Agora que você já sabe como ir para Machu Picchu e qual a melhor época para visitar a citadela Inca, chegou a hora de aprender como comprar os ingressos para Machu Picchu com ou sem a entrada para sua montanha irmã Huayna Picchu, seus valores, possíveis problemas e soluções, para que você possa estar preparado caso algumas dessas situações aconteça :)

Muito se falou nos últimos meses sobre os problemas para se comprar ingressos para Machu Picchu, tanto por causa do cancelamento da opção de compras pela Internet, quanto pela necessidade de cartões Verified by Visa e, justamente quando eu estava para começar o post, o Governo do Peru resolveu mudar as regras novamente.

Leiam as atualizações abaixo, pois sempre colocaremos qualquer informação nova que encontrarmos :)

[Última atualização 06/12/2013]

Descobrimos uma maneira que é quase infalível para comprar os ingressos para Machu Picchu por conta própria :D Confira os detalhes no post abaixo sobre como evitar os problemas com o fatídico Verified by Visa:

Dica infalível para comprar a entrada de Machu Picchu por conta própria

Se você conseguir comprar dessa maneira, por favor nos avise :D

Outra dica interessante que o Rafael deixou aqui no blog é a de entrar em contato com o pessoal do Call Center do site de ingressos de Machu Picchu (Call Center <callcenter@drc-cusco.gob.pe>). Eles são bastante solícitos e podem lhe indicar o contato do pessoal da Visa Peru para ajudar a resolver o problema do Verified By Visa :)

A Silvia também deixou duas dicas interessantes. A primeira é usar a versão do site deles em espanhol e a outra é colocar a inicial do meio do nome do dono do cartão caso não funcione sem isso, mesmo que o nome no cartão esteja sem essa inicial.

[Atualização 07/04/2013]

Aparentemente os pagamentos via cartão de crédito para os ingressos de Machu Picchu estão liberados novamente. Contudo, como eu mencionei ali no início, parece que o Verified by Visa é obrigatório agora. Confira as dicas dos leitores sobre o cartão que usaram e se funcionou ou não:

  • Itaucard Visa Platinum: Funcionou (Karina, Dinorah)
  • Banco do Brasil Visa Platinum: Funcionou (Rodrigo)
  • Bradesco Visa Infinite: Funcionou (Felipe)
  • Banco do Brasil Ourocard Internacional: Funcionou (Alex, Paulo)

Dicas:

  • Se seu cartão não funcionar de início, entre em contato com seu gerente para saber se é possível habilitar a opção Verified by Visa. O cartão da Karina não havia funcionado de início, mas funcionou depois que a opção foi habilitada.
  • O Gustavo explicou em mais detalhes o que deve ser feito pelo seu gerente de banco para habilitar o Verified By Visa :) Pelo visto é preciso uma autorização especial do cartão.
  • Não feche a tela que diz aguardando confirmação, pois a transação pode ir para o limbo. Somente depois que aparecer se a transação foi confirmada (pago exitoso) ou negada (operacion denegada) é que você poderá fechar a tela (dica da Thaís).
  • Se você achar que alguma tela não está aparecendo, tente realizar a compra com o Internet Explorer (dica do Alex).

Sempre que tivermos mais informações sobre o assunto, atualizaremos o post :)

[Atualização 18/03/2013]

Há alguns dias, as regras mudaram de novo (estão sempre mudando por causa de fraudes). Neste momento (18/03/2013), eles estão aceitando pagamentos com cartões de crédito, mas parece que agora precisa mesmo ser Verified by Visa.

[Atualização 21/01/2013]

Este aviso abaixo está aqui apenas para referência, mas no momento (18/03/2013), ele não é mais válido.

Ingressos para Machu Picchu - Aviso no site

E o governo do Peru mudou as regras mais uma vez :( Parece que mesmo com toda a proteção do Verified by Visa e do novo sistema, as fraudes ainda continuam. Eu entrei em contato com o pessoal do governo peruano e eles disseram que realmente estão suspendidas as vendas por cartão de crédito por tempo indeterminado até que o sistema da Visa seja melhorado.

O jeito mais fácil, então, é comprar os ingressos pelas agências de turismo até que o problema seja resolvido.

Abaixo está o email que eu recebi do governo peruano e, no link Comprando pelas agências de turismo, eu adicionei informações do próprio governo sobre as agências e agentes credenciados para vender os ingressos.

2013/1/21 Call Center <callcenter@drc-cusco.gob.pe>

Estimado Fredico

Lamentablemente por el momento, todo pago online esta temporalmente suspendido por problemas de seguridad de VISA NET en Perú, el tiempo que demore en restablecerse el sistema depende los operadores de VISA.

