Com toda essa história de aumento de IOF, as outras maneiras de levar moeda estrangeira numa viagem começaram a serem analisadas mais a fundo, mas eu notei que as pessoas têm bastante dúvidas sobre essa que é uma das formas mais interessantes e baratas no momento, o cartão de débito internacional do seu banco.

Mas, Fred, é possível eu usar meu cartão de banco para fazer compras e saques no exterior? Sim! 😀

Não quero entrar no mérito de analisar as várias formas de fazer compras internacionais – o Riq Freire fez um ótimo post explicando cada uma no Viaje na Viagem – mas sim explicar como usar o cartão de débito internacional e, também, como saber se seu cartão é internacional.

Eu mesmo já havia utilizado essa opção quando fui para o Chile e na época foi realmente um pouco mais barato que comprar no cartão de crédito, mas havia deixado de lado esta opção, pois a diferença não justificava não ganhar minhas milhas do cartão de crédito :) Contudo, a diferença já não é tão pequena e o cartão de débito internacional se tornou uma boa opção.

Quais as vantagens e desvantagens de usar o cartão de débito internacional do seu banco no exterior?

Uma das maiores vantagens é que o IOF cobrado é de 0,38% Infelizmente agora o IOF do cartão de débito internacional hoje é o mesmo do cartão de crédito: 6,38% :( Veja mais detalhes sobre o novo IOF aqui.

No cartão de débito internacional a cotação do dólar é a daquele dia e não do dia do pagamento da fatura como ocorre com os cartões de crédito. Então economizamos 6% de IOF e a chance de ter sustos com variação cambial é pequena.

A cotação do dólar também é um pouco melhor que a do dólar turismo, utilizada na compra de papel moeda. Essa cotação varia de banco para banco, mas normalmente é compatível com a cobrada nos cartões de crédito.

Você pode fazer saques e compras com débito direto da sua conta.

Como principal desvantagem está o limite de gastos que é relativamente baixo para fazer compras grandes, mas suficiente para gastos do dia a dia. Outra desvantagem, dependendo do banco, há cobrança de taxas por saque e pode haver cobrança por compra no débito também.

Como descobrir se o cartão de débito do seu banco é internacional?

Olhe atrás do seu cartão e veja se os símbolos da Cirrus ou Plus estão lá:

Cirrus plus master card visa maestro electron

Se estiverem, então é praticamente certo que ele pode ser usado internacionalmente. Basta agora você ligar para seu gerente de banco e confirmar :)

Como usar o cartão de débito internacional?

Primeiro, ligue para seu gerente e habilite as funções de débito e saque internacionais. Essas funções geralmente estão desabilitadas por questões de segurança e são habilitadas apenas para o período da sua viagem.

Cartão de débito internacional habilitado, basta proceder nas compras exatamente como no Brasil. Simples assim 😉

Para compras, a rede Cirrus (da bandeira Master Card) funciona como a Rede Shop/Maestro e a Plus (da bandeira Visa) funciona como a rede Electron.

Para saques, basta procurar um caixa eletrônico com os símbolos da Cirrus ou Plus e realizar os saques seguindo as instruções da tela.

caixa eletronico atm visa master maestro electron cirrus plus

Pegadinhas ao utilizar o cartão de débito internacional

Quando as funções de débito e crédito estão no mesmo cartão, você tem de ficar atento ao fazer compras, pois normalmente a função padrão é a de crédito. Peça sempre que utilizem a função débito em vez de crédito quando forem passar o cartão. Já para o saque, normalmente o caixa eletrônico deixa você escolher qual função usar.

*** Veja o Update 3 aí em baixo e leia os comentários para saber dos problemas ao utilizar o cartão múltiplo para saques e pagamentos no débito ***

Cuidado também com as taxas cobradas pelo seu banco para a utilização da função débito. No Itaú eu não pago taxas sobre despesas no débito, mas pago quase R$10 por saque. Já no Banco do Brasil, eles cobram 2,5% de taxas em cima de qualquer transação (débito ou saque) além de cobrarem uma taxa fixa sobre o saque.

Cuidado com o limite de gastos no débito também. Esse limite é por dia e por semana (tanto saque e compras contam do mesmo limite) e varia de banco para banco. Esses limites são sempre em reais, por isso cuidado, pois o limite em moeda local pode ser bem menor.

Aproveite que você já vai ligar para seu gerente para habilitar seu cartão de débito internacional e confirme os limites e taxas cobrados pelo seu banco.

Você costuma usar o seu cartão de débito internacional nas viagem? Como foi?

Você teve problemas para utilizar seu cartão múltiplo (débito e crédito no mesmo cartão) no exterior?

Qualquer dúvida, é só comentar 😉

Update 1: O Edgar comentou que está faltando a informação sobre o Maestro como sendo outra rede de débito internacional. O MasterCard Maestro está para o Cirrus assim como o Visa Electron está para o Plus. Em alguns lugares do mundo há os dois (como no caixa eletrônico acima), mas em outros há apenas um. Como no Brasil existe apenas o Maestro e Electron, uma maneira mais certa de conferir se seu cartão pode ser usado internacionalmente é conferindo se há o Cirrus ou Plus.

