Um dos meus grandes sonhos como viajante era fazer um safári na África. Embora este ano eu tenha conseguido viver essa transformadora experiência, ainda não a risquei do meu caderno de desejos. Provavelmente ela continuará por lá por um bom tempo, afinal é algo tão singular que é preciso vivenciá-la mais de uma vez para sentir a imensidão da natureza e como nós, seres humanos, somos pequenos diante dela. É clichê, mas é a total verdade.

Se você também tem planos de tirar essa grande viagem do papel, é importante se preparar com antecedência e estudar bem a logística. Botswana, Tanzânia, Quênia, Namíbia e África do Sul são os principais destinos para fazer safári no continente africano.

Fazer safari na África - girafa

É possível organizar uma viagem de safári por conta própria?

Sim, é possível, mas é importante ficar atendo aos detalhes de transporte, acomodação e época do ano. Ao escolher em qual reserva ou parque natural você fará o safári, vale tentar negociar tudo por conta própria direto com seu lodge.

Se mesmo assim você não se sentir seguro quanto às informações e itinerários, vale consultar algumas operadoras brasileiras como a Tereza Peres, a Latitudes e a Freeway, que oferecem pacotes fechados para esses destinos, ou até mesmo tentar contato direto com operadoras na África do Sul como a Kobo Safaris.

Fazer safari na África - estrada

Qual é a melhor época para fazer um safári?

Os safaris podem ser feitos praticamente o ano todo. A alta temporada em alguns países como Botswana e Quênia podem variar de acordo com as rotas de migração dos animais, mas na África do Sul quase não há variação como explico no texto abaixo:

Qual é a melhor época para fazer um safári pela África do Sul?

Tenha em mente apenas que o final de ano é sempre alta temporada devido à quantidade de turistas americanos e europeus que viajam ao continente.

Fazer safari na África - elefante

O que não pode faltar na mala para um safári?

Opa! Outro tema que também que já contei com mais detalhes nesse outro post 😛

O que levar na mala para um safári na África?

Fazer safari na África - zebra

Qual é o melhor roteiro de safári?

É possível fazer um safári na África do Sul em 18 parques nacionais diferentes ou em uma das incontáveis game reserves. O ideal é combinar essa aventura com um outro roteiro por exemplo, passando por Johanesburgo ou pela Cidade do Cabo.

Fazer safari na África - por do sol

Na hora de fechar sua viagem, vale a pena investir em um hotel de categoria superior durante o safári, pois ele provavelmente vai providenciar todas as saídas para os game drives e ainda vai proporcionar mais conforto e complementar muito bem essa experiência 🙂

Eu fiquei no Rhulani Safari Lodge – ainda estou devendo o review completo –, mas já contei um pouco da sensação dessa aventura:

Como é fazer um safári na África do Sul?

Fazer safari na África - leão

É seguro fazer um safári?

A segurança é uma questão que vira e mexe aparece como uma das grandes dúvidas dos brasileiros. No geral, safáris são programas bastante seguros e não oferecem grandes riscos para o turista, desde que as orientações dos rangers, profissionais capacitado para resolver qualquer contratempo, sejam seguidas à risca. Portanto, nada de tentar passar a mão nos “gatinhos”, mesmo que estejam perto de você 😉

Fazer safari na África - guepardo

Crianças podem participar de um safári?

A regra varia de acordo com cada lodge e cada reserva. O Rhulani Lodge aceita crianças de qualquer idade, porém, por norma da Madikwe Game Reserve, no safári são permitidas crianças de 9 a 12 anos apenas se o ranger autorizar.

Fazer safari na África - pegadas

É preciso tomar alguma vacina especial para fazer um safári?

África do Sul exige o certificado internacional de vacinação contra febre amarela. Note que alguns outros pontos do continente podem apresentar focos de malária.

Antes de embarcar, vale a pena ficar atento a três importantes detalhes:

  • confirmar com fontes oficiais quais são as vacinas ou medicamentos exigidos para os viajantes que vão fazer um safári
  • consultar o seu médico de confiança e pedir orientações quanto aos cuidados com a saúde para esse tipo de viagem
  • não se esquecer de providenciar o certificado de vacinação internacional

Fazer safari na África - veados

Ah, e não saia de casa sem ter um bom seguro viagem, pois uma ótima cobertura internacional é fundamental para os imprevistos que podem acontecer.

Qual moeda levar para a África do Sul?

O que levar na mala para um safári na África?

Fazer um safári na África do Sul está, sem dúvidas, entre as melhores experiências que já vivi. Recomendo de olhos fechados!

Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros da África do Sul \o/

Natalie viajou a convite do Turismo da África do Sul e da South African Airways.

Você também poderá gostar

Se gostou do que viu, assine o blog!


Deixe seu Comentário