Agradecemos su comprensión.

Atte.

Liz Leiva Mora.

DIRECCION REGIONAL DE CULTURA CUSCO

e-mail: callcenter@drc-cusco.gob.pe

Telefono: (51) 84 236061

Direccion: Av. de la Cultura Nº238 Condominio Huascar Wanchaq – Cusco, Perú

Além disso, garimpei nos comentários os nomes das agências que vocês, queridos leitores, mencionaram para que outras pessoas com o mesmo problema possam comprar seus ingressos sem maiores perrengues.

Se você tiver alguma dica de agência, por favor deixe o nome dela aqui e como foi sua experiência, seja boa ou ruim, para que possamos criar um diretório com agências confiáveis do Peru :D

Índice

Como comprar os ingressos para Machu Picchu?

Preço do ingresso

Ingressos para Machu Picchu

Ingressos para Machu Picchu e Huayna Picchu

Comprando pelas agências de turismo

Comprando pela Internet

Meu cartão não foi aceito. Não tenho cartão de crédito internacional Visa. Como eu faço?

Não estão aparecendo ingressos disponíveis para a data que eu quero. O que fazer?

Ingressos para Estudantes e crianças

Dicas ao chegar em Machu Picchu

Como comprar os ingressos para Machu Picchu?

A primeira coisa que você tem de saber é que os ingressos para Machu Picchu são limitados e os ingressos para subir a Huayna Picchu são ainda mais limitados. Por isso eu não gosto da ideia de deixar para comprar os ingressos durante a viagem, principalmente na alta temporada.

Ingressos para Machu Picchu - entradas disponíveis

Mas, para ser justo, eu tenho analisado a quantidade de ingressos disponíveis e para Machu Picchu a situação é tranquila, já para quem quer subir a Huayna Picchu, a situação é mais complicada. Hoje mesmo eu tentei encontrar tickets para Machu Picchu com Huayna Picchu e só encontrei para daqui 5 dias, ou seja, se você deixar para comprar no dia, pode ser que você não consiga.

Ingressos para Machu Picchu - entradas disponíveis para Huayna Picchu

Hoje, há basicamente duas maneiras de comprar os ingressos: pelas agências de turismo e pela Internet. Claro que você pode comprar na mão de algum “cambista” ou mesmo no seu hotel em Cusco um dia antes da viagem (dependendo até no dia), mas deixarei esta opção para os de coração forte e que gostam de planejar as coisas na hora :P

Depois de comprar os ingressos, não deixe de conferir:

Dicas e roteiros do Peru: Guia completo do país

Onde Ficar em Cusco e Machu Picchu?

Onde ficar em Lima e quais os melhores bairros?

Preço do ingresso

Para você poder saber se o preço dos ingressos que estão lhe cobrando é justo, eu preparei essa listinha com o preço oficial dos ingressos ao comprar na Internet ou nas agências autorizadas de cobrança:

Ingressos para Machu Picchu

Ingressos para Machu Picchu e Huayna Picchu

A diferença de preços de deve à cobrança de encargos dos cartões de crédito. Cotação do dia 20/10/2012

Comprando pelas agências de turismo

Esta é a maneira mais fácil de comprar os ingressos. Você pode comprar tanto pelas agências do Brasil como pelas agências do Peru. Só lembrando que comprar pelas agências é geralmente mais caro (afinal eles precisam de ganhar comissão ;)) e nas agências do Brasil pode ser ainda mais caro, pois a maioria delas compra de outras agências ou operadoras do próprio Peru.

Se você deixar para comprar já no Peru, seja em Lima ou em Cusco, você tem uma certa flexibilidade de datas, mas se você pretende subir a Huayna Picchu, lembre-se de que a quandidade de ingressos é bem reduzida.

Agências e Guias credenciados para vender e fazer tours em Machu Picchu. Listagem direto do site do Governo do Peru.

O post abaixo contém a lista compilada por nós de agências de turismo e receptivo no Peru que nossos leitores utilizaram.

Agência de viagem do Peru, qual você indica?

Quer saber quais agências do Peru nossos leitores já utilizaram?

Tem alguma agência para indicar? É só comentar no post acima :)

Comprando pela Internet

Comprar pela Internet também não tem segredo, mas tem suas limitações. Só é possível comprar com cartões de crédito internacionais Visa (e possivelmente só com os Verified by Visa, apesar de algumas pessoas já terem conseguido comprar sem que o cartão fosse verificado).

