É seguro viajar sozinha para o Peru?  Essa é mais uma dúvida recorrente aqui no blog. Como eu viajei ao lado do Fred e da Ingrid, nossa amiga, eu não tenho como responder essa questão com muita propriedade. Por isso, pedimos um help para a querida Lu Malheiros, autora do blog Dividindo a Bagagem. Ela topou participar de uma entrevista rápida e respondeu essa questão das viajantes independentes para o Peru 🙂

É seguro viajar sozinha pelo Peru?

A Lu já viajou sozinha pelo Peru algumas vezes, e nos contou como foram suas experiências.

É seguro viajar sozinha pelo Peru - Vale

Como é viajar para o Peru sozinha? É tranquilo?

Estive 4 vezes no país, 3 delas sozinha. Na maioria das vezes  viajei de avião. Em fevereiro passado, em uma viagem para o norte do país, fiz parte do trajeto de ônibus. Como não era uma viagem muito longa, preferi viajar de dia e tudo foi tranquilo, sem problemas. A mala (de bordo) foi no bagageiro do ônibus e tive o cuidado de trancá-la com um cadeado. A mochila foi no meu colo, não no compartimento acima das poltronas para evitar que fosse roubada sem que eu percebesse.

Em Lima, andei de Metropolitano (via expressa de ônibus) e achei ótimo. Só evite a hora do rush quando os ônibus passam lotados. O Metropolitano é uma boa alternativa para quem está sozinho e quer, por exemplo, conhecer o centro de Lima sem ter que ficar negociando preço com taxista.

Leia também:

Onde ficar em Cusco e Machu Picchu?

Onde ficar em Lima e quais os melhores bairros?

É seguro viajar sozinha pelo Peru - Festa Peruana

O assédio é muito forte? Infelizmente sabemos que isso é um problema recorrente em alguns destinos.

Não, acho que é menor do que no nordeste do Brasil. Por outro lado, não tenho mais 20 anos! 🙂 De qualquer forma, diria para as meninas usarem roupas mais discretas. Por exemplo, não me lembro de ter visto peruanas com shorts tão curtos como algumas jovens (e nem tão jovens) usam aqui no Brasil.

Para quem viaja sozinha, é melhor fazer um tour em grupo ou é tranquilo contratar um tour privado?

Nunca cogitei fazer um tour privado, pois acho que boa parte da graça da viagem está em se conhecer novas pessoas. Na viagem para Chiclayo e Trujillo, por exemplo, contratei vários passeios (de um dia) com agências locais e a maioria dos colegas de tour eram peruanos. Como normalmente parávamos para almoçar, fiquei com receio de não me integrar bem e acabar almoçando sozinha, mas isso não aconteceu nenhuma vez.

Você indica o Peru como destino para quem quer viajar sozinha?

Sim!

É seguro viajar sozinha pelo Peru - Lu Malheiros no Peru

Alguma dica de segurança especial para a mulherada?

Não costumo dizer que estou viajando sozinha, digo que tenho amigos morando na cidade. Saio para jantar mais cedo e não tenho o hábito de ficar até tarde na rua, mesmo achando que Barranco (em Lima) seja um bairro tranquilo. Ao chegar no aeroporto, prefiro pegar – ou já deixar agendado – um táxi de companhia ou indicado pelo hotel.

É seguro viajar sozinha pelo Peru - Lu Malheiros

Fotos gentilmente cedidas pela Lu Malheiros.

A Lu Malheiros foi umas das precursoras a “desbravar” o Peru, esse foi um dos motivos que a levou a abrir o blog e a começar a escrever suas aventuras. Ela gostou tanto do país que já retornou várias vezes e foi uma das pessoas que nos incentivaram a fazer essa viagem tão especial por lá 😀

Não deixe de visitar o blog da Lu, Dividindo a Bagagem.

Obrigada por ter nos ajudado e dividido um pouco da sua experiências com as leitoras aqui do Sundaycooks 🙂

Tem alguma dúvida sobre como organizar sua viagem para o Peru? Não deixe de ler a nossa série completa sobre o país:

Tudo o que você precisa saber para viajar para o Peru

Se você tem alguma outra dica para quem vai viajar sozinho pelo Peru,

a caixa de comentários é toda sua 🙂

Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros do Peru \o/

Se gostou do que viu, assine o blog!


    17 Comentários
  1. Nat, querida, obrigada pelo post! Como te disse pelo twitter, não sabia que seria a única entrevistada!
    E nada mais divertido do que o seu uso adequado do “lá ele” 🙂
    Parabéns! Bjs

    • Lu,

      procuramos direto a fonte do conhecimento 😛

      mais uma vez, obrigada pela participação e pelas informações divididas. Tenho certeza que a sua experiência vai ajudar muitas leitores indecisas 🙂

  2. Adorei!!! Sempre encaminho estes relatos pras amigas medrosas e pra justificar pra familia que eu sou normal! 😉

  3. Adorei o post =) era uma dúvida que tinha e agora estou bem tranquila para ir sozinha!

    Vocês teriam indicação de Hostel/Albergues para ficar no Peru?

    ps. nada como uma boa indicação, não é mesmo?!

