Andar de ônibus em Nova York é uma maneira mais rápida e tranquila de se locomover por Manhattan do que encarar a estrutura antiga e complexa do metrô. Veja alguns truques para facilitar seu roteiro pela cidade, assim como quais passes comprar e como identificar as linhas certas.
Leia mais:
As linhas de ônibus em Nova York
Olhando o mapa da MTA das linhas de ônibus em Nova York (especialmente Manhattan), duas coisas ficam claras: o serviço passa em todas as principais ruas e avenidas e que pode ser fácil se perder.
O que dá para perceber é que as linhas que passam pelos quarteirões maiores (de Leste a Oeste) param em praticamente todos eles.
Já as linhas que passam de Norte a Sul de Manhattan (nos quarteirões menores), param normalmente a cada 2 ou 3 quadras, que equivalem a mais ou menos um quarteirão grande.
Há várias linhas de ônibus em Manhattan que vão para os subúrbios.
Basta olhar para as letras do início da linha e, se for diferente de M(Manhattan), o seu Metro Card (comprado a 1 dólar nas estações) pode não servir (passagem mais cara) ou o ônibus pode não ir até onde você quer.
A dica é sempre ter o mapa do ônibus em Nova York em mãos. A melhor pedida para acessá-lo de maneira rápida é ter um pacote de dados móveis e acessar a internet pelo celular.
Em todo caso você pode perguntar ao motorista para ter certeza.
Pontos de ônibus em Nova York
Claro que não vai ser em todas as ruas de Nova York que você vai encontrar ônibus passando (até porque algumas são bem estreitas). Porém, você nunca precisa andar mais que 4 quarteirões pequenos ou um grande para achar um ponto.
Uma vez na parada de ônibus, confira quais linhas param ali. Ao ver o ônibus, faça o sinal com a mão para que o motorista saiba que você quer subir no ônibus (não sei se isso é realmente necessário, mas é melhor garantir, né?).
Ao entrar, há uma maquininha perto do motorista para validar seu Metro Card e poder entrar. Por isso, tenha sempre em mãos o seu passe de transporte público antes de embarcar para evitar atrasos.
Para solicitar a descida, é só dar sinal como fazemos por aqui: puxando a cordinha ou apertando o botão.
Atenção:
Ao pararem, os ônibus em Nova York não abrem as portas automaticamente. Para sair, você deve esperar a luzinha acima da porta ficar verde e pressionar a faixa amarela que existe em todas as portas.
Uma vez aberta, continue segurando a porta, pois ela também fecha sozinha.
Ônibus em Nova York: comprando os bilhetes
Os passes de ônibus em Nova York são os mesmos do metrô, incluindo os Metro Card de 7 ou 30 dias. Ou seja, você não precisa se preocupar em comprar passes especiais para cada tipo de transporte público.
Para comprá-los, você pode usar a mesma maquininha das estações de metrô ou alguns terminais especiais para ônibus nas ruas.
Leia mais
Valores dos ônibus em Nova York
- Single Ride: 3 dólares.
- Pay-Per-Ride: Você pode carregar com valores entre 4,50 a 100 dólares e ganha 7% de créditos a cada 10 dólares.
- Unlimited Ride 7 dias: 33 dólares.
- Unlimited Ride 30 dias: 127 dólares
Qual passe comprar?
A exemplo do metrô em Nova York, para o ônibus também usaremos a base de 4 viagens diárias.
No Pay-Per-Ride, cada viagem custa 2,75 dólares, o que significa que em 3 dias (12 viagens) você gastará 33 dólares. Se ficar mais um dia na cidade, esse valor já aumenta para 44 dólares, que já é maior que o valor do Unlimited Ride para 7 Dias.
Para confirmar qual passe é melhor, tome como base a tabela abaixo:
- De 1 a 3 dias: Pay-Per-Ride
- De 4 a 21 dias: Unlimited Ride para 7 Dias
- De 22 a 30 dias: Unlimited Ride para 30 dias
Dicas do ônibus em Nova York
- Da 1ª à 10ª Avenidas, sempre há linhas de ônibus subindo ou descendo.
