Um dos passeios mais procurados de quem visita Arequipa é o Valle del Colca (ou Cânion do Colca), também conhecido como a casa dos grandes condores peruanos. Esse foi um dos tours que mais me surpreenderam durante nossa segunda viagem pelo país, nem tanto pelo sobrevoo das aves, mas por causa da beleza e da geografia do próprio vale.

Tour pelo valle del Colca - Arequipa - 14

Valle del Colca – ou – Cânion do Colca

Cercados pelos vulcões Misti, Chachani e Pichu Pichu, essa região é formada por 14 povoados representados por 14 igrejinhas consideradas patrimônios nacionais do Peru. As pessoas que moram por ali já sofreram com terremotos e erupções e vivem hoje da agricultura de subsistência e do turismo.

Tour pelo valle del Colca - Arequipa - 1

Além da observação dos condores, é possível ver de perto esses povoados, observar os terraços incas nas proximidades e visitar as feirinhas de artesanatos. Alguns dos pontos de parada dos tours contemplam as Pampas Cañahuas – onde o guia explica um pouco mais sobre a fauna e a flora local -, além de ser possível ver de perto alpacas, lhamas e vicunhas (os camelos do Peru e do Chile), o Bosque de Piedras e os pueblos típicos de Pinchollo e Maca.

Tour pelo valle del Colca - Arequipa - 16

O momento de ansiedade para os turistas é a visita à Cruz del Cóndor e ao mirante de Choquetico de onde podemos ver os grandes condores voando sobre a imensidão dos cânions de mais de 4000 metros de profundidade O.O”

Tour pelo valle del Colca - Arequipa - 15

Para conseguir observar o voo dos condores, prepare-se para acordar cedinho. Eles só saem de manhã, entre 8 e 9:30, pois dependem das correntes de ar quente para conseguir se manter no ar. Sendo assim, nos dias mais frios, pode ser que eles fiquem tímidos e não apareçam :/

Curiosidade: Chamado de “kuntur”em quechua, o condor foi considerado pelos incas um “mensageiros dos deuses” e simboliza a força, a inteligência e o enaltecimento.

Tour pelo valle del Colca - Arequipa - 18

Tours pelo Valle del Colca

Faça o tour de 2 dias e 1 noite

O ideal é fazer o passeio de 2 dias e 1 noite, desta forma você não maltrata seu corpo (a altitude passa dos 4500m) e ainda tem a chance de conhecer um pouco mais da região e seus povoados. Nesse caso, os ônibus ou vans costumam sair de Arequipa logo cedo, perto das 8 horas da manhã, e retornam à cidade no final do dia seguinte.

Tour pelo valle del Colca - Arequipa - vulcão

Ao longo do caminho, a van para em diferentes mirantes para que o guia explique mais sobre a geografia do local e para que todos possam tomar belas fotos, principalmente as panorâmicas 🙂

Tour pelo valle del Colca - Arequipa - 3

Por que eu não recomendo o bate-volta saindo de Arequipa para o Colca?

Segundo nosso guia local, fazer o passeio pelos cânions sem um pernoite em um dos vilarejos é um programa muito puxado e cansativo. A van parte de Arequipa às 2 da madrugada e retorna às 17 horas. Perto das 6 da manhã o tour para em Chivay para um breve café da manhã.

Tour pelo valle del Colca - Arequipa - 4

Outro fator que pode pesar na hora de decidir entre um bate-volta ou um pernoite na região é levar em consideração os efeitos da altitude. É importante se aclimatar para evitar os sintomas do soroche como dor de cabeça e falta de ar.

Mal de altitude: como prevenir o soroche

Tour pelo valle del Colca - Arequipa - 5

O que não pode faltar na sua mochila?

Na sua mochila não podem faltar um lanchinho básico, água ou gatorade, protetor solar, lenço umedecido e papel higiênico (sério). Nessa região costuma ventar bastante, por isso leve algo para se proteger do vento também.

Tour pelo valle del Colca - Arequipa - 6

Por último, o Fred disse que conseguiu escapar dos efeitos do soroche logo nas primeiras horas ao mascar folhas de coca. O gosto é horrível, mas funcionou muito bem pra ele 😉 Provavelmente sua van irá parar em algum mercado antes de começarem a subida, sendo um bom momento para comprá-las.

Tour pelo valle del Colca - Arequipa - 7

Tour pelo valle del Colca - Arequipa - 8

Quanto custa o passeio compartilhado pelo Valle del Colca?

Em 2014, o passeio custava 28 dólares (hoje seria o equivalente a 110 reais) e estava incluso o transporte saindo e voltando de Arequipa e o guia local pelos dois dias. Não estavam inclusas a hospedagem, as refeições e a entrada de 40 soles para o Canyon del Colca.

