Agora que você já sabe como ir para Machu Picchu e qual a melhor época para visitar a citadela Inca, chegou a hora de aprender como comprar os ingressos para Machu Picchu com ou sem a entrada para sua montanha irmã Huayna Picchu, seus valores, possíveis problemas e soluções, para que você possa estar preparado caso algumas dessas situações aconteça 🙂

Índice

Como comprar os ingressos para Machu Picchu?

Mudanças na compra do ingresso para Machu Picchu e Huayna Picchu

Alguns de vocês devem ter visto no site oficial de Machu Picchu uma nota dizendo que a partir do dia 1o de julho a visita a Machu Picchu e a compra dos ingressos irá mudar e se dará em dois turnos: o primeiro das 6 às 12h e o segundo das 12 às 17h30.

Isso era uma coisa antiga que a UNESCO estava exigindo do Peru, pois o fluxo de visitantes estava desordenado e prejudicando a conservação da cidade Inca.

Quando vi a mensagem, muita coisa ainda estava mal explicada, por isso fui averiguar diretamente com o pessoal da Promperu e sua assessoria, além dos contatos que temos em Cusco. Vamos aos fatos:

Informamos que, para assegurar o fluxo adequado das visitas turísticas ao santuário de Machu Picchu, a Dirección Desconcentrada de Cultura de Cusco determinou que, a partir de 1º de julho de 2017 entrarão em vigência os novos turnos para a entrada no santuário histórico.

Desta forma, o primeiro turno de visita será das 06h às 12h, e o segundo turno será das 12h às 17h30. A reserva e venda de ingressos para os novos turnos poderão ser efetuadas a partir de 1º de junho.

Vale lembrar que os ingressos que foram reservados e adquiridos antecipadamente para os meses de julho a dezembro deste ano terão sua validade mantida.

Esta implementação responde ao cumprimento do Regulamento de Uso Sustentável e Visita Turística para a Conservação da Llaqta ou Ciudade Inka de Machupicchu, aprovado mediante Resolução Ministerial N° 070-2017 do Ministério da Cultura.” -Promperu

Como essa mudança afeta o turista em Machu Picchu?

Eles ainda não explicaram direito como será feito o controle a partir do dia 1o de julho e só nessa época poderemos saber ao certo. Nós estaremos em Machu Picchu com nossa excursão exclusiva logo que as mudanças acontecerem e traremos pra vocês em primeira mão como a visita será controlada. Por isso, não deixe de nos seguir no Facebook, Instagram e Twitter e de assinar nossa newsletter ali em baixo 🙂

Eu já comprei meu ingresso, mas vou viajar só depois do dia 1o de julho

Nossos contatos disseram que quem já comprou ingressos não será afetado, mesmo que a visita ocorra depois do dia 1o de julho. Imagino que o mesmo é válido para quem comprar ingressos até o dia 30 de junho, quando o sistema do site oficial será atualizado.

Se você for para Machu Picchu antes de nós e puder nos contar como foi aí nos comentários, eu agradeço!

Vou para Machu Picchu depois do dia 1o de julho e não consegui comprar ingressos ainda

Nesse caso será preciso esperar o sistema se atualizar. Quando isso acontecer, provavelmente haverá um local para escolher o horário de visita, por isso leve esse detalhe em consideração.

Devo visitar Machu Picchu no primeiro ou no último horário?

Ver o sol nascer em Machu Picchu é das visões mais incríveis que tenho guardada na mente. Por isso se essa é sua primeira vez, não perca a oportunidade! Para quem já conhece ou realmente não pode ir à cidade Inca nesse horário, com essa mudança, o período da tarde pode ficar mais vazio, proporcionando um passeio mais tranquilo e calmo.

Como comprar os ingressos para Machu Picchu?

A primeira coisa que você tem de saber é que os ingressos para Machu Picchu são limitados e os ingressos para subir a Huayna Picchu são ainda mais limitados. Por isso eu não gosto da ideia de deixar para comprar os ingressos durante a viagem, principalmente na alta temporada.

Ingressos para Machu Picchu - entradas disponíveis

Para ser justo, eu tenho analisado a quantidade de ingressos disponíveis e para Machu Picchu a situação é tranquila e você consegue encontrar ingressos até para o dia seguinte fora da alta temporada. Já quem quer subir a Huayna Picchu, a situação é mais complicada, sendo necessário até meses de antecipação para a alta temporada (maio a agosto).

