Eu sei que o dólar e o euro andam nas alturas, dessa forma, qualquer dica para economizar uma graninha nas compras internacionais é sempre bem-vinda. Assim como existe o programa de Tax Free, o reembolso de impostos em cima gastos dos turistas que viajam para determinados estados dos Estados Unidos, a União Europeia também oferece tal benefício. Veja como garantir seu Tax Free na Europa:
O que é o Tax Free?
O Tax Free é um programa da União Europeia que consiste em devolver, aos turistas estrangeiros, o valor do VAT (imposto europeu parecido com o Sales Tax dos Estados Unidos e Canadá) quando o produto comprado será levado para o país de origem do visitante.
Quem faz o reembolso desse imposto ao viajante é a própria loja que fez a venda. Em muitos países como na Alemanha, este serviço é terceirizado e empresas, como a Global Blue fazem a devolução do VAT mas cobram uma comissão pelo serviço.
Lembre-se que comprar num lugar Tax Free não é a mesma coisa de comprar em um lugar Duty Free como os Free Shops. Também não é toda compra que se encaixa nesse benefício e ela só poderá ser solicitada no último país a ser visitando dentro da União Europeia mesmo que o item tenha sido comprado em outro país ou no começo da viagem.
Como receber o Tax Free na Europa?
Você pode solicitar essa vantagem na loja onde realizou a compra ou no aeroporto antes de voltar para casa. Veja como proceder em cada situação:
Solicitanto o Tax Free nas lojas
O primeiro passo é confirmar se a loja participa do programa Tax Free. Como as empresas não são obrigadas a participar, para saber se uma marca pode devolver o VAT, procure pelo símbolo do Tax Free nas vitrines ou pergunte no caixa como funciona o processo de reembolso.
A dica é perguntar pelo “tax free / tax refund / VAT”. Você precisa comprovar que é estrangeiro e deve preencher um formulário com dados pessoais e número de passaporte. Junto com isso, é necessário anexar a nota fiscal dos produtos comprados para comprovar o valor dos itens.
Não existe uma regra que padronize esse benefício, portanto, os procedimentos mudam de loja para loja. É muito importante não sair sem saber precisamente como fazer o reembolso e se há taxas cobradas. Ah! E essa compra não pode ser feita por terceiros.
Normalmente, o valor mínimo exigido é de 175 euros, mas os países dentro do programa são livres para definir uma quantia menor. Esse número diz respeito ao total gasto de uma vez, em uma loja. Portanto, não é possível acumular várias notas para chegar nesse montante de euros.
Se a própria loja fizer o reembolso, eles irão ficar com a nota fiscal e seus dados e vão estornar o dinheiro ali mesmo (ou fazer a devolução no cartão de crédito) como é o caso da rede El Corte Inglés, famosa rede de departamento da Espanha.
Solicitanto o Tax Free no aeroporto
Outra alternativa é fazer o pedido de reembolso no aeroporto antes de retornar ao Brasil. Neste caso, você precisará usar uma das empresas terceirizadas para a devolução do VAT. Não esqueça de preencher o formulário com seus dados e apresentar as notas fiscais. Deixe os itens comprados num ponto de fácil acesso dentro da mala, pois será necessário mostrá-los antes de fazer o check-in.
O recibo (invoice) deve estar carimbado pelo costumes office da loja. Sem esse detalhe, você não é reembolsado.
Chegue com pelo menos duas horas de antecedência no aeroporto além do horário programado, pois você pode encontrar filas lentas até conseguir o reembolso.
Depois de passar pela Global Blue (ou suas correlatas), procure pelo guichê da alfândega que faz a checagem dos itens comprados com Tax Free. O policial irá pedir para ver os itens que você comprou para confirmar se está tudo certo.
De acordo com o email da Global Blue recebido pela nossa leitora Arantxa, Você deve fazer isso no último aeroporto antes de sair da União Europeia. Se sua conexão for muito rápida nesse aeroporto, você pode conversar com o pessoal da Global Blue nos outros aeroportos e explicar sua situação, mostrar passagens e o que mais pedirem. Talvez, apenas talvez, eles aceitem fazer ali e não no último aeroporto.
Isso se faz necessário porque o reembolso das taxas deve ser feito apenas para quem não mora na União Europeia e, como voos entre países da UE são considerados internos, só no último aeroporto é que o reembolso poderia acontecer. Em todo caso, não custa pedir o Tax Free com jeitinho se sua conexão for muito curta na sua última conexão.
Solicitando o reembolso ao sair da União Europeia de trem
Apresente os recibos carimbados em algumas estações de embarque. Dependendo do itinerário da viagem, será preciso sair do trem na última estação dentro da União Europeia para conseguir o carimbo. Vale checar com as autoridades nacionais ou a empresa de reembolso como proceder, porque isso depende dos acordos de cada país e da rota do trem.
Para mais informações, acesse o site oficial da Comissão Europeia de Turismo.
Como minha conexão atrasou não requeri o Tax Free na Alemanha e nem na conexão França. Posso fazer essa solicitação via internet?
Estiver Suiça/Itália e nas lojas onde comprei, cujo valor superava E$150,00, solicitei que queria reembolso “tax free”, o formulário foi preenchido pela loja, segunda as normas e, em minha saida da Itália (Florença, 01.08.2018, não foi possível solicitar o procedimento de reembolso, poi fomos encaminhados para embarcar em Bolonha). Apesar de tudo ter acontecido sem tempo, ainda assim conseguimos carimbar os formulários, mas nos dirigimos para ser reembolsados (17:10, vimos que seu horário de funcionamento encerrava às 17:00). Nosso vôo fazia conexão em Frankfurt, que também não foi possível solicitar o reembolso pelo tempo do embarque e, também pela hora. já noite 20:00. Resultado, voltamos para o Brasil sem sermos reembolsados. Hoje temos um amigo que está indo para Portugal. As perguntas são:
1- Posso mandar através dela para que dê entrada em um quiosque em Lisboa?