Tour no Peru: privado ou compartilhado? O que vale mais a pena?

Tour pelo valle del Colca - Arequipa - 12

É possível fazer esse passeio por conta própria?

Em tese é, mas não recomendo. As estradas são bastante sinuosas, com pouca sinalização e faltam mapas de GPS e dos pontos de parada, portanto sem um guia ou motorista que conheça a região, pode ser difícil encontrar os mirantes e os povoados corretos. Com um tour guiado, sua única preocupação será aproveitar o caminho e curtir a paisagem 🙂

Vale a pena alugar carro no Peru?

Agência de viagem do Peru, qual você indica?

Tour pelo valle del Colca - Arequipa - 20

Onde ficar no Valle del Colca?

Existem vários vilarejos para se hospedar no Valle del Colca e os principais são Yanque, Coporaque e Chivay, sendo que o primeiro deles tem mais opções de hotéis charmosos.

Tour pelo valle del Colca - Arequipa - 11

Nós ficamos no Miskiwasi Bed & Breakfast em Yanque por 50 dólares a diária com café da manhã. Abaixo deixo algumas sugestões de hospedagem nesses locais:

Tour pelo valle del Colca - Arequipa - 9

Yanque

Killawasi Lodge

Eco Inn Colca

Las Casitas del Colca

Coporaque

Aranwa Pueblito Encantado del Colca

Chivay

Casa Andina Classic Colca

Tour pelo valle del Colca - Arequipa - 17

Vou voltar para Arequipa, onde deixo minhas malas?

Se você vai passar apenas uma noite no Valle del Colca, lembre-se que não poderá levar sua bagagem completa, pois algumas vans são pequenas. A dica aqui é seguir o mesmo conselho de quem vai dormir em Aguas Calientes antes de ir a Machu Picchu: leve apenas sua mochila com itens básicos e uma troca de roupa e peça para seu hotel em Arequipa guardar suas coisas por uma noite.

Tour pelo valle del Colca - Arequipa - 19

Geralmente eles estão acostumados a ficar com a bagagem dos hóspedes, mas, por garantia, ligue ou mande um email para o seu hotel antes de sua chegada confirmando essa possibilidade.

Tour pelo valle del Colca - Arequipa - 21

Se for seguir viagem do Valle del Colca até Puno ou Cusco, confirme com seu tour se você poderá levar a bagagem ou se terá de voltar a Arequipa para pegá-la.

Tour pelo valle del Colca - Arequipa - 22

Passeios adicionais pela região do Valle del Colca

O vale também é um centro de atividades de aventura do Peru. Ficando mais tempo por lá, ainda é possível fazer rotas de caiaque e trilhas que percorrem boa parte dos cânions e podem durar até três dias inteiros.

Tour pelo valle del Colca - Arequipa - 23

Valle del Colca combina com?

Se os planos são seguir viagem a Puno ou Cusco, não cometa o mesmo erro de logística que nós fizemos. Ao final do segundo dia, acabamos voltamos para Arequipa para, somente no dia seguinte, ir para Puno, pois não sabíamos que era possível seguir diretamente de um dos vilarejos do Colca direitamente para essas duas cidades. Se fizéssemos isso, ganharíamos um dia a mais em Puno para fazer outros passeios. #vivendoeaprendendo

Tour pelo valle del Colca - Arequipa - 25

Tour pelo valle del Colca - Arequipa - 26

E as malas? Como fica essa questão? Se você for seguir de Chivay para Puno ou Cusco com a empresa de ônibus 4M, basta despachar sua mala em Arequipa antes de sair para o Valle del Colca que ela estará te esperando em Chivay.

Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros do Peru \o/

Tour pelo valle del Colca - Arequipa - 24

O Sundaycooks fez esse passeio com o apoio da Fabulous Peru Tours.

Se gostou do que viu, assine o blog!


    15 Comentários
  1. Semana passada fiz o tour d3 dois dias
    Não sei se é viável, mas fui de puno p Arequipa no ônibus da inka express. Meio carinho pelo serviço, mas vc viaja de dia. O problema é que vê praticamente tudo de novo qdo volta de arequipa p chivai.

    Não aconselho MESMO o casa andina em chivay. Pessimo atendimento, grupos de excursão tipo CVC chegando a toda hora, um horror.

    Como a noite é muito frio, vc nem consegue sair do hotel para jantar na cidade e ainda perde a oportunidade de ver lindas vistas à noite como na dos hotéis que temos ao longo do vale do colca.

    A unica vantagem de saur de arequipa é q p lá no primeiro dia vc passa nos mirantes dos vulcões. Na volta, as agências já não voltam mais por lá.