Ingressos para Machu Picchu - entradas disponíveis para Huayna Picchu

Hoje, há basicamente duas maneiras de comprar os ingressos: pelas agências de turismo e pela Internet. Claro que você pode comprar na mão de algum “cambista” ou mesmo no seu hotel em Cusco um dia antes da viagem (dependendo até no dia), mas deixarei esta opção para os de coração forte e que gostam de planejar as coisas na hora 😛

Roteiro de viagem aprovado pelo Sundaycooks

Organizar uma viagem para o Peru pode parecer algo confuso, mas não se preocupe!

Nós testamos e aprovamos o pacote da Venturas para que você possa viajar mais tranquilo.

Entre em contato e veja as ofertas com o roteiro detalhado

Preço do ingresso para Machu Picchu

Para você poder saber se o preço dos ingressos que estão lhe cobrando é justo, eu preparei essa listinha com o preço oficial dos ingressos ao comprar na Internet ou nas agências autorizadas de cobrança:

Ingressos para Machu Picchu

Ingressos para Machu Picchu e Huayna Picchu

Comprando pelas agências de turismo

Esta é a maneira mais fácil de comprar os ingressos. Você pode comprar tanto pelas agências do Brasil como pelas agências do Peru. Só lembrando que comprar pelas agências é geralmente mais caro (afinal eles precisam de ganhar comissão ;)) e nas agências do Brasil pode ser ainda mais caro, pois a maioria delas compra de outras agências ou operadoras do próprio Peru.

Se você deixar para comprar já no Peru, seja em Lima ou em Cusco, você tem uma certa flexibilidade de datas, mas se você pretende subir a Huayna Picchu, lembre-se de que a quandidade de ingressos é bem reduzida.

Quer saber quais agências do Peru nossos leitores já utilizaram?

O post abaixo contém a lista compilada por nós de agências de turismo e receptivo no Peru que nossos leitores utilizaram.

Agência de viagem do Peru, qual você indica?

Comprando pela Internet

Comprar pela Internet também não tem segredo, mas tem suas limitações. Só é possível comprar com cartões de crédito internacionais Visa (e possivelmente só com os Verified by Visa, apesar de algumas pessoas já terem conseguido comprar sem que o cartão fosse verificado).

Extra! Extra! Nós descobrimos, através da dica do Paulo, uma maneira quase infalível de conseguir comprar a entrada para Machu Picchu sem se preocupar com o Verified by Visa 😀

Uma vez no site oficial de Machu Picchu, escolha qual local você quer visitar (Machu Picchu) qual tipo de ingresso você quer e a quantidade. Como várias pessoas estão com dúvidas sobre qual ingresso comprar, aqui vão as explicações 🙂

Posso comprar com o cartão de crédito de outra pessoa?

Essa pergunta foi feita diversas vezes e o Rafael Pavani enviou um email para o pessoal do DRC de Cusco para confirmar e fez a gentileza de deixar um comentário com a resposta 🙂 Obrigado Rafael!

Na resposta, a pessoa do DRC responsável pelos ingressos disse que é possível comprar com cartão de crédito de outra pessoa, mas que é preciso levar, junto com o ingresso, a cópia do cartão de crédito, bem como a cópia do documento do titular do cartão.

Ou seja, se seu cartão não funcionou ou se você não tem cartão de crédito, pode pedir a um amigo ou parente para comprar para você. Uma vez que o ingresso esteja comprado, você só precisa levar o ingresso impresso, a cópia do cartão da pessoa e uma cópia do documento de identidade dela e pronto 🙂

Uma vez terminado esse passo, não está muito claro, mas você deve apertar o botão escrito Passo 2 e, então, preencher os dados de nome e documento das pessoas. É, caro leitor, os ingressos são nominais. Novamente não está muito claro, mas você tem de apertar o botão escrito Passo 3, mas a essa altura acho que você já aprendeu como o sistema funciona 😛

Ingressos para Machu Picchu - Escolha o localIngressos para Machu Picchu - Escolha o tipo de ingresso

Ingressos para Machu Picchu - Escolha a quandidade de ingressosIngressos para Machu Picchu - Entre com seus dados

Os tipos mais comuns são o de Machu Picchu e o de Machu Picchu – Huayna Picchu, lembrando que são dois horários de subida para Huayna Picchu que você tem pode escolher. O que sobe das 7 às 8 da manhã e o que sobe das 10 às 11 da manhã. Nós subimos no das 10 para poder conhecer Machu Picchu com menos pessoas, pois a maioria das pessoas chega no trem das 10 vindas de Cusco. #ficadica

O passo seguinte é confirmar os dados e gerar a reserva. Nesse momento aparecerá uma telinha com o número da sua reserva e outros detalhes como o preço e, mais ao final, algumas informações extras.

