Há algumas semanas eu tive de tirar o visto canadense e agora passo para vocês o caminho das pedras. É comum pensarmos que é preciso usar um despachante para requisitar um visto, mas no caso do visto do Canadá, isso não é necessário e você pode fazer tudo por conta própria :)

Como tirar o visto canadense através do VAC/CVAC?

O Consulado Canadense tem um serviço chamado VAC (Visa Application Center) que agora também é chamado de CVAC (Canadian Visa Application Center) para auxiliar as pessoas que querem tirar o visto canadense. Infelizmente depois da mudança da empresa que administrava o VAC em Outubro de 2013, encontrar informações no site ficou mais difícil, pois agora são 3 sites envolvidos: o da Embaixada Canadense no Brasil, o da empresa que administra o CVAC e o do CIC (órgão do governo canadense para imigração e cidadania – em inglês e francês). Apenas o site do CIC é talvez você não precise entrar se seguir os passos deste post :)

Mas não priemos cânico, é pra isso que o Sundaycooks está aqui, pra mastigar todas as informações e entregá-las direitinho a vocês :D

Apesar de não terem mudados as informações sobre a documentação e o preenchimento dos dados, eu preferi reescrever boa parte do post e atualizar todas as imagens para que vocês não fiquem confusos na hora de tirar o visto canadense :)

Novos endereços do VAC/CVAC no Brasil (válidos desde Outubro/2013):

Site: http://www.vfsglobal.ca/Canada/Brazil/all_about_visa.html

São Paulo:

Avenida das Nações Unidas, 12551

World Trade Center, salas 1809 e 1810, 18o andar

Brooklin Paulista

São Paulo – SP, Brasil

CEP: 04578-903

Telefone: (11) 4700 3790 / 3711 5978

info.cansao@vfshelpline.com

Rio de Janeiro:

Av. Américas, 3500

Ed. Le Monde Offices – Hong Kong 1000, salas 612, 613, 614 e 615

Barra da Tijuca

Rio de Janeiro – RJ, Brasil

CEP: 22640-102

Telefone: (21) 3958 7015

info.canrio@vfshelpline.com

Brasília:

Brasilia Shopping and Tower

Quadra 5, Setor Comercial Norte – SCN / lote sala 1126

Brasilia – DF, Brasil

CEP: 70715-900

Telefone: (61) 3717 2106

info.canbra@vfshelpline.com

Dados atualizados 02/01/2014.

ATENÇÃO:

Nosso leitor Arnaldo acabou de mostrar que a página do VAC está com uma mensagem dizendo que a partir dos primeiros dias de Outubro/2013, suas unidades do Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo irão fechar indefinidamente. Eu estou tentando apurar essas informações para tentar descobrir por que irão fechar e como será o novo processo de pedido de visto do Canadá.  O processo do VAC continuará idêntico ao atual, mudando apenas os endereços do site e dos escritórios.

O primeiro passo é entrar no site da Embaixada do Canadá no Brasil. O site é bem completo e tem bastante informação sobre o processo de requerimento do visto, sobre os CVAC e CIC e sobre o Canadá também, mas seguir todas as informações para tirar o visto  ficou mais confuso já que as informações estão espalhadas nesse site e nos outros dois sites (CVAC e CIC).

http://www.canadainternational.gc.ca/brazil-bresil/index.aspx?lang=por

Como tirar o visto canadense - site da Embaixada Canadense

Depois clique no link “Vistos e Imigração” do lado esquerdo, pois este é o ponto central de informações sobre os processos e documentação necessários para tirar o visto do Canadá.

http://www.canadainternational.gc.ca/brazil-bresil/visas/index.aspx?lang=por&menu_id=38

Como tirar o visto canadense - links úteis da Embaixada Canadense

Há bastante informação importante na parte do “Nossos Serviços”, por isso eu recomendo que você leia as informações do site antes mesmo de começar o processo de pedido do visto canadense. Depois de lido, é hora de começar o processo de juntar a documentação, preencher os formulários e descobrir qual o CVAC mais próximo para entregá-los.

Os VAC / CVAC (Centros de Requerimento de Vistos)

O VAC/CVAC é o centro de requisição de vistos do Canadá. É como se eles fossem o despachante oficial da Embaixada do Canadá. É para eles que você vai ligar caso tenha alguma dúvida e são eles que conferirão seus documentos e depois enviarão seu pedido ao Consulado. Lembre-se de que utilizar o VAC não é garantia de ter o visto aprovado, o que eles garantem é que a sua documentação está correta e de acordo, uma vez que é o setor de imigração do Consulado que faz as análises dos vistos.