Update 2 (04/09/2011): A Andrea confirmou que é preciso utilizar a senha de 6 dígitos para realizar saques com o cartão de débito do Itaú nos bancos da Itália na região da Toscana (Monte dei Paschi di Siena, Cassa di Risparmio di Firenze e Cassa di Risparmio di Monteriggioni).

Update 3 (04/09/2011): A Denise e Andrea tiveram problemas com saques no exterior com cartões múltiplos (débito e crédito no mesmo cartão). No caso delas o saque era cobrado do cartão de crédito (que inclui juros altíssimos) e não da conta corrente (débito). Então fica o alerta para quem tem esse tipo de cartão. A dica é, se possível separar o cartão de crédito do de débito para evitar esse tipo de confusão.

Update 4 (04/09/2011): O Ricardo Freire fez um post com várias explicações sobre o assunto também :)

Post atualizado em 13 de Abil de 2014.

Você também poderá gostar

Se gostou do que viu, assine o blog!


    282 Comentários
  1. Oi, estou com uma dúvida.
    Meu cartão de débito é visa plus, mas não é electron. Mesmo assim consigo usá-lo normalmente no exterior?

    • Oi Rafael.

      Inicialmente isso não é problema (as fotos mostram o plus e electron na mesma máquina). Mas é preciso saber com seu banco se seu cartão é internacional e, depois disso, fazer o aviso viagem antes de ir viajar, caso contrário ele poderá ser bloqueado.

  2. Ola, tive um problema sacando no debito na Escocia e acabou caindo no credito, a maioria dos caixas são rede plus e cirrus mas ate agora eu não consegui sacar nem uma vez no debito. O gerente do santander não sabe me explicar e os atendentes muito menos. Eu fui no Santander tentar sacar mas não consegui. Minha maior duvida e como consigo sacar no debito, e foi exatamente clicando na função debito do caixa caiu no credito.

    • Oi Filipe.

      Pois é, é incrível como as pessoas dos bancos não sabem como explicar, mas a explicação é simples: vc usou um cartão múltiplo (crédito e débito juntos) :( Não conheço uma pessoa que tenha conseguido sacar no débito com eles no exterior. De alguma forma o sistema não detecta isso.

      Os gerentes devem retirar as taxas e encargos do cartão de crédito quando isso acontece…

  3. Ola. Tenho um cartao do BB Internacional e nao consigo sacar dinheiro na Republica Dominicana. Esta habilitado pra transacoes internacionais, porem nenhum caixa permite essa operacao. Quem puder me ajudar, grato. rlpborgo@yahoo.com.br

    • Nossa ricardo, que zica. Será que não é porque esse cartão é múltiplo (débito e crédito)? Sempre dá problemas nesses cartões.

  4. Fui no ano passado para Turquia , meu cartão e múltiplo , saquei na função débito sem problemas.

    • Que bom que deu certo, Maria :) você foi a primeira pessoa que eu vi que não teve problemas nesse tipo de saque.

  5. Estou na Itália em Reggio Emília, quando tento sacar dinheiro com meu cartão Mastercard, dígito a senha de 6 dígitos e da senha incorreta mesmo digitando a senha certa ! Meu banco é Itaú. Alguma sugestão ? Desde já, agradeço !

    • Oi Tamila.

      A senha do itaú são só os primeiros 4 dígitos. apenas nos caixas da empresa é que vc precisa dos 6 :)

      Ah, mas se vc já errou 3 vezes, pode ser que tenha bloqueado o cartào. daí só falando com o banco pra saber o que fazer.

    • Oi Tamila. Você tem de digitar apenas os 4 primeiros dígitos, assim como faz quando usa o débito para pagar contas. 6 dígitos somente nos caixas do itaú (acho uma confusão enorme isso, mas é a vida :/ )

  6. O tempo para fazer um segundo saque no atm é de 24 hrs ou passando das 00:00 hrs já consigo?

    • Oi Guilherme. Teoricamente você pode fazer quantos vc quiser. O limite é por valor e cada banco (aqui do brasil) tem seu limite. É preciso conversar com eles para ter certeza.

  7. É possível comprar com visa electron de débito, em sites dos eua ?

  8. Pessoal, vou pro Peru agora em Julho e estou levando uma quantia em dólar por precaução e o restante pretendo sacar lá mesmo na moeda local. Meu cartão é do Itaú e é múltiplo :( fiquei preocupada agora lendo que várias pessoas tiveram problemas no débito lá com esse tipo de cartão… A questão é: pra sacar também tiveram problema? Porque eu não pretendia usar débito lá. Só queria sacar! Como eu vi que algumas pessoas tiveram problema pra fazer o saque, alguma dica que eu precise saber? Eu já desbloqueie as funções internacionais no meu cartão.

  9. 1 11 12 13
Deixe seu Comentário