“In order to be irreplaceable one must always be different.” Coco Chanel
Visitando pela primeira ou pela milésima vez a capital da Espanha, dedique alguns momentos para conhecer outras ótimas atrações que a cidade tem a oferecer. Uma delas é o Museo del Traje – um museu dedicado a contar a história das nossas vestimentas/trajes e figurinos.
Se você gosta de moda, história da arte ou aprecia belos figurinos, vai gostar de conhecer de perto a interessante exposição que esse museu apresenta. São peças originais do século XIX, passando por trajes regionais da Espanha, Belle Époque, Alta Costura até os trajes dos tempos atuais.
Algumas salas possuem uma iluminação mais delicada, pois essa é uma forma de contribuir para a preservação das peças. Lá também é possível obter informações adicionais nas telas interativas que ficam em cada uma das salas.
O museu sempre oferece exposições temporárias singulares. Até Outubro, uma delas conta um pouco da história da famosa casa de perfumes franceses Roger & Gallet através da evolução dos desenhos da sua marca. Infelizmente essa mostra ainda não estava aberta quando visitamos o museu.
É mais fácil chegar lá do que parece. Basta pegar a estação Ciudad Universitaria e caminhar um pouco pela Av. Computense e logo você verá as placas indicando o museu. A entrada custa três euros.
Dentro da programação especial, é possível participar de pequenos workshops oferecidos pela fundação. Em junho, por exemplo, os temas abordados eram “Moda e Comunicação”, “Blogs sobre Moda” e “Conservação e Restauração de trajes”. Detalhe: é preciso pagar pela inscrição, mas deve valer a pena.
O museu oferece visitas guiadas, mas é preciso agendar a visita pelo email: [email protected]
Um outro museu muito importante para a cidade se chama CaixaForum e ele fica no Passeo del Prado e também merece a sua visita. Dois arquitetos suíços, Pierre de Meuron e Jacques Herzog, os mesmos que transformaram uma fábrica no Tate Modern em Londres, transformaram uma estação elétrica de 1901 em um complexo de arte. O museu apresenta, tanto em sua coleção permanente quando em suas apresentações temporárias, alguns dos projetos mais vanguardistas da Espanha.
Acho que meu coração estava meio bruto no dia que visitamos esse museu, pois não consegui capitar a essência de muitas das obras expostas ali. Talvez esse seja um dos lugares em que a ajuda de um guia é fundamental para se compreender melhor toda a arte apresentada.
Nesse post da Patrícia do Turomaquia, que entende tudo e mais um pouco sobre arte, ela explica mais sobre o projeto do CaixaForum. A entrada é gratuita e também é possível participar das visitas monitoradas.
Nessa mesma bonita região, aproveitamos para conhecer o Real Jardim Botânico, mas infelizmente o jardim ainda não estava florido e muitos funcionários trabalhavam na manutenção do local.
Lá existem mais de 104 espécies de árvores e 3 mil tipos de plantas. Não deixe de entrar na estufa dos cactos e das orquídeas. Eu tive de segurar o Fred, pois ele queria trazer um exemplar de cada espécie de planta carnívora que havia na estufa. 🙂
Adoro as mostras do Caixa Forum! Grande lembrança 😉
O Jardim Botânico de Madri é demais, algo que não dá para definir. Na nossa visita, durante o final de abril 2006, o tempo estava ensolarado e fiquei impressionado com a variedade das tulipas (vermelhas, amarelas, rosas etc..). Ah e as estufas? Fazia um calor daqueles e logo que entramos fomos supreendidos com um jato de vapor d'agua. Sensacional. A variedade de espécies é surpreendente.
Devido à proximidade pode-se fazer um passeio casado com o Museu do Prado. Um abraço.
Oi Joao.
Realmente o Jardim Botânico é demais. Pena que quando fomos lá as flores ainda não estavam todas floridas. Eu adorei as plantas carnívoras e quero colocar algumas no meu jardim 😛
Ir ao Museo del Prado no mesmo dia é realmente uma boa pedida.
Até,
oi natalie! o museo del traje é incrível mesmo e, junto com o victoria & albert, de londres, imperdíveis para quem trabalha com moda! até o banheiro é interessante: cheio de fotos!!! ah, e a livraria… uma perdição! bj gde!!!
Natalie, adorei o post! Gosto de mostras e exposições, e em especial tudo o que estiver relacionado com histórias, costumes, comportamento, etc. Deu vontadinha de ter conhecido…
Agora, o que eu não sabia é dos workshops! Bem legal… Vou ficar mais atenta quando tornar a visitar o museo de novo!
Parabéns!
Oi, Clarissa.
Fiquei feliz com o seu comentário por aqui =)
Pois é, muitos museus oferecem atividades diferentes, mas muitas vezes elas são pouco divulgadas ou aparecem nas letrinhas pequenas dos folders e sites. Pra galera que estuda moda ou curte o assunto, deve ser um prato cheio fazer esse tipo de workshop. Até eu fiquei com vontade 🙂