Não é obrigatório utilizar o VAC para tirar o visto canadense, mas eu recomendo fortemente, pois o valor é pequeno (mais detalhes sobre as taxas abaixo) e é uma garantia de que sua documentação estará correta ao enviar ao Consulado.

O processo no VAC também é bem rápido. Quando estive lá, não gastei mais que 30 minutos desde minha chegada até a saída.

De acordo com o site, o VAC tem escritórios (centros de requerimento de vistos) em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília e você poderá enviar os documentos para eles por correios/courier caso não queira ou não possa ir pessoalmente. Nestes casos, recomendo que você entre em contato com eles diretamente por telefone para saber exatamente como fazer.

Documentação necessária para o visto canadense

A documentação necessária para tirar o visto canadense depende do tipo de visto que você está tirando. O mais comum é o Visto para Turistas (Visto de Residente Temporário, como eles chamam) e é sobre a maneira de tirar este visto que eu explicarei neste post.

O primeiro passo é clicar no link “Centros de Requerimentos de Vistos” do site da Embaixada Canadense. Esse link irá lhe levar para o site da nova empresa responsável pelos VAC/CVAC e é aqui que a mistura de informações em vários sites começa :/

http://www.vfsglobal.ca/Canada/Brazil/index.html

Como tirar o visto canadense - site do VAC/CVAC

Nesse site você encontrará os endereços dos VAC/CVAC, emails e telefones (tudo já copiado ali em cima pra facilitar sua vida :P) e até um passo a passo geral do que precisa ser feito. Em resumo é o seguinte:

  1. Fazer download dos formulários necessários e do checklist de documentos
  2. Preencher os formulários e documentos relevantes
  3. Preencher o formulário de consentimento VFS (empresa que administra os VAC/CVAC)
  4. Pagar as taxas do consulado e do VAC
  5. Ir no VAC/CVAC ou enviar a documentação pelo courier

O processo do VAC/CVAC muda já na hora do checklist de documentos. Não existe mais um documento que você pode baixar com todas as informações em português. Hoje o que há é uma página no site da Embaixada Canadense com o checklist e você precisa imprimir a página e depois preenchê-la para levar ao VAC/CVAC. A página para visto de turista pode ser encontrada aqui:

Novo Checklist de Documentos para Visto de Turista/Residente Temporário

O bom de usar essa página é que ela já dá o link para os formulários necessários para o Visto de Turista, fazendo com que você não precise ir ao site do CIC para buscar os formulários.

Como tirar o visto canadense - Checklist de documentos para o visto

Agora você tem um checklist para ter certeza de que tem todos os documentos necessários para tirar o visto canadense e não esquecer de nenhum documento :) Abaixo está a lista de documentos necessários, mas note que essa lista pode mudar sem aviso prévio, por isso sempre confira quais documentos são necessários no checklist acima e no site do VAC/CVAC.

Documentos necessários:

  • Pedido de Visto de Residente Temporário (IMM 5257)
    • Nota: Cada membro da família deve preencher um formulário separado e individual.
    • Nota: Não esqueça de assiná-lo, principalmente se você for enviá-lo pelos correios. (dica do José).
  • Formulário de informações da família (IMM 5645)
    • Nota: Apenas para quem está tirando o visto junto com a família. Segundo o Daniel, o VAC disse que este formulário deve ser preenchido com os dados da família (marido/esposa/filhos), mesmo que eles não estejam tirando o visto. Lembrando que somente um formulário adicional deverá ser preenchido por família.
  • Duas fotografias recentes, 3cm x 5cm, do requerente principal e de cada acompanhante.
    • Com nome e data de nascimento escrito no verso. (Dica do Lucas)
  • Uma cópia de carteira da Carteira de Identidade (ambos os lados).
    • Segundo o Lucas, nosso leitor, isso não está mais no checklist, mas como é fácil de conseguir, eu enviaria mesmo assim ;)
  • Passaporte ou documento de viagem válido. Passaportes antigos podem ser apresentados caso deseje.
  • Prova de que você possui recursos disponíveis e suficientes para se manter no Canadá
    • Por exemplo: último imposto de renda com o recibo de entrega, os três últimos holerites, contrato social (se não declarado no último imposto de renda) e extratos bancários.
  • Comprovação de laços sociais e econômicos com seu país de origem
    • Por exemplo: declarações de seu empregador referentes aos três últimos pagamentos pelo trabalho desempenhado (se você estiver empregado); última atualização dos documentos de constituição da empresa com indicação da conta bancária empresarial (se você for empresário); comprovação de sua inscrição em uma instituição de ensino brasileira (se você for estudante).
  • Se você for menor de 18 anos, ambos os pais deverão assinar a autorização de viagem para você poder viajar para o Canadá. Se você viajar com apenas um dos pais, o que não for viajar deverá assinar a autorização.
  • Formulário de consentimento do VFS (VAC/CVAC) preenchido e assinado
  • A taxa para os serviços do VAC/CVAC
  • Taxa do processamento de visto pelo Consulado Canadense que deve ser paga somente na baoca do caixa do HSBC