    É só o voo do condor e retorno.

    Abs

  2. Boa noite! Pretendo ir a Arequipa utilizando o ônibus noturno da Cruz del Sur, tanto na ida de Cusco, quanto na volta. Minha dúvida é sobre o horário de chegada a Arequipa no tour de 2 dias, pois o horário do ônibus Arequipa-Cusco é 20:30 hs. Você saberia me dizer se, tudo correndo “nos conformes”, retorna-se do tour de 2 dias a tempo de pegar esse ônibus? Mto obrigada.

    • Oi Isabel. Não lembro ao certo o horário, mas eu não contaria com a chegada às 20:30. Nunca se sabe quando vai atrasar, pq lembro que chegamos no final do dia, já. Mas fale com as agências pra saber direitinho o horário.

  3. Olá!! Pretendo fazer o trajeto Arequipa (saindo de manhã cedo) – Chivay (uma diária nessa cidade para conhecer o Canion del Colca, fazendo pernoite) – Puno. Gostaria de saber como funciona a logística para levar minhas bagagens de uma cidade a outra. As agências de turismo que fazem o passeio de Arequipa para Chivay levam nossas bagagens? E de Chivay para Puno também? E quais empresas fazem esse trajeto???

    • Oi Rebeca. Isso está explicado no texto. Tem uma empresa apenas que faz esse trajeto e eles buscam suas malas em Arequipa e as levam para o ônibus que você vai pegar em Chivay antes de ir para Puno.

  4. Tenho a mesma duvida que a Rebeca.

  5. Entrei no site dessa empresa 4M e eles cobram 35 dólares de Arequipa até Puno mas cobram 50 dólares de Chivay até Puno! Achei estranho isso. Se tempo não for problema vale mais a pena voltar até Arequipa e pegar ônibus até Puno (eu acho).
    Fred, vcs compraram o passeio pelo Valle del Colca em Arequipa mesmo? Em qualquer agência ali se consegue o passeio?
    No segundo dia de passeio daria pra pegar esse ônibus da 4M q sai de Chivay às 13h15? Ou eu chegaria a perder parte da continuação do passeio? Obrigado.

    • Oi Alê.

      Nós fechamos com a Fabulous Peru Tours, mas acredito que qualquer agência faça esse tour sim. O passeio termina cedo no último dia pq é só a visitação aos condores. De lá é almoço e ida para Chivay ou Arequipa.

  6. Estive com meu marido no Peru em Maio desse ano. Fizemos a tour do Colca Canyon em um dia, saindo as 3 da manhã de Arequipa, parando em Chivay perto das 6 para tomar café e partir para ver os condores. É cansativo sim. E muuuuuito frio! Já inha lido sobre o frio e comprei um cobertor no mercado no dia anterior e olha, foi o que nos salvou! Não tivemos problemas com soroche porque ja vínhamos de Cusco, então já estávamos mais adaptados. Mesmo sendo bem cansativo, vale muito a pena ir mesmo que não tenha tempo de fazer o tour mais longo. Depois de Machu Picchu, foi o que mais amamos conhecer no Peru!

  7. Olá!

    Já tenho hospedagem em Arequipa no MB Backpackers, e eles poderão ficar com a minha mala. Porém ainda não vi a empresa para fazer o passeio de 2 dias
    Eu preciso reservar a hospedagem por minha conta ou consigo acertar isso direto na empresa? Vale a pena fazer assim ou garantir uma hospedagem por minha conta??

    Abs!

    • Oi, Thiago.

      Particularmente, prefiro fazer todas as reservas de hotéis antes de embarcar. Caso seja necessário, a agência local também pode conseguir um hotel para você, mas não sei dizer se a diferença de valores é muito grande ou não. Só não esqueça de avisá-los sobre sua mala, é importante na hora da logísitca 😉

  8. Oi
    Tudo bem!
    Primeiro gostaria de dizer que gostei muito do site, dos posts. Muito bom!
    Agora em novembro pretendo fazer norte do Chile, Arequipa, Puno, La Paz e subir até Lima.
    Minha duvida é sobre o passeio no Vale del Colca 2d 1n, a hospedagem em um dos vilarejos é feita na hora que chega ao vilarejo ou já esta acertado desde Arequipa?
    Outra duvida é sobre ir de Chivay a Puno ou voltar a Arequipa, há vários horários de bus de Chivay a Puno? e pelo que entendi o passeio encerra no hora do almoço do 2º dia então dá tempo de chegar a Puno no mesmo dia ou corre risco de sair só no outro dia devido a frequência de ônibus saindo de Chivay?.
    Sabem o custo desse passeio hoje?

    Agradeço

Deixe seu Comentário