2- Pode ser os envelopes colocados em uma caixa de correios ou só em quiosque Global Blue?
3- Se só em quiosque, os mesmos só se encontram na área de embarque ou também na área de desembarque?
4- Existe um prazo para ser postados ou entregues em quiosques? (Nosso retorno se deu em 01.08.18).
Claro que estamos fazendo a opção de reembolso através do cartão de crédito.
Pode me ajudar a esclarecer estas dúvidas?
Bosco
03.09.2018
Oi Urcesino. Pode ser que funcione uma outra pessoa levar para você, mas normalmente os itens são “inspecionados” (o pessoal mal olha pra saber que o item está com vc) e é aí que talvez você não consiga. Em todo caso, o melhor é entrar em contato com a Global Blue pra ter certeza. E se puder voltar contando se conseguiu e como, eu agradeço 🙂 Vai ajudar muita gente.
Oi pessoal.
É para quem faz Cruzeiro da Eupora (Veneza, bati..pot último Funchal em Portugal) como funciona?
As descrições até agora são sempre referentes a saída da Europa via aérea..
Oi Gerson, nesse caso é melhor perguntar para as lojas como proceder. Mas vc vai voltar ao brasil de avião, não é? Se for, o processo é o mesmo que eu explico.
GNA, 05.09.18
Fred, bom dia!
Recebi sua mensagem, pelo que agradeço. Eu consegui já obter o carimbo da alfândega, ficou somente faltando receber, conforme ali colocado na mensagem inicial. Hoje preciso postar ou entregar os envelopes, já preenchidos carimbados, com escolha para devolução via cartão de crédito, etc. Minha dúvida é se posso mandar através de um portador e se é preciso que seja entregue em quiosque Global Blue ou se pode colocar em uma caixa de correio comum (os envelopes são de porte pago). Ainda se tem quiosques Global Blue nas áreas de desembarque dos aeroportos ou somente nas áreas de embarque.
Urcesino Bosco de Castro
Oi Urcesino. Nesse caso acredito ser possível sim, mas nunca fiz nem ouvi falar de alguém que fez. Mas não custa tentar, né? 🙂
Boa tarde,
Como faço o Tax Refund de compras online?
Oi Amnoce. Até onde eu sei, você não pode fazer tax refund de compras online :/ se puder, o site onde comprou deve te dar as instruções, mas eu realmente nunca vi.
Olá Boa Tarde! Excelente matéria. Vou para a europa em Junho, o meu ultima cidade é Paris, mas meu voo é da TAP, por isso vou fazer conexão em Porto depois Lisboa e depois Brasil. Nesse caso, como eu despacho minhas malas em Paris e só pego elas no Brasil, posso pegar o Tax Free em paris mesmo ainda fazendo conexões em Lisboa e Porto? Obrigado
Oi Matheus. A ideia é essa mesmo. Fazer o tax free no aeroporto onde vc vai embarcar para o Brasil, mesmo que tenha conexão em outra cidade. Contudo, se suas passagens forem separadas, no sentido de que vc precisa fazer check-in novamente no aeroporto seguinte, daí vc teria de fazer o tax free na segunda cidade (não é o seu caso).
Obrigada Fred, pelas informações! Muito bom mesmo.
Eu tenho uma questão um tanto curiosa e até mesmo já contactei a GlobalBlue.
Meu vôo para o Brasil começa em Portugal, tem uma curta conexão em Frankfurt, e depois segue para São Paulo.
Eu estou em Berlin agora. Eu poderia comprar aqui, solicitar tax refund na loja aqui, passar pela alfândega aqui?
Hello,
According to regulations of EU countries, in order to receive a refund, the forms you received with purchases need to be validated upon your departure from EU, in your case in Frakfurt. After you receive the validation from the Customs, you can then visit a refund office at the point of departure, or send the forms to our processing center if a refund office is not availabe.
If the transfer time in Frankfurt is short – less than 2 hours – you can ask the Portuguese Customs if they would be willing to validate your forms, but they may refuse.
I hope you find this information useful.
Kind regards,
Customer Service Team
Global Blue
Oi Arantxa.
Essa é minha resposta básica 😛 Se vai ser tão curta, pede no aeroporto inicial (portugal) e quem sabe vc consegue. Se não, é torcer pro de Frankfurt dar tempo.
A questão é que, como é um reembolso pra quem não é da europa, e de portugal pra alemanha é considerado interno, pode ser que vc fique na europa e daí não poderia ter o reembolso. Mas conversando com jeitinho, explicando a situação, mostrando as passagens, tudo pode ser resolvido se eles estiverem com vontade 🙂
E obrigado pelo email. Já atualizei o post com essa informação 🙂
Bom dia. Comprei o item na Alemanha, obtive o formulário na loja, em seguida viajei para a França. O trecho inicial d meu vôo de volta, Paris-Frankfurt, foi um vôo local e portanto não pude fazer o tax refund no embarque em Paris. A conexão em Frankfurt me deixou apenas meia-hora em solo (por atrasos diversos), tempo apenas suficiente para correr de um gate para o outro, passar pela imigração, segurança e embarcar. Resultado: estou no Brasil com os formulários não carimbados pela alfândega européia. Alguma chance ainda de recuperar o imposto?
Provavelmente não :/ mas não custa tentar entrar em contato com o pessoal da empresa de tax refund. Quem sabe vc consegue? E se conseguir alguma informação, eu agradeço se puder deixar aqui o que descobriu.
Se eu comprar pela Amazon, eu consigo fazer Tax Free??
Não, Felipe, infelizmente.