Atualizado: 02/01/2014.

Agora que você sabe que documentos precisa, faça download dos formulários que forem necessários pelos links ali em cima (IMM) ou na mesma página do checklist.

Atenção: É preciso salvar o PDF no computador (botão direito > salvar como) e abrir com o Acrobat Reader, caso contrário pode ser que o documento não abra ou não funcione como deve.

Pedido de Visto de Residente Temporário:

Application for Temporary Resident Visa [IMM 5257]

Este é o documento mais importante e é nele que você diz se quer o visto de uma ou várias entradas e tem as informações mais importantes sobre a sua aplicação. Deve ser preenchido uma vez para cada pessoa que fizer o pedido de visto, mesmo que sejam da mesma família.

Preencha seus dados diretamente no arquivo PDF que você baixou, por isso o uso do Acrobat Reader é necessário. O formulário também permite que você salve o arquivo para terminar de preencher depois.

Quando terminar de preencher, clique no botão “Validate” para ter certeza de que não faltou nenhum campo. Se tudo estiver certo, o formulário irá gerar alguns códigos de barras especiais nas últimas páginas. Salve, imprima e assine o documento.

Formulário de informações da família:

Family Information [IMM 5645]

Este questionário traz algumas outras perguntas que também devem ser respondidas caso você esteja pedindo o visto para uma família. Apenas um formulário deve ser apresentado por família. Este formulário deverá ser impresso e preenchido à mão.

Formulário de Consentimento VFS (VAC/CVAC):

Este formulário é necessário para utilizar os serviços do VAC/CVAC.

O formulário de consentimento VFS pode ser encontrado aqui

Pagamento das taxas do VAC/CVAC e do Visto

Taxa do VAC/CVAC

Esta taxa pode ser paga através de depósito identificado em dinheiro diretamente nos caixas do Santander. Antigamente era possível pagar no próprio VAC/CVAC com cartão de crédito ou de débito lá na hora. Imagino que ainda seja possível pagar essa taxa (a do CVAC) dessa maneira, pois alguns serviços são feitos na hora e não há como adiantar esse pagamento. Em todo caso, se estiver em dúvida, ligue lá para confirmar :)

A taxa do VAC/CVAC pode ser paga diretamente no local com cartão de crédito ou débito.

Valores:

R$ 66,40 (para quem já cadastrou seus dados biométricos)

R$ 76,00 (para quem ainda não deixou os dados biométricos)

No link abaixo estão os valores de todas as taxas do VAC/CVAC e os dados de depósito.

http://www.vfsglobal.ca/Canada/Brazil/service_charge_schedule.html

Taxa de processamento do Visto / Taxa do Consulado Canadense

Mudanças nos valores do Visto Canadense

Nossa leitora Marcela nos avisou da mudança nos valores do tipo de Visto do Canadá. No dia 3/2/2014, o Consulado Canadense resolveu igualar o valor da taxa do visto de uma entrada com o visto de múltiplas entradas. Isso não quer dizer que o visto de uma entrada tenha sido extinto, mas, como as exigências são as mesmas para os dois tipos de visto, é muito melhor pedir o de múltiplas entradas que o de uma entrada só, não é?

Eu já achava que fazer o visto de múltiplas entradas era mais vantajoso, agora que ele está mais barato, vale mais a pena ainda :D Vocês podem ver os detalhes da mudança aqui em inglês:

http://www.cic.gc.ca/english/department/media/releases/2014/2014-02-03.asp

A taxa de processamento do Visto deve ser paga apenas através de depósito identificado em dinheiro diretamente nos caixas do HSBC. Eles não aceitam depósitos feitos em caixas eletrônicos ou pela Internet.

Anexe os comprovantes de depósito junto com os outros documentos quando for levá-los ou enviá-los ao VAC.