- Do Central Park (96th Street) até a 14th Street, a maioria das linhas dentro de Manhattan (M00, onde 00 é o número da linha) apenas sobe ou desce uma determinada rua ou avenida, então você não precisa se preocupar em decorar as linhas de ônibus.
- Por exemplo: se você quer descer do Metropolitan até a Times Square, pegue qualquer ônibus na 5ª avenida que esteja indo mais para o sul da ilha e desça próximo à 44th Street e caminhe alguns quarteirões para Oeste.
- Para trocar de linha de metrô (Azul para Verde, por exemplo), usar o ônibus é uma ótima pedida.
- Você sai da estação e pega um ônibus no sentido Leste-Oeste até a estação da outra linha de metrô.
- Se a luz verde acima da porta não acender, então não adianta apertar a faixa amarela, pois ela não vai abrir.
- Isso acontece quando o motorista esquece de “abrir” a porta de trás.
- Nesses casos é só pedir que o motorista abra a porta de trás com um “Back door, please!”.
Tenho a nítida sensação de conhecer uma passageira num dos ónibus… 😆 😆 😆
Eu estava na dúvida, mas já que você falou, quem sou eu pra discordar 😛
Eu andei bastante de ônibus em NY e gostei. Esse lance do metrô (quase todas as linhas) só seguirem no sentido Norte-Sul (e vice-versa, é claro!) não ajuda quando a necessidade é ir do lado Leste para o Oeste da cidade (e vice-versa, é claro!). O metro é mais rápido, mas andar de ônibus permite ver melhor a cidade.
E tem um outro “aperto” que rola sempre: quando o(a) motorista não abre (acende a luz verde) a porta de trás do ônibus para os passageiros descerem. Aí é preciso soltar a garganta e pedir: back
Ops, meu comentário anterior ficou incompleto. Então, se o motorista não acender a luz verde para abertura da porta traseira, solte a garganta e peça: back door, please! Aconteceu comigo duas vezes!
Fala Alexandre 🙂
Eu tb adorei andar de ônibus por lá. Recomendo sempre que não houver muita pressa ou que seja necessário ir no sentido leste-oeste 🙂
Valeu pela dica do back door ;P nós não passamos por isso, mas deve ser bem comum. Às vezes os motoristas esquecem de abrir as portas hehehe Já tá lá nas pegadinhas 😛
Até,
Muito bom, odeio o metrô de NY, andar de ônibus deve ser bem melhor, e seu post está bem explicadinho. Deu uma vontade de voltar…
Oi Virginia 🙂
E quando é que não dá vontade de voltar a NY? Me explica? hahahaha
Na próxima oportunidade, aproveite para andar de ônibus. É super tranquilo 🙂
Até,
Fred
Não andeide ônibus quando fui à NY, mas amei as dicas e quando for para lá em maio com certeza vou pegar um ou outro para curtir esta experiência! Obrigada pela dica 😉
Oi Julie.
Peque ônibus sim, é bem tranquilo e mais legal que metrô 🙂
Até,
sim super divertido os onibus dela 😀
Olá Fred!
Muito legal esse post. Obrigado por compartilhar suas experiências, em breve estarei lá e precisarei de suas dicas preciosas.
Abraços
Disponha, Roberto 😀 Se precisar de alguma dica da cidade, temos alguns posts das viagens que fizemos para lá 😛
https://sundaycooks.com/category/viagens/estados-unidos/nova-york-estados-unidos/
e também outras cidades dos EUA caso não fique só por lá 🙂
como fazem os cadeirantes com essa história de faixa amarela para abrir as portas?
Abs
Oi Naila.
Eu não vi nenhum cadeirante enquanto estávamos lá, mas os ônibus são equipados com equipamentos especiais para cadeirantes, então imagino que o motorista abra a porta e desça o ônibus quando for preciso.