Extra! Extra! Nós descobrimos, através da dica do Paulo, uma maneira quase infalível de conseguir comprar a entrada para Machu Picchu sem se preocupar com o Verified by Visa :D

Veja todos os detalhes neste post:

Dica infalível para comprar a entrada de Machu Picchu por conta própria

Uma vez no site oficial de Machu Picchu, escolha qual local você quer visitar (Machu Picchu) qual tipo de ingresso você quer e a quantidade. Como várias pessoas estão com dúvidas sobre qual ingresso comprar, aqui vão as explicações :)

  • Machu Picchu
    • Apenas para a entrada na cidade Inca. É o ingresso mais comum.
  • Machu Picchu + Museu
    • Entrada na cidade Inca mais o museu de Machu Picchu.
    • Não acho que valha a pena comprar esse. Se não me engano o museu fica a meio caminho entre Aguas Calientes e Machu Picchu.
    • Se alguém já tiver ido e puder dizer onde fica exatamente e como foi, nós agradecemos :)
  • Machu Picchu + Huayna Picchu 1G (7:00 – 8:00 a.m)
    • Entrada para a cidade Inca e subida a Huayna Picchu no primeiro grupo.
    • Deve-se subir obrigatoriamente entre 7 e 8 da manhã.
  • Machu Picchu + Huayna Picchu 2G (10:00 – 11:00 a.m)
    • Entrada para a cidade Inca e subida a Huayna Picchu no primeiro grupo.
    • Deve-se subir obrigatoriamente entre 10 e 11 da manhã.
    • Se você só tem um dia em Machu Picchu, este é o melhor horário.
  • Machu Picchu + Montanha (7 a.m – 11a.m)
    • Entrada para a cidade Inca e subida à montanha Machu Picchu que é a montanha do lado contrário de Huayna Picchu.
    • Nunca fui à montanha Machu Picchu, mas ela é mais longe da cidade Inca e o caminho é mais longo. Deve ser lindo por lá, mas acho interessante só para quem já foi a Machu Picchu e já subiu Huayna Picchu.

Posso comprar com o cartão de crédito de outra pessoa?

Essa pergunta foi feita diversas vezes e o Rafael Pavani enviou um email para o pessoal do DRC de Cusco para confirmar e fez a gentileza de deixar um comentário com a resposta :) Obrigado Rafael!

Na resposta, a pessoa do DRC responsável pelos ingressos disse que é possível comprar com cartão de crédito de outra pessoa, mas que é preciso levar, junto com o ingresso, a cópia do cartão de crédito, bem como a cópia do documento do titular do cartão.

Ou seja, se seu cartão não funcionou ou se você não tem cartão de crédito, pode pedir a um amigo ou parente para comprar para você. Uma vez que o ingresso esteja comprado, você só precisa levar o ingresso impresso, a cópia do cartão da pessoa e uma cópia do documento de identidade dela e pronto :)

Uma vez terminado esse passo, não está muito claro, mas você deve apertar o botão escrito Passo 2 e, então, preencher os dados de nome e documento das pessoas. É, caro leitor, os ingressos são nominais. Novamente não está muito claro, mas você tem de apertar o botão escrito Passo 3, mas a essa altura acho que você já aprendeu como o sistema funciona :P

Ingressos para Machu Picchu - Escolha o localIngressos para Machu Picchu - Escolha o tipo de ingresso

Ingressos para Machu Picchu - Escolha a quandidade de ingressosIngressos para Machu Picchu - Entre com seus dados

Os tipos mais comuns são o de Machu Picchu e o de Machu Picchu – Huayna Picchu, lembrando que são dois horários de subida para Huayna Picchu que você tem pode escolher. O que sobe das 7 às 8 da manhã e o que sobe das 10 às 11 da manhã. Nós subimos no das 10 para poder conhecer Machu Picchu com menos pessoas, pois a maioria das pessoas chega no trem das 10 vindas de Cusco. #ficadica

O passo seguinte é confirmar os dados e gerar a reserva. Nesse momento aparecerá uma telinha com o número da sua reserva e outros detalhes como o preço e, mais ao final, algumas informações extras.