O valor depende do tipo de visto:

Visto para Residente Temporário – (Visitante)

Uma entrada: 100 dólares canadenses

Múltiplas entradas: 100 dólares canadenses

Taxas do Consulado para tirar o Visto do Canadá - atualizado 07/02/2014

Atualizado em 07/02/2014: Os valores em reais ou mesmo os valores em Dólares Canadenses podem mudar sem aviso prévio, por isso confira sempre os valores e conta para depósito no link abaixo:

http://www.canadainternational.gc.ca/Brazil-bresil/visas/fees-frais.aspx?lang=por

Dúvidas e Perguntas Frequentes sobre o Visto do Canadá

O VAC/CVAC também tem uma FAQ bem completa, mas se você tiver alguma dúvida sobre o processo, é só perguntar que nós faremos o possível para tirar sua dúvida :)

Alguém vai bancar minha viagem, o que faço?

Como não é você que vai pagar pela sua viagem, os documentos que comprovam os recursos para se manter no país devem ser o da pessoa que está bancando sua viagem. Eu também adicionaria uma carta assinada pela própria pessoa e anexaria aos documentos e os documentos de vínculo com o país. Além disso, como este é um caso mais crítico, é interessante que você ligue para o VAC para ter certeza de que não faltará nenhum documento.

Com o visto de uma entrada, eu posso ir para os EUA e voltar? Ou preciso do visto de múltiplas entradas?

De acordo com o site do Consulado do Canadá, quem tem o visto de uma entrada poderá entrar nos EUA e voltar sem problemas durante o período de permanência especificado na imigração canadense. É claro que você precisa ter o visto dos EUA para poder entrar lá, mas com relação ao Canadá, não é preciso o visto de múltiplas entradas nesse caso. Se você for para outro país que não os EUA, aí sim é preciso o visto de múltiplas entradas.

Veja neste link a explicação completa no site do Consulado :)

Eu preciso fornecer meus dados biométricos (digitais)?

De acordo com este link do próprio Consulado do Canadá, brasileiros ainda não precisam fornecer dados biométricos na hora de requisitar o visto :)

Vou estudar no Canadá, preciso tirar o visto de estudante?

Como regra geral, cursos rápidos (de 6 meses ou menos) não precisam de visto de estudante, ou seja, você pode entrar com o visto de turista mesmo. Contudo, você precisa ficar atento com a validade do tempo de permanência no país, pois normalmente são apenas 90 dias. Caso esse tempo de permanência seja menor que o tempo do seu curso, você pode pedir que a permanência seja estendida quando já estiver no Canadá.

Os links a seguir explicam tanto a questão da necessidade de visto de estudante quando a questão da do prolongamento do tempo de permanência no Canadá.

Fiz meu processo de visto para o Canadá online. Para onde envio meu passaporte?

A querida Fernanda comentou que até pouco tempo era possível enviar os documentos diretamente ao consulado, contudo esse processo mudou e agora é preciso enviar ao CVAC (VFS) para eles, então, enviarem ao consulado. Como nesse caso os serviços do CVAC será usado, é preciso pagar a taxa correspondente, o que não acontecia quando enviado diretamente ao consulado. Obrigado pela dica, Fernanda!

Tem alguma dúvida sobre o processo para tirar o visto do Canadá?

Já foi aos novos VAC/CVACs? Quanto tempo levou lá e para receber seu passaporte?

Você já enviou por courier/correios? Como foi a experiência?

Agora que você já tem o visto, confira todos os nossos posts sobre o Canadá \o/

Se gostou do que viu, assine o blog!


    355 Comentários
  1. Pessoal, estou na mesma que muitos por aqui. Já tive visto canadense e agora estou tirando novamente para mim e para minha mãe, para visitar amigos lá em Vancouver.
    Vou fazer o processo online mesmo, pois achei burocrático o processo via VAC relativamente às taxas (li por aqui uma confusão de informações – tem gente que pagou mais taxas que outras pessoas, etc..).
    Alguém aí, como a Fernanda, fez o processo online recentemente e deu tudo certo?

    • Oi, Andre.
      Estou meio confusa tentando entender qual eh a duvida quanto a fazer tudo online diretamente com o consulado. Vale muito a pena se vc tem conhecimento da lingua e consegue preencher os formularios direitinho.
      Tirei o dos meus pais em outubro/2014 assim, dos meus sogros agora em marco e meu cunhado acabou de enviar o passaporte dele dia 10/04 tbm.. todos feitos direto online. Nao tem erro! Eh mega rapido.. em 3/4 dias eles pediram os passaporte para esses 3 casos que falei.

