor adicional ou seja aquele das bandeiras de cartão de crédito mais premium como Mastercard Black e Visa Infinite. [No final deste texto, faço uma breve comparação entre a cobertura dos planos oferecidos pelas locadoras e pelos cartões]

Geralmente o valor dos seguros e das taxas são incluídos ao final da nossa reserva, por isso fique atento antes de finalizá-la.

Quando for consultar a cobertura, provavelmente você vai se deparar com siglas como CDW e LDW. A primeira quer dizer Collision Damage Waiver ou Renúncia aos Danos de Colisão e a Loss Damage Waiver, ou Renúncia aos Danos de Perdas. Representam apólices mais básicas.

Seguro aluguel de carro: vale a pena

Cobertura dos seguros das locadoras no Brasil

Veja um comparativo entre as principais locadoras do país: Localiza, Unidas e Movida.

Localiza

A Localiza oferece um seguro básico que cobre batidas, roubos ou acidentes. Para se proteger de problemas causados a terceiros é preciso contratar mais um adendo.

Aqui mora a pegadinha: o seguro oferecido pela marca não cobre nenhum tipo de danos causados aos vidros, para-brisas, para-choques, pneus e rodas. Foi exatamente por não saber disso que acabei tendo que arcar com um baita prejuízo quando tive dois pneus furados numa mesma viagem. E eles também não garantiram assistência por telefone para me ajudar a achar um prestador de serviço que pudesse oferecer algum tipo de socorro. (Recentemente, recebi uma ligação da central de atendimento depois que preenchi uma pesquisa de satisfação relatando meu problema e a falta de suporte).

Seguro aluguel de carro: Localiza

Seguro aluguel de carro: Localiza

Unidas

De todas as empresas aqui citadas, a Unidas tem o pior site e o pior atendimento (SAC). Foi difícil conseguir confirmar a informação sobre a cobertura do seguro por telefone e o site não libera a apólice completa.

Eles seguem o mesmo modelo padrão básico da Localiza cobrindo apenas batidas, roubos ou acidentes por um custo adicional. Além disso, você também precisa contratar o pacote de cobertura de danos para terceiros.

Prejuízos causados aos vidros, para-brisas, para-choques, pneus e rodas também não estão cobertos.

Seguro aluguel de carro: Unidas

Seguro aluguel de carro: Unidas

Movida

A Movida tem a mais variada cobertura de seguros opções entre as três locadoras brasileiras. Ela é a única a apresentar a opção que teria me poupado muita dor de cabeça e prejuízo financeiro: a cobertura de pneus e vidros (é uma boa opção para quem vai passar por terrenos mais acidentados ou estradas mais danificadas).

Na hora de fazer a reserva, basta selecionar qual tipo de seguro você precisa e pronto. Sua cobertura está garantida.

Mas lembre-se que se algum problema acontecer, você deverá acionar a polícia e a locadora imediatamente. Eles vão te orientar quando ao boletim de ocorrência e quais procedimentos devem ser feitos de acordo com o seu caso. Em algumas situações será necessário pagar parte da franquia. Não esconda detalhes, demora para informar o que aconteceu ou tente inventar uma história da carochinha.

Seguro aluguel de carro: Movida

Seguro aluguel de carro: preços

Seguro cartão de crédito x Seguro adicional da locadora

Ah, mas eu tenho um cartão premium que me dá cobertura especial. Posso dispensar o pacote oferecido pela locadora mesmo assim? Vamos aos comparativos.

Mastercard Black

Olha a pegadinha: o seguro oferecido pelo Mastercard Black não oferece cobertura para perdas ou danos à terceiros. Pare se precaver, é necessário contratar o pacote oferecido pela locadora apenas na modalidade “cobertura para terceiros”.

Você não pode comprar o seguro convencional e precisa pagar a reserva usando seu cartão Mastercard Black para ter direito a essa benefício.

Mas veja as letras miúdas: “O MasterSeguro de Automóveis (Veículo Alugado Protegido) não cobre nenhuma perda ou danos causados ou decorrentes de (…) estouro ou dano aos pneus/aros que ocorrer independentemente do dano/roubo do veículo ou de vandalismo no Automóvel Alugado e/ou aos pneus, ou que tenha sido comprovadamente considerado como causa de maiores danos ao automóvel alugado.”

Ou seja: eu também estaria em maus lençóis.

Seguro aluguel de carro

Visa Infinite

Já o cartão mais exclusivo da Visa, o Visa Infinite, também segue as mesmas regras do Mastercard Black. Não cobre danos a terceiros e é preciso pagar a reserva com o cartão. A apólice também é oferecida pela mesma seguradora: a AIG Seguros.

Eles deixam claro que não protegem danos causados por “granizo, alagamento ou outras causas relacionadas ao tempo atmosférico”. E também por problemas gerados por “trânsito por trilhas, estradas ou caminhos impedidos, não abertos ao tráfego, ou de areias fofas ou movediças, bem como por praias e regiões ribeirinhas”.

Caso você precise acionar o seguro da operadora do seu cartão de crédito, tenha em mente que primeiro será feita a cobrança no seu cartão e depois você irá pleitear o reembolso do sinistro.

Em caso de acidentes, guarde sempre esses documentos:

  • Cópia do contrato de locação
  • Cópia da CNH
  • Fotos das partes danificadas do veículo com destaque para a placa
  • Cópia da fatura do cartão assinalando o débito da locação
  • Boletim de ocorrência (geralmente lavrado via internet)

Nota da editora:

Na próxima viagem de carro, o primeiro item que vou colocar na mala é aquele “reparador de pneus” que ajuda a encher e vedar furos. Custa menos de 40 reais e na hora do sufoco pode evitar muita dor de cabeça até encontrarmos o borracheiro mais próximo.

Assine nossa newsletter!