Ingressos para Machu Picchu - Confira os dadosIngressos para Machu Picchu - Anote o numero da sua reserva

Ingressos para Machu Picchu - letrinhas miúdas

Antes de qualquer coisa, anote esse número de reserva, pois sem ele você não consegue pagar ou mesmo verificar sua reserva. Ah, caso você não tenha notado, você não receberá essa informação no seu email, porque não há lugar algum para colocar seu email durante a reserva o.O Confesso que na primeira vez eu fiquei esperando que chegasse uma mensagem para mim >.<

Se você fechou a janela e não anotou o número da reserva, ainda terá uma última chance, pois a tela em que você clicou em Generar Reserva também mostrará o número da reserva. Se você perdeu esse número, não tem problema, comece tudo de novo e faça uma nova reserva :P

Hora de tentar pagar os ingressos para Machu Picchu online. Novamente o site não é tão intuitivo assim, mas é pra isso que o Fred está aqui, não é mesmo :mrgreen:

Clique na aba dentro da página onde está escrito Pagos e você poderá colocar o código da sua reserva e clicar em Pagar (duh).

Ingressos para Machu Picchu - compra online

Ingressos para Machu Picchu - descrição dos valoresIngressos para Machu Picchu - valores para Huayna Picchu

Em seguida aparecerá uma tela com a descrição dos valores cobrados (incluindo os encargos que estão em torno de 4,03%). Clique em Enviar e você será levado a um site da própria Visa para entrar com os detalhes do seu cartão de crédito. É aqui que o tal de Verified by Visa pode dar problema. Como eu acabei comprando nossos ingressos com uma agência no Peru, eu não tenho como dizer se todos os cartões Visa funcionarão.

Se você comprar ou já tiver comprado dessa forma e puder nos dizer como foi, nós agradecemos :)

Ingressos para Machu Picchu - Tela de pagamento da Visa (18/03/2013)

Tela atualizada 18/03/2013

Pode ser que as telas abaixo apareçam na hora de confirmar o Verified by Visa. Obrigado Alexandre pelo print das delas :D

Ingressos para Machu Picchu Verified by Visa - Não feche essa janela

Ingressos para Machu Picchu Verified by Visa - Hora de colocar a senha do seu banco

Por fim, depois da confirmação do pagamento, entre na aba Check-In, coloque seu código de reserva e imprima o que eles mostrarem. É esse documento que é seu ingresso efetivamente. Você também pode usar essa tela para reimprimir seus ingressos :)

Ingressos para Machu Picchu - Imprimindo o ingresso

Meu cartão não foi aceito. Não tenho cartão de crédito internacional Visa. Como eu faço?

Caso você não tenha um cartão de crédito internacional Visa ou se seu cartão não for aceito no site por causa desse Verified by Visa, a coisa complica um pouco. Você até poderá fazer a reserva pela Internet, mas terá apenas 6h para fazer o pagamento em algum dos lugares credenciados. No Peru!

Você tem duas opções: comprar com uma agência (se você quiser programar as coisas con antecedência), ou comprar quando chegar no Peru ou mesmo em Cusco. Neste caso, você poderá fazer a reserva pela Internet e pagar em alguma dos locais abaixo. Ou você pode procurar seu hotel ou uma agência em Cusco para comprar o ingresso :)

Também ouvi outras histórias sobre depósito de dinheiro em contas de pessoas no Peru que faziam esse pagamento, mas não lembro onde :/ Se foi você que fez isso, ou se sabe onde foi que eu li, por favor me avise para eu colocar o link aqui também :)

Onde pagar as reservas dos ingressos feitas pela Internet?

Dirección Regional de Cultura de Cusco

Endereço: Av. La Cultura, 238, Cusco

Horário: Segunda a Sexta das 7:15 às 18:30

Agências do Banco de La nación

Endereço: Esquina Avenida El Sol e Almagro s/n, Cusco

Agentes Autorizados de Cobrança

  • AATC (Asociación de Agencias de Turismo Cusco)
    • Endereço: Calle Nueva Baja N° 424
    • Horário: Segunda a Sexta das 9 às 17h
  • DirCetur
    • Endereço: Calle Mantas S/N (a meia quadra da Plaza de Armas)
    • Horário: Segunda a Sexta das 9 às 20h | Sábado das 9 às 13h
  • IncaRail
    • Endereço: Portal de Panes N° 105, Plaza de Armas, Cusco
    • Horário: Segunda a Domingo das 9 às 22h
  • Libreria del Museo de la Casa Garcilazo
    • Horário: Segunda a Sexta das 8 às 14h

Não estão aparecendo ingressos disponíveis para o ano que vem (2013, 2014, etc). O que devo fazer?

Alguns leitores disseram que não estão conseguindo comprar ingressos para Machu Picchu para 2013, pois não aparece nenhum ingresso disponível. Por isso, enviei um email para a Dirección Regional de Cultura de Cusco que administra os ingressos e eles me responderam que os ingressos estarão disponíveis apenas na última semana de Dezembro.