Ingressos para Machu Picchu - Confira os dadosIngressos para Machu Picchu - Anote o numero da sua reserva

Ingressos para Machu Picchu - letrinhas miúdas

Antes de qualquer coisa, anote esse número de reserva, pois sem ele você não consegue pagar ou mesmo verificar sua reserva. Ah, caso você não tenha notado, você não receberá essa informação no seu email, porque não há lugar algum para colocar seu email durante a reserva o.O Confesso que na primeira vez eu fiquei esperando que chegasse uma mensagem para mim >.<

Se você fechou a janela e não anotou o número da reserva, ainda terá uma última chance, pois a tela em que você clicou em Generar Reserva também mostrará o número da reserva. Se você perdeu esse número, não tem problema, comece tudo de novo e faça uma nova reserva 😛

Hora de tentar pagar os ingressos para Machu Picchu online. Novamente o site não é tão intuitivo assim, mas é pra isso que o Fred está aqui, não é mesmo :mrgreen:

Clique na aba dentro da página onde está escrito Pagos e você poderá colocar o código da sua reserva e clicar em Pagar (duh).

Ingressos para Machu Picchu - compra online

Ingressos para Machu Picchu - descrição dos valoresIngressos para Machu Picchu - valores para Huayna Picchu

Em seguida aparecerá uma tela com a descrição dos valores cobrados (incluindo os encargos que estão em torno de 4,03%). Clique em Enviar e você será levado a um site da própria Visa para entrar com os detalhes do seu cartão de crédito. É aqui que o tal de Verified by Visa pode dar problema. Como eu acabei comprando nossos ingressos com uma agência no Peru, eu não tenho como dizer se todos os cartões Visa funcionarão.

Se você comprar ou já tiver comprado dessa forma e puder nos dizer como foi, nós agradecemos 🙂

Ingressos para Machu Picchu - Tela de pagamento da Visa (18/03/2013)

Tela atualizada 18/03/2013

Pode ser que as telas abaixo apareçam na hora de confirmar o Verified by Visa. Obrigado Alexandre pelo print das delas 😀

Ingressos para Machu Picchu Verified by Visa - Não feche essa janela

Ingressos para Machu Picchu Verified by Visa - Hora de colocar a senha do seu banco

Por fim, depois da confirmação do pagamento, entre na aba Check-In, coloque seu código de reserva e imprima o que eles mostrarem. É esse documento que é seu ingresso efetivamente. Você também pode usar essa tela para reimprimir seus ingressos 🙂

Ingressos para Machu Picchu - Imprimindo o ingresso

Dúvidas sobre a compra dos ingressos de Machu Picchu pela internet

Meu cartão não foi aceito. Não tenho cartão de crédito internacional Visa. Como eu faço?

Caso você não tenha um cartão de crédito internacional Visa ou se seu cartão não for aceito no site por causa desse Verified by Visa, a coisa complica um pouco. Você até poderá fazer a reserva pela Internet, mas terá apenas 6h para fazer o pagamento em algum dos lugares credenciados. No Peru!

Você tem duas opções: comprar com uma agência (se você quiser programar as coisas con antecedência), ou comprar quando chegar no Peru ou mesmo em Cusco. Neste caso, você poderá fazer a reserva pela Internet e pagar em alguma dos locais abaixo. Ou você pode procurar seu hotel ou uma agência em Cusco para comprar o ingresso 🙂

Abaixo está a lista de locais onde você pode pagar as reservas dos ingressos feitas pela Internet.

Dirección Regional de Cultura de Cusco

Agências do Banco de La nación

Agentes Autorizados de Cobrança

Não estão aparecendo ingressos disponíveis para o ano que vem (2013, 2014, etc). O que devo fazer?

Alguns leitores disseram que não estão conseguindo comprar ingressos para Machu Picchu para o ano seguinte, pois não aparece nenhum ingresso disponível.

Enviei um email para a Dirección Regional de Cultura de Cusco que administra os ingressos e eles me responderam que os ingressos do ano seguinte estarão disponíveis apenas na última semana de Dezembro. Infelizmente é bem em cima da hora para quem vai viajar no início do ano seguinte, mas é o que tem para hoje :/

Se você gosta de comprar tudo adiantado como eu, sugiro que você entre uma vez por semana para ver se eles por um acaso não liberam mais cedo os ingressos.

