Antigamente o cupcake era oferecido em chás de bebês e até mesmo em festas de casamento para substituir o bem-casado. Os mais famosos vendidos nos Estados Unidos costumam ter uma massa pesada e uma cobertura enjoativa feita com buttercream (um tipo de creme de manteiga / leite) ou até mesmo variações da pasta americana.
** Aliás, você conhece os pratos típicos mais famosos dos Estados Unidos?
Essa receita é mais leve e você pode trocar a cobertura de brigadeiro por beijinho, geleia de frutas vermelhas ou ganache de chocolate amargo. Lembrando que para fazer os cupcakes, é necessário ter várias forminhas de alumínio, papel manteiga ou silicone.
Cupcake de chocolate com cobertura de brigadeiro
Rende 16 porções. Receita fácil e rápida.
Ingredientes:
- 1 xícara de chá de leite morno
- 3 ovos
- 4 colheres de manteiga derretida
- 2 xícaras de chá de açúcar
- 1 xícara de chá de chocolate em pó
- 2 xícaras de chá de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de fermento químico em pó
Modo de preparo:
Junte todos os ingredientes e bata até a massa ficar homogênea. Enquanto bate a massa, pré-aqueça o forno à temperatura média (180 graus) por 10 minutos.
Despeje a massa até encher 3/4 de cada forminha e leve ao forno médio por 20 minutos. Para ficar mais fácil de manejar, utilize uma forma maior para apoiar as forminhas. Os cupcakes devem crescer um pouco para cima da borda, mas não se preocupe pois eles não escorrerão.
Só fique atento ao tempo de cozimento: cada forno tem uma potência diferente e, ao refazer essa receita, a massa acabou assando bem rápido.
Após retirar os cupcakes do forno, deixe-os esfriar. Assim você evita que eles murchem. Aproveite esse tempo para lavar a louça e preparar e cobertura.
Cobertura de brigadeiro para cupcake
Preparei um clássico brigadeiro de colher para decorar os bolinhos: uma lata de leite condensado, meia lata de creme de leite sem soro, manteira e chocolate em pó. Misturei tudo numa panela no fogo médio até dar ponto. Depois passei com uma colher no topo dos cupcakes e coloquei uns morangos fatiados para dar um toque especial.
Veja outras receitas do Sunday:
As forminhas metálicas que eu uso são umas de empada, mas que podem ser usadas pra cupcake, é só colocar as de papel dentro, acho que as suas são umas que parecem um funil, acho que foi por isto que seus bolinhos cresceram mais pra cima que os meus. Ontem eu fiz com apenas 2 ovos e substitui o açucar refinado por um açucar caseiro ( vc bate o açucar granulado no liquidificador). A receita ficou boa do mesmo jeito,rs. Tirei até fotos dos cupcakes.
Que legal q a receita deu certo depois das mudanças, Camila 🙂 O formato da forma influencia mesmo.
Eu sempre fiz cupcakes e sempre deu mtu certo… fui testar tua receita e ficou mais de uma hora no forno e não assou…
sei lá o que deu de errado…. mas não funcionou
Carina,
vários fatores influencia o resultado de uma receita. Talvez a temperatura ou o tipo de forno eram diferentes… as vezes isso acontece. Já testei várias receitas de livros famosos que não saíram como o esperado.
Tomara que dê tudo certo da próxima vez 🙂 os cupcakes ficam bem saborosos. Eu garanto
Fred, não tenho blog, mas as vezes tiro fotos dos meus pratos, seria legal se vc disponibilizasse um espaço no seu blog pra que os leitores pudessem mandar suas fotos, o que vc acha?? Neste momento to fazendo sua receita de cupcake de novo,rs. Um abraço e feliz ano novo pra vc e sua familia.
Fred, acabei de fazer e desta vez nao deram certo, usei achocolatado, será que foi por isso? Vc ja fez a receita com achocolatado?
Que estranho, Camila 🙁 será que o forno não está pouco quente não? O nosso forno colocamos no 3 (metade da potência), que, teoricamente, é uns 180 graus. O problema é que nosso forno é semi-industrial e eu o controle de temperatura dele não é confiável :/ Tente deixar numa temperatura mais alta se você tentar novamente, mas fique de olho para que ele não queime. Ah, e a forma também dá diferença, mas acho que você deve estar usando formas de cupcakes, né? 🙂
Nossa vizinha, de quem eu adaptei a receita :P, usa achocolatado e dá certo.
Oi Camila.
É uma ideia interessante 🙂 Se você quiser enviar fotos e receitas que você fizer, entre em contato (na parte de contato) que eu lhe respondo com nosso email, daí você pode enviar as fotos mais facilmente. Se a gente gostar, postamos aqui sim 😉
Ma-ra-vi-lho-so!!!!!! Adorei a receita, adorei as dicas! Eu tbm estava a proucura de uma receita assim, que os deixasse beeem fofinhos!
Valeu =D
Obrigado Maria Ângela 😀 Fico feliz que tenha gostado!
Olá Fred! Com a mesma receita, fiz o modo de preparo de forma diferente. Utilizei a batedeira e coloquei os ingredientes aos poucos… Quando estavam no forno a aparência era maravilhosa, mas após assados eles murcharam e ficaram ocos. Fazendo no liquidificador, colocando todos os ingredientes juntos, isso acontece também?
Não aconteceu comigo não, Cris :/ E eu já fiz essa receita algumas vezes. A temperatura do forno também pode atrapalhar (já tive problemas com um monte de receita por causa do meu forno louco :/ )
Olá! Fiz algumas modificações na receita ( coloquei só 2 colheres de margarina e 1 xc de açúcar), mas a massa ficou deliciosa! Foi na verdade a melhor massa de cupcake que fiz até agora. Ficou fofinha e molhada, todo mundo que experimentou amou. O forno que fiz tem termostato digital, assei a 180° e em 30 min já estava pronto.
Obrigada pela receita!
Que bom que deu certa a receita, Isadora 🙂 Ter um termostato certamente ajuda muito 😛 Nós já perdemos várias receitas por causa do forno que não tinha um bom controle de temperatura :/
Receita maravilhosa, fiz e ficou muito bom!!!!!!!!!!
Que bom que vc gostou, Rosa 🙂