Infelizmente é bem em cima da hora para quem vai viajar no início do ano seguinte, mas é o que tem para hoje :/ Em 2014 os ingressos ficaram disponíveis no dia 20/Dez/2014.

Os ingressos já estão disponíveis para 2014 :)

Se você gosta de comprar tudo adiantado como eu, sugiro que você entre uma vez por semana para ver se eles por um acaso não liberam mais cedo os ingressos.

Ingressos para Estudantes e Crianças

Mamães e papais, sabiam que as crianças até 7 anos não pagam pelo ingresso para Machu Picchu? E que se elas têm mais de 8 anos também pagam como estudantes? Infelizmente o site não diz até que idade, mas me parece que até 17 anos eles pagam meia entrada como estudantes.

Se você é estudante, poderá comprar os ingressos para Machu Picchu com desconto \o/ Mas… (sempre tem uma pegadinha, né?) você só poderá comprar o ingresso se tiver a carteirinha internacional de estudante da ISIC.

Além disso, não é possível comprar o ingresso pela Internet, apenas nas agências credenciadas ou pelo seu hotel em Cusco. Para saber quais agências são credenciadas, entre no site oficial de Machu Picchu, clique na aba Consulta e depois no botão Agencias.

Ingressos para Machu Picchu - Agências que vendem ingressos para estudantes

Dicas ao chegar em Machu Picchu

Para não ter problemas para entrar em Machu Picchu tenha em mãos:

  • O ingresso impresso: óbvio, claro :P
  • Seu passaporte: afinal, quem não quer um carimbo de Machu Picchu :mrgreen:
  • O documento usado na hora da reserva: Eu usei o passaporte, mas se você usou a carteira de itentidade, é preciso levá-la também.
  • O cartão de crédito usado na compra online: pode ser que eles não peçam, mas há uma mensagem no site dizendo que tem de levar, então não custa, né?
  • Filtro Solar e capa de chuva

Qualquer dúvida é só perguntar :)

Como você comprou seu ingresso?

Já usou as agências ou cambistas de Cusco para comprar ingressos ou fazer tours?

Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros do Peru \o/

Se gostou do que viu, assine o blog!


    486 Comentários
  1. Oi, gente! Esse site tá me ajudando MUITO! Mas eu tenho uma dúvida: entrei em contato com o Fredy da Fabulous Peru Tours pra organizar minha visita a Machu Picchu mas ele tá me pedindo pagamento antecipado do valor integral e eu tô meio receosa… não sei se isso é procedimento padrão deles… pelo que li nas indicações, a agência é mesmo confiável, mas sabe como é né.. alguém já fez pagamento adiantado com ele? como foi?

    • Oi, Luciana :)

      Entendo seu receio, as agências locais no Peru têm esse costume de pedir uma parte ou 100% do pagamento adiantado via transferência internacional ou paypal. Nós fizemos isso na nossa primeira viagem ao Peru e, apesar do frio na barriga, deu tudo certo.

      Não temos como garantir os serviços de terceiros, mas no geral os comentários de outros leitores que contrataram o Fredy da Fabulous Peru Tour são sempre elogiosos aqui no blog. Confirme todo o que está sendo contratado por email e depois peça a confirmação do recebimento do pagamento ;)

      É melhor nunca deixar margens para dúvidas.

      Espero que dê que tudo certo :)

      Qualquer dúvida, estamos por aqui.

      Boa viagem!

  2. Comprei ingressos para minha família do tipo mais comum, ou seja, só Machu Picchu, mas agora fiquei na dúvida: será que posso complementar o valor do ingresso com a subida para Huayna Picchu ou não? Olhei no site oficial, mas não vi nada a respeito. Ainda: Quanto tempo demora essa subida até Huayna Picchu (pois só tenho um dia lá).
    Atenciosamente,
    Norma

    • Norma,
      Estive lá no inicio de maio. No momento da compra do ingresso, você tem a opção de compra com Huayna Picchu ou somente Machu Picchu. Neste caso, envia um email e veja se ainda consegue comprar. lembrando que esta subida são somente 400 pessoas por dia dividida em 2 horários (08h e 10h). A subida leva em média 45minutos mas depende muito do seu ritmo e a descida é bem mais fácil. vale a pena este programa pois a visão é fascinante.

    • Obrigado pela dica José :) É bem por aí mesmo. Tente entrar em contato com o site deles e ver se vc consegue desfazer a compra e comprar o ticket para Huayna Picchu junto.

      Só a subida que eu discordo um pouco com vc sobre o tempo, José :P Eu, que não era nenhum sedentário em 2011, levei 1h15 pra subir :P 45 min é para os fortes, pq passar esse tempo todo subindo escadas não é fácil ehhehe Mas Norma, não se preocupe, é uma subida que vale a pena.

      Contudo, só dá pra fazer se vc chegar muito cedo a Machu Picchu (antes das 9), caso contrário vc já vai chegar muito em cima do horário e poderá perder a vez.

  3. Olá a todos do site, estou impressionada com a organização e detalhes das informações / dicas para cusco e Machu Picchu, estão de parabéns, está me ajudando muito.
    mas tenho uma dúvida que não li no site (apenas em um comentário)

    o site http://www.ticket-machupicchu.com é seguro para comprar os ingressos para Machu Picchu + Wayna (grupo das 7am) ?
    tem toda essa burocracia do site official ?

    não tenho cartão visa e meu vtm está vencido e vou viajar em agosto, e não queria demorar muito para comprar esse ingresso pois é bem limitado.
    Desde já agradeço.

    • Oi, Elidiane

      Obrigada :) que bom saber que as informações estão lhe ajudando.

      Procurei nos comentários de outros leitores e não encontrei nenhuma referência sobre esse site.

      Você também pode consultar algumas agências de receptivo no Peru e solicitar um orçamento para a compra dos tickets.

      No post Agências de viagens no Peru: qual você indica? você encontra uma lista com diversos relatos e experiências de muitos turistas que já contrataram esse tipo de serviço ;)

      Qualquer dúvida, é só falar ;)

  4. Oi pessoal, fiz a compra hoje MP + HP, através do site oficial, seguindo as instruções desse blog e deu certinho ^^
    Parece que o pagamento com o cartão Visa internacional está funcionando.
    Obrigada pelas dicas!

  5. Pessoal,
    Muito bom o site e os diversos posts!
    Estou seguindo as dicas e tentando comprar ingressos para MP pelo site oficial. Tenho um Visa Infinite do BB, e já fiz de tudo que recomendaram: liberação do cartão para compra no Peru, usei o site em espanhol, já baixei todas as licenças e o que mais necessário no meu computador, etc,etc, mas todas as vezes que tento efetuar a compra no site com meu cartão, dá no final operação denegada.
    Fui ao BB duas vezes e disseram que pode ser problema do site. Alguém mais está passando por isso?
    Alexandre

    • Oi Alexandre.

      Infelizmente isso é mais comum que vc pensa. Muitas vezes nem é culpa dos bancos aqui do Brasil (mas algumas são). Alguns leitores disseram que se vc entrar em contato com o site deles por email, eles podem ajudar. Parece que eles conseguem liberar a compra com seu cartão pelo sistema deles, mas não tenho certeza.

      Se não conseguir, o jeito é contratar uma agência do peru para fazer a compra pra você :/ Abaixo você encontra a lista delas:

      Agência de viagem do Peru, qual você indica?

  6. Oi, gente! Acabei de voltar do Peru e vim aqui dividir a experiência com vocês. Contratei a Fabulous Peru Tours pra três passeios: o primeiro, à Machu Picchu, o segundo a Puno e o terceiro ao Lago Titicaca.

    Fiz todo o contato com Fredy por e-mal e ele sempre respondeu prontamente. No dia em que chegamos a Cusco, ele ligou para o hotel dizendo que sua representante Ana iria até lá entre 7 e 7:30 da noite nos entregar os boletos de MP e nos explicar como seria o passeio. Ela chegou umas 7:40. Foi super simpática e solícita também.

    No dia seguinte uma van iria nos buscar entre 6 e 6:15 da manhã pra nos levar ao trem em Poroy. A mocinha responsável, Érica, chegou 6:50 e, depois de buscar outras pessoas, nos deixou na estação e pegamos o trem até Aguas Calientes, onde uma outra pessoa nos recebeu e nos colocou em um ônibus pra subir até a entrada principal da citadela. Até aí tudo bem, tudo ótimo. Uma pena que nosso guia, Silvério, era um pouco apressado e tinhamos que correr pra acompanhar o cara, tirar fotos e ouvir o que ele dizia. Sinceramente, gostaria que ele nos desse um pouco mais de tempo para observar, mas foi um bom tour. Na volta a Poroy um rapazinho MUITO apressado nos fez literalmente correr atrás dele até a van que nos levaria ao hotel em Cusco. Isso foi péssimo principalmente por causa da altitude do lugar.