    Abraçosss

    • Sheyla,
      Dá uma olhada no hostelworld.com e leia com cuidado as avaliações. Em Lima, fiquei no Fying Dog em um quarto privativo com banheiro. Não achei muito limpo, mas se a grana estiver curta, dá para encarar. No norte do país, há hotéis com preços bem em conta. Já Cuzco é mais caro.
      Abraço

    • Sheyla,

      que bom que o post lhe ajudou 🙂

      Quanto aos hotéis, você já deu uma olhadinha nas ofertas de hotéis no Peru no Booking.com?

      Sempre encontro boas opções nesse site.

      Boa viagem e divirta-se bastante!

  4. Eu achei o Peru bastante seguro para mulheres. Vale lembrar que é um país com destinos muito procurados por solo travelers. Valem as atenções com a segurança que qualquer pessoa deve se atentar em qualquer lugar do mundo, nada demais… Andei inclusive de onibus noturno e nao vi problema!

    • Valeu, Adri! Como a Denise comentou aqui no blog (acho que neste post, mas pode ter sido outro ehhehe), em alguns lugares vc se sente até mais seguro que em São Paulo :/

  5. Oi!!
    Nat, tira uma dúvida? Em relação a feriados… pretendo visitar este poço de cultura no final de outubro, começo de novembro. Vi que é feriado nacional no Peru nos dias 31/10 e 01/11 (quinta e sexta)… justamente quando planejo chegar em Cusco… será que vai estar a maior muvuca? Recomenda trocar as datas da viagem? Tenho até uma flexibilidadezinha de troca.. o que acha?
    Ah…. sou a mais nova usuária e apaixonada pelo sundaycooks.. fala de viagem, tecnologia… AMO! 😉 bjs!

    • Oi Juliana. Ficamos felizes 😀

      Olha, se vc tem flexibilidade para trocar para mais próximo, pode ser uma boa, mas não pela muvuca em si, mas sim para diminuir a probabilidade de chuvas por lá. Muvuca está quase sempre, mas na época que fomos (próximo ao dia 12 de Outubro) não estava tanta muvuca assim. Agora, se for dar trabalho para trocar as datas, fique com essas mesmo que não vai ter muita diferença 🙂

  6. Pessoal, valeu pelas dicas! Vou em maio para o Peru sozinha e estou planejando boa parte da minha viagem pelo blog 🙂

  7. Pessoal, Adorei as dicas!
    Estou planejando ir para o Peru sozinha agora em setembro, mas tenho um bocado de receio de viajar pela América Latina sozinha. Acabo me sentindo mais segura na Europa. Mas esse post me deu um pouco mais de coragem 🙂 .
    Tenho uma dúvida. Gosto muito de fotografar (viciada!) e queria muito levar meu equipamento fotográfico nesta viagem. Vocês acham seguro ficar perambulando pelas ruas de Lima… Cuzco… com uma câmera profissional pendurada no pescoço e sozinha?
    Obrigado!
    Abraços!

    • Oi Lu.

      Olha, deixe sempre o equipamento com você, mesmo nos ônibus, e fique sempre atenta que dificilmente algo acontecerá. Em Cusco é super tranquilo e em Lima, apesar de ter alguns lugares menos favoráveis, eu fiquei com minha câmera sempre comigo e não senti que haveria problemas, mesmo tendo passado pelo mercadão e pelo centrão da cidade. Claro que, se vc achar que o local ou bairro não é dos melhores, a dica é evitar tirar a câmera ou ficar tirando muitas fotos, pq é nesses momentos que estamos mais vulneráveis e prestando menos atenção ao nosso redor.

  8. Minha filha quer fazer a viagem de presente de aniversário de 18 anos.
    Tenho muitas dúvidas e medos…
    Por onde começar?

    • Oi Camila.

      É difícil dizer por onde começar, mas fique tranquila que o Peru é um país muito tranquilo e amigável com o turista 🙂 Sem contar que aqui no blog tem tudo o que vc precisa pra fazer uma viagem ao Peru, passando por Lima, Cusco, Valle Sagrado e Machu Picchu (os posts sober Arequipa, Ica, Paracas, Nazca, Valle del Colca, Puno, Trujillo e Chiclayo estão a caminho :P)

      Meu primeiro conselho é ler esses posts aqui:
      Quantos dias ficar no Peru?
      Dicas e roteiros do Peru: Guia completo do país

      E depois ver todos os posts aqui:

      http://sundaycooks.com/category/destinos/peru/

      Parabéns à sua filha que está escolhendo um lugar muito interessante para visitar nesse “momento de passagem” dos 18 anos 😉 A viagem será ótima!

Deixe seu Comentário