    • Obrigado novamente, Fernanda :) Eu preciso renovar meu visto do Canadá e vou fazer o processo online pra trazer o tutorial aqui pro pessoal, pois as dúvidas são frequêntes e eu fiz pelo VAC mesmo.

      Sobre as taxas do VAC, a única que precisa ser paga com antecedência e na boca do caixa é a do consulado. As outras podem ser pagas diretamente no VAC com cartão de débito :)

    • Oi, Fred! Então.. Descobri essa semana que o processo realmente mudou. Segundo o site, mudou desde dezembro, e com a mudança agora é obrigatório fazer pelo VSF e não mais é possível fazer o envio dos passaportes direto pro Consulado. Infelizmente ficou mais caro pra todos pois cada passaporte enviado tem uma taxa e pra enviar de volta tbm paga outra taxa, enquanto o consulado fazia de graça.
      O interessante é que fiz o dos meus sogros agora em março e mandei pro consulado sem saber.. E funcionou! Voltou com o visto normal. Por isso não estava entendendo a dúvida do pessoal. Porém meu cunhado mandou o dele no começo desse mês e voltou pedindo pra enfiar pelo VSF. Dai fui ler e vi que mudou mesmo.
      Me revolta todo mundo entrar aqui te pedindo ajuda e ninguém voltar pra dar uma satisfação, uma dica.. Não sei o que ainda te leva a ajudar sendo que não existe essa consideração por parte da imensa maioria que pede ajuda ????
      Enfim..

    • Obrigado pela confirmação Fernanda!

      A gente faz o Sundaycooks porque gosta :) A troca de informação entre os leitores é o mais legal e o que nos motiva a manter sempre abertas as caixas de comentários, mas dependemos muito da informação que vocês nos trazem para podermos atualizar o conteúdo (até pq não somos donos da verdade, né? :P) Mas eu entendo os outros leitores, muitos são tímidos ou acham que não têm informação a acrescentar. Não tem problema :)

      Nós já vimos grandes amizades acontecerem aqui pelo blog também, o que nos deixa muito feliz. Por isso, todos que quiserem perguntar, dar dicas ou simplesmente trocar ideia e conversar aqui no blog, fiquem à vontade, esse espaço é de todos :D

  2. Oi fred você tem alguma dica sobre o processo online ? Estou com algumas dúvidas no preenchimento dos formulários e de como provar os recursos financeiros. Sou estudante de graduação e faço estágio porém este não tem vínculo empregatício, não declaro imposto de renda ainda. O que teria para provar são os extratos da minha conta poupança, seria melhor colocar alguém como responsável ? E se sim poderia ser meu tio ? Ou só mãe e pai? Obrigada

    • Oi Carol.

      Não fiz o processo online, mas as dicas valem para qualquer tipo de processo. Se você não tem vínculos ou condições de se manter por lá, então é melhor colocar alguém como quem irá custear suas viagens. Essa pessoa pode ser qualquer pessoa, mas tem de ter uma certa ligação com você (além de ter de entregar os documentos comprovantes de renda tb). E vc pode anexar seus documentos comprovantes de renda e de condições de se manter se quiser tb.

  3. Vocês sabem se posso pagar online a taxa do consulado, essa de 100 CAD?

    • Oi Victor. Como está escrito no post, essa taxa precisa ser paga diretamente no caixa do banco deles :(

  4. Oi, acabei de receber o meu visto. Fiz todo o processo online e depois mandei por sedex para o VAC em SP (é mesmo obrigatório enviar o passaporte através do VAC). Tem que mandar o passaporte + carta do CIC + taxa R$63.95 + taxa de retorno do passaporte que varia de cidade para cidade R$26.65 em SP. O processo foi muito rapido e conclui em menos de 2 semanas. Obrigada pelas dicas

  5. Oi! Moro em Gramado/RS e estou tirando meu passaporte agora. Meu namorado é canadense e planejamos que eu vá para lá em julho. Tenho três perguntas (se puderem POR FAVOR me ajudar, estou perdida!):
    1. Prazo para entrega do visto. Demora?
    2.Sei que os vistos são em SP,RJ ou Brasília, mas posso procurar alguém para me esclarecer em Porto Alegre? Se sim, consulado ou embaixada? (Parece beata gente, mas to pedindo até para o anjo da guarda, sério haha)
    3. Visto de tráfego nos EUA. como/onde?
    Muito muito obrigada! Se alguém puder me responder por email tbm agradeço demais! Bjs!