    No dia seguinte, esqueceram nos buscar pra nos levar à rodoviária, onde iríamos pegar o ônibus turistico que nos levou até Puno, com paradas em locais históricos como Pucara e outras ruínas Incas. LIguei pro telefone de Cusco que ele me forneceu, mas o rapaz não quis falar comigo (?!) e tratou com a recepcionista do hotel a chegada de um taxi pra nos buscar. Isso porque marcaram conosco às 6:30, deu 7:00 e eu liguei preocupada porque o ônibus sairia às 7:15. Um taxi chegou às 07:07 e nos levou pra rodoviária, mas o ônibus já tinha saído. O motorista correu feito louco até achar o nosso ônibus, mas conseguiu alcançar. Foi uma experiência surreal onde eu achei que o taxi fosse bater mas conseguimos entrar no ônibus e curtir o tour. Todo esse estresse seria evitado se o Fredy tivesse confirmado com a pessoa que iria nos buscar ou nos dissesse pra irmos por conta própria.

    No fim do dia, quando chegamos ao hotel em Puno, Fredy ligou e, depois de ouvir nossas reclamações e pedir muitas desculpas, nos assegurou que no dia seguinte iriam nos buscar no horário certo. Houve uma certa confusão porque ele achou que teríamos que pagar pelo passeio às ilhas do Titicaca, mas isso estava incluido no pacote que compramos. Alguns minutos de discussão sobre isso e no dia seguinte nossos ingressos simplesmente foram entregues.

    Minha única reclamação sobre o passeio ao Titicaca: em momento algum foi mencionado o quão íngrime a subida a ilha Taquile era. Talvez eu devesse saber disso antes de me meter a fazer o passeio, mas acho que deveria ser informado porque subimos quase 2kms numa altitude de quase 4mil metros acima do nivel do mar e não foi nada fácil. Se soubesse, não teria feito.

    Conclusão: a Fabulous Peru Tours não é conhecida por nenhuma das pessoas no Peru para quem perguntamos. Não são pontuais e confesso que teve momentos que temi não receber pelo que paguei. O ponto positivo é que os guias que nos acompanharam aos passeios foram maravilhosos. Eu acho que em uma próxima visita ao Peru, contrataria OUTRA empresa.

    • Luciana,

      Primeiramente eu queria lhe agradecer pelo comentário e pela disponibilidade de voltar aqui e deixar um relato completo da sua experiência. Tenho certeza que esse tipo de troca de informação é muito importante para todos os nossos leitores que estão planejando uma viagem ao Peru.

      Infelizmente sinto muito pelos atrasos e inconvenientes que aconteceram ao longo da sua viagem.

      Espero que apesar de todos esses apesar vocês tenham gostado do país e trazido boas lembranças na bagagem ;)

    • Estimada Srta. Luciana sentimos-nos muito apenados com o incidente que passo no translado à estação de omnibus de Cusco a Puno, lamentavelmente falto coordenação com o condutor encarregado do translado para que passe pelo hotel à hora exacta.
      Eu me comunique com vocês uma vez que chegaram a Puno para lhe pedir desculpas por este erro e em retribuição lhes demos o translado gratuito à volta de Puno da estação de omnibus ao hotel.
      Quero dar-lhe a conhecer que em Peru existem mas de 1000 agências de viagem e não necessariamente todas são conhecidas mas no caso nosso, nossa companhia esta reconhecida legalmente pelo Ministério do Peru
      Uma vez mas e por este médio peço-lhe meus mas sinceras desculpas pelo mau momento que passaram vocês e este comentário servir-nos-á para melhorar nossos serviços e estar mas atentos com nossos clientes aos quais os queremos e respeitamos muito já que vocês são o mas importante para nós
      Esperamos que nossas desculpas sejam aceitadas por vocês e aproveito a oportunidade para lhes fazer chegar meus respeitos e cumprimentos cordiais.

      Atenciosamente
      Fredy

  7. Adorei a passo a passo! Segui as dicas de compra e consegui os ingressos na primeira tentativa! Obrigada! :)

  8. Olá!!
    Ai que dificuldade comprar esses tickets. Estou tentatndo comprar para dois dias, após algumas tentativas negadas, entrei em contato com o banco e solicitei a liberaçao da compra, fiz novamente e deu certo para 1 dia, ao tentar o segundo não consegui, liguei novamente no banco e pedi nova liberaçao, mas ja tinha excedido a quantidade máxima de tentativas (5), agora é esperar as 6 horas para cancelamento da reserva e tentar de novo!!!
    Cartão Visa Platinum- Itau

    • Obrigado pela dica, Heloisa! É realmente complicado e, infelizmente, o comportamento do site nunca é consistente :(

  9. Olá! Estou planejando viajar para o Peru em setembro agora e iria comprar o ingresso para Machu Picchu quando estivesse no Peru porque tenho carteira da ISIC. Porém, acabei de ler em um blog que a meia para estudantes é só para pessoas até 25 anos. Vocês sabem se isso é verdade?

    • Oi Sabrina.

      Olha, o site oficial deles (http://www.machupicchu.gob.pe/items/estudiantes.html) não diz nada sobre limite de idade para quem tem carteira ISIC. Pode ser que exista tal limitação, mas não está no site e não lembro de ter visto nada disso lá em 2011.

      Em todo caso, se você já estava tranquila sobre a compra quando chegar à cidade, eu deixaria pra tentar comprar lá com a carteirinha de qualquer maneira. Se aceitarem, ótimo, se não, vc tá na mesma que se comprasse por aqui ;)

  10. Boa tarde!
    Nossa essa saga está complicada. Não consegui comprar ainda o ingressos para Machu Picchu por causa do Verified by Visa no site do Ministério da Cultura de lá. E fui tentar no PeruRail e no final também não aceitou por causa desse bendito programa. Porém, recebi do PeruRail os tickets do trem já com os números da passagem por e-mail. Como saber se foi ou não aceito. Não entendi nada, nós não confirmamos nada.
    Complicado.

  11. Comprei meu ticket para ingresso à Machu Picchu através do site http://www.fabulousperutours.com. O atendimento foi excelente e recebi meu ingresso via e-mail para apenas imprimi-lo e levá-lo no dia de minha vista ao sítio.

  12. Eu também comprei com a Fabulous Peru e deu tudo certo! O passeio foi ótimo!

  13. Ricardo,

    Como é a compra com a Fabulous? Cartão, depósito, paypal?

    Alexandre

  14. Srta. Gabriela.
    Muito obrigado por sus comentarios.
    Saludos de http://www.fabulousperutours.com

    Fredy Medina :)

  15. Oi,

    Alguem já fez tours privados com a Fabulous Peru? Como foi e quanto custou?

  16. Oi Emanuel.

    Dá uma olhada nas opiniões deste post:

    http://sundaycooks.com/2013/02/05/agencia-de-viagem-do-peru-indicacao/

    Lá tem um monte de opinião sobre eles.

  17. Alexandre,

    Se eu não me engano, ele trabalha com depósito e paypal. Vale a pena confirmar diretamente essa informação com o Fredy ;)

  18. 1 18 19 20
Deixe seu Comentário

    Pingback e Trackback
  1. [...] é assunto para o super post: Ingressos para Machu Picchu: Como comprar e possíveis dúvidas Posts RelacionadosQuantos dias ficar no Peru?Diversão nos Mercados de CuscoQual é a melhor [...]

  2. [...] Ingressos para Machu Picchu: Como comprar e possíveis dúvidas [...]

  3. […] Ingressos para Machu Picchu: Como comprar e possíveis dúvidas […]

  4. […] Ingressos para Machu Picchu: Como comprar e possíveis dúvidas […]

  5. […] Recomendo demais comprar antes, principalmente quem quiser subir Huaynapicchu (é aquela montanha que aparece no fundo da “foto clássica”, sabe? haha) O acesso é controlado, só pra quem tiver o ingresso de HP, um grupo sobe as 7 da manha e outro as 10. Também tem a opção de Machu Picchu + Montanha, que é pra subir outra montanha – que dá a vista da primeira foto do post! O ingresso você compra pelo site http://www.machupicchu.gob.pe/ ou por alguma agência. O meu eu acabei pedindo pra agência comprar e paguei junto com o ingresso da trilha, só pedi pra incluirem a montanha. No Sunday tem post atualizado e mastigadinho sobre a compra pela internet: http://sundaycooks.com/2012/10/22/como-comprar-ingressos-para-machu-picchu/ […]

  6. […] Picchu por conta própria sabe o quanto é complicado devido ao famoso Verified by Visa. Nesse post eu explico todos os passos para a compra do ingresso, mas muita gente tem problemas justamente na […]

  7. […] Ingressos para Machu Picchu: Como comprar e possíveis dúvidas […]

  8. […] tudo com antecedência quanto aos hotéis, passagem de trem e ingressos para Machu Picchu. Vou dar umas dicas, do que achei legal por […]

  9. […] ao montar nosso roteiro foram: a escolha da agência de viagem do Peru para realizar os tours e como comprar o ingresso para Machu Picchu, já que o Verified by Visa sempre nos […]