Ingressos para Estudantes e Crianças

Mamães e papais, sabiam que as crianças até 7 anos não pagam pelo ingresso para Machu Picchu? E que se elas têm mais de 8 anos também pagam como estudantes? Infelizmente o site não diz até que idade, mas me parece que até 17 anos eles pagam meia entrada como estudantes.

Se você é estudante, poderá comprar os ingressos para Machu Picchu com desconto \o/ Mas… (sempre tem uma pegadinha, né?) você só poderá comprar o ingresso se tiver a carteirinha internacional de estudante da ISIC.

Além disso, não é possível comprar o ingresso pela Internet, apenas nas agências credenciadas ou pelo seu hotel em Cusco. Para saber quais agências são credenciadas, entre no site oficial de Machu Picchu, clique na aba Consulta e depois no botão Agencias.

Ingressos para Machu Picchu - Agências que vendem ingressos para estudantes

Dicas ao chegar em Machu Picchu

Para não ter problemas para entrar em Machu Picchu tenha em mãos:

Outras dicas sobre a compra de ingressos para Machu Picchu

O Leonardo comentou que conseguiu fazer as compras depois que entrou em contato com o pessoal da Visa no Peru e várias outras pessoas confirmaram também terem conseguido assim quando suas primeiras tentativas falharam 😀

A ideia é tentar primeiro comprar com seu cartão normalmente (tenha o internet banking do seu banco funcionando no seu computador antes de tentar) e depois, caso não consiga, entre em contato com as seguintes pessoas da Visa no Peru e explique a situação. Use o Google Translator caso não saibam espanhol ou não entendam o que eles estão falando 🙂

Descobrimos uma maneira que é quase infalível para comprar os ingressos para Machu Picchu por conta própria 😀 Confira os detalhes no post abaixo sobre como evitar os problemas com o fatídico Verified by Visa. Se você conseguir comprar dessa maneira, por favor nos avise 😀

A Luciana deixou um comentário com ótimas dicas sobre a compra do ingresso que podem ajudar bastante, vale a pena a leitura. Segundo ela, a primeira coisa é ter certeza de que você consegue acessar sua conta pelo internet banking do seu banco, pois o Verified by Visa irá acessá-lo. Outra coisa, no caso dela, somente uma compra por dia foi aceita, então a dica é comprar tudo de uma vez só e, se for preciso realizar outra compra e esta não for aceita, espere pelo menos 24h antes de tentar novamente.

A Mônica também comentou que segundo o pessoal do Itaú, somente o cartão titular está habilitado para o Verified by Visa e, portanto, o adicional não conseguirá comprar nada que precise disso.

Outra dica interessante que o Rafael deixou aqui no blog é a de entrar em contato com o pessoal do Call Center do site de ingressos de Machu Picchu (Call Center <[email protected]>). Eles são bastante solícitos e podem lhe indicar o contato do pessoal da Visa Peru para ajudar a resolver o problema do Verified By Visa 🙂

A Silvia também deixou duas dicas interessantes. A primeira é usar a versão do site deles em espanhol e a outra é colocar a inicial do meio do nome do dono do cartão caso não funcione sem isso, mesmo que o nome no cartão esteja sem essa inicial.

Se seu cartão não funcionar de início, entre em contato com seu gerente para saber se é possível habilitar a opção Verified by Visa. O cartão da Karina não havia funcionado de início, mas funcionou depois que a opção foi habilitada.

O Gustavo explicou em mais detalhes o que deve ser feito pelo seu gerente de banco para habilitar o Verified By Visa 🙂 Pelo visto é preciso uma autorização especial do cartão.

Não feche a tela que diz aguardando confirmação, pois a transação pode ir para o limbo. Somente depois que aparecer se a transação foi confirmada (pago exitoso) ou negada (operacion denegada) é que você poderá fechar a tela (dica da Thaís).

Se você achar que alguma tela não está aparecendo, tente realizar a compra com o Internet Explorer (dica do Alex).

Sempre que tivermos mais informações sobre o assunto, atualizaremos o post 🙂

Se você tiver alguma dica de agência, por favor deixe o nome dela aqui e como foi sua experiência, seja boa ou ruim, para que possamos criar um diretório com agências confiáveis do Peru 😀

Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros do Peru \o/