    • Oi Laura.

      1) Depende. Normalmente umas 2 semanas + tempo dos correios.
      2) Você pode enviar e receber por correio. Para dúvidas (tá tudo no post e nos comentários :P) vc pode tentar ligar no VAC mesmo.
      3) Não existe visto de trânsito para os EUA. Se seu avião faz escala lá, é preciso tirar o visto americano.

  6. Olá bom dia, Sou Pericles Araújo . Tenho Interesse a ir Nunavut ao Norte Canadá. Você tem um e- mail, ou telefone para que Eu possa entrar em contato ?
    Desde já ficarei satisfeito pela oportunidade.
    Um Abraço .

    • Oi Péricles.

      Nós não temos como lhe ajudar diretamente, pois somos agência de viagem ou despachante ;)

  7. Olá amigos do SundayCooks, Tenho uma dúvida: Quais documentos terão de ser traduzidos para visto de turista e quem pode fazer isso? Eu mesmo posso traduzí-los ?

  8. Olá pessoal, as dicas realmente são muito legais . . . vou iniciar o processo de solicitação de visto para minha mulher e se surgir algo relevante para ajuda, posto aqui com o maior prazer ! . . .

  9. Olá Fred!!! Muito bacana o seu post, de todos o que estamos lendo nos últimos dias é um dos mais completos :) Gostaríamos de uma ajuda sua!!! Eu e a minha amiga pretendemos ficar 15 dias no Canadá, e mais 5 dias em Nova York. Estamos com muita dificuldade em entender o processo da solicitação dos dois vistos, pesquisamos muito e não entendemos. Conseguimos solicitar os dois vistos juntos? Como funcionaria nesse caso? Ficaríamos muito grata se pudesse nos dar um help!!!
    Obrigada
    Nathana

    • Oi, Nathana.
      Não da pra fazer examente junto.. mas da pra conciliar um pouco.
      Eu te aconselho a tirar primeiro o dos EUA. Vc terá que ir pessoalmente ao consulado mais próximo pra entrevista.
      Com o visto dos EUA em mãos, o Canadense sai rapidinho.
      Assim que marcar a data pra ir ao consulado dos EUA vc ja se programa pra dar entrada no canadense e deixa tudo preenchido (inclusive informando que tem visto dos EUA), daí assim que receber o passaporte de volta do consulado americano, vc ja aplica. Boa sorte

    • Obrigado, Fernanda, pela ajuda :D

    • Obrigado, Nathana :) Para entrar nos EUA, como vocês já devem ter lido, é preciso ter o visto dos Estados Unidos, mesmo que você esteja entrando pelo Canadá.

      Cada visto é um consulado diferente e independente e, portanto, um pedido/processo diferente.

  10. Pessoal,
    fiz todo o processo sozinha e dei entrada online no dia 22 de junho, no dia 03 de julho me pediram mais provas de vínculo financeiro e retornei com elas no dia 17 de julho, e até agora nada! :( minhas aulas começam no dia 22 de agosto. é normal essa demora?

  11. 1 13 14 15
Deixe seu Comentário

    Pingback e Trackback
  1. [...] visto. Neste quesito, tenho um milhão de obrigadas ao Fred Marvila, do Sundaycooks, que escreveu o post mais didático do mundo com informações sobre o processo de pedido do visto [...]

  2. [...] * Outros blogs que contaram a experiência com o Visto para o Canadá: Jeguiando: Como tirar o visto canadense de forma mais fácil – VAC Sundaycooks – Como tirar o visto canadense? [...]

  3. [...] Acredito que foi o mais complicado, devido a quantidade de formulários que precisa preencher, há um centro em São Paulo, chamado VAC, que auxilia o preenchimento e a entrega da papelada e substitui os serviços de um despachante, com uma taxa de serviço bem mais atraente também. Para maiores detalhes de como utilizar o serviço clique aqui. [...]

  4. […] Unidos, mas nesse caso você fará imigração nos dois países e, portanto, precisará ter tanto o visto canadense quando o visto americano, além de normalmente ser uma rota mais longa e demorada. Vejamos então […]

  5. […] de 2013. Mas tenho amigos que fizeram por conta própria e pouparam aí cerca de R$ 300. Nesse post aqui, o Fred Marvila, do SundayCooks explica com infinitos detalhes como